SkyscraperCity banner
1 - 20 of 117 Posts

·
ame-o ou deixe-o
Marília/SP - Símbolo de Amor e Liberdade
8,865 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
O estado de São Paulo está dividido em várias regiões onde estão localizadas as mais importantes de suas cidades como Metrópoles, cidades médias, e pequenas cidades que estão situadas em diversas regiões do estado.

Neste thread vou abordar a região Centro Oeste Paulista, mais precisamente as 10 maiores cidades, e dentre elas temos Bauru que atualmente está passando pelo seu maior desafio, o de se tornar uma Metrópole.

As imagens foram garimpadas e os amigos foristas poderão adicionar novas imagens destas cidades e outras que também estão situadas no mesmo eixo regional.

Dados site IBGE cidades

1. Bauru - 344 mil habitantes

Forista AdrianoBauru/ SSC

2. Marília - 217 mil habitantes

http://www.panoramio.com/photo/68430945?tag=Mar%C3%ADlia%20SP%20Brasil

3. Presidente Prudente - 208 mil habitantes

Forista Urbano Prudente/ SSC

4. Araçatuba - 182 mil habitantes

Forista Doug_ata/ SSC

5. Jaú - 131 mil habitantes

http://www.panoramio.com/photo/40593156

6. Botucatu - 127 mil habitantes

www.botucatu.sp.gov.br

7. Birigui - 108 mil habitantes

Forista Lucas Souza RF/ SSC

8. Ourinhos - 103 mil habitantes

http://simuladoresbrasil.forumeiros....otos-perfeitas

9. Assis - 95 mil habitantes

http://www.panoramio.com/photo/16682886

10. Avaré - 83 mil habitantes

Foto: leodrago/ Panorâmio

As demais continuando são:

11. Lins
12. Lençóis Paulista
13. Tupã
14. Penápolis
15. Andradina
16. Santa Cruz do Rio Pardo
17. Dracena
18. Garça
19. Paraguaçu Paulista
20. Presidente Epitácio

Obrigado pela visita :eek:kay:

·
Pé vermelho
917 Posts
Uma de Bauru que eu gosto:

Wilson Alkars

Conheci Bauru quando nos 90. Na época andei a cidade toda acompanhando meu pai que era representante comercial. Lembro bem de como gostei da cidade!
Quanto ao que você escreveu sobre a cidade, Bauru é um centro regional e tem a chance de se ser um centro regional muito importante, mas metrópole não, está longe disso.

·
Grande Campinas (S.Paulo)
47,638 Posts
parabéns pelas fotos..
ficou legal o trabalho..

·
Registered
5,095 Posts

Wilson Alkars

Conheci Bauru quando nos 90. Na época andei a cidade toda acompanhando meu pai que era representante comercial. Lembro bem de como gostei da cidade!
Quanto ao que você escreveu sobre a cidade, Bauru é um centro regional e tem a chance de se ser um centro regional muito importante, mas metrópole não, está longe disso.
A cidade de Bauru precisa ainda de muitos passos para se tornar uma metrópole (uma cidade referencia ao nivel de RP, SJRP, Londrina e Maringá). Mas um centro regional muito importante ela já é, do mesmo tamanho que centros regionais como Marilia, Araçatuba e Presidente Prudente. Cada cidade possui suas particularidades e passos de desenvolvimento.

·
Registered
191 Posts
Tenho essa foto de Botucatu que acho muito interessante. Ela esta crescendo muito e está beirando os 145.000 habitantes

·
ame-o ou deixe-o
8,865 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Tenho essa foto de Botucatu que acho muito interessante. Ela esta crescendo muito e está beirando os 145.000 habitantes
Eu ia colocar essa imagem de Botucatu mas tinha perdido a autoria :lol:

Valeu por postar :eek:kay:

·
ame-o ou deixe-o
8,865 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Bom trabalho, Vi.
Cidades boas! :eek:kay:
Pena que algumas cidades nesta lista não puderam entrar na lista. :)
Realmente, apenas citei a nível de curiosidade as demais até chegar na cidade de número 20 :)

parabéns pelas fotos..
ficou legal o trabalho..
Valeu Zolin !

Belas cidades.
A foto de Marília com as vaquinhas ficou legal! Hahaha!
Essa foto foi garimpada pelo site panoramio, e tem mais outras duas iguais a ela, apenas com mais zoom. Essas vacas ai estão se achando na foto :D

Obrigado pela colaboração, linda imagem de Bauru, se tiver mais pode postar quantas quiser, o thread foi feito com esse objetivo :eek:kay:

Essa região de Botucatu é muito próspera, e a cidade possui um amplo centro de referência na área da saúde no complexo Unesp de Rubião Jr.

·
ame-o ou deixe-o
8,865 Posts
Discussion Starter · #11 ·
A cidade de Bauru precisa ainda de muitos passos para se tornar uma metrópole (uma cidade referencia ao nivel de RP, SJRP, Londrina e Maringá). Mas um centro regional muito importante ela já é, do mesmo tamanho que centros regionais como Marilia, Araçatuba e Presidente Prudente. Cada cidade possui suas particularidades e passos de desenvolvimento.
Marco, a cidade de Bauru ainda precisa mesmo cumprir algumas etapas para se tornar uma metrópole, e já com mais de 340 mil habitantes, em breve estará chegando aos 400 mil com características de uma metrópole.

O que me impressiona muito é que Bauru está super verticalizada para o número de habitantes que tem, veja neste skyline.

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=683752&page=5

·
ame-o ou deixe-o
8,865 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Outra de Marília que gosto muito é este ângulo visto chegando pela rodovia SP 294

minha autoria

·
De um rincão distante
5,055 Posts
Vi_, gosto de ver estes threads com listas das maiores cidades de determinada região ou Estado.
Legal ver que Botucatu, Jaú, Ourinhos, Assis, Avaré, Birigui e outras citadas não estão muito atrás das maiores cidades da região.

Vou contribuir com uma foto de Prudente que tirei faz uns dois anos e que gosto muito, apesar de não mostrar todos os edifícios da cidade.

Flickr de Urbano Prudente

·
ame-o ou deixe-o
8,865 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Vi_, gosto de ver estes threads com listas das maiores cidades de determinada região ou Estado.
Legal ver que Botucatu, Jaú, Ourinhos, Assis, Avaré, Birigui e outras citadas não estão muito atrás das maiores cidades da região.

Vou contribuir com uma foto de Prudente que tirei faz uns dois anos e que gosto muito, apesar de não mostrar todos os edifícios da cidade.
Urbano, obrigado pela visita, e digo também que curto bastante estes tipos de threads com lista das maiores cidades.

Pode perceber que algumas cidades estão se igualando em número de habitantes, e essa lista poderá mudar nos próximos anos.

Também vou contribuir com uma linda imagem da capital do Oeste Paulista.

minha autoria

·
Pé vermelho
917 Posts
Que foto bonita, assim com os edifícios reluzindo este vermelho por-do-sol.

Flickr de Urbano Prudente
Me expressei mal. Eu quis dizer que Bauru já é um centro regional e pode continuar se consolidando como tal, porém metrópole é outra história. Importante centro de referencia e metrópole são coisas distintas. Apesar de ser comum a nivelação dos termos (mesmo na mídia), em sentido mais preciso uma metrópole é um organismo urbano que transcende as divisas politico-administrativas formando uma macro cidade. Boa parte das regiões metropolitanas brasileiras não são metrópoles de verdade, e mesmo as genuínas costumam ser inchadas com cidades que não fazem parte efetivamente (pura politicagem). Por isso acho que quem deveria instituir RMs no Brasil é o IBGE usando dados de deslocamentos internos entre essas cidades, mais ou menos como é nos EUA.

·
ame-o ou deixe-o
8,865 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Segundo o que conheço, Bauru e outras cidades conhecidas estão enquadradas em Capitais Regionais de categoria C

Assim como mostra a seguir:

Metrópoles nacionais: encontram-se no primeiro nível da gestão territorial, constituindo foco para centros localizados em todos os pontos do país. São metrópoles nacionais , Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Metrópoles regionais: constituem o segundo nível da gestão territorial, e exercem influência na macrorregião onde se encontram. São metrópoles regionais Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Luís.

Capitais regionais: constituem o terceiro nível da gestão territorial, e exercem influência no estado e em estados próximos. Dividem-se em três níveis:

Capitais regionais A: Aracaju, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis, João Pessoa, Maceió, Natal, Teresina e Vitória.

Capitais regionais B: Blumenau, Campina Grande, Cascavel, Caxias do Sul, Chapecó, Feira de Santana, Ilhéus/Itabuna, Joinville, Juiz de Fora, Londrina, Maringá, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Uberlândia, Montes Claros, Palmas, Passo Fundo, Porto Velho, Santa Maria e Vitória da Conquista.

Capitais regionais C: Araçatuba, Araguaína, Arapiraca, Araraquara, Barreiras, Bauru, Boa Vista, Cachoeiro de Itapemirim, Campos dos Goytacazes, Caruaru, Criciúma, Divinópolis, Dourados, Franca, Governador Valadares, Ijuí, Imperatriz, Ipatinga/Coronel Fabriciano/Timóteo, Juazeiro do Norte/Crato/Barbalha, Macapá, Marabá, Marília, Mossoró, Novo Hamburgo/São Leopoldo, Limeira, Pelotas/Rio Grande, Petrolina/Juazeiro, Piracicaba, Ponta Grossa, Pouso Alegre, Presidente Prudente, Rio Branco, Santarém, Santos, São Carlos, São José dos Campos, Sobral, Sorocaba, Teófilo Otoni, Uberaba, Varginha e Volta Redonda/Barra Mansa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Metrópole

·
Pé vermelho
917 Posts
Segundo o que conheço, Bauru e outras cidades conhecidas estão enquadradas em Capitais Regionais de categoria C

Assim como mostra a seguir:

Metrópoles nacionais: encontram-se no primeiro nível da gestão territorial, constituindo foco para centros localizados em todos os pontos do país. São metrópoles nacionais , Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Metrópoles regionais: constituem o segundo nível da gestão territorial, e exercem influência na macrorregião onde se encontram. São metrópoles regionais Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Luís.

Capitais regionais: constituem o terceiro nível da gestão territorial, e exercem influência no estado e em estados próximos. Dividem-se em três níveis:

Capitais regionais A: Aracaju, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis, João Pessoa, Maceió, Natal, Teresina e Vitória.

Capitais regionais B: Blumenau, Campina Grande, Cascavel, Caxias do Sul, Chapecó, Feira de Santana, Ilhéus/Itabuna, Joinville, Juiz de Fora, Londrina, Maringá, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Uberlândia, Montes Claros, Palmas, Passo Fundo, Porto Velho, Santa Maria e Vitória da Conquista.

Capitais regionais C: Araçatuba, Araguaína, Arapiraca, Araraquara, Barreiras, Bauru, Boa Vista, Cachoeiro de Itapemirim, Campos dos Goytacazes, Caruaru, Criciúma, Divinópolis, Dourados, Franca, Governador Valadares, Ijuí, Imperatriz, Ipatinga/Coronel Fabriciano/Timóteo, Juazeiro do Norte/Crato/Barbalha, Macapá, Marabá, Marília, Mossoró, Novo Hamburgo/São Leopoldo, Limeira, Pelotas/Rio Grande, Petrolina/Juazeiro, Piracicaba, Ponta Grossa, Pouso Alegre, Presidente Prudente, Rio Branco, Santarém, Santos, São Carlos, São José dos Campos, Sobral, Sorocaba, Teófilo Otoni, Uberaba, Varginha e Volta Redonda/Barra Mansa.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Metrópole
´
Essa é uma classificação de poder de área de influência, não processo de metropolização no sentido mais preciso. A lista nivela os dois termos.

·
Registered
5,095 Posts
´
Essa é uma classificação de poder de área de influência, não processo de metropolização no sentido mais preciso. A lista nivela os dois termos.
Ponce, concordo contigo, todas as cidades marcadas na lista são cidades médias, e não acredito nenhuma delas estar num processo de "metropolização" (ou em algo parecido), num futuro próximo. Até porque todas elas possuem áreas de influencia parecidas, sem influenciar uma sobre a outra.

1 - 20 of 117 Posts