SkyscraperCity Forum banner

As 7 maravilhas de Portugal - Pontes

57356 Views 576 Replies 30 Participants Last post by  Arpels
vou procurar fotos pa enumerar a minha escolha!!
1 - 20 of 577 Posts
so anuncio a minha daqui a uns tempitos, ainda estou em reflecção :yes::D
2
Epah haja alguém que me compreende!! A ponte 25 de abril é mais bela que a vasco da gama si senhor!!

1- Ponte 25 de abril
2- Ponte vasco da gama
3- Ponte D.Luís I

4-Ponte salgueiro Maia
5-Ponte Internacional do Guadiana
6-Ponte D. Maria

7-Ponte Europa de Coimbra

(temos pontes mt boas não há duvida)
See less See more
esta da Rainha Santa Isabel acho-a fantastica por ter 3 grupos de tirantes, penso k é a unica k temos assim, por esse facto considero-a mais linda ate k a ponte Erasmus de Roterdão.
A minha favorita é, sem dúvida, a ponte D Luis...
6
Ponte da Arrábida,Porto

Ponte do Freixo,Porto

Ponte D.Maria

esta é a minha favorita no Porto

outras pontes que já se foram...

Ponte Pênsil

Em 1837, o Estado Português contratou, com a empresa francesa Claranges Lucotte & Cie a construção da estrada Lisboa Porto, incluindo a nova ponte pênsil. Em 2 de Maio de 1841 foi lançada a primeira pedra da Ponte com projecto dos engenheiros Mellet e Bigot. A construção ficou praticamente concluída no início de 1843.

A ponte dispunha de dois obeliscos de alvenarias de 18 m de altura, de cada lado, do cimo dos quais pendiam os de suspensão do tabuleiro de 6 m de largura. O vão central tinha 150 metros, de um total de 170 m, entre a escarpa dos Guindais e o sítio do Penedo, em Gaia. Os cabos, com 220 fios de ferro cada, mantinham o tabuleiro a 10 m acima do nível das águas e estavam ancorados em poços verticais de 8 m (lado do Porto) e de 14 m(do lado de Gaia).Esta belíssima ponte foi objecto de variados ensaios de carga. Um primeiro á custa de vigamento colocado no tabuleiro e fazendo rolar 103 pipas cheias de água! Logo seguido de outro que consistiu em abrir simultaneamente todas a pipas, alijando a sobrecarga de vigamento ao mesmo tempo. A terceira prova de resistência consistiu a travessia de ponte por imensa multidão ao som festivo da banda de musica do regimento da Infantaria Nº6! Apesar de tudo, porém, rezam certas crónicas que ela abanava como varas verdes.
Todavia , a ponte foi inesperadamente aberta ao transito em 17 de Fevereiro de 1843, apesar de alguns trabalhos nos acessos ainda estarem por concluir. É que uma imprevista cheia se avizinhava, e esta decisão teve de ser tomada.

Ponte das Barcas :rofl:

See less See more
A ponte da Figueira da Foz tb merece algum reconhecimento.

See less See more
merece sim senhor Paulo2004 ate pq e das primeiras pontes suspensas do pais, creio que de 1982 ;)
As pontes do Porto do tal engenehiro português detêem vários recordes mundiais de vãos e tal de pontes de betão!
Não me agrada muito a da Figueira da Foz,mas tem o seu valor.
Lss911 said:
As pontes do Porto do tal engenehiro português detêem vários recordes mundiais de vãos e tal de pontes de betão!
Eng. Edgar Cardoso
não te rias Phobos :sleepy: nessa ponte das barcas morreram mais de 10.000 Portuenses em fuga das tropas de Napoleão para Gaia no inicio do sec. XIX :rant: a ponte não aguentou e arrastou o pessoal rio abaixo tendo-se afogado quase tudo!!
alguem tem fotos da nova ponte de Entre os rios? ainda não avi nem na tv :(
^Eu sei Arpels,a tragedia foi feia,mas que e engraçado comparar a ponte com as actuais isso é! :colgate:
poix :lol: era a solução da altura, seria inpensavel a data fazer 1 ponte de pedra ou betão devido a largura do rio!!
^o problema nem era a largura mas sim a profundidade do rio pis na epoca ja havia
algumas pontes daquele tamanho a cruzar rios de cidades da europa.
ahhh!! quanto tera em media a profundidade do rio nessa zona? 1 vez um primo meu caiu la numca mais nimguem o viu :sleepy:
^pois é,aquilo é mesmo perigoso porque o passeio fica muito acima do nivel da agua e não há como se salvar.Eu não sei da profundidade,eu sei é que perto das margens não é tanto assim,mas lá para o meio a coisa é brava!
1 - 20 of 577 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.