Skyscraper City Forum banner

qual tua opinião?

• Sim

Votes: 32 57.1%
  • Não

Votes: 11 19.6%
  • O que é uma cidade?

Votes: 13 23.2%
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 94 Posts

·
Taking On The World
26,581 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Pergunto isso pq vejo o pessoal sempre gostar bastante das cidades pequenas e médias do sul... acham elas limpas, organizadas, bonitas, ricas... mas existe realmente uma diferença tão grande pras cidades do mesmo tipo no resto do país, principalmente em relação ao nordeste e norte? A verdade é que quase não vemos por aqui fotos de cidades pequenas e médias do norte e nordeste... somente suas capitais, que são lindas sempre. Seria o caso que nessas outras regiões o capital se concentra exclusivamente nas capitais? Bom... só dizer sim ou não no poll não me interessa claro. Quero saber suas idéias, e se possível, exemplos de cidades pequenas e médias dessas regiões q possam competir com as do sul.

·
antiVittaria antiGranito
4,355 Posts
tem as cidades pequenas e médias de Rondônia... habitadas por sulistas. :D

Claro que as cidades do norte e do nordeste não competem com as do sul em qualidade de vida. Quantas cidades do interior do NE tem IDH acima de 0,8: poucas. E do sul: várias.

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
Aces, bom thread...que tu fez...

Bom, acredito que as médias cidades do SUL são melhores do que as cidades médias do Norte/Nordeste, basta vermos a quantidade de indústrias, agricultura forte, concentrada na pequena e média propriedade, diferente do Nordeste, onde as grandes propriedades ainda persistem...
Mas, muita coisa está mudando lá no NE. Tanto que os governos estaduais estão dando preferência para que as indústrias se concentrem em regiões menos favorecidas, longe das capitais. Posso citar como exemplo os pólos calçadistas no Ceará, em Sobral e no Sertão do Cariri, onde já existem mais de 20.000 empregos diretos nessas regiões, caso da Grendene, Vulcabras que estão indo pra lá. Só a Grendene tem 6 em Sobral. Outros casos está em Petrolina-PE com fruticultura, Barreiras e Irecê, com celulose, na Bahia, Campina Grande, pólo de computadores, Mossoró, com sal, etc.
Mais, voltando as médias do Sul são melhores...Mas, espero que o NE cresça como vem crescendo...
abs

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
Abaixo, Pólos de Desenvolvimento no Ceará, longe de Fortaleza...

Pólo de Desenvolvimento Integrado – Baixo Jaguaribe

O Pólo Baixo Jaguaribe está inserido no semi-árido do Estado do Ceará, abrangendo os municípios de Aracati, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte com área total de 9.989,6 km² e 345.669 habitantes.

Nestes municípios predominam a fruticultura com destaque para as culturas de mamão, banana, melão, coco, manga, acerola, uva, graviola, goiaba, pinha e limão. Também estão presentes áreas de cultura de grãos, olericultura e pecuária.

No aspecto produtivo, o Pólo se destaca por apresentar importantes projetos públicos de irrigação, entre eles, o Projeto Morada Nova com 3.600 ha, o Projeto Jaguaribe/Apodi com 5.000 ha e o Projeto Tabuleiros de Russas com 10.600 ha. Além destes, outros grandes projetos privados de irrigação foram instalados no Pólo.

A existência de mão-de-obra abundante, a capacidade empreendedora dos produtores, a mobilização das comunidades, o clima e a disponibilidade de recursos naturais (solo e água) são fatores de atração de agroindústrias e mercado de insumos.

Apesar de não possuir ferrovias, a região é servida pela rodovia BR 116. Os primeiros 45 km desta estrada estão sendo alargados, o que facilitará ainda mais o deslocamento de veículos.

O Pólo possui serviços de telecomunicações em expansão, com grande parte da área já interligada por telefonia celular. Conta com disponibilidade de energia elétrica e possui um aeroporto com estrutura para operar aeronaves de grande porte. Conta ainda com hospitais, escolas de primeiro e segundo graus e um centro tecnológico que forma tecnólogos para atender a demanda do Pólo.

Grandes oportunidades de negócios se abrem para fabricação e revenda de máquinas e equipamentos, venda de combustível, produção e revenda de embalagens, produção e revenda de agroquímicos, produção de mudas, packing houses, indústrias de sucos, doces, polpa de frutas, concentrados, atacadistas, transportadoras, trading companies, dentre outras.

O Pólo ainda tem diversas outras atividades com elevado potencial de negócios como consultorias especializadas, escritórios de projeto e assistência técnica, oficinas mecânicas, cursos especializados nas atividades rurais e agroindustriais e de comercialização agrícola e logística de agronegócios.

Pólo de Desenvolvimento Integrado – Cariri Cearense

O Pólo Cariri Cearense ocupa uma área de 6.342,3km² correspondente aos municípios de Abaiara, Barbalha, Brejo Santo, Crato, Jardim, Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Porteiras e Santana do Cariri.

O Cariri detém considerável potencial natural de recursos hídricos, minerais, de clima e solo que favorece tanto a agricultura diversificada como implantação de agroindústrias. Nesse contexto, a região tem agroindústrias de derivados da cana-de-açúcar como aguardente, açúcar e rapadura; agroindústrias algodoeiras e produtos derivados do couro.

O pólo apresenta áreas de irrigação com produção de frutícolas (banana, mamão, manga, uva, pinha, acerola, graviola, coco e outras), olerícolas e grãos. Há também atividades de metalurgia, ourivesaria, agropecuária orgânica, avicultura e ovinocaprinocultura.

No Pólo existe um aeroporto regional com vôos diários, além de infra-estrutura de transporte coletivo e de carga ligando todas as cidades com estradas asfaltadas, boa diversidade de agências bancárias, rede telefônica em processo de expansão, emissoras de rádio e televisão e rede de hospitais.

O Pólo Cariri Cearense apresenta oportunidades para quem deseja investir em fabricação ou revenda de máquinas, equipamentos e implementos; revenda de combustíveis e lubrificantes; produção ou revenda de embalagens; produção ou revenda de agroquímicos; produção ou revenda de mudas e sementes.

·
Hã?
257 Posts
Por que não seria? A qualidade de vida dos estados do Sul se refletem também, como não poderia deixar de ser, em suas cidades.

·
Taking On The World
26,581 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Menino de Sampa said:
tem as cidades pequenas e médias de Rondônia... habitadas por sulistas. :D

Claro que as cidades do norte e do nordeste não competem com as do sul em qualidade de vida. Quantas cidades do interior do NE tem IDH acima de 0,8: poucas. E do sul: várias.
eu sei disso em qualidade de vida... mas em prédios, etc, etc? E tá... não estamos falando só no "geral". Gostaria de ver casos particulares de cidades do interior nordestino q sejam bem desenvolvidas. Não sei se não existem ou se os foristas daqui q tem preguiça de postar :)

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
Eta, Aces, como preguiça? já perdi a conta de tanta foto do NE que posto..

Bom, respondendo, vou te dar um exemplo de Sobral
Faculdade de Medicina, uma das mais tradicionais do interior do NE.
Industrias: 354
PIB: R$ 1.249.703,28

·
Taking On The World
26,581 Posts
Discussion Starter · #11 ·
pq a mão de obra é bem mais barata e menos organizada no nordeste. É o único jeito de TENTAR competir com a China. Pagando menos pros funcionários (já q em impostos e tal não dá pra economizar nesse país)

·
From Siará
2,747 Posts
AcesHigh said:
eu sei disso em qualidade de vida... mas em prédios, etc, etc? E tá... não estamos falando só no "geral". Gostaria de ver casos particulares de cidades do interior nordestino q sejam bem desenvolvidas. Não sei se não existem ou se os foristas daqui q tem preguiça de postar :)
Olha Aces, em relação a prédios, tenho certeza que existem GRANDES diferenças entre as cidades do Sul e as do Nordeste. No Sul, existem centenas de exemplos de cidades médias com um conjunto enorme de prédios médios e altos (acima de 10 andares), de um modo totalmente diferente do Norte/Nordeste. Uma cidade que me surpreendeu muito foi Pato Branco no paraná, ela tem uns 80 mil habitantes e muuuitos prédios, coisa que seria quase impossível no Nordeste.

Aqui no ceará, tenho quase certeza de que NENHUMA cidade do interior tem prédios acima de 10 andares. Se tiver, pode ser um ou outro em Juazeiro do Norte, apenas. É uma coisa qua já ta na cultura: aqui ninguem associa prédios altos com interior. Prédios altos APENAS na capital.

Ah, e parece que a construção mais alta de Sobral, por exemplo, com 155.276 habitantes, é uma fábrica de cimento! :runaway:

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
Sim, ACES, sabia que vc ia falar isso, concordo em termos, mas os resultados estão sortindo efeito, concorda? Não é só calçados, veja o panorama acima sobre os Pólos...e abaixo uma lista das mais importantes...

Tem até endereço...

Sobral possui muitas indústrias instaladas. Algumas das principais delas e seus telefones são:

Açucar Rey - Tel. (0xx88) 611-0140
CCCP - Companhia Cearense de Cimento Portland - Fabricante do cimento Poty - Tel. (0xx88) 613-1845
Companhia de Fiação e Tecidos Ernesto Deocleciano - Tel. (0xx88) 611-0172
Cosmac - Companhia Sobralense de Material de Construção - Tel. (0xx88) 612-1298
Delrio Refrigerantes Ltda. - Tel. (0xx88) 611-1795
Fábrica Coelho - Indústrias Reunidas Hélio Arruda Coelho Ltda. - Tel. (0xx88) 611-1021
Grendene Calcados S/A - Fabricante de calcados plásticos injetados como: Rider, Melissa, Grendha e Sharon - Tel. (0xx88) 613 1001
Lassa - Laticínios Sobralense S/A - Tel. (0xx88) 612-1004
Moageira Serra Grande - Fabricante do café Serra Grande e da farinha de milho Serramil - Tel. (0xx88) 612-1010
Refrigerantes Beira-Rio
Refrigerantes Tabajara
Sopremol - Sobral Pré-moldados - Tel. (0xx88) 612-1055

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
Juazeiro do Norte já postei em projetos os prédios de lá que estão sendo erguidos...
acho que terá 15 andares...o mais alto...espera aí que vou rever...
Juazeiro é dificil de achar uma foto aérea...Tem prédios sim, hoteis, é a cidade do interior do CE que tem mais prédio, ganha de Sobral...Sobral, os prédios são baixos...
Mas, as duas são desenvolvidas!!!!! e possuem um Pólo Industrial em expansão...

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
ACHEI, PESSOAL!!

ABAIXO, SOBRE JUAZEIRO DO NORTE-CE

Localizado na região do Cariri, sul do sertão cearense, Juazeiro do Norte é uma das mais importantes cidades do interior cearense ao lado de Sobral. O parque industrial é representado por indústrias de Sandálias de Plástico e Couro, Jóias e Folheados, Bebidas, Refrigerantes, Alumio, Alimentos, Confecções, Móveis e Laticínio, entre outras. O Distrito Industrial vem crescendo constantemente.

Lançamentos fresquinhos da construtora WR, sediada em Juazeiro do Norte

Portal do Cariri

Residencial Boa Vista

No site da prefeitura tem um link que fala sobre a verticalização na cidade, com fotos de vários prédios já levantados.

http://www.juazeiro.ce.gov.br/a_cidade_fotos_verticalizacao.htm

·
From Siará
2,747 Posts
Fortal said:
Juazeiro do Norte já postei em projetos os prédios de lá que estão sendo erguidos...
acho que terá 15 andares...o mais alto...espera aí que vou rever...
Juazeiro é dificil de achar uma foto aérea...Tem prédios sim, hoteis, é a cidade do interior do CE que tem mais prédio, ganha de Sobral...Sobral, os prédios são baixos...
Mas, as duas são desenvolvidas!!!!! e possuem um Pólo Industrial em expansão...
Mas eu não estou falando de desenvolvimento, e sim fazendo uma comparação da quantidade de prédios que as cidades do Sul possuem e as do nordeste, e usando como critério a importância da cidade e a população.

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
Sim, Rafael, entendi....Sobral é uma cidade média desenvolvida, bem mais que Juazeiro, tem um PIB maior, porém Juazeiro tem mais prédios que Sobral...

Resultado: não significa muito isso de prédio, Sobral tem poucos, e Juazeiro tem mais, porém Sobral tem um pólo mais ativo

·
Hã?
257 Posts
Claro, NH, no que tange ao valor de sua mão de obra, compete com os países mais desenvolvidos do mundo.
Brincadeiras à parte, o Aces tem razão, em termos.

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
É uma pena todas as aéreas de Juazeiro mostram o Padre Cicero. Os prédios, aparece pouco a cidade...Queria conseguir atuais de Juazeiro, pois tem um dos maiores shoppings do interior do Ceará, da LM Construtora.

1 - 20 of 94 Posts
Status
Not open for further replies.