SkyscraperCity banner

1 - 20 of 108 Posts

·
SSC Brasil
17,494 Posts
Discussion Starter #1
Esse é o primeiro de quatro threads que eu pretendo fazer sobres as exposições que ocorreram no Brasil, mas que, infelizmente, foram quase que esquecidas pela história. Nesse meu primeiro thread, eu os apresento a nossa primeira exposição nacional, a Exposição Nacional Comemorativa do 1º Centenário da Abertura dos Portos do Brasil, que ocorreu em 1908, na Urca, Rio de Janeiro. Primeiramente, um pequeno resumo:

Entre os dias 28 de janeiro e 15 de novembro de 1908, na cidade do Rio de Janeiro, então Capital Federal, ocorreu uma grande exibição de bens naturais e produtos manufaturados, oriundos de diversos estados brasileiros. A chamada Exposição Nacional de 1908 foi promovida pelo Governo Federal, com a justificativa de celebrar o centenário da Abertura dos Portos (1808) e de fazer um inventário da economia do país. Seu principal objetivo, porém, era o de apresentar a nova Capital da República - urbanizada pelo Prefeito Pereira Passos e saneada por Oswaldo Cruz - a diversas autoridades nacionais e estrangeiras que a visitaram.

Fotos:

Panorâmica

Vista aérea

1. Porta Monumental

2.

3.

4.

5.

6. Pavilhão dos Estados

7. Pavilhão de Máquinas

8.

9.

10. Pavilhão do Estado da Bahia

11.

12.

13. Pavilhão do Estado de Minas Gerais

14.

15.

16. Pavilhão do Estado de São Paulo

17.

18. Pavilhão do Distrito Federal (Rio de Janeiro)

19.

20. Posto médico

21.

22.

23. Theatro da Exposição

24. Pavilhão da Fábrica de Tecidos Bangu

25.

26.

27.

28. Pavilhão das Indústrias

29.

30.

31. Pavilhão Egypcio

32. Pavilhão de Portugal

33. Anexo do Pavilhão de Portugal

34.

35. Terraço e Restaurante Rústico

36.

Fonte: autores desconhecidos.

·
Registered
6,325 Posts
Vinícius,

Parabéns pela idéia do thread. Muito boa!!!

Essa exposição foi realmente impressionante. Essa Urca retratada em 1908 é espetacular. Algumas construções ainda existem.

O de SP é diferente hein. Interessante!

·
Arquiteto e Urbanista
21,188 Posts
Nossa, FANTÁSTICO!

Estas grandes exposições sempre estão diretamente relacionadas com o melhor da arquitetura contemporânea, o que as deixam datadas.

Uma pena que estas construções foram destruídas (este é o objetivo), mas com certeza entram para história.

O aterro da Urca foi feito para esta exposição? :?

·
Banned
303 Posts
nossa q legal...gostei do pavilhao de SP, Rio e Minas

·
Registered
7,052 Posts
Chegou até aos nossos dias algum desses pavilhões?

O pavilhão de Portugal é quase uma cópia do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

·
Registered
29,881 Posts
O aterro da Urca foi feito para esta exposição? :?

Somente uma ínfima parte do aterro foi feita nesta parte. Veja o que diz o GUIA MICHELIN a este respeito:

"....Com a Exposição Nacional de 1908 que aconteceria ali, novas obras tiveram de ser realizadas para aumentar a área, originalmente acanhada: foi iniciado o aterro entre a pedreira da Urca e a atual Avenida Pasteur ..."

"... As obras do cais só seriam concluídas em 1921, com a criação da Sociedade Anônima Empresa da Urca..."

·
Registered
29,881 Posts
Uma lástima que o Círculo Militar tenha descaracterizado totalmente o prédio da foto nr 35. Alías, acho mais provável que o Círculo MIlitar tenha posto o casarão da foto 35 abaixo e tenha construído no lugar um prédio novo.

·
Registered
1,798 Posts
Essa foto 3 lembra muito o Morro do Penedo aqui em Vitoria. Ele é de frente para a baía de Vitoria.

·
carioca
7,518 Posts
MEU DEUS! Muito obrigado por reunir todas essas fotos! Fazia um tempo q estava atras delas! Pena que realemnte o objetivo é demolir as construçoes depois... Li em algum lugar que o Palacio Monroe tambem foi construído para essa expo!

·
Inconsciente Coletivo
6,114 Posts
Tipo, essas construções eram feitas doque? Eram falsas, tipo, cenográficas? Que pena que isso não existe mais, parece coisa de outro mundo!

·
Niteroiense da gema!!
3,730 Posts
De tudo acho o mais desnecessária a destruição do portão monumental, imaginem como seria entrar na Urca atraves dele.

1 - 20 of 108 Posts