SkyscraperCity banner

21 - 40 of 108 Posts

·
SSC Brasil
17,491 Posts
Discussion Starter #21
O aterro da Urca foi feito para esta exposição? :?
O Osmar já respondeu a sua dúvida. :)

Chegou até aos nossos dias algum desses pavilhões?
Sim, o Pavilhão dos Estados (FOTO nr 06) existe até hoje. O prédio do antigo Pavilhão dos Estados é hoje ocupado pela CPRM.
o que restou disso tudo?
Restam três pavilhões: o dos Estados (foto nº 6), o das Máquinas (foto nº 7) e o do Estado de Minas Gerais (nº 13).

A ponte em arco que aparece na foto acima não vem a ser aquela de entrada do QUADRADO DA URCA?
É a mesma Osmar.

Uma lástima que o Círculo Militar tenha descaracterizado totalmente o prédio da foto nr 35. Alías, acho mais provável que o Círculo MIlitar tenha posto o casarão da foto 35 abaixo e tenha construído no lugar um prédio novo.
Você está certo. O pavilhão foi demolido e a construção que se encontra no local é outra.

No local da foto nr 36 hoje existe uma singela escola que não guarda absolutamente nenhuma semelhança com o que foi construído para a Exposição!
Outro exemplo de pavilhão que não chegou aos nossos dias.

Eu li que o Pavilhão de Minas ainda existe, só que completamente descaracterizado, é onde funciona o Colegio Minas Gerais.

Foi o que eu li no Flickr.
Você está correto Juninhoo. :)

Li em algum lugar que o Palacio Monroe tambem foi construído para essa expo!
O Palácio Monroe foi reconstruído no Rio em 1906, dois anos antes dessa exposição. Ele foi sim usado como pavilhão de exposição, mas na do Centenário da Independência, em 1922.

Tipo, essas construções eram feitas doque? Eram falsas, tipo, cenográficas? Que pena que isso não existe mais, parece coisa de outro mundo!
Elas não eram falsas e nem cenográficas, tanto é que alguns desses pavilhões chegaram aos nosso dias.

Alguém pode me confirmar se o nome URCA significava mesmo a sigla URbanizadora CArioca?
Sim, é verdade.

·
SSC Brasil
17,491 Posts
Discussion Starter #22
Os pavilhões que sobreviveram até os nossos dias:

Pavilhão dos Estados

Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM):

Foto do forista caco

Pavilhão do Estado de Minas Gerais

Escola Municipal Minas Gerais (está bem desfigurado):

Pavilhão das Máquinas

Escola de Teatro da Uni-Rio:

Foto do INEPAC

·
São José dos Campos
3,630 Posts
Fantástico Vinicius!

Uma pergunta, porque alguns disseram que o objetivo era destruir as edificações mesmo? Eu não entendi!

Muito lindos os prédios, eu particularmente adorei os Pavilhões dos Estados de São Paulo e Minas Gerias.

Outra pergunta, alguém sabe qual foi o motivo de terem descaracterizado o Pavilhão do Estado de Minas Gerais? Eles destruíram aquela torre central? Não consigo identificar muito pela foto atual.

Seria muito interessante se pelo menos metade tivesse sido mantida, não apenas esses três, todavia, o Pavilhão dos Estados é maravilhoso, faz-me lembrar um pouco o museu do Ipiranga, belíssimo!

Acho o acervo histórico do Rio fascinante, cade vez mais sinto mais admiração e orgulho, ao mesmo tempo tristeza, com a destruição desses lindos prédios, não apenas estes, mas os outros também, como aquela linda ponte pênsil metálica, seria a nossa Hercílio Luz, só que mais nova ou mais velha?

Última pergunta, pelas fotos que vejo do Rio de Janeiro, não sei se é apenas ilusão minha, que seja, minha pergunta é, foram mantidos/preservados mais os prédios em estilo colonial do que os outros na cidade?

Excelente thread! Adorei, sinceramente!
Aguardo os próximos!

·
turbilhão dicotômico
537 Posts
Adorei o thread também! E nossa, acho um desperdício destruírem tudo depois. Em algumas EXPO, eles conservam os pavilhões e os transformam em algo produtivo, e alguns países até mandam buscar seus pavilhões depois da feira e remontam eles em seus países. Fico transtornado pensando em tudo sendo destruído depois, hehe.

Você já sabe que mais brasileiras cidades fizeram feiras, Vinicius? Estou esperando ansioso pelos outros threads!

·
Registered
2,271 Posts
.............
Última pergunta, pelas fotos que vejo do Rio de Janeiro, não sei se é apenas ilusão minha, que seja, minha pergunta é, foram mantidos/preservados mais os prédios em estilo colonial do que os outros na cidade?

Aguardo os próximos!
Muito do que que significava arquitetura eclética foi pro chão, talvez pela eterna busca do brasileiro de ter uma identidade própria. Isto pode ser uma explicação mas, não justifica tanta demolição.
:eek:hno:
A mentalidade preservacionista demorou muito a ser aceita, vide especulação imobiliária, "achismos" pessoais" em denegrir o trabalho alheio, politicagem para deixar o nome na história e a "mudernidade" que logo se espalhou na cabeça de todo mundo se tornando o álibi ideal para demolir o que era eclético e tudo o que era visto como mau gosto e antiquado (claro que em vários casos até mereceram).
:bash:
Com isso foram demolidos também o que era colonial e histórico, por exemplo, o bota abaixo para rasgar a Rio Branco marco do ecletismo carioca, o morro do Castelo onde nasceu a cidade. O Rio não tem mais este marco, uma identidade como tem São Paulo, Salvador, Recife e várias outras metrópoles brasileiras. Talvez tenha sido o preço pago por ter sido capital, onde todos queriam mandar e ninguém queria fazer o que era preciso ser feito ,com exceção do período da Guanabara, e o pior é que ainda temos resquícios desta mentalidade até hoje. E por aí vai.
:wallbash:

·
SSC Brasil
17,491 Posts
Discussion Starter #27
Uma pergunta, porque alguns disseram que o objetivo era destruir as edificações mesmo? Eu não entendi!
Eu também gostaria de saber o motivo. Mas eu acredito que por elas serem pavilhões, eram consideradas descartáveis.

Outra pergunta, alguém sabe qual foi o motivo de terem descaracterizado o Pavilhão do Estado de Minas Gerais? Eles destruíram aquela torre central? Não consigo identificar muito pela foto atual.
Eu não sei o porquê da descaracterização, talvez tenha a ver com a ampliação da construção, mas a torre central foi sim destruída.

Pelo contrário. A maioria das construções colonias foram demolidas ou "modernizadas" no início do século passado.

Aguardo os próximos!
Muito obrigado. :)

Você já sabe que mais brasileiras cidades fizeram feiras, Vinicius?
Eu só conheço as realizadas no Rio e a de Porto Alegre.

·
SSC Brasil
17,491 Posts
Discussion Starter #28
A Exposição Nacional de 1908 virou uma bela série de 23 cartões postais litografados a cores, editado pela Compania Litogárfica Hartman-Reichenbach. Até agora eu reuni dez imagens desses cartões:

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

Faltam onze. :)

·
Banned
5,149 Posts
Não digo todos, pq realmente ficaria com um aspecto fake, mas se tivessem preservado pelo menos uns quatro, o Rio teria enriquecido ainda mais seu patrimônio.

·
São José dos Campos
3,630 Posts
Muito do que que significava arquitetura eclética foi pro chão, talvez pela eterna busca do brasileiro de ter uma identidade própria. Isto pode ser uma explicação mas, não justifica tanta demolição.
:eek:hno:
A mentalidade preservacionista demorou muito a ser aceita, vide especulação imobiliária, "achismos" pessoais" em denegrir o trabalho alheio, politicagem para deixar o nome na história e a "mudernidade" que logo se espalhou na cabeça de todo mundo se tornando o álibi ideal para demolir o que era eclético e tudo o que era visto como mau gosto e antiquado (claro que em vários casos até mereceram).
:bash:
Com isso foram demolidos também o que era colonial e histórico, por exemplo, o bota abaixo para rasgar a Rio Branco marco do ecletismo carioca, o morro do Castelo onde nasceu a cidade. O Rio não tem mais este marco, uma identidade como tem São Paulo, Salvador, Recife e várias outras metrópoles brasileiras. Talvez tenha sido o preço pago por ter sido capital, onde todos queriam mandar e ninguém queria fazer o que era preciso ser feito ,com exceção do período da Guanabara, e o pior é que ainda temos resquícios desta mentalidade até hoje. E por aí vai.
:wallbash:
Eu também gostaria de saber o motivo. Mas eu acredito que por elas serem pavilhões, eram consideradas descartáveis.

Eu não sei o porquê da descaracterização, talvez tenha a ver com a ampliação da construção, mas a torre central foi sim destruída.

Pelo contrário. A maioria das construções colonias foram demolidas ou "modernizadas" no início do século passado.

Muito obrigado. :)
Muito obrigado Vinicius e Pablo pelas explicações!

Lindas essas últimas fotos Vinicius! :)

·
Registered
5,466 Posts
Olhem a influência Mourisca no pavilhão de Portugal .

Não entendo como gastaram e construíram estruturas de alvenaria bem sólidas para depois demolir . Umas feias e outras belíssimas .A de Portugal é um deslumbre e o palácio de SP tem uma riqueza de detalhes até exaustiva.

·
Registered
29,865 Posts
Escola de Teatro da Uni-Rio:

Foto do INEPAC
Eu achava que eu conhecia tudo da Urca. No entanto, admirando a foto acima, vejo que estou enganado.

Vinicius, como faço para localizar na Urca este prédio? Onde ele fica? Na entrada da Urca primeiro há o prédio da UFRJ (antigo manicômio), depois o Instituto Benjamim Constant e, em seguida, o prédio do CPRM. Em seguida surgem um prédio da Marinha e da UNI RIO. Onde eu encontro o pavilhão acima! Dê-me as dicas, PLEASE!!!!!!!

·
Registered
29,865 Posts
Escola Municipal Minas Gerais (está bem desfigurado):

Eu já vi esta escola. Passei em frente a ela inúmeras vezes. Mas como é uma construção bobinha e desconhecia sua história, nunca prestei atenção no prédio. Próxima vez que andar pela URCA foi me deter diante do edifício e prestar atenção em seus detalhes.

·
SSC Brasil
17,491 Posts
Discussion Starter #36
Vinicius, como faço para localizar na Urca este prédio? Onde ele fica? Na entrada da Urca primeiro há o prédio da UFRJ (antigo manicômio), depois o Instituto Benjamim Constant e, em seguida, o prédio do CPRM. Em seguida surgem um prédio da Marinha e da UNI RIO. Onde eu encontro o pavilhão acima! Dê-me as dicas, PLEASE!!!!!!!
Aqui Osmar:

Ele fica atrás da CPRM.

·
Registered
2,724 Posts
Vinicius,

Obrigado pela viagem no tempo. Antes só tinha visto um plano da exposição e uma fotos em revistas. É costume dizer que esta exposição foi uma iniciativa para divulgar o país com nação civilizada e em dia com o século XX depois das obras de Pereira Passos no Rio.

·
Registered
21,932 Posts
Adorei as fotos e a historia da Exposição Nacional, com certeza nunca tinha ouvido falar dela, muito interessante isso, quantas construcoes interessantes a cidade tinha na epoca... O Rio tinha uma influencia muito grande da Franca, nao eh verdade?

Ah os postais tambem sao 10!
Parabens pelo thread. :)

21 - 40 of 108 Posts