SkyscraperCity banner

41 - 60 of 108 Posts

·
Banned
1,860 Posts
Muito do que que significava arquitetura eclética foi pro chão, talvez pela eterna busca do brasileiro de ter uma identidade própria. Isto pode ser uma explicação mas, não justifica tanta demolição.
:eek:hno:
A mentalidade preservacionista demorou muito a ser aceita, vide especulação imobiliária, "achismos" pessoais" em denegrir o trabalho alheio, politicagem para deixar o nome na história e a "mudernidade" que logo se espalhou na cabeça de todo mundo se tornando o álibi ideal para demolir o que era eclético e tudo o que era visto como mau gosto e antiquado (claro que em vários casos até mereceram).
:bash:
Com isso foram demolidos também o que era colonial e histórico, por exemplo, o bota abaixo para rasgar a Rio Branco marco do ecletismo carioca, o morro do Castelo onde nasceu a cidade. O Rio não tem mais este marco, uma identidade como tem São Paulo, Salvador, Recife e várias outras metrópoles brasileiras. Talvez tenha sido o preço pago por ter sido capital, onde todos queriam mandar e ninguém queria fazer o que era preciso ser feito ,com exceção do período da Guanabara, e o pior é que ainda temos resquícios desta mentalidade até hoje. E por aí vai.
:wallbash:
Vale lembrar que a Torre Eiffel foi construida para uma exposição e por muito pouco não foi desmontada. Sempre que essas grandes exposições acabavam, grande parte dos prédios eram demolidos, e isto não aconteceu apenas no Brasil. Portanto, o fato da maioria da construções terem ido ao chão, em nada tem a ver com alguma "mentalidade" do Brasileiro. Os prédios das fotos acima foram erguidos com a finalidade de ser algo temporário mesmo.

·
¬¬
11,386 Posts
Excelente thread! Muito interessante! :eek:kay:
Bacana, espero que alguma cidade se candidate para uma próxima Expo
Alguma cidade poderia organizar uma Exposição Mundial. Poderia ser Brasília, é a cara da Capital a forma como são feitas as contruções para esse tipo de evento atualmente. E poderia ter sido no cinquentenário da cidade, mas nesse caso iria concorrer com Xangai.

http://en.wikipedia.org/wiki/Expo_(exhibition)

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
Nossa Vinicius, um dos melhores threads do ano e do fórum, seguramente!
muito obrigado e parabéns!:banana::banana::cheers::cheers::banana:

Comentários:
Sem dúvida, na minha visão, o Rio é o Estado que apresenta o maior acervo de fotos antigas, sobretudo nos cartões-postais. Impressionante.:)

Tenho uma dica, acho que vc sabe: no site www.archive.org (fruto de um thread meu sobre o Brasil em 1907) há vários álbuns produzidos fora do país e tb aqui que retratam inúmeras exposições! sobretudo uma que gostaria muito de encontrar, mas tá difícil: 'As fotografias de 1893 são menos numerosas, apenas doze, extraídas do raríssimo catálogo com que o Ceará se fez presente à Exposição Internacional de Chicago em 1893 (State of Ceará / Brief notes for the exposition of Chicago).':)

É sobre a Exposição de Chicago, em 1893. Tem algumas fotos, muitos neste site, porém não encontro esse Catálogo do Ceará. Teve um site de uma Universidade do Canadá que mantive contato pelo e-mail e eles me respoderam que só cede as fotos seu eu fosse de uma Universidade de lá...:nuts:
Mas, enfim, seu trabalho está de parabéns!

2,383 Posts
Muito boas essas fotos, acho que já as tinha visto, pelo menos algumas, nao todas...

Vale lembrar que as Exposições eram isto mesmo (as Universais e as Internacionais, das quais o Brasil jamais sediou uma, mas fez as Exposições Nacionais, seguindo o mesmo conceito) São Exposições, logo os pavilhões sao pavilhões, feitos pra durarem um determinado período e serem demolidos e pronto, na maioria dos casos já estah ateh determinado o que se fará no lugar deles depois, e em alguns casos se prevê sua manutenção, com um uso futuro, mas históricamente sempre foi a minoria. Mais recentemente, na Exposições Internacionais/Universais tem-se planejado construir mais edificações que permaneçam, construindo novos bairros e reconfigurando a cidade, como Lisboa - ParqueExpo - Parque das Nações fez, mais isso é uma tendencia recente...

E essas construções eram construidas com tecnologia corrente (e nao cenográfica) justamente pq, em grande parte, tb serviam pra demonstrar e divulgar as tecnologias de construção de sua época.

A Torre Eiffel, como já mencionado, tb foi construida para uma Exposição Universal, e para ser demolida imediatamente depois. Acabou não sendo demolida imediatamente por falta de verba para o serviço, e depois teve sua sobrevida garantida porque foi utilizada como base para uma antena de rádio, e por isso, e SÓ POR ISSO nao foi demolida nos anos seguintes... só decadas depois teve seu valor arquitetonico reconhecido. é um caso de sorte...

E São Paulo, provavelmente, sediará a primeira Exposição Universal no Brasil, em 2020...

·
Gabriel
7,482 Posts
Nossa Vinicius, que maravilha de thread! Parabéns, é desses threads que elevam o SSC a outro nível! :applause:

Eu só conheço as realizadas no Rio e a de Porto Alegre.
Hummmm, não sei a abrangência da exposição, mas Sâo Paulo também teve uma sim, em 1954, no Ibirapuera:

"Dentre os eventos que compuseram as comemorações do IV Centenário de São Paulo pode-se destacar a Mostra da Indústria Paulista, Mostra dos Estados da União, Feira Internacional de São Paulo, Exposição de História, a II Bienal de Artes Plásticas e outras realizações como o Ballet do IV Centenário e a Biblioteca do IV Centenário (conjunto de publicações e coleções propostas pela Comissão).

A Exposição do IV Centenário de São Paulo destacou, através de suas diversas realizações, os segmentos mais destacados do Estado como indústria, economia, agricultura, cultura, entre outros. A repercussão dos eventos garantiu à São Paulo sua posição de importância diante da Nação."

http://www.smarcos.br/graduacao/arquivos/ibirapuera.pdf

·
Banned
9,128 Posts
Vale lembrar que a Torre Eiffel foi construida para uma exposição e por muito pouco não foi desmontada. Sempre que essas grandes exposições acabavam, grande parte dos prédios eram demolidos, e isto não aconteceu apenas no Brasil. Portanto, o fato da maioria da construções terem ido ao chão, em nada tem a ver com alguma "mentalidade" do Brasileiro. Os prédios das fotos acima foram erguidos com a finalidade de ser algo temporário mesmo.

O Local da Expo92 de Sevilha teve muitos problemas depois de acabar a exposiçao , a Expo92 tinha sido construida para cada pais ter um pavilhao.
Portugal vendo os erros de Sevilha pensou diferente em vez de cada pais ter um pavilhao , fez 2 grandes pavilhoes onde juntou a maioria dos paises e depois fez uns quantos pavilhoes tematicos .
No fim da Expo98 um dos grandes pavilhoes foi desmontado e construiram-se edificios no local e o outra grande pavilhao foi transformado num grande salao de exposiçao a Feira Internacional de Lisboa (FIL).

Na epoca da ditadura de Salazar , o Estado fez uma grande exposiçao de nome o Mundo Portugues .
Foram feitos muitos pavilhoes so que eram tudo Fake , no fim da exposiçao alguns dos pavilhoes foram construidos e ainda permanecem hoje , o resto foi deitado a baixo.

Um dos mais emblematicos que foi reconstruido no final da Exposiçao ´e o Padrao dos Descobrimentos.

podem ver aqui fotos do que foi a Exposiçao do Mundo Portugues
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=422577

·
Banned
9,128 Posts
Olhem a influência Mourisca no pavilhão de Portugal .

Não entendo como gastaram e construíram estruturas de alvenaria bem sólidas para depois demolir . Umas feias e outras belíssimas .A de Portugal é um deslumbre e o palácio de SP tem uma riqueza de detalhes até exaustiva.
O Pavilhao de Portugal ´e inspirado como diseram no Mosteiro dos Jeronimos em Belen /Lisboa , este edificio ´e o maior expoente da Arquitectura Manuelina em Portugal, este Estilo de Arquitectura ´e inspirada em tudo o que os Navegantes Portugues viram na epoca dos descobrimentos , sim tambem deve ter alguma coisa de mourisca , que ja que passaram tambem no norte de africa (mouros), mais a carteristica desta arquitectura ´e de ter muita imfluencia em coisas do Mar e da Navegaçao.

·
Registered
11,318 Posts
Aiai... Que sensação que dá vendo isso... Imaginem uma São Petersburgo aos pés do Pão de Açucar... Aiai... sem comentários

Só me confora o fato de que mesmo destruindo seu legado ecletico, a cidade prossegui sendo maravilhosa...

·
SSC Brasil
17,492 Posts
Discussion Starter #52
Excelente thread! Muito interessante! :eek:kay:
Nossa Vinicius, um dos melhores threads do ano e do fórum, seguramente!
muito obrigado e parabéns!:banana::banana::cheers::cheers::banana:

Comentários:
Sem dúvida, na minha visão, o Rio é o Estado que apresenta o maior acervo de fotos antigas, sobretudo nos cartões-postais. Impressionante.:)

Tenho uma dica, acho que vc sabe: no site www.archive.org (fruto de um thread meu sobre o Brasil em 1907) há vários álbuns produzidos fora do país e tb aqui que retratam inúmeras exposições! sobretudo uma que gostaria muito de encontrar, mas tá difícil: 'As fotografias de 1893 são menos numerosas, apenas doze, extraídas do raríssimo catálogo com que o Ceará se fez presente à Exposição Internacional de Chicago em 1893 (State of Ceará / Brief notes for the exposition of Chicago).':)

É sobre a Exposição de Chicago, em 1893. Tem algumas fotos, muitos neste site, porém não encontro esse Catálogo do Ceará. Teve um site de uma Universidade do Canadá que mantive contato pelo e-mail e eles me respoderam que só cede as fotos seu eu fosse de uma Universidade de lá...:nuts:
Mas, enfim, seu trabalho está de parabéns!
Muito obrigado. :)

E Fortal, eu conheci o site através desse seu thread. O arquivo de fotos deles é muito bom.

Nossa Vinicius, que maravilha de thread! Parabéns, é desses threads que elevam o SSC a outro nível! :applause:

Hummmm, não sei a abrangência da exposição, mas Sâo Paulo também teve uma sim, em 1954, no Ibirapuera:

"Dentre os eventos que compuseram as comemorações do IV Centenário de São Paulo pode-se destacar a Mostra da Indústria Paulista, Mostra dos Estados da União, Feira Internacional de São Paulo, Exposição de História, a II Bienal de Artes Plásticas e outras realizações como o Ballet do IV Centenário e a Biblioteca do IV Centenário (conjunto de publicações e coleções propostas pela Comissão).

A Exposição do IV Centenário de São Paulo destacou, através de suas diversas realizações, os segmentos mais destacados do Estado como indústria, economia, agricultura, cultura, entre outros. A repercussão dos eventos garantiu à São Paulo sua posição de importância diante da Nação."

http://www.smarcos.br/graduacao/arquivos/ibirapuera.pdf
Muito obrigado GRGM. :)

E também muito obrigado pelas informações. Se eu conseguir material suficiente sobre a exposição de São Paulo (mais uma que eu não conhecia), eu vou montar um thread sobre ela.

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Vini como sempre fantástico, eu tenho uma foto do interior desse teatro, mas...

está no Rio lololol

O Vinicius tem mesmo cara de quem acorda cedo e vai para a feira da Praça XV :lol:

·
Registered
2,271 Posts
Já que estamos falando de Rio Antigo, alguém sabe da história do dia da inauguração da Av. Central (atual Rio Branco)? Já assisti uma palestra ou aula não me lembro muito bem, em que o palestrante contava sobre este dia. A cidade era toda iluminada por lampiões à gas, naquele fim de tarde logo, após acenderem estes antigos lampiões, eles foram apagados no entorno da Av. Central, quando já estava tudo escuro acenderam os primeiros postes com iluminação elétrica das ruas do Rio.
É mais ou menos isto, parece que esta história foi contada em um jornal de época JB ou mais provável o Jornal do Comércio.
Se alguém tiver notícias por favor confirme, ok?

·
Maybe for Sure
227 Posts
Esse thread ficou ótimo! Muito obrigado, Vinicius!

Não fazia ideia de que houvesse existido um evento grandioso desses nesse ano. Achei muito interessante a história dessa exposição e as fotos dos pavilhões. Gostei muito dos pavilhões de São Paulo e de Minas Gerais.

Uma pena que não tenham sido preservadas mais construções, mas enfim, são os caminhos tortuosos da história...

·
Rafael Soares
6,767 Posts
Vini, ,eu já vi os Threads sobre as Expos de 1908 e 1922... vc disse que seriam 4... tem mais algum pronto além destes?

Parabéns! Estão excelentes!!! Uma aula de história!

·
LUSOROD
9,273 Posts
AI ai ai....essas fotos antigas do rio sempre me deixam triste pq o Rio realmente, se tivesse preservado seus predios antigos seria hj a cidade mais rica em arquitetura da America do Sul.... titulo que hj pertence a Buenos Aires na minha opinião. Essas fotos são lindas, belo trabalho, mas não deixam de ser tristes tb. Mutilamos o Rio! Culpa dos merdanistas que tanto ODEIO

41 - 60 of 108 Posts