Joined
·
1,860 Posts
Vale lembrar que a Torre Eiffel foi construida para uma exposição e por muito pouco não foi desmontada. Sempre que essas grandes exposições acabavam, grande parte dos prédios eram demolidos, e isto não aconteceu apenas no Brasil. Portanto, o fato da maioria da construções terem ido ao chão, em nada tem a ver com alguma "mentalidade" do Brasileiro. Os prédios das fotos acima foram erguidos com a finalidade de ser algo temporário mesmo.Muito do que que significava arquitetura eclética foi pro chão, talvez pela eterna busca do brasileiro de ter uma identidade própria. Isto pode ser uma explicação mas, não justifica tanta demolição.
hno:
A mentalidade preservacionista demorou muito a ser aceita, vide especulação imobiliária, "achismos" pessoais" em denegrir o trabalho alheio, politicagem para deixar o nome na história e a "mudernidade" que logo se espalhou na cabeça de todo mundo se tornando o álibi ideal para demolir o que era eclético e tudo o que era visto como mau gosto e antiquado (claro que em vários casos até mereceram).
:bash:
Com isso foram demolidos também o que era colonial e histórico, por exemplo, o bota abaixo para rasgar a Rio Branco marco do ecletismo carioca, o morro do Castelo onde nasceu a cidade. O Rio não tem mais este marco, uma identidade como tem São Paulo, Salvador, Recife e várias outras metrópoles brasileiras. Talvez tenha sido o preço pago por ter sido capital, onde todos queriam mandar e ninguém queria fazer o que era preciso ser feito ,com exceção do período da Guanabara, e o pior é que ainda temos resquícios desta mentalidade até hoje. E por aí vai.
:wallbash: