SkyscraperCity banner

61 - 80 of 108 Posts

·
SSC Brasil
17,544 Posts
Discussion Starter #61
^^

Mas esses pavilhões eram provisórios e grande parte deles já tinha ido abaixo antes de 1912, ano da inauguração do bondinho do Pão de Açúcar (tem uma foto que mostra isso). Isso ocorreu anos antes do movimento modernista se iniciar no Brasil.

Vini, ,eu já vi os Threads sobre as Expos de 1908 e 1922... vc disse que seriam 4... tem mais algum pronto além destes?
Ainda não. Em breve eu farei os outros dois. :)

·
Gabriel
7,482 Posts
AI ai ai....essas fotos antigas do rio sempre me deixam triste pq o Rio realmente, se tivesse preservado seus predios antigos seria hj a cidade mais rica em arquitetura da America do Sul.... titulo que hj pertence a Buenos Aires na minha opinião. Essas fotos são lindas, belo trabalho, mas não deixam de ser tristes tb. Mutilamos o Rio! Culpa dos merdanistas que tanto ODEIO
Sei que isso é questão de opinião, mas pra mim o Rio ainda é a cidade mais rica em arquitetura da América do Sul! Se for comparar com Buenos Aires, acho que o Rio ganha muito bem em colonial e em neoclássico, daí apanha em eclético (sendo que o eclético do Rio é ótimo, o de Buenos Aires que é descomunal), ganha no art-déco (ainda que seja equilibrado), passeia no modernista e perde no contemporâneo m))

É que pra mim o patrimônio histórico de Buenos Aires é muito pautado no eclético...

·
on the road
33,123 Posts
Em 2022 completaremos 200 anos livres do domínio colonial lusitano. É uma boa hora para fazermos uma exposição, em Brasília, Palmas ou alguma cidade emergente da fronteira agrícola, por exemplo.

·
Registered
1,752 Posts
Sei que isso é questão de opinião, mas pra mim o Rio ainda é a cidade mais rica em arquitetura da América do Sul! Se for comparar com Buenos Aires, acho que o Rio ganha muito bem em colonial e em neoclássico, daí apanha em eclético (sendo que o eclético do Rio é ótimo, o de Buenos Aires que é descomunal), ganha no art-déco (ainda que seja equilibrado), passeia no modernista e perde no contemporâneo m))

É que pra mim o patrimônio histórico de Buenos Aires é muito pautado no eclético...
Nossa GRGM, que evolução, você tá tão crítico de arquitetura. A útima frase tá tão Ada Louise Huxtable! Continua assim!:lol::master:

·
Registered
257 Posts
Nao estou nem acreditando que tudo isso existiu um dia!
Nunca tinha ouvido falar da Exposicao Nacional de 1908. Os pavilhoes dos estados sao uma verdadeira maravilha. E pensar que tudo foi destruido...sera que foi culpa do bondinho??

·
on the road
33,123 Posts
Como o pessoal já disse por aí, a maioria das exposições é planejada para ser temporária mesmo. Seria o mesmo que, daqui a 40 anos, alguém reclamar que as tendas de verão de publicidade em Maresias e Juqueí não foram preservadas.

Não é nem um caso de substituir um prédio por coisa mais moderna, tal como no caso do malfadado Palácio Monroe, e sim de um prédio ser construído já se pensando em demoli-lo meses depois.

·
SSC Brasil
17,544 Posts
Discussion Starter #70 (Edited)
Vinicius, muito bom o seu trabalho. Informo que a imagem 21 retrata o Pavilhão de Santa Catarina. Abraço, Wieland Lickfeld - Blumenau/SC
Muito obrigado e seja bem-vindo. Ja enviei uma PM com as informações que você pediu.

Parabéns :)
Muito obrigado.

Nao estou nem acreditando que tudo isso existiu um dia!
Nunca tinha ouvido falar da Exposicao Nacional de 1908. Os pavilhoes dos estados sao uma verdadeira maravilha. E pensar que tudo foi destruido...sera que foi culpa do bondinho??
Não. Quando o bondinho foi inaugurado a maioria dos pavilhões já tinham sido desmontados. Sem contar que a estrutura deles não atrapalharia em nada na construção do mesmo. Tanto é que em 1913, um ano após a inauguração do bondinho, ainda existiam pavilhões na região:

E se você gostou dos pavilhões dessa exposição, deve gostar ainda mais dos da Expo de 22:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=837422

:)

·
SSC Brasil
17,544 Posts
Discussion Starter #71
Para quem tiver interesse:

“UM BRASIL EM EXPOSIÇÃO”

Pavilhão dos Correios

ABERTURA: 06 de Janeiro, às 19h.

PERÍODO: 07/01/2010 até 12/02/2010.

VISITAÇÃO: de terça a domingo, das 12h às 19h (entrada franca).

LOCAL: CENTRO CULTURAL CORREIOS: Rua Visconde de Itaboraí, 20-Centro Rio de Janeiro/RJ
Tel.: (21) 2253-1580

A exposição “UM BRASIL EM EXPOSIÇÃO” reúne 20 fotos originais e ampliações, 45 cartões postais, objetos, catálogos, comentários de cronistas e relatórios da época, documentos e textos, numa retrospectiva da “Exposição Nacional”, que aconteceu no ano de 1908. A mostra recupera a memória da sociedade, permitindo que o público aprofunde nos conhecimentos sobre a história, a economia, os hábitos culturais e as instituições daquela época, destacando o início do processo de inserção do Brasil, então jovem República, em um modo de vida urbano, industrial e cosmopolita, que veio consolidar o Rio de Janeiro como sua maior expressão.

A “Exposição Nacional”, realizada em 1908 no Rio de Janeiro, no período de 28 de janeiro a 15 de novembro daquele ano, comemorou o centenário da Abertura dos Portos Brasileiros às Nações Amigas. Inspirada em exposições realizadas em Londres (1851) e em Paris (1855), a mostra contou com expositores de todos os estados da Federação e registrou o quantitativo de 600 mil visitantes no período de quatro meses. À época, o Rio de Janeiro contava com 800 mil habitantes. A exposição, montada em pavilhões construídos na “Avenida dos Estados”, hoje Avenida Pasteur, na Urca, mostrava aos cariocas, brasileiros e estrangeiros o que a indústria nacional estava produzindo, além de instituições prestadoras de serviços. Entre os prestadores de serviços, os Correios ocupavam uma área de 150m2 com a instalação de uma agência postal e uma estação telegráfica.

Fonte: http://www.correios.com.br/institucional/conheca_correios/acoes_culturais/esp_cult_rj/prog_rj.cfm

·
Recursive
11,528 Posts
Desculpa upar o tópico pra isso, mas uma dúvida: onde ficava esse Pavilhão de Feiras e Eventos??

·
SSC Brasil
17,544 Posts
Discussion Starter #75
^^

Ok, rs.

O Pavilhão de Festas ficava localizado ao lado do Museu Histórico Nacional:

No local, funciona hoje um posto de vistoria do Detran.

·
Não creio no que não vejo
25,642 Posts
Mas eles foram construídos justamente para serem destruídos logo depois que nem a Expo Shanghai, todos os pavilhões já foram chão abaixo.

·
Registered
7,091 Posts
Em 1908, o regime político de Portugal ainda era a monarquia. Na foto abaixo pode-se ver a coroa real sobre o brasão de Portugal.

também na foto do post anterior dá para ver a bandeira de Portugal durante o regime monarquico constitucional.

·
Registered
957 Posts
^^

Ok, rs.

O Pavilhão de Festas ficava localizado ao lado do Museu Histórico Nacional:

No local, funciona hoje um posto de vistoria do Detran.

Vinicius,

era melhor existir o pavilhão de festas todo degradado (com possibilidade de reforma...) do que esse posto de vistoria do Detran horrível........:doh:

61 - 80 of 108 Posts