SkyscraperCity banner

81 - 100 of 108 Posts

·
Recursive
11,527 Posts
^^

Ok, rs.

O Pavilhão de Festas ficava localizado ao lado do Museu Histórico Nacional:

No local, funciona hoje um posto de vistoria do Detran.
QUE ABSURDO :eek:hno::eek:hno::eek:hno:

Demolirem aquela edificação majestosa pra deixar essa m*rda aí!! AFFFF

Vinicius,

era melhor existir o pavilhão de festas todo degradado (com possibilidade de reforma...) do que esse posto de vistoria do Detran horrível........:doh:
MIL VEZES concordo!!!

·
Banned
24,851 Posts
Mas eles foram construídos justamente para serem destruídos logo depois que nem a Expo Shanghai, todos os pavilhões já foram chão abaixo.
^^ Aproveitando o UP, não custa lembrar isso acima.

Como o Sub.falou, por mais que aquelas edificações fossem interessantes, seria como ficar lamentando daqui à 100 anos a derrubada dos pavilhões do EXPO Shanghai 2010 por que o lugar virou um depósito de lixo radioativo. :tongue3:

Falar nisso, o que sobrou do Expo Shanghai? Tomara que o legado do local não tenha sido enormes terrenos baldios...

·
SSC Brasil
17,532 Posts
Discussion Starter #83 (Edited)
^^

Alguns pavilhões eram realmente provisórios, mas muitos tinham natureza permanente, tanto é que na época houve uma grande discussão sobre qual seria a destinação para tantos pavilhões. Uma das idéias era a de usar a área e os pavilhões para reunir as diversas faculdades nacionais espalhadas pela cidade, ideia que só se concretizou em parte na década de 40, com a construção da Ilha do Fundão. Infelizmente, menos de três anos após o fim da exposição quase todos os pavilhões já tinham ido abaixo.

Consegui esta imagem do pavilhão de Portugal na exposição de 1908 no Rio de Janeiro

http://www.dezenovevinte.net/arte decorativa/ad_ruth2.htm
Obrigado pela contribuição.

E LJ e Wey, o Pavilhão de Festas chegou aos anos 80 já completamente descaracterizado, fruto de uma reforma realizada no final dos anos 30, que demoliu a cúpula, o frontão e "modernizou" todo o restante do prédio em estilo Art Déco. Apenas as laterais lembravam remotamente o prédio original. O mesmo foi demolido após dois incêndios, sendo o último o pior, já que parte do prédio desabou.

·
C A R I O C A
5,402 Posts
Pavilhão da Fábrica de Tecidos Bangu

Vinicius, ja faz tempo que usei esta foto no avatar e agora .. antes tarde do que nunca... a oportunidade de comentar.

Maravilhosa coletânea de fotos, este foi o primeiro thread? manda link dos outros.

·
Registered
1,139 Posts
Osmar nunca decepciona. Sua linhagem idem. Applause

·
C A R I O C A
5,402 Posts
^^

Muito obrigado Morioli,

Infelizmente, só fiz mais um thread, o da Exposição Nacional de 22:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=837422

Faltam os outros dois, que pretendo um dia fazer.
Maravilha, vou apreciar agora.
Foi muito bom mexer no baú das coisas antigas ...

^^Descobri na biblioteca de meu avô fotos originais, em tamanho grande, da exposição de 22. Depois, com tempo, eu posto no thread próprio.
uauu Osmar, que preciosidade

·
Registered
29,948 Posts

·
Registered
29,948 Posts
Aguardamos ardentemente!!!
Uma pequena "palhinha". Primeiramente fotos da "grande catástrofe nacional: a morte do Barão do Rio Branco!"

O Zepellin voando sobre o Rio.

O Zepellin no hangar.

Algumas fotos noturnas

Fotos da exposição de 22.

Fotos de paisagens

Dentre essas fotos existem muitas do Rio Antigo?
Do Rio Antigo tenho mais postais do que fotos.

Os lagos do Campo de Santana tinham cisnes.

·
SSC Brasil
17,532 Posts
Discussion Starter #96
^^

Osmar, também faço coleção de postais do Rio Antigo. :)

Que preciosidade você tem em mãos. Muito obrigado por compartilhar esse acervo aqui.

Essas duas fotos já são da Expo de 22:

A direita, Pavilhão dos Estados, antiga sede do Ministério da Agricultura.

E esse aqui era o Pavilhão do Parque de Diversões.

Você vai postar mais fotos?

·
Registered
29,948 Posts
Você vai postar mais fotos?

Vinicius,

Tenho material (muitas fotos e muitos postais antigos) para postar diariamente pelos próximos 100 anos! Acredite se quiser!

Pensei em abrir thred sobre fotos e postais antigos de Curitiba, São Paulo, Recife, mas ando tão atarefado.

Até fotos e postais de cidades do sertão brasileiro, como Crato eu tenho. Além é claro de muita coisa do Sul, como São Leopoldo, Uruguaiana, Santa Maria, etc, etc, etc, etc. Sem falar nas grandes capitais européias.

·
Registered
29,948 Posts
Que acervo fantástico Osmar, maravilhosas fotos e postais!
Scaniar e tratar imagem, que trabalhão gostoso...

Nunca imaginei uma coisa linda assim no centro...

Tenho material de praticamente todo o Brasil. Mas os Estados que mais possuo fotos e postais são Alagoas (capital e interior, inclusive Piranhas), Pernambuco (capital, Caruaru, Paulo Afonso e até mesmo Fernando de Noronha), Paraná (muita coisa mesmo, principalmente de Curitiba, de onde vem a minha família materna, além de Antonina, Morretes, Serra da Graciosa, Paranaguá, etc, etc), Santa Catarina (muita coisa de Joinville e Blumenau), Rio Grande do Sul (pouca coisa de Porto Alegre, mas muita coisa de São Leopoldo, Caxias do Sul, Santa Maria, Passo Fundo, Santa Cruz, Rio Grande, Pelotas, Torres, São Borja, Uruguaiana, Bagé, etc, etc), São Paulo (muita coisa da capital mas nada do interior), etc, etc.

Ano que vem, talvez com mais tempo, eu comece a escanear o que possuo, para postagem aqui no SSC.

81 - 100 of 108 Posts