SkyscraperCity banner

101 - 108 of 108 Posts

·
Registered
1,139 Posts
Osmar, que preciosidades. Nos traga o que tiver no seu tempo, obrigado.

·
Registered
29,879 Posts
O dom da fotografia herdou do avô... pelo visto um apaixonado.
Não conheci meu avô materno, uma vez que ele morreu em 1962, quando tinha apenas 2 anos de vida. Contudo, teria adorado conhecê-lo, porque além da fotografia, tenho várias outras coisas em comum com ele, como o gosto pelos livros, e pelas viagens.

Meu avô viajou muitíssimo, mas muito mesmo, e isso numa época que sequer havia aviões. A maior parte das viagens do meu avô foram feitas a trabalho (razão pela qual ele conheceu tanto o Brasil, visitando não somente muitas capitais, como também o interior), uma vez que ele foi responsável, no início do século passado, pela instalação de linhas telegráficas país afora.

·
Registered
7,137 Posts
O Rio dos palácios
Evento de música clássica terá como pano de fundo projeções de fotos da cidade do início do século XX, a belle époque carioca

VEJA RIO
por Lula Branco Martins | 20 de Agosto de 2014

Fotos de Augusto Malta/Coleção Pereira Passos do Museu da República

Os prédios de 1908, na Urca

Idealizado e dirigido pela cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotte, chega à quinta edição o Circuito BNDES Música Brasilis, evento que desta vez reverencia os compositores eruditos Alberto Nepomuceno e Glauco Velasquez. No Rio, os concertos serão realizados em dois espaços – no auditório do próprio banco, no Centro, e no Jardim Botânico –, durante o mês de setembro (em Porto Alegre e Belo Horizonte os espetáculos já estão começando nesta semana, e em outubro será a vez de Fortaleza). A fase carioca terá como pano de fundo para os números projeções de imagens da cidade na chamada bela época, início do século XX, contemporâneas, portanto, aos músicos homenageados. Assim, poderão ser vistas as primeiras fotos do Theatro Municipal (inaugurado em 1909), e o prefeito Pereira Passos todo garboso posando ao lado de suas obras, além de registros fotográficos impressionantes da Exposição Nacional Comemorativa do Primeiro Centenário da Abertura dos Portos, na Urca, em 1908. Para a mostra foram construídas réplicas de teatros, auditórios e pavilhões, muitos deles semelhantes a palácios (veja acima), que aos poucos foram sendo demolidos. Daqueles prédios todos, hoje resta parte de um, que integra a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).

·
Registered
935 Posts
Eu achei maravilhosa essa Exposição Nacional de 1908,como a de 1922! Homenagear,através de pavilhões,alguns estados do Brasil,a indústria,Portugal,etc.
Em 2022 deveria ter uma grande exposição no Brasil em comemoração dos 200 anos da indepêndencia do Brasil! Grandes pavilhões para as regiões,os estados e cidades do Brasil,tudo com uma arquitetura moderna e inovadora! Seria espetacular!

·
Feliz Natal
15,678 Posts
foi um pouco, mas o que pouca gente sabe e' que a fachada principal do pavilhão e hoje perpendicular a rua... entao passa ainda mais a sensação de descaracterização, que de fato aconteceu, mas era preciso para transformar local em escola...

... alguém sabe o motivo da transformacao? ja era previsto? e' que o pavilhão do jeito que era nao se adaptaria tao bem...

so' perdeu (de vista grossa) o torreao...

ai fizeram um puxadinho, no lugar da varanda, mas o resto e' como na foto acima...

101 - 108 of 108 Posts