SkyscraperCity Forum banner
1 - 15 of 15 Posts

·
Banned
Joined
·
629 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Olá a todos!


Encontreina internet essa coleção de fotos de gárgulas e quimeras e achei que seria interessante compartilhar com vocês.

Como vocês mesmo percebrão, as fotos foram "alteradas" no Photoshop e, de acordo com o autor, isso foi feito justamente para dar um efeito ainda mais sombrio a essas figuras.

No site em que encontrei as fotos, não está especificado a localização geográfica dessas gárgulas e quimeras.


Espero que gostem.



"As gárgulas, na arquitetura, são desaguadouros, ou seja, são a parte saliente das calhas de telhados que se destina a escoar águas pluviais a certa distância da parede e que, especialmente na Idade Média, eram ornadas com figuras monstruosas, humanas ou animalescas, comumente presentes na arquitetura gótica. O termo se origina do francês gargouille, originado de gargalo ou garganta, em Latim gurgulio, gula. Palavras similares derivam da raiz gar, engolir, a palavra representando o gorgulhante som da água; em italiano: doccione; alemão: Ausguss, Wasserspeier.

Acreditava-se que as gárgulas eram os guardiões das catedrais e que durante a noite, ganhavam vida.

Uma quimera, ou uma figura grotesca, é um tipo de escultura similar que não funciona como desaguadouros e serve apenas para funções artísticas e ornamentáis. Elas também são popularmente conhecidas como gárgulas" - Wikipedia.



1




2




3




4




5




6




7




8




9




10




11




12




Fonte: Moolf.
 

·
Registered
Joined
·
31,033 Posts
Filmes de terror, de suspense.. adoram mostras essas coisas!
 

·
R.I.P. Niki
Joined
·
15,221 Posts
Eu gosto das gárgulas do Chrysler Building (NY). Não são assustadoras, mas provavelmente são as mais altas do mundo (e com a melhor vista também).









 

·
Where the red mushrooms?
Joined
·
2,730 Posts

·
Where the red mushrooms?
Joined
·
2,730 Posts
Ainda se usam. Na "Torre do Tombo", edifício construído na década de 90 do século passado em Lisboa, que alberga o arquivo histórico de Portugal, foram incluídas gárgulas.
Nem tudo está perdido então, eu que estava desinformada
.

Valeu pela informação.
 
1 - 15 of 15 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top