SkyscraperCity banner
1 - 20 of 23 Posts

·
Registered
8,856 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Garimpando imagens da paranaense e fotografando a paulista, finalmente apresento as duas pequenas cidades que representam a maior porcentagem de asiáticos (sobretudo japoneses) na população.
Ambas foram fundadas por isseis e pelo mesmo contexto histórico: procura de terras férteis.

Todas as imagens sem créditos são de minha autoria.

OBS: Agora vocês estão com a carta-branca para me lembrar de numerar as fotos. :)

Assaí

Localização (Região de Londrina - Norte Pioneiro do Paraná)

Bandeira

População
16.225 habitantes (IBGE/2011) - 12,24% de asiáticos (IBGE/2010)

Vistas

1-

Foto: albino cardoso/ http://www.panoramio.com/photo/69375899

2-

Foto: Fábio Kelim/ http://www.panoramio.com/photo/46459064

3-

Foto: http://www.csfbrasil.com.br/site/index.php?limitstart=14

Igreja matriz

4-

Foto: Vrcmelo/ http://www.panoramio.com/photo/10137625

Portal de entrada

5-

Foto: murilo leonardi/ http://www.panoramio.com/photo/37281465

Igreja Tenrikyo

6-

Foto: Trajano BH/ http://www.panoramio.com/photo/12389417

Templo budista

7-

Foto: Portal da Prefeitura Municipal de Assaí http://www.pmassai.com.br/jsp/home_home.jsp?link=396

Algumas que mostram um pouco das ruas

8-
Assai - PR., por Ceceu Monteiro, no Flickr

9-
ASSAI por Ceceu Monteiro, no Flickr

10-
ASSAI - PR por Ceceu Monteiro, no Flickr

Bastos

Localização (Região de Marília - Nova Alta Paulista)

Bandeira

População
20.435 habitantes (IBGE/2011) - 11,47% de asiáticos (IBGE/2010)

Vistas aéreas

11-

Foto: Portal da Prefeitura Municipal de Bastos www.bastos.sp.gov.br

12-

13-

Igreja matriz

14-

Praça em homenagem ao fundador de Bastos

15-

16-

17-

Avenidas centrais (a chuva me pegou)

18-

19-

20-

21-

22-

23-

24-

25-

26-

27-

28-

Grande parte da economia de Bastos gira em torno da produção de ovos, portanto algumas coisas sugerem isso...

...calçadas...

30-

...e postes de iluminação

31-

A praça destes postes

32-

33-

34-

Templo budista de frente à praça

35-

Igreja Evangélica Holiness, denominação fundada no Japão

36-

Câmara Municipal

37-

A única opção de moradia em apartamento que vi em Bastos foi nestes três predinhos

38-

Clube de Golfe

39-

Foto: Portal da Câmara Municipal de Bastos http://www.camarabastos.sp.gov.br/

·
Banned
14,332 Posts
Estas duas cidades são bem "a cara" das pequenas cidades do Norte do Paraná e do Oeste Paulista, regiões onde ainda residem muitas famílias de descendentes japoneses.
As luzes em forma de ovo de Bastos... brega! :D Mas faz sentido, pois, segundo notícias do site G1:
"Bastos é o município com a maior produção de ovos do Brasil. Há quase 20 milhões de aves alojadas nas granjas da microrregião, que são 16 cidades em torno do município. Juntas, elas produzem 166 ovos a cada segundo. Por dia são praticamente 14,5 milhões de ovos que saem da capital do ovo para abastecer o mercado brasileiro. A cidade é responsável por 45% da produção do estado e cerca de 15% do país." :eek:kay:

·
Registered
2,794 Posts
Adorei o thread! Valeu Lucas :cheers:

·
ame-o ou deixe-o
Marília/SP - Símbolo de Amor e Liberdade
8,868 Posts
Lindas imagens, mesmo com chuva.

Nota-se que o ovo é a maior pérola da cidade :D aja galinha....

Por esses dias está acontecendo a festa do ovo em Bastos :)

·
Pro SP fiant eximia
6,608 Posts
Legal, tenho uma amiga que é de Bastos, não imaginava que o município é o maior produtor de ovos do Brasil.

·
Paranavaiense/Curitibano
3,963 Posts
Tanto Assaí como Bastos parecem bem bonitinhas.
Das famílias japonesas do Paraná, grande parte, se não morou em Assaí, pelo menos tem algum parente que já morou ou mora lá, hahahaha!
Meus avós já moraram quando vieram do interior de SP e uma das minha tias nasceu lá.
Gostei do Toris e luminárias em forma de ovo de Bastos, hahaha!
Parabéns pelo thread Lucas!

·
Парана
719 Posts
Beleza de thread, Lucas!

Assaí é uma cidade muito feia e pobre urbanisticamente, nem parece ter sido massivamente colonizada por japoneses. Isso até para os padrões do Norte Pioneiro, que nem muito elevados são.

Já Bastos me surpreendeu positivamente.

No município paranaense 12,2% da população se declara amarela, contra 11,3% no paulista. Apesar disso, muitos japoneses se declaram brancos, que são 51,6% em Assaí e 46,9% em Bastos.

Parabéns pelo thread!

·
Registered
8,856 Posts
Discussion Starter · #15 ·
I was quick to see the picture
:)

Estas duas cidades são bem "a cara" das pequenas cidades do Norte do Paraná e do Oeste Paulista, regiões onde ainda residem muitas famílias de descendentes japoneses.
As luzes em forma de ovo de Bastos... brega! :D Mas faz sentido, pois, segundo notícias do site G1:
"Bastos é o município com a maior produção de ovos do Brasil. Há quase 20 milhões de aves alojadas nas granjas da microrregião, que são 16 cidades em torno do município. Juntas, elas produzem 166 ovos a cada segundo. Por dia são praticamente 14,5 milhões de ovos que saem da capital do ovo para abastecer o mercado brasileiro. A cidade é responsável por 45% da produção do estado e cerca de 15% do país." :eek:kay:
Haha, valew ulilopes.

Adorei o thread! Valeu Lucas :cheers:
Legal as luminarias! heheh
Interessante é notar que tirando uma o outra referencia, ambas cidades não se parecem em nada com o que se imaginaria de colônias de assentamento japonesas.
O povo japonês é muito trabalhador, onde tocam, desenvolve-se!
Lindas imagens, mesmo com chuva.

Nota-se que o ovo é a maior pérola da cidade :D aja galinha....

Por esses dias está acontecendo a festa do ovo em Bastos :)
Obrigado. :)

Achei as duas bonitinhas.
Pra quem quiser conhecer um pouco a festa do ovo de Bastos:

:hahano:

Valeu pelo thread, Lucas!
Obrigado pelo comentário e pelo vídeo, Doug_ata. :D

Tanto Assaí como Bastos parecem bem bonitinhas.
Das famílias japonesas do Paraná, grande parte, se não morou em Assaí, pelo menos tem algum parente que já morou ou mora lá, hahahaha!
Meus avós já moraram quando vieram do interior de SP e uma das minha tias nasceu lá.
Gostei do Toris e luminárias em forma de ovo de Bastos, hahaha!
Parabéns pelo thread Lucas!
Assaí e Bastos sempre são referências para os descendentes, shiroshima. Pelo menos por aqui. :)

Bem simpáticas essas duas cidadezinhas!
Estou supondo que esse atacadista Assaí, seja dessa cidade do mesmo nome.
Acho que não heim. No site da rede Assaí não lista lojas no PR..
Valew, eduardoazul.

Qd morei no JP tinha uma galera de Assaí.
As duas cidade parecem bem organizadas.
Sou membro da Igreja da foto 36 aqui em Cuiabá, onde temos 2 templos.
É voltada aos nipônicos e descendentes mas tbm tem brasileiros :eek:kay:
Esta denominação veio com uma missão, antigamente, no oeste paulista para os nisseis da região, que muitos eram budistas. :)

Beleza de thread, Lucas!

Assaí é uma cidade muito feia e pobre urbanisticamente, nem parece ter sido massivamente colonizada por japoneses. Isso até para os padrões do Norte Pioneiro, que nem muito elevados são.

Já Bastos me surpreendeu positivamente.

No município paranaense 12,2% da população se declara amarela, contra 11,3% no paulista. Apesar disso, muitos japoneses se declaram brancos, que são 51,6% em Assaí e 46,9% em Bastos.

Parabéns pelo thread!
Obrigado Metchenko, pela observação. :eek:kay:

·
instagram: t.l.rekarte
59,598 Posts
Interessante as duas cidades
que pena que o Brasil tenha tão poucos asiaticos =/

e os baianos estão em todas,né?:D

·
Registered
12,776 Posts
Legal a praça de Bastos e também as calçadas pelo menos não são as portuguesas, e essas lembrando ovos são bem melhores.
Gostei também da vista aérea de ambas as cidades, e dos arcos japoneses.
Parabéns, Lucas, pena a chuva, mas pelo que percebo não da muito prever o tempo. Tu ja deve ter respondido, mas não li, sobre as viagens, faz para registro ou para trabalho?

·
Registered
8,856 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Interessante as duas cidades
que pena que o Brasil tenha tão poucos asiaticos =/

e os baianos estão em todas,né?:D
Caraca, Rekarte. Nem tinha prestado atenção no letreiro, você foi bem atento. :D
É bem verdade sobre a facilidade de se encontrar baianos por aqui (pessoas de outros Estados do Nordeste também). Estes dias vi uma família da Bahia que veio embora para minha cidade. Muitas são em procura de um emprego melhor, embora aqui na minha região não seja tão boa para isso. Grande parte são do setor sucroalcooleiro e de empresas de empreiteiras para rodovias. :)
Valew pelo comentário. :)

Legal a praça de Bastos e também as calçadas pelo menos não são as portuguesas, e essas lembrando ovos são bem melhores.
Gostei também da vista aérea de ambas as cidades, e dos arcos japoneses.
Parabéns, Lucas, pena a chuva, mas pelo que percebo não da muito prever o tempo. Tu ja deve ter respondido, mas não li, sobre as viagens, faz para registro ou para trabalho?
Oi, Thina. :) Não dá para prever o tempo mesmo. Se eu fosse contar somente com aquele tempo aberto, céu azul e sol brilhando, muitas fotos minhas nem existiriam. :(
Sobre estas minhas viagens, é o seguinte: nenhuma foi a trabalho. :D
Muitas delas são feitas em minhas horas vagas, justamente para eu conhecer e, por consequencia, registrar e compartilhar no SSC. Algumas são em algum eventual compromisso que tenho, ou por visitas à parentes (no caso de algumas do PR), ou por estarem no caminho. :D

·
Pé vermelho
917 Posts
Bem simpáticas essas duas cidadezinhas!
Estou supondo que esse atacadista Assaí, seja dessa cidade do mesmo nome.
Acho que não heim. No site da rede Assaí não lista lojas no PR..
Valew, eduardoazul.
O que é curioso, pois Assaí é a corruptela do nome original Assahi (terra do sol nascente), já a frutinha se escreve com "ç", e não conheço mais nada com esse nome.

·
Registered
12,776 Posts
^^ Pensei na frutinha também. Eu que sou do litoral como muito açaí na tigela, bom o com banana.

(...)

Oi, Thina. :) Não dá para prever o tempo mesmo. Se eu fosse contar somente com aquele tempo aberto, céu azul e sol brilhando, muitas fotos minhas nem existiriam. :(
Sobre estas minhas viagens, é o seguinte: nenhuma foi a trabalho. :D
Muitas delas são feitas em minhas horas vagas, justamente para eu conhecer e, por consequencia, registrar e compartilhar no SSC. Algumas são em algum eventual compromisso que tenho, ou por visitas à parentes (no caso de algumas do PR), ou por estarem no caminho. :D

Pois é, as vezes não da para contar com o tempo aberto, isso tem feito eu protelar de passear de barco em Joinville, ja que sempre chove na cidade.
Mas o jeito é meter a cara e ir de uma vez.
Em algumas cenas até que o tempo não influi muito, ainda mais urbanas.

E até que fotografando se aproveita para conhecer a cidade, né, fazia isso também lá pelo sul de Fpolis, lugares que eu ainda não tinha ido.

:)

1 - 20 of 23 Posts