Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 40 Posts

·
Registered
3,274 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Qua, 30 Mai, 06h33
O presidente da Associação Brasileira de Concessões Rodoviárias (ABCR), Moacyr Duarte, criticou duramente a intenção do governo federal de ressuscitar o projeto de construção de um trem-bala entre Rio e São Paulo. Durante o seminário "Concessões Rodoviárias no Brasil", promovido pela Apimec-Rio, Duarte duvidou da viabilidade do projeto e considerou que no Brasil "ferrovia como transporte de passageiros é muito discutível", opinou.
Segundo ele, para que o projeto dê certo seriam necessários cerca de 130 quilômetros de túneis e mais de 100 quilômetros de construção de viadutos e pontes, devido à topografia entre o Rio de Janeiro e São Paulo. "O governo tem que olhar esse projeto com muita calma. Seguramente isso vai ser muito mais do que os R$ 9 bilhões previstos", estimou.
Ele citou como exemplo a história do Canal da Mancha, que liga a França à Inglaterra. De acordo com ele, no início, o projeto parecia ousado e desafiador, mas quando foi concluído, não gerou a integração esperada e o empreendimento não foi bem concluído, contendo falhas no projeto. "Hoje nós vemos que foi um dinheiro jogado fora", disse.

Ele considera que para o transporte de passageiros, as rodovias são as mais indicadas. Para ele, é preciso investir em ferrovias no Brasil, mas esse tipo de transporte seria mais adequado para transporte de produtos de alto valor agregado em longas distâncias, acrescentou.

Agencia Estado

--------------------

ahuehuaehueaheuh, o cara eh poko suspeito pra falar neh??
cara-de-pau...

·
Registered
686 Posts
mas é loooogico que a associação rodoviaria ia ser contra o projeto, a favor é que eles nunca vão ser, e vão por vários impecilhos no projeto, só espero que eles não vençam e o projeto vá pra gaveta mais uma vez.

·
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!
1,116 Posts
Ele considera que para o transporte de passageiros, as rodovias são as mais indicadas.
É LÓGICO que é muito melhor andar de ônibus com um motorista cheio de efedrina e demorar um século pra chegar pegando trânsito no Rio e em Sampa do que pegar um trem-bala !!! :lol:

·
Crucismogiensis
8,409 Posts
É LÓGICO que é muito melhor andar de ônibus com um motorista cheio de efedrina e demorar um século pra chegar pegando trânsito no Rio e em Sampa do que pegar um trem-bala !!! :lol:
hauhauuahuahuahuahuahu

·
ontogeny recapitulates...
3,032 Posts
huahuauauhau

Eu iria me espantar é se a associação *rodoviarista* apoiasse um projeto que vai de encontro aos interesses dessa máfia.. :lol:

·
22°52'S 47°03'W
20,845 Posts
Há espaço para ambos os modais.
O que não há é condições para perpetuar o que existe hoje...
Um país continental não pode ser tão dependente do transporte sobre pneus como é o Brasil há mais de 40 anos.

·
Rumo ao fim do mundo!
3,205 Posts
^^ mas a maioria dos paises continentais sao dependentes do transporte rodoviario , se nao me engano. Nao que eu seja a favor disso, mas analisemos bem antes de soltar os cachorros no Brasil... nem os Usa que é os Usa tem um transporte ferroviario decente de passageiros

·
3,032 Posts
^^ mas a maioria dos paises continentais sao dependentes do transporte rodoviario , se nao me engano. Nao que eu seja a favor disso, mas analisemos bem antes de soltar os cachorros no Brasil... nem os Usa que é os Usa tem um transporte ferroviario decente de passageiros
USA é um país car-friendly, a meca do transporte individual! Dos países continentais, somente eles são assim: Rússia, China, Índia, Canadá, todos eles têm grandes redes de transporte ferroviário de passageiros.

·
Banned
27,387 Posts
Eu sabia que iria ter lobbys de empresas de onibus, aviões, pedagios, entre outros, e mesmo que eles não consigam impedir a construção, eles vão dar um trabalho para que o trem possa ser viabilizado.

·
Rumo ao fim do mundo!
3,205 Posts
USA é um país car-friendly, a meca do transporte individual! Dos países continentais, somente eles são assim: Rússia, China, Índia, Canadá, todos eles têm grandes redes de transporte ferroviário de passageiros.
Bom, a Russia pelo que eu sei tem devido ao fato de ele ser mais apropriado mesmo a temperaturas extremas, mas ate onde eu sei os outros paises citados nao tem uam rede de transporte de passageiros via ferroviaria tao eficiente. Os unicos casos decentes q conheco sao a europa ( varios paises pequenos ) e o japao ( muita gente, pouco espaco e principalmente , muita grana )

Eu acho que os trens para passageiros sao uma boa alternativa nas regioes mais populosas, mas areas mais isoladas, o aéreo deveria ser priorizado ( como já é, mas de forma mal feita )

·
Banned
27,387 Posts
O que será que a associação das companhias aéreas dizem a respeito do assunto?
Pelo que li no site, elas não são contra, pois existe demanda para ambos meios de transportes, ainda mais que o trem vai estar operacional daqui a 7 anos, então com certeza a ponte aérea já tenha explodido, digo, saturado até antes disso, pois ai em vez de ter apenas 1 ponte aérea entre rio e sampa, vai existir 2 pontes, Guarulhos a Tom Jobim e Congonhas a Santos Dumont ou vice versa. Ou talvez até mais de 4.

·
policial disfarçado
17,786 Posts
Bom, a Russia pelo que eu sei tem devido ao fato de ele ser mais apropriado mesmo a temperaturas extremas, mas ate onde eu sei os outros paises citados nao tem uam rede de transporte de passageiros via ferroviaria tao eficiente. Os unicos casos decentes q conheco sao a europa ( varios paises pequenos ) e o japao ( muita gente, pouco espaco e principalmente , muita grana )

Eu acho que os trens para passageiros sao uma boa alternativa nas regioes mais populosas, mas areas mais isoladas, o aéreo deveria ser priorizado ( como já é, mas de forma mal feita )
O Canadá tem uma ferrovia que funciona muito bem também!

Sem contar a China!

·
Rumo ao fim do mundo!
3,205 Posts
Quer dizer então que a Amtrak não é decente? :eek:hno:

http://www.amtrak.com
hehehe foi mal, decente seria igual o da europa ( pro pais mais rico do mundo, deveria ser ne?)

pelo q eu sei ela so atende as regioes mais povoadas do pais, lugares como florida e california ficam de fora, nao é?

no brasil deveria ser algo do genero tb... n sou contra ferrovias, só acho q n é o tipo de transporte de passageiros adequado para todo o pais e todos os paises

e guto, como q é essa ferrovia canadense? eu ouvi falar q ela é turistica, tem ferrovias la de longa distancia para o transporte comum de passageiros?

·
3,032 Posts
como q é essa ferrovia canadense? eu ouvi falar q ela é turistica, tem ferrovias la de longa distancia para o transporte comum de passageiros?
Tem sim! O principal tronco ferroviário é leste-oeste, ligando Vancouver ao leste canadense.. muito bom! :banana:

A China também investe pesado em ferrovias: vide a nova ferrovia tibetana, ou o trem-bala Xangai - Pequim.. o Maglev chinês, metrôs, etc.

1 - 20 of 40 Posts