SkyscraperCity banner
1 - 3 of 3 Posts

·
Banned
Joined
·
5,008 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Associação internacional discute políticas para idosos em Manaus
31 de maio de 2008.


MANAUS - Representantes de todos os continentes da Associação Internacional de Gerontologia e Geriatria (IAGG) estão reunidos hoje em Manaus, das 9 h às 17h, no Tropical Hotel.

A associação reúne uma vez por ano para discutir propostas para políticas públicas que envolvem a ciência do envelhecimento e a proteção ao idoso. Manaus foi escolhida em função da implantação recente da Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade do Estado do Amazonas (UnATI/UEA).

A reunião é preparatória para o Congresso da IAGG, promovido a cada quatro anos, que em 2009 será realizado em Paris. A associação é presidida pelo médico brasileiro Renato Maia, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, chefe do Centro de Medicina do Idoso e o Centro de Referência em Doença de Alzheimer do Hospital Universitário de Brasília e professor do curso de pós-graduação da UnATI/UEA.

Durante a reunião, o diretor da UnATI/UEA, Euler Ribeiro, apresentará as ações da entidade com vistas a futura parceria entre as instituições.

À noite, a comitiva da IAGG – composta, inclusive, pelo próximo presidente da entidade, o francês Bruno Vellas, comparece à cerimônia de posse da reitora da UEA, Marilene Corrêa, como membro honorário da Academia Amazonense de Medicina. O evento será realizado no Centro de Artes Chaminé, às 20 horas.

No domingo, dia 1º, os representantes da associação farão um tour pela região a bordo do navio patrulha Fluvial Raposo Tavares, da Marinha do Brasil.



Sobre a UnATI/UEA



Oficializada em dezembro de 2007 pelo governador Eduardo Braga, a UnATI/UEA conta atualmente com 300 pessoas no seu corpo de voluntários. “Ela pontua a política pública do Governo do Estado voltada para a Terceira Idade”, explica a reitora da UEA, Marilene Corrêa. Para isso, a instituição vem desenvolvendo uma série de atividades, promovendo cursos voltados para os idosos e capacitação de recursos humanos avançados na área da ciência do envelhecimento.

Na última segunda, dia 26, trinta alunos da Terceira Idade começaram o Curso de Montagem e Manutenção de Microcomputadores e Serviços, promovido pela UnATI/UEA em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Estado do Amazonas (Cetam).

As aulas estão sendo ministradas no Instituto Benjamin Constant, no horário de 13h30 às 15h30.



Idosos

Os idosos formam o grupo populacional que cresce mais rapidamente no mundo. Dados recentes da ONU mostram que as pessoas com mais de 60 anos de idade já correspondem a 10% da população mundial. No Brasil, elas somam 16 milhões atualmente e devem chegar a 30 milhões até o ano 2025, de acordo com o IBGE.
 

·
Banned
Joined
·
5,008 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Manaus foi escolhida em função da implantação recente da Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade do Estado do Amazonas (UnATI/UEA).
Nossa nao sabia que em Manaus tinha uma Universidade exclusiva para idosos. :cheers:
O criador está de parabêns.:applause:
 

·
Banned
Joined
·
3,705 Posts
Muito bom!!!

Nossos velhinhos tem de ser muito bem cuidados, se não fosse pela garra deles, não seríamos nada hoje!!!
 
1 - 3 of 3 Posts
Top