Skyscraper City Forum banner
1 - 5 of 5 Posts

·
Registered
Joined
·
3,341 Posts
Discussion Starter · #1 ·
SÃO PAULO - O prefeito da cidade de Jandira, na Grande São Paulo, morreu na manhã desta sexta-feira, 10, vítima de um atentado, segundo confirmação da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Foto: Divulgação (O Estado de S. Paulo)

Paschoalin, do PSDB, estava em seu terceiro mandato

O prefeito Braz Paschoalin (PSDB) e o motorista Wellington Martins, conhecido na cidade como Geléia, foram atacados por volta das 8 horas de hoje, quando chegavam a uma estação de rádio na Rua Antônio Conselheiro, no bairro Jardim Mirante, para participar do programa semanal feito pelo prefeito das 8h às 8h30.

Segundo a assessoria da Prefeitura, o prefeito estava em um Fiesta, carro convencional, sem o uso de blindagem, pois não se sentia ameaçado. Braz Paschoalin foi atingido no peito e o motorista na cabeça.

Os dois foram socorridos por equipes da Guarda Civil Metropolitana (GCM), mas o prefeito não resistiu aos ferimentos.

O motorista foi levado para o hospital Sameb, em Barueri, e, depois, transferido para o Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde passa por cirurgia. Anteriormente, a Polícia Militar e a prefeitura de Jandira haviam confirmado a morte de Martins. Algumas horas depois, a prefeitura voltou atrás na informação.

Dentro do veículo, a polícia localizou cápsulas de fuzis e de pistola 9 mm. Segundo o delegado Eymar Ferreira Junior, cápsulas de 9 mm também foram encontradas dentro do Focus, localizado logo depois do atentado, com três perfurações, na Estrada Velha de Itapevi, no Parque Nova Jandira, próximo ao local do crime.

Biografia: Walderi Braz Paschoalin, de 62 anos, estava em seu terceiro mandato como prefeito da cidade de Jandira, na Grande São Paulo. Eleito vereador em 1976, Paschoalin foi também Presidente da Câmara e concorreu à Prefeitura pela primeira vez em 1982, quando ficou em terceiro lugar.

Paschoalin seria eleito pela primeira vez em 1988, cumpriu o mandato até o fim e retornou em 1996. Em 2008, o prefeito foi novamente eleito, com 42% dos votos válidos, se tornando o primeiro o prefeito a assumir a administração da cidade três vezes.

Luto. A Prefeitura de Jandira decretou nesta sexta luto de cinco dias, a partir de hoje, por conta da morte do prefeito do município,

Segundo a assessoria da prefeitura, o velório de Paschoalin será realizado no Ginásio central da cidade. O horário ainda não foi definido, pois aguardam a liberação do corpo, que está no IML de Osasco.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/...-de-jandira--na-grande-sao-paulo,652164,0.htm
 

·
Indústria da Multa S.A.
Joined
·
6,320 Posts
Não é de hoje que a política em Jandira segue este rumo macabro... desde 1983, pelo menos seis políticos daquela cidade foram assassinados:

http://www.webdiario.com.br/?din=view_noticias&id=50924

Atualizado em 10/12/2010

Prefeito é o 6º político assassinado em Jandira


Vanessa Dainesi
([email protected])


Jandira tem um histórico de “atentados” contra políticos. Com o assassinato do prefeito Braz Paschoalin (PSDB), na manhã de hoje, dia 10, a cidade soma seis execuções de políticos nós últimos anos. Só neste ano, além de Braz, o ex-vereador Waldemiro Moreira de Oliveira e o suplente Antonio Ivo Aureliano, conhecido como Ivo do Gás, foram mortos também a tiros.

Os históricos de crimes tiveram inicio em 1983, quando o ex-prefeito Dorvalino Abílio Teixeira, foi assassinado em frente ao prédio onde morava, na Praça 8 de Dezembro, em uma suposta tentativa de assalto. Na época uma investigação da polícia descartou crime político, no entanto, até hoje, pessoas mais antigas da cidade afirmam que o crime teve motivação política.

No mesmo ano, o comerciante Rubens Alves da Silva, o Rubinho, também foi morto a tiros. Quando o crime aconteceu, Rubinho era apontado como um dos principais candidatos a prefeito da cidade. As investigações da polícia também apontaram latrocínio – roubo seguido de morte.

Após alguns anos sem registros de atentados, no dia 27 de março de 2001, o vereador Márcio Soares de Almeida (PPB) foi assassinado quando chegava em sua residência. O vereador foi ferido pelas costas por homens que estavam em um Ford Ka. Ele chegou a ser socorrido, mas moreu a caminho do hospital.

Atentados recentes

Os crimes mais recentes aconteceram em julho deste ano. No dia 27, o suplente de vereador de Jandira, Antonio Ivo Aureliano, conhecido como Ivo do Gás, foi morto a tiros, na frente de sua casa, na rua Diadema. Ele foi levado ao Hospital de Jandira, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

A morte do ex-vereador Waldemiro Moreira de Oliveira, aconteceu no dia 8 de julho, depois de uma tentativa de assalto, também na rua Diadema. Waldemiro foi vereador da cidade entre 2005 e 2008. Segundo a mulher do ex-vereador, ele foi baleado ao reagir a uma tentativa de assalto a sua residência. Os tiros o acertaRam nuca e peito. A dupla fugiu sem levar nada. O caso foi registrado no DP de Jandira como latrocínio – roubo seguido de morte – onde está sendo investigado. Nos casos envolvendo os vereadores mortos neste ano, a polícia não prendeu suspeitos do crime.


Invasão da casa da filha do prefeito

No dia 20 de setembro, sete homens armados invadiram o prédio onde mora a filha do prefeito e um vereador, na rua Henrique Sammartino, no bairro Anita Costa. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o grupo foi até à casa de um porteiro que trabalhava no edifício e rendeu ele, a esposa e um vizinho. Em seguida, foram até o prédio onde mora a filha de Paschoalin, renderam o porteiro e tentaram arrombar a porta do apartamento dela. A filha do prefeito e o marido seguraram a porta e os criminosos fugiram levando apenas a bateria do celular do porteiro rendido na portaria do edifício. Na época, a filha de Paschoalin disse à polícia que acreditava que os ladrões estavam atrás do dinheiro arrecadado em uma festa, em Jandira.


POLÍTICOS ASSASSINADOS


BRAZ PASCHOALIN – prefeito morto hoje

DORVALINO ABÍLIO TEIXIERA – ex-prefeito, morto em 1983

RUBENS ALVES DA SILVA - político e potencial candidato a prefeito em 1983

MÁRCIO SOARES DE ALMEIDA - vereador assassinado em 2001

IVO DO GÁS – suplente de vereador morto em julho de 2010

WALDEMIRO MOREIRA DE OLIVEIRA – assassinado em julho de 2010

Fora isso, vale lembrar que esse prefeito nunca foi santo... além das brigas políticas, ele era alvo de seis inquéritos civis no MP por suspeita de improbidade administrativa e desvio de recursos naquele município:

http://ultimosegundo.ig.com.br/poli...+de+seis+inqueritos+no+mp/n1237861344564.html

Considero uma lástima este assassinato... nunca gostei dele e muito menos da turma da oposição daquele município... ambos os grupos políticos nunca fizeram absolutamente nada por aquela cidade, que, atualmente, é uma das mais pobres e horrorosas da RMSP. Em vez de pagar na cadeia pelos crimes que cometeu, agora, o Sr. Braz Paschoalin será santificado no cemitério local... :eek:hno:
 
1 - 5 of 5 Posts
Top