Skyscraper City Forum banner

Geração de Empregos em Ituiutaba cresce 60%

  • Qualificação

    Votes: 0 0.0%
  • empregos

    Votes: 0 0.0%
  • Ituiutaba

    Votes: 0 0.0%
  • crescimento

    Votes: 0 0.0%
1 - 17 of 17 Posts

·
Registered
Joined
·
2,253 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Pessoal, se esse post está repetido, me desculpem. Estou "apanhando" do sistema...

Ituiutaba - 31/05/2008 14:36
Aumento de 60% na geração de empregos em Ituiutaba faz surgir o desafio da qualificação
MGTV/Megaminas.com

ITUIUTABA - Bom momento para o mercado de trabalho em Ituiutaba. Só este ano já foram gerados mais de dois mil postos. E o grande desafio agora é oferecer mão-de-obra qualificada.

Evandro Pedro Malta, motorista, foi ao Sistema Nacional de Empregos (Sine) em busca de uma vaga para motorista e está ansioso para começar no novo emprego. Taís Cristina de Oliveira foi encaminhada para a área de vendas. Só no Sine são, em média, 300 vagas por mês e no primeiro trimestre de 2008 já foram feitas mais de duas mil contratações. Um aumento de 60% em relação ao mesmo período do ano passado.

Reflexo de uma série de investimentos que o município recebe em diversas áreas. Nos três últimos anos foram instaladas nove indústrias, 346 empresas prestadoras de serviços e 265 lojas comerciais. Setor que, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), absorveu muita mão-de-obra nos últimos meses.

Mas o grande número de oportunidades no mercado local levou uma dificuldade de acordo com a direção do Sine: a falta de mão-de-obra qualificada. São inúmeras vagas que não são preenchidas por falta de profissionais especializados.

Uma vaga de mecânico de ar condicionado, por exemplo, é oferecida há mais de seis meses e não há candidatos. A diretora do Sine disse que diante das dificuldades, os novos cursos que serão promovidos pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social serão direcionados à demanda do mercado local.

http://megaminas.globo.com/
 

·
Registered
Joined
·
2,253 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Animais sem sacrifício em Ituiutaba

O Centro de Controle de Zoonoses de Ituiutaba iniciou no último dia 09/06 um trabalho para retirar os animais vadios das ruas de Ituiutaba.
A reclamação tem sido grande, principalmente quanto a cães vadios que ficam na porta dos estabelecimentos comerciais, principalmente em bares e lanchonetes.
O próprio Terminal Rodoviário “Fernando Alexandre” tem sido vítima desse problema.
Em conversa com o Repórter Gladiston Pires, a Coordenadora do CCZ, Fernanda Rios afirmou que a “Carrocinha” não fará rondas pela cidade, mas atenderá a todas as reclamações através do telefone 0800-9416-500.
Fernanda explica que quando animais nas ruas começam a incomodar, cabe aos moradores e pessoas incomodadas entrarem em contato, e assim o animal será capturado, levado para o CCZ, onde o dono do animal terá um prazo de cinco dias para buscá-lo, assinando na oportunidade um termo de responsabilidade.
Indagada sobre o sacrifício de animais, Fernanda disse que há cerca de dois anos e meio que nenhum animal é sacrificado em Ituiutaba, e isso não voltará a acontecer agora.
A Médica Veterinária do CCZ, Poliana Yamashita disse que todos os animais capturados são examinados e medicados, onde em muitos casos são tratados por problemas de pele ou vermífugo. Existem alguns casos irreversíveis, mas o CCZ tem tentado salvar todos os animais.
Poliana afirmou, no entanto que muitos animais já foram adotados em Ituiutaba nas últimas semanas, e hoje menos de dez animais estão no Centro de Zoonoses, e alguns são filhotes, cuja procura é grande.
A Coordenadora do CCZ, Fernanda Rios disse ainda que qualquer pessoa pode visitar o CCZ, e lá quem sabe escolher um animal para adoção. Os animais aptos a serem adotados são os mesmos que foram capturados, e após os cinco dias de prazo para os donos o buscarem, eles são encaminhados para adoção.
Fernanda lembra ainda que exista a necessidade de que os animais sejam mais bem tratados, presos em casa, e quando forem dar uma voltinha na rua, estar sempre de focinheira, e coleira.
Vale ressaltar que o CCZ está preparando mais uma campanha de vacinação contra raiva canina, que deve ter início por volta do dia 21 de junho.
 

·
Registered
Joined
·
6,038 Posts
É..... animais a perambular nas ruas é horrível!

Você está apanhando mesmo, hein Xitão!? Pra que o POLL!? :nuts:
 

·
Registered
Joined
·
6,038 Posts
E ae, mano..... há outras grandes novidades no comércio local de ITBA!?
 

·
Banned
Joined
·
1,266 Posts
^^^^Xitão, não querendo criar confusão, mais essas reportagem da Rede Integração foi enganosa, Ituiutaba não criou 2 mil empregos no primeiro trimestre:



Eu já pedi a correção da reportagem, através da comunidade da Rede Integração no Orkut (Paulo Eduardo Vieira - diretor geral da rede)!
 

·
Registered
Joined
·
2,253 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Tem razão, gerou 2.840.
Não se levantou a questão dos desligamentos, e sim da GERAÇÃO de empregos.
Funciona assim: você ganha 2 salários mínimos como Auxiliar Administrativo.
Surge uma vaga na mesma função pra ganhar 4 salários mínimos. O que você faz? Larga o de 2 e pega o de 4. Aí, obviamente, você pede demissão doa antigo trabalho.
Sem contar que, uma empresa, na maioria dos casos, não registra de imediato o funcionário. Enquanto se faz treinamentos ele assina um contrato por até 3 meses de EXEPRIÊNCIA. Só depois registra.
No mais, essas 620 empresas (bastante, né?) nem todas contratam "FORMALMENTE". A grande maioria das pequenas empresas contratam sem registro, a pedido na maioria das vezes do próprio empregado.
Eu tive contato com a redação da TV e eles me passaram o levantamento feito por eles antes de colocar no ar a tal PROPAGANDA ENGANOSA que você se refere em notificação pra mim.
Obrigado por sua preocupação com Ituiutaba e sua dedicação em buscar a verdade.
 

·
Registered
Joined
·
2,253 Posts
Discussion Starter · #10 ·
ITUIUTABA RECEBE FUTUROS INVESTIDORES E SE DESTACA COMO CELEIRO DE OPORTUNIDADES









Visando a atender a indústria sucroalcooleira do Pontal, FIEMG e Prefeitura de Ituiutaba recebem comitiva de empresários do setor de metal-mecânica, manutenção.



A agroindústria vem ganhando cada dia mais participação no PIB nacional e em particular no setor sucroalcooleiro. As necessidades de ampliação das produções de açúcar e álcool na próxima década, além do surgimento de novas fronteiras tecnológicas como o biodiesel, a alcoolquímica e a sucroquímica demandarão um desenvolvimento que será essencialmente multidisciplinar e irá requerer profissionais com formações diferenciadas.

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG Regional Pontal do Triângulo e a Prefeitura Municipal de Ituiutaba, cumprindo a missão de fomentar o desenvolvimento da indústria mineira e das cadeias produtivas do estado, receberam, nos dias 12 e 13 de maio, em Ituiutaba, uma comitiva de empresários de Matozinhos, região metropolitana de Belo Horizonte. Os representantes das empresas vieram conhecer o parque industrial de Ituiutaba, suas potencialidades e vantagens de investimentos.

Em diversas reuniões com as entidades locais, poder público e iniciativa privada, os empresários demonstraram grande interesse em investir na região. Foram convidados a conhecer as instalações da unidade da Companhia Nacional de Açúcar e Álcool - CNAA em IItuiutaba com expectativa de moagem de 55 milhões de litros de álcool e noventa mil toneladas de açúcar, hoje está em atividade com 600 funcionários e chegará até o final do ano com 1.000 empregos diretos e indiretos.

Participaram da comitiva o gerente do INDI - Unidade de Investimentos e Negócios do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais, Benjamim Collares Chaves; representante do Núcleo de Promoção e Negócios da FIEMG-BH, Jouber Ribeiro; o Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços de Ituiutaba e Presidente da Regional Pontal do Triângulo, Antônio Valério Cabral de Menezes; o diretor da USIMIC, Cássio Augusto Cupertino; o diretor do grupo TMI, Edson Nogueira; o diretor da empresa TMI Edgel Industrial Ltda, Antônio Mendes Peres e o diretor da AEMEC, Emerson Viana.

Segundo o representante da FIEMG, Jouber Ribeiro, os empresários pretendem investir em Ituiutaba e, com o apoio da Prefeitura e FIEMG, em breve a cidade terá um parque industrial para atender à demanda de manutenção das usinas instaladas na região. É uma parceria que buscará promover e ampliar as oportunidades de negócios, tendo em vista o advento da indústria sucroalcooleira.

A idéia da visita, segundo Jouber, é que o grupo de empresários conheça o município, inicie negociações e futuramente possa trabalhar junto com as usinas da região do Pontal do Triângulo, Goiás e Mato Grosso. “Trouxemos empresários da grande Belo Horizonte para que possam abrir filiais de suas empresas e prestar serviços para as usinas, não só na fabricação de equipamentos, como no fornecimento de serviços. Hoje a maior parte das contratações é feita em outros estados, por falta de um parque industrial na região que possa atender a essa exigência, em termos de quantidade, qualidade e agilidade.”, complementa Jouber.

Consoante o discurso do Gerente agrícola da CNAA Sérgio Vanzelli, a usina necessita de serviços nas áreas de caldeiraria e montagem. No entanto, a região não possui empresas desse setor, o que obriga a contratar empresas de outros estados. “A unidade em Ituiutaba será 100% automatizada, por isso é importante que haja mão-de-obra qualificada em instrumentação”, destacou o gerente da CNAA. Grande parte da manutenção é terceirizada e hoje a empresa utiliza serviços de empresas de outros estados.

De acordo com o prefeito Fued Dib, a administração do município não fica parada, esperando as coisas acontecerem. “Esses empresários que vieram aqui hoje, estão aqui porque nós estivemos em Matozinhos, visitando-os. Estamos sempre lutando para trazer indústrias para a cidade”, enfatizou Fued Dib. O prefeito terá uma audiência com o Governador Aécio Neves, em Belo Horizonte, oportunidade para apresentar as necessidades dos empresários, em busca de viabilizar os investimentos.

Segundo o diretor da TMI Edgel Industrial Ltda, Antônio Mendes Peres, o objetivo do grupo é criar um parque industrial em Ituiutaba, com empresas mineiras, de modo que elas possam trazer renda para o município e gerar emprego, com desenvolvimento sustentável. Dado o grande fluxo e investimentos que vieram para a região, as empresas pretendem trabalhar juntas, mas em áreas específicas, em uma rede complementar.

Atualmente, não existem empresas especializadas em dar suporte à indústria sucroalcooleira, nos períodos de entressafra, com mão-de-obra qualificada, na região. Para o Gerente agrícola da CNAA, Sérgio Vanzelli, a vinda dessas empresas será um apoio bem-vindo. “Precisamos de serviço de caldeiraria, de montagem, atreladas ao período de entressafra. Não havendo na região, temos que buscar fora do estado”, finalizou o gerente da CNAA.

A presença do gerente da Unidade de investimentos e Negócios do INDI - Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais, Benjamin Collares Chaves, firmou o compromisso do órgão de fomentar ações na Indústria Mineira. O INDI é um órgão do governo do Estado cuja função é tornar-se um agente de captação de investimento em Minas Gerais. Presta assessoria aos investidores informando-lhes o potencial econômico de Minas Gerais e a situação dos diversos setores. “O trabalho é procurar captar o investidor, mostrar as potencialidades de Minas, e acompanhar todos os trâmites do projeto, questões tributárias, financiamentos e meio ambiente”, complementou Benjamin Collares.

Para o diretor da Edgel Industrial Ltda, Antônio Mendes, a expectativa de geração de empregos, com a vinda das empresas para Ituiutaba, é de aproximadamente 300 empregos diretos, sendo que os indiretos podem chegar a um número três vezes superior a esse número. A intenção das empresas é contratar a mão-de-obra local, com investimentos em qualificação. “A FIEMG tem um papel importante no processo, dando o apoio necessário com informações e facilitando a logística, promovendo assim grandes negócios. O apoio do prefeito Fued Dib foi um dos pontos mais atrativos da visita”, concluiu o diretor.

O grupo de empresários teve uma boa impressão da cidade e viu na região uma grande oportunidade de negócios. “A impressão é a melhor possível. Esperamos que a prefeitura e entidades nos ajudem na implantação da unidade de manutenção e que as usinas nos dêem oportunidades de trabalho.” Complementou o diretor do grupo TMI, Edson Nogueira.

O SENAI é um ponto importante na profissionalização do pessoal para atender a essas empresas e será utilizado pelos futuros investidores para complementar o processo, garantiu o diretor da TMI Edgel Industrial Ltda, Antônio Mendes Peres.


Para o Presidente da Regional Pontal do Triângulo, Antônio Valério Cabral de Menezes, é urgente a vinda das empresas para geração de trabalho e renda, pois a mão-de-obra tem sido utilizada de outros estados. “O álcool é a nova fronteira de energia, acredita-se que o Brasil será um grande centro de produção e distribuição de álcool”, enfatizou o presidente.
 

·
Banned
Joined
·
1,266 Posts
Eu achei um número expressivo mesmo assim, 576 novas vagas no trimestre, e Ituiutaba não gerou mais de 2 mil novas vagas de emprego, que é o que interessa, e não ser desligado de uma e ser contrata pela outra, vc entendeu! No quadrimestre, segundo o Caged, já foram mais de 800 novas vagas de emprego, só complementando, um crescimento muito grande, que eu acho ótimo, só não concordei com a reportagem!
 

·
Registered
Joined
·
2,253 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Ok, você tá certo. Creio que como eu torce pra Ituiutaba crescer cada vez mais. Breve postarei novidades aqui que atestam esse momento ótimo que Ituiutaba passa.
 

·
Registered
Joined
·
2,253 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Tô com dois impressos em mãos de um prédio e um residencial (loteamento) que soma mais de 1200 lotes, sendo 120 lotes em um condomínio fechado. Desse total, Já foram comercializados mais de 700 da primeira etapa. A segunda estapa está por lançar. É um empreendimento do Grupo Confiança, de Anápolis.
O prédio é de 10 andares lançado pelo Grupo Cima que tem outro empreendimento a ser lançado esse ano, próximo ao paque JK, ao lado do posto. São prédios também.
Tem um da Construtora Marca Registrada de Uberlândia que terá nove andares no centro e pelo menos mais dois na rua 18 e rua 20. Tenho que ir na cidade pra verificar como andam.
Tem um loteamento de casas próximo as parque JK com mais de 400 casas que se chama Jardim Europa. Esse já foi lançado e está sendo comercializado. As casas estão em contrução, do lado direito da entrada da pista duplicada Napoleão Faissol.
Um outro condomínio fechado indo pra Syngenta eu vou procurar mais detalhes.
 

·
Registered
Joined
·
6,038 Posts
Então o faça, se possível, colocando metragem e tudo mais, pra que a gente tenha mais conhecimento do que será feito, amigo Xitão!
 
1 - 17 of 17 Posts
Top