SkyscraperCity banner
1 - 20 of 21 Posts

·
Registered
Joined
·
9,590 Posts
Discussion Starter · #1 ·
No edifício onde funcionou o primeiro Liceu Francês está agora a Caixa de Previdência do pessoal da Câmara Transferência dos serviços está prevista, novos usos não


Foi com alguma surpresa que a presidente da Junta de Freguesia de Santa Catarina, Irene Lopes, soube da mudança dos serviços da Caixa de Previdência do Pessoal da Câmara de Lisboa do palácio Braamcamp, para outro edifício, construído de raiz.

No entanto, questionada sobre qual deverá ser o futuro do palácio - uma vez que faz parte do património da freguesia que dirige - a resposta sai pronta "Acho que deveria ser aproveitado como equipamento sócio-cultural".

E explica que uma vez que naquela freguesia se verifica uma grande carência de creches, o palácio deveria ser convertido num equipamento camarário, gerido por outra entidade, que acolhesse crianças, e que tivesse várias valências. "Já lá funcionou uma escola, por isso tem todas as condições", acrescentou.

Um centro de dia para idosos, que funcionasse em conjunto com a creche, é outra das propostas da autarca. "Tanto nesta freguesia com nas mais próximas existem bastantes pessoas idosas, que se encontram muito sozinhas e nem todas são servidas pelos centros de dia existentes", explicou, adiantando que a até a proximidade do jardim do Princípe Real é propícia. "Ali podem levar-se a cabo várias actividades, tanto para as crianças como para os idosos".

Devido à escassez de lugares para parquear, Irene Lopes, deixa no ar, ainda outra sugestão. Aproveitar os estacionamentos à superfície junto ao palácio, para usufruto dos moradores, e também a construção de um silo, em altura, onde os habitantes tivessem lugares reservados. "Aproveitava-se o declive para o parque de estacionamento subterrâneo e já era uma forma de dar mais lugares aos moradores, mantendo sempre o palácio", esclareceu a autarca socialista. M.C.

Junta quer creche e centro de dia para idosos no imóvel

Épara já uma incógnita o futuro do palácio Braamcamp, um edifício do século XVIII situado no Pátio do Tijolo, ao Bairro Alto, onde , desde 1963, funcionam os serviços da Caixa de Previdência do Pessoal (CPP) da Câmara de Lisboa (CML).

Com o processo de extinção da CCP, por integração nos Serviços Sociais da CML, os funcionários serão transferidos (ainda sem data definitiva) para um novo edifício, abandonando o palácio e deixando no ar a dúvida sobre o futuro reservado ao imóvel.

O JN contactou o gabinete da vereadora Eduarda Napoleão, para tentar saber se já há alguma decisão sobre a futura utilização daquele complexo, uma vez que é património camarário. No entanto a informação obtida é que ainda "não há qualquer perspectiva para o imóvel depois da mudança". "É prematuro dizer alguma coisa sobre o assunto", limitou-se a adiantar a mesma fonte.

A conservação e manutenção do edifício é hoje uma constante preocupação daqueles que lá trabalham, explicou ao JN, Jorge Trigo, funcionário municipal e um estudioso do palácio Braamcamp, tendo já editado um livro sobre o imóvel.

"Sempre que existe ou se detecta um problema, a direcção é avisada e acciona os meios para serem tomadas medidas", disse ao JN um trabalhador da CCP.

"Existe o cuidado de não estragar nada e preservar o trabalho (e os materiais) originais", diz Jorge Trigo, apontando os bem conservados tectos em relevo e cercaduras, assim como os promenores dos trabalhos em escariola (gesso) que adornam as portas.

"Acho que a Câmara deveria aproveitar este espaço para um equipamento cultural, com mostras do espólio dos antigos moradores, recolhido junto das suas famílias", defende o estudioso, lembrando que ali viveram Anselmo Braamcamp e Fontes Pereira de Melo (que morreu poucou depois de se mudar).E que no antigo imóvel funcionou o primeiro liceu francês.

Pormenores

Sala de espera

No piso térreo funcionam os serviços clínicos da Caixa de Previdência. Por serem tão grandes, os gabinetes médicos tiveram de ser divididos, havendo sempre o cuidado de manter a traça original dos tectos e das paredes. O chão é também original.


Onde fica

Situado no Pátio do Tijolo, ao Bairro Alto, o edifício acolheu como residência personagens que fazem parte da história de Portugal, como Fontes Pereira de Melo. Depois de ter sido utilizado como escola e ali funcionarem serviços camarários, o seu futuro afigura-se incerto.


Varandim

No segundo andar a circulação faz-se principalmente neste varandim, que circunda todo o andar. Quando ali funcionava a escola francesa, os alunos reuniam-se na estrutura de modo a poderem ver números de teatro levado a cabo por Eugénio Salvador.


Vitrais

Só no passado ano, os vitrais do primeiro andar do palácio ficaram completamente a descoberto, depois de uma intervenção que visou o seu restauro. Os trabalhos visaram desimpedir os vidros, para serem observados na sua totalidade.

fonte:JN
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Não estou a ver qual é...:?
 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
tas a ver os palacetes k falo Lss? um deles e do hospital dos bancarios o outro não sei de kem e o k la tem!!
 

·
Registered
Joined
·
9,590 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Eu estive a procurar para ver se via mais algumas informações e o que consegui encontrar é que o o Palacete também é conhecido como Palacete Fontes Pereira de Melo.No lisboainteractiva tinha lá esta ortofoto do Pátio do Tijolo,mas não sei se ajuda muito a identifica-lo...

 

·
Whatever
Joined
·
45,866 Posts
ai rapaz não sei que te faça...então não é o monumentos.pt???? já lá fui...está lá mas não tem fotos...
 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
ahhhhhhhhhh, nem me lembrei desse :) olha ve se sabes qual a rua onde esta este palacio Jhonny, aqui não consigo entrar no site k tem os ortofotos!!
 

·
Whatever
Joined
·
45,866 Posts
Designação
Palacete Fontes Pereira de Melo / Palacete Braancamp


Localização
Lisboa, Lisboa, Santa Catarina

Acesso
Pátio do Tijolo, nº 25 / Tv. do Conde de Soure, 22
 

·
Moderator
Joined
·
17,929 Posts
Eu se fosse a eles demolia-o e deixava os meus amigos construtores de boa fe construir la um caixote de 20 andares, podia ser que recebessem umas comissoezitas.
 
1 - 20 of 21 Posts
Top