Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 45 Posts

·
Registered
18,986 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Automóveis de passeio a diesel podem ser liberados

Comissão de Constituição e Justiça do Senado deu parecer favorável à liberação da venda de veículos de passeio à diesel

Por Marcio Ishikawa | 05/08/2009

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta quarta-feira, dia 5, parecer favorável à liberação da venda de veículos de passeio movidos à diesel no Brasil. Aqui, somente caminhões e utilitários, ou veículos com tração 4x4, podem ser movidos com esse combustível.

A proposta é de autoria do senador Gerson Camata, do PMDB do Espírito Santo, e recebeu o parecer favorável do relator, o senador Francisco Dornelles, do PP carioca. Agora, o projeto vai passar por avaliação na Comissão de Assuntos Econômicos e, caso não tenha nenhum recurso contrário, será levado para votação em plenário.

A proibição vigora desde 1976, quando a lei foi implantada, visando reduzir a dependência do petróleo importado, em função dos altos preços que vigoravam no mercado internacional desde 1973, incentivando a produção de veículos movidos à álcool - o programa do Pró-Alcool fora implementado em 1975.

Entre as críticas à iniciativa, está o fato de que o Brasil domina a tecnologia flex e que o diesel nacional ainda possui elevado teor de enxofre - fazendo com que ele fosse ambientalmente viável somente depois de 2012, quando as novas metas para o combustível entrassem em vigor. Além disso, pesaria o fato de o Brasil ser um dos líderes mundiais na tecnologia do etanol e dos sistemas bicombustíveis.

Já o principal argumento favorável à liberação seria a dificuldade que o Brasil tem em relação às exportações por não investir no desenvolvimento de veículos compactos a diesel, cuja demanda está em alta, principalmente na Europa - onde, por sinal, o combustível foi a opção em busca da redução na emissão de poluentes.

http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/186891_p.shtml

·
...?...
156 Posts

·
Registered
12,697 Posts
Sou favorável. Não há razão para manter essa proibição arcaica dos anos 70. No entanto, deve-se exigir incondicionalmente a melhoria da qualidade do diesel brasileiro, e ainda mais importante que isso, a volta da inspeção veicular.

·
Antigo Xinah_Poa to Gui_P
6,757 Posts
Se nossos carros a gasolina ja são caros, imagina os movidos a diesel

sahsuauhsauhhsau

Vamos pagar 70 mil reais em Gol diesel

sahusahuaHUSHUAuhsuhuhsuhuasSAUSAUSAUHusauauhauhsauhasUSHUAUSHHUHUsuhsauhsa

tenho que rir para não chorar.

Pais de merd*.

A sim, o preço de tudo vai dobrar.

=D

·
Indústria da Multa S.A.
6,320 Posts
Com o nosso díesel de pior qualidade, fora a falta de manutenção dos nossos carros devido ao alto custo por parte dos concessionários, não venham reclamar depois quando levarem fumaça preta na cara nas ruas e avenidas.

Eu já fico puto com os caminhões e ônibus caindo aos pedaços por aqui que fazem isso... :bash:

·
6,757 Posts
cara, eu teria vergonha de ter um carro soltando fumaça preta pelo escapamento.

Eu sinto vergonha pelos outros, imagina se fosse o meu.

sahusa

·
Riopretense
5,947 Posts
cara, eu teria vergonha de ter um carro soltando fumaça preta pelo escapamento.

Eu sinto vergonha pelos outros, imagina se fosse o meu.

sahusa
Lembrei do pai de um colega meu, que tem uma F1000 velha, com o motor desregulado. Volta e meia acontece dele ir até o colégio uns 20 minutos antes de acabarem as aulas, daí estaciona a camionete e fica ali esperando. E neste meio período, a criançada que sai mais cedo fica ali por perto, muitos encostados na carroceria da camionete. Daí, é só o moleque sair da aula, entrar na F1000 e o pai dele dar a partida pro povo já receber aquela fumaceira desgraçada na cara e começar a gritar e reclamar, ASHSAUHSAUHSAUHSAUH!

Mas bem que eu queria ter uma D-20na que soltasse essa fumaceira terrível, UASHSUAHSAUHSAUHSAU!

·
Registered
115 Posts
o subsidio atual ao diesel ficaria inviavel, logo o preço subiria bastante (preço praticamente igual o da gasolina por litro), como o brasil é totalmente dependente de caminhoes, o preço de TUDO subiria, como o sistema atual existe a mais de 30 anos, creio que nao seja hora de mudar, temos alternativas, alcool, gasolina e gas para carros de passeio,

·
Banned
3,149 Posts
é o que eu falei no outro thread, permitir o diesel é dar um passo pra trás, o diesel é mais poluente que a gasolina, mesmo o diesel europeu

o consumidor brasileiro já tem opções gasolina, etanol e GNV, permitir carros diesel só vai encarecer tudo desde passagens de onibus aos produtos nos supermercados, pq não é só questão do subsidio, mas tb da demanda que aumentaria drasticamente

diesel tem que continuar a ser exclusivo de veiculos pesados e tem que ser subsidiado

·
6,757 Posts
Não sei bem essa historia do diesel ser subsidiado, dizem que isso não acontece faz tempo, por isso acho que querem fazer isso de liberar os carros.

Mas ainda assim, o preço iria subir.

E isso de diesel poluir mais não existe mais, os motores são muito modernos e a economia é muito grande.

·
Registered
720 Posts
é o que eu falei no outro thread, permitir o diesel é dar um passo pra trás, o diesel é mais poluente que a gasolina, mesmo o diesel europeu

Os automóveis a diesel/gasóleo são menos poluentes do que os a gasolina.

Exemplos:

- VW Polo 1.4 TDI 80cv -> emissões: 119 co2 g/km
- VW Polo 1.4 80cv -> emissões: 150 co2 g/km

- Peugeot 207 1.6 HDI 90cv -> emissões: 117 co2 g/km
- Peugeot 207 1.4 95cv -> emissões: 145 co2 g/km

- GM/Opel Corsa 1.3 CDTI 90cv -> emissões: 129 co2 g/km
- GM/Opel Corsa GTC 1.4 90cv -> emissões: 146 co2 g/km

- Dacia/Renault Logan 1.5 dCI 85cv -> emissões: 137 co2 g/km
- Dacia/Renault Logan 1.4 16v 75cv -> emissões: 179 co2 g/km

- Mercedes C 350 CDI 224cv -> emissões: 182 co2 g/km
- Mercedes C 300 231cv -> emissões: 225 co2 g/km

·
Registered
573 Posts
Que absurdo!
É por essas e outras que projetos de veículos que sejam, de fato, ambientalmente corretos, como os híbridos e elétricos, andam à passos de tartaruga!
Não é só os famosos cartéis de grandes empresas, estatais ou privadas, que atrapalham isso, mas, principalmente a mentalidade de algumas pessoas, principalmente as que estão lá... no senado. Bom... tinha que ser mais uma "pérola" do senado.
O interessante é ver, de modo geral, pessoas que se dizem preocupadas com o meio ambiente apoiarem essa idéia...

·
22°52'S 47°03'W
20,842 Posts
Sou levado a crer, por tudo que foi dito e apresentado aqui, que seria uma medida tola. A proibição ao diesel, coisa que só existe no Brasil, é um problema grave e um entrave.
Mas num país com diesel de má qualidade e poluente, extremamente dependente de veículos movidos a diesel (locomotivas e caminhões), realmente não faz sentido liberar. Seria acabar com um problema e criar outro, muito mais grave...
Mude-se o diesel, diminua-se a dependência dos transportes consumidores de diesel...aí se discute essa liberação...ou não, já que é possível favorecer outros veículos melhores e menos poluentes, tais como os elétricos (que não dão certo por causa da autonomia), os híbridos (a melhor solução enquanto não se desenvolvem tecnologias melhores), etc. E fazendo tudo isso, o futuro será mais sustentável, sem nem se precisar liberar o diesel...

No Brasil se faz tudo errado. E é surpreendente como, apesar disso, a gente consegue se desenvolver, mesmo que aos trancos!

·
Registered
18,986 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Se nossos carros a gasolina ja são caros, imagina os movidos a diesel

sahsuauhsauhhsau

Vamos pagar 70 mil reais em Gol diesel

sahusahuaHUSHUAuhsuhuhsuhuasSAUSAUSAUHusauauhauhsauhasUSHUAUSHHUHUsuhsauhsa

tenho que rir para não chorar.

Pais de merd*.

A sim, o preço de tudo vai dobrar.

=D
Não cara...os carros a diesel são caros porque só são pick-ups, SUVs..

Seguindo o seu raciocinio, uma SW4 ou Hilux a alcool custaria mais barato?

·
Registered
4,434 Posts
Pessoal, reitero: não dá para termos um diesel com a qualidade do europeu sem pagar (muito) caro por isso.

Exemplo do que acontece com os (de fato) modernos motores europeus ao serem alimentados com nosso diesel:

(...)Ironicamente, o principal senão do [Mercedes Benz] ML 320 tem a ver exatamente com o diesel: o excesso de fumaça e o odor exalados pelo escape duplo podem incomodar quem está acostumado com motores a gasolina ou flex
http://carros.uol.com.br/ultnot/2008/06/19/ult634u3044.jhtm

·
Registered
4,434 Posts
Não cara...os carros a diesel são caros porque só são pick-ups, SUVs..

Seguindo o seu raciocinio, uma SW4 ou Hilux a alcool custaria mais barato?
Desculpe Hugoslz, mas você está equivocado. Motores a diesel, de fato, são mais caros - tanto os antigos quanto os novos. Devido à força que o diesel faz durante sua expansão após a explosão, os motores precisam de peças mais resistentes e pesadas - também por isso os motores de ciclo Diesel não atingem os mesmos picos de rotação que os de ciclo Otto (GNV/Álcool/Gasolina).

Além disso os motores mais novos usam sobrealimentação através de turbos e injeção direta de diesel sob alta pressão (de 1.400 a 2.000 Bar). Tudo isso tem um custo, que não é pouco. Por exemplo: em Portugal um VW Fox 1.2 a gasolina custa € 11.172, enquanto o mesmo carro com o motor 1.4 TDI (diesel/gasóleo) custa € 16.763. De fato, o deslocamento cúbico é maior, mas mesmo motores de mesma cilindrada (caso dos 2 litros TSFI e TDI do grupo VW) possuem preços bem diferentes.

Não sou contra o diesel. Mas, como disseram aqui, é inviável no momento para ser aplicado no Brasil.

·
Registered
560 Posts
Mais um projeto típico de quem quer agradar a lobistas e financiadores de campanha.

Como foi a redução do IPI, que só serviu pra ajudar as montadoras a cobrirem os prejuizos dos outros países e fazerem marketing (os brasileiros alienados correram pras concessionarias pra "aproveitar" o desconto e comprar os carros mais caros do mundo).

1 - 20 of 45 Posts