Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 106 Posts

·
Registered
12,776 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Avenida Hercílio Luz - Florianópolis

Uma das ruas mais antigas do centro de Florianópolis.

A Avenida recebeu esse nome porque foi no governo de Hercílio Luz que aconteceram as medidas saneadoras mais importantes, além do paisagismo, que valorizaram a área.

O destino da atual Avenida Hercílio Luz começou a mudar na década de 20. Foi nesta época que se iniciaram as obras de urbanização e canalização de diversos riachos na Avenida, chamada na época de Avenida do Saneamento.

Revitalização

A revitalização da Avenida Hercílio Luz, iniciada na atual gestão municipal, foi finalizada em março de 2010. A obra inclui iluminação, ciclovia e bancos. O canal de drenagem, que exibia a céu aberto a água de córregos foi coberto com laje de concreto.

Mapa de localização.

1. A esquerda, prédio redondo, o Forum. E a direita o Centro de Convenções.
O início da Av. Hercílio Luz começa na Av. Gustavo Richard.

2

3

4

5

6. Lateral do Forte Santa Bárbara que abriga atualmente a Fundação Franklin Cascaes, uma casa cultural.

7

8

9

10. Colocando nas árvores enfeites de natal.

11

12

13. Restauração da Antiga Academia de Comércio de Santa Catarina.

14. Vai ficar bonita

15. Outro prédio sendo restaurado, estilo neoclássico, desde 2007 abriga o Museu da Escola Catarinense.

16

17

18

19

20. Lateral da sede administrativa do Clube 12. Os ônibus escolares é porque tem algumas escolas na AV. Hercílio Luz e na avenida ao lado a AV. Mauro Ramos.

21. Frente da sede administrativa do Clube 12. Precisando de uma restauração urgente.

22

23

24

25

26

27

28

29 Posto de Combustível

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47. Uma praça ao lado da Avenida.

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62. Maternidade Carlos Corrêa

63. Maternidade Carlos Corrêa

64

65

66. Chegando quase ao final da Avenida Hercílio Luz.
"Ao lado direito da foto a edificação em “arcos” já abrigou a rodoviária de Florianópolis".

67

68

69. A Avenida Hercílio Luz termina nesse cruzamento com a Av. Mauro Ramos.

70

Fim. :)

·
Registered
1,688 Posts
Parabéns pelo thread Thina, a Hercílio Luz sem dúvida é uma das mais belas avenidas de Floripa. Belo urbanismo, prédios históricos magníficos no seu entorno, a praça, o paredão de prédios em certos pontos e ao mesmo tempo o jeito de cidade do interior, limpa, arborizada, com ciclovias fazem da Hercílio Luz uma avenida muito especial.

:D

·
Banned
241 Posts
A revitalização dessa avenida ficou ótima, é a única obra que admiro nessa atual gestão da capital. E já morei naquele prédio à direita na foto 12, do lado do clube XII. Acho tão divertido o nome dessa padaria Peter Pão. Com esses nomes, ainda prefiro o restaurante México Lindo. :lol:

Só que mesmo com esse bom urbanismo, essa parte da cidade é muito decadente. A noite vira praticamente um drive-thru de prostituição.

·
Registered
1,302 Posts
lindas fotos... a cidade ajuda também.

·
Registered
22,034 Posts
Bonita essa avenida, adorei esse canteiro central largo e bem arborizado contrastando com alguns casarões interessantes. Poderiam aterrar essa fiação e retirar algumas dessas placas (propagandas) dos edifícios, pois poluem a fachada. Não conheço muito bem esses lados do Centro hehe, deu pra ter uma boa idéia. Valeu! :)

·
Longe demais das Capitais
10,312 Posts
Mês passado andei muito nessa rua !

Achei muito bom o trabalho que fizeram nela com a ciclovia, o canteiro central e tudo mais.

E o Centro de Floripa (o centro mesmo) eu acho muito agradável, e de ótimo nível.

Também já me perdi perto do Forum tentando pegar a avenida para a ponte ! :lol:

·
Viva o Frevo
30,396 Posts
Urbanismo muito bom, as ruas parecem calmas. Legal ver os casarões sendo restaurados.

Valeu por compartilhar.

Esses sinais de trânsito (semáforos) são idênticos aos de Natal. Acho engraçado as "bolas" descendo e se encontrando, numa espécie de eclipse.

·
Geoce
5,629 Posts
Mto massa Thina...
Essa avenida era realmente bem acabada. Com essa revitalização, a Hercílio Luz ficou outra avenida. E acho que é um canto que tem mto a ganhar com o tempo, com as devidas revitalizações.
Parabéns pelo tópico.

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Aê, Thininha!!! Belo thread, adoro essa mistura de estilos arquitetônicos numa mesma rua. Literalmente os prédios contam a história do lugar. Muito boa a arborização.

Obrigado por compartilhar essas imagens conosco! :eek:kay:

·
Banned
11,098 Posts
Agradabilíssima esta Av.. Parece tudo tão tranquilo. Muito bom aspecto!Ciclovia é tudo de bom e restauro de prédios históricos idem. Puro desenvolvimento.

·
Registered
1,833 Posts
Uau, belíssimas fotos.

Estou com um pouco de inveja de floripa, pois nessa avenida tem uma ciclovia de verdade. Curitiba que se gaba tanto de ter ciclovias, está cheia de calçadas de asfalto, isso sim! Belos prédios históricos, e os comerciais também.

Parabéns Thina.

·
Registered
544 Posts
Ótima ideia a sua de publicar fotos da nossa célebre avenida Hercílio Luz.

Achei muito bom o projeto de reurbanização realizado no local. Uma espécie de boulevard bem simples, mas extremamente agradável.

Essa avenida era um dos maiores redutos de malas por metro quadrado de Florianópolis. Agora, é legal ver que boa parte da malarada, foi trocada por "véinhos" jogando dominó e famílias fazendo o seu cooper sagrado de cada dia.

E esses prédios em reforma vão ficar demais. Adorei a pintura amarela que está sendo colocada naquela construção branca. Pessoal tem que inovar na pintura né?. hehe

Parabéns, legal a iniciativa!.

·
Registered
544 Posts
A revitalização dessa avenida ficou ótima, é a única obra que admiro nessa atual gestão da capital. E já morei naquele prédio à direita na foto 12, do lado do clube XII. Acho tão divertido o nome dessa padaria Peter Pão. Com esses nomes, ainda prefiro o restaurante México Lindo. :lol:

Só que mesmo com esse bom urbanismo, essa parte da cidade é muito decadente. A noite vira praticamente um drive-thru de prostituição.
Hahaha, diga-se mais especificamente, travecos que "rodam a baiana" e realizam brigas incessantes com as suas bolsinhas.

·
:)
18,427 Posts
Gostei principalmente do calçadão mais novo, dotado de ciclovia. Gostei também do canteiro mais antigo, repleto de verde, e das construções mais antigas, várias sendo restauradas.

Parabéns, Thina!

·
Paranoid Android
7,394 Posts
Excelente thread! A Av. Hercílio Luz ficou show de bola depois da reforma. Gosto muito dessa região que, apesar de abrigar aquele pavoroso "paredão", tem prédios históricos muito bonitos. Além disso, é sempre muito útil quando eu quero cortar caminho e fugir do trânsito sempre congestionado da Av. Mauro Ramos. :lol:

As fotos ficaram ótimas! Me senti quase andando de bicicleta pela ciclovia...

:applause:

1 - 20 of 106 Posts