SkyscraperCity banner
1 - 20 of 123 Posts

·
Registered
Joined
·
6,715 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Uma avenida mais homogénea, com uma imagem urbana requalificada e que atraia mais pessoas para o centro da cidade, é o objectivo do Plano de Alinhamento e Cérceas para a Avenida da República, que a vereadora do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa vai apresentar na próxima reunião pública da autarquia.

No total, este plano de pormenor, em modalidade simplificada, vai envolver 130 edifícios e deverá resultar numa Avenida da República com um ar renovado. O plano de Gabriela Seara prevê um acréscimo de edificabilidade de 44%, com mais 77 327 metros quadrados, através do crescimento das cérceas, a dimensão vertical das construções.

O objectivo é permitir que alguns dos edifícios daquela artéria possam crescer e construir novos pisos. Gabriela Seara explicou ao DN que "há quarteirões muito díspares, onde há 'desdentados', e em alguns casos conseguimos resolver esse problema", com edifícios que "podem sofrer uma remodelação profunda, incluindo demolições, ou só alterações parciais, ou construção em volume, tendo que manter as fachadas". A vereadora sublinha que "o objectivo deste plano, que inclui definições para alterações de usos e características arquitectónicas, é o de salvaguardar, reabilitar e integrar valores patrimoniais" e "identificar e reabilitar os usos residenciais".

A responsável pelo Urbanismo da cidade acrescenta que "isto é uma nova visão da cidade, o facto de começarmos a atrair pessoas para uma zona que é bem servida de acessibilidades. É o que nos interessa, promover a habitação e repovoar os eixos centrais da cidade". Neste plano de alinhamento e cérceas, que, após aprovação na autarquia, terá de ser enviado à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR), houve ainda a preocupação de "conseguir uma valorização positiva para os que construíram património urbano de qualidade e que actualmente são prejudicados por aqueles cujo património não é qualificado". Assim, ajuda-se ainda "quem não teve preocupações de qualidade em edifícios que podem agora aumentar os fogos ou a volumetria".

Método perequativo

No entanto, o projecto vai mais longe, prevendo compensações para os edifícios classificados e "que perdem uma edificabilidade que os seus vizinhos do lado podem ganhar. Por isso, têm de ser compensados, pelo facto de não lhes poderem mexer". Gabriela Seara chama a atenção para o facto de que "quem vai pagar essa indemnização são os que podem mexer. Conseguimos um sistema perequativo, em que uns pagam, outros recebem e outros pagam e recebem, por poderem construir, mas só até um determinado limite". As contas da perequação compensatória prevêem já um valor de mais de 16 milhões de euros, que será pago pelos edifícios que podem construir aos que não podem. A verba deverá ser aplicada na reabilitação destes edifícios. Os benefícios a reverter para a CML serão acima dos 18 milhões de euros. Quanto ao sistema de pagamento, a vereadora adianta que "ainda está em estudo, até porque a câmara não pode fazer afectação de verbas", mas "um fundo permitiria monitorizar a execução e perceber, de forma transparente, quantos pagaram, quantos receberam e se está a decorrer como previsto".

Para o ganho de 77 mil metros quadrados na Avenida da República, onde a cércea média é de 31,5 metros de altura, 49 podem ser mexidos, 27 não poderão ser alterados e dez estão na situação em que podem ser alterados, mas não até ao limite, pelo que, segundo o método perequativo, pagam e recebem. Há 46 edifícios que ficam de fora do plano.

O projecto para a Avenida da República inclui já o espaço da Feira Popular de Lisboa, "que já tem um loteamento aprovado". Gabriela Seara refere que nas construções para aquele espaço, "se quiserem aumentar ou fazer alterações, já sabem que a partir de um limite não mexem" e reforça a importância destas "regras, sobretudo em avenidas sensíveis. Ao contrário do que dizem, diminuem a especulação imobiliária", porque estão definidas à partida. A aplicação deste projecto poderá ter início no próximo ano. Depois do envio à CCDR, o plano terá que passar por um período de discussão pública e "todos os grandes proprietários vão ter que ser ouvidos". Depois do parecer da CCDR, a câmara tem que votar o projecto novamente, enviá-lo à aprovação da assembleia municipal e só depois pode ser ratificado, pelo que só deverá entrar em vigor em 2007. "São processos muito participados. é mau porque demora, mas é melhor assim", disse a autarca.

Sobre os objectivos deste plano, Marina Tavares Dias, estudiosa da cidade de Lisboa, entende que "tudo o que venha impor regras é bom, mas é preciso analisar caso a caso" e afirma que, actualmente, "a Avenida da República é um somatório de tudo o que não devia ter sido feito desde os anos 50 e está transformada num caos absoluto. A especialista critica o facto de a avenida "ser uma auto-estrada com prédios dos lados" e a falta de residentes: "O trânsito é intenso, mas às 21.00 já não se vê ninguém na rua." Assim, sem se querer pronunciar sobre o plano por não o conhecer, diz que "qualquer coisa que se tente melhorar é sempre louvável, mas se for para burocratizar, não vale a pena".


Arranhá ceus finalmente!!! :D haja esperança!
fonte
 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
esperemos :D tb ja não ha mtos predios velhos pa deitar abaixo e fazer predios mais altos actualmente na avenida!!
 

·
Moderator
Joined
·
17,935 Posts
Vai sonhando!! :lol:
So espero que nao tencionem demolir edificios historicos!
 

·
President and CEO
Joined
·
17,578 Posts
Acho bem, a sim fica tudo mais normalizado em termos de altura.
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Não esperem arranha-céus. A maioria dos edificios da avenida têm uns 7/8 andares. Quanto muito poderão subir até aos 10/12.
É 1 projecto ambicioso, que pode abrir as portas a projectos de qualidade (e altura...relativa) na zona da Feira Popular. É 1 projecto que ja deveria ter sido implementado há algumas décadas, mas pronto, ao menos que se renove e se regre alguma coisa nos proximos anos...;)
 

·
I Love You... Soraia
Joined
·
27,934 Posts
ohh.. nem eh verdade.. por exemplo.. aqui no porto ha imensos edificios granditos do Totta ou do Millenium BCP... se se juntassem todos num.. meu deus.. daria um puto dum predalhão do caraças!

e assim com outras empresas...


alem do mais.. podem fazer-se arranha ceus residenciais.. com 50 andares.. uma urbanizaçao com um cluster de arranha ceus.. e com um parque subterraneo gigante para que nao houvsse muito transito.. os predios podiam ser espelhados e tudo.. eh claro k teriam k ser apartamentos carissimos pra cobrir as despesas dos edificios.. mas nao acham que ha gente rica o suficiente pra isso? se ha pessoas a comprar vivendas por mais de um milhao de contos.. ha concerteza pessoas que comprariam um apartamento por 200, ou 300 mil... e acho que nem seria preciso fazer os apartamentos tao caros.
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Olha o 84.9! Estás de volta!!:D
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
É isso que eu te disse. Foi por causa de 1 gajo que só causa m*rda e entra com clones atrás de clones apos ser banido, que por azar teu e de muitos outros, tinha o IP começado pelos mesmos numeros que os vossos. Como tal, todos os IPs começados assim foram, temporariamente, banidos.:(
 

·
Whatever
Joined
·
45,866 Posts
Fern said:
Vai sonhando!! :lol:
So espero que nao tencionem demolir edificios historicos!
precisamente o meu receio...já que uma vez que vão permitir aumentar o número de pisos em edifícios antigos, ou seja, vamos ter um monte de híbridos horrorosos...

e desengane-se quem pensa que vamos ter arranha-céus na avenida, isto é um plano de alinhamento de cérceas, nada mais. Não se vai construir mais alto do que já existe actualmente.
 

·
Registered
Joined
·
9,590 Posts
A proposta de alinhar as cérceas parece-me ser muito boa visto que aquela avenida está mais para terceiro mundo do que para uma avenida verdadeiramente europeia,mas o que espero é que não façam predios "frankenstein" que estraguem o que já lá existe.
 

·
Geógrafo
Joined
·
3,316 Posts
Perfeitamente deacordo com esse alinhamento, era preciso pq há muitos casos horrorosos. So espero é uma coisa e é que respeitem o patrimonio antigo ou com algum interesse pq ja muito dano foi feito.
 

·
I Love You... Soraia
Joined
·
27,934 Posts
a avenida da boavista tambem tem algumas pilas... um dia ate mostrei aki uma.. a pior de todas mesmo.. akele edificio espelhado do caixa galicia... com o triplo da altura das casas adjacentes, que têm uma fachada antiga... o contraste total..
 
1 - 20 of 123 Posts
Top