SkyscraperCity Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 58 Posts

·
Norte do Brasil
Am I wrong?
78,082 Posts
Discussion Starter · #1 ·
14/5 - 8:33
Avião experimental faz os primeiros testes no aeroporto de Espigão

O avião experimental modelo ultraleve avançado Stoll 700 fabricado pela empresa Aero Oeste localizada em Espigão do Oeste, já foi para a pista do aeroporto municipal e começa a fazer os primeiros testes de vôo.

Na tarde desta terça feira (13) foi muito grande o movimento de populares na pista do aeroporto para acompanhar as evoluções da aeronave. O construtor do aparelho, piloto Jesiel Alexandre, realizou algumas manobras de decolagem e pouso, testando os comandos do aparelho bem como a sua performance de vôo. O vereador Genézio Mateus que tambem esteve no local, aproveitou a ocasião e criou coragem embarcando no aparelho fazendo um sobrevôo sobre a pista. Segundo informou o construtor do avião, os testes com vôos panorâmicos sobre a cidade irão começar tão logo os trabalhos de pintura de algumas peças fiquem prontas e sejam colocadas no aparelho. “Até sábado queremos fazer os primeiros vôos panorâmicos sobre a cidade”. Informou o piloto.

Rondoniaovivo

·
Registered
8,791 Posts
Genteee!!! Que ousadinha... tão novinha... Espigão ja ta fazendo viaum :D (RimÔ :lol:)

Espero que de tudo certo com a empresa(Aeroeste, gostei!), que ela cresça junto com a cidade, se desenvolva...

Gostaria de ver fotinhas das panoramicas da cidade... será que vão tirar tofos, sera que vão divulga?!

:)

·
R.I.P. Niki
20,662 Posts
Esse estado é muito atrevido mesmo, viu! :D

Já estou até imaginando meus filhos e netos dizendo: "Ah, não querem que tenhamos agropecuária em Rondônia? Tudo bem, a base da nossa economia é a indústria aeronáutica..." :lol:

Mas é sério, parece absurdo agora, mas no futuro não será. E são iniciativas simples como essa da Aeroeste que me fazem acreditar nisso. :)

·
Norte do Brasil
Am I wrong?
78,082 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Umas fotos de Espigão, pra quem não conhece

·
6,402 Posts
Bonitinha a praça da cidade.

·
Registered
8,791 Posts
^^ Pra mim eh tudo viaum!! Pequeno, ultraleve... :D

Esse estado é muito atrevido mesmo, viu! :D

Já estou até imaginando meus filhos e netos dizendo: "Ah, não querem que tenhamos agropecuária em Rondônia? Tudo bem, a base da nossa economia é a indústria aeronáutica..." :lol:

Mas é sério, parece absurdo agora, mas no futuro não será. E são iniciativas simples como essa da Aeroeste que me fazem acreditar nisso. :)
Sério... so pelo fato dessa empresa começar a produzir esses aviões em escala comercial, ja vai ser um enorme ganho pra cidade... vai fazer MUITA diferença pra Espigão!!

Acho que eles esperam vender pros proprietarios do estado, do MT tbm...
Fazendeiro eh oq nao falta na região!! :cheers:

·
R.I.P. Niki
20,662 Posts
É um ultraleve, é diferente de avião, mas nao é considerado avião(apesar de voar igual).
Mas eu acho que isso aí é só um protótipo pra testes, por isso mesmo ele é "experimental". Os caras estão começando devagarinho.
Afinal, a Boeing e a Airbus não começaram fazendo aqueles aviões de grande porte que fazem hoje, né? :D

------------------------------

Pro pessoal entendido de aviação, o que é "stoll" afinal? :D

·
Registered
8,791 Posts
Pra quem nao entende, sim, é tudo avião ;)
Super normal... despe pequeno aponto pro ceu e digo que oq voa, tem um motorzinho e carrega alguns passageiros eh viaum!!

Vão me jogar pedras agora pq não entendo de aviões?! :crazy:

·
Registered
671 Posts
Mas eu acho que isso aí é só um protótipo pra testes, por isso mesmo ele é "experimental". Os caras estão começando devagarinho.
Afinal, a Boeing e a Airbus não começaram fazendo aqueles aviões de grande porte que fazem hoje, né? :D

------------------------------

Pro pessoal entendido de aviação, o que é "stoll" afinal? :D
Na verdade é Stall , ou mesmo Estol. Estol é perda parcial ou total de sustentação da aeronave. Quando ela está "estolando" , ela não está mais voando horizontalmente , mas sim verticalmente , está caindo. Isso acontece porque o ar descola da asa (deixa de passar por cima do extradorso da asa , gerando uma depressão). Resumindo , a sustentação que é gerada não é mais suficiente para sustentar o avião , e ele estola. Quando você está no avião e ele está em turbulência forte , pode ter certeza que em algum momento ele estolou ou vai estolar , claro , ele entra num pré-estol , totalmente normal e seguro. Todo avião tem uma velocidade de estol , abaixo dela, é estol , também podendo atingir o estol quando se ultrapassa o ângulo crítico da aeronave , sendo subindo ou descendo demais. Estol é totalmente reversível, sendo o estol de asa o mais temido :O !

(Aeronaves com cauda em T são muito propícias ao estol , como 727,F100)

·
R.I.P. Niki
20,662 Posts
^^ Valeu pela explicação. :eek:kay:

Realmente, esse nome não pegou bem mesmo não... :D

·
Premium Member
1,563 Posts
Opa, não esperava ver uma notícia sobre Espigão aqui!

Tenho parentes na cidade. Meu tio é vereador lá. E eu já passei partes de férias minhas lá e em outras duas cidades de Rondônia: Vilhena e Cerejeiras.

O que não me agradou em Espigão:

- calor infernal! A temperatura chega a 38ºC no "inverno" e 46ºC no verão

- mosquitos! Da última vez que fui lá, acabei tirando um cochilo em uma rede (sem mosquiteira) na varanda da casa do meu tio, durante a tarde. Duas horas de sono. 165 picadas nos braços! =O
O negócio é feio mesmo. Às vezes você passa a mão no ar e sente tocar em vários pernilongos.

Mas ultimamente a cidade tem se desenvolvido bastante. A cada ano que vou lá, vejo coisas novas...

·
R.I.P. Niki
20,662 Posts
- calor infernal! A temperatura chega a 38ºC no "inverno" e 46ºC no verão

- mosquitos! Da última vez que fui lá, acabei tirando um cochilo em uma rede (sem mosquiteira) na varanda da casa do meu tio, durante a tarde. Duas horas de sono. 165 picadas nos braços! =O
O negócio é feio mesmo. Às vezes você passa a mão no ar e sente tocar em vários pernilongos.
:lol: Quanto exagero...

Eu não conheço Espigão, mas se for mesmo desse jeito, é disparada a pior cidade do estado. Em 23 anos de Rondônia, jamais peguei temperaturas sequer próximas de 40ºC e jamais vi tamanha quantidade de mosquitos em uma área urbana. Se for numa área rural e perto de um rio, dependendo do horário, pode ser que em alguns locais haja mesmo essa quantidade de pernilongos. Mas dentro da cidade, pelo menos nas que eu conheço eu nunca vi nessa proporção. Mosquitos tem, mas não chega nem perto desse inferno que vc descreveu.

1 - 20 of 58 Posts
Status
Not open for further replies.