SkyscraperCity banner

1 - 20 of 170 Posts

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,733 Posts


A Bósnia e Herzegovina (ou, de forma abreviada, Bósnia; em bósnio, croata e sérvio: Bosna i Hercegovina, pronunciado AFI: [bôsna i xěrt͡seɡoʋina]; em alfabeto cirílico: Босна и Херцеговина) é uma república federal dos Balcãs, resultante da dissolução da Jugoslávia, limitada a norte e oeste pela Croácia, a leste e a sul pela Sérvia, e a sul pelo Montenegro, dispondo ainda de uma minúscula extensão de litoral, no mar Adriático. Sua capital é a cidade de Sarajevo. É composta por duas entidades politicamente autónomas, a Federação da Bósnia e Herzegovina (federação croato-bosníaca) e a República Sérvia (também conhecida como República Srpska, que não deve ser confundida com a Sérvia propriamente dita).

A república independente está dividida em duas regiões geográficas: Bósnia, na parte setentrional, uma região de montanha que encontra-se sob a cobertura das densas florestas; Herzegovina, na parte meridional, compõe-se, em sua maioria, de montes rochosos onde a atividade econômica praticada é a agricultura. Antes da guerra civil, mais de um quinto da população que habitava a Bósnia e Herzegovina se compunha de fazendeiros responsáveis pelo cultivo de frutas cítricas e legumes. A república independente possuía grandes reservas minerais onde eram extraídos bauxita, cobre, ferro, aço, linhito, madeira e zinco. As indústrias de maior importância foram as que fabricavam ferro, aço, couro, alimentos e têxteis, sendo destruídas mais tarde em virtude dos conflitos da guerra civil.

Os principais grupos étnicos que habitam a Bósnia e Herzegovina são majoritariamente bósnios, sérvios e croatas. A maioria dos habitantes que vive no país são falantes do servo-croata e adotantes do alfabeto cirílico. Metade da população segue o cristianismo (35 por cento segue a Igreja Ortodoxa Sérvia e 15 por cento segue o catolicismo) e 46 por cento é muçulmana.

Há 2.000 anos, os ilírios foram os primeiros habitantes da atual Bósnia e Herzegovina. Depois do ano 100, diversos povos passaram a dominar a região; governantes do Império Romano, do Império Bizantino, do Reino da Croácia, do Reino da Hungria e do Reino da Sérvia foram ali estabelecidos. Os turcos otomanos foram os governantes da atual Bósnia e Herzegovina entre a segunda metade do século XV e o ano de 1878.

O Império Austro-Húngaro dominou a região em 1878. Em 1914, um estudante nascido no Reino da Sérvia, Gavrilo Princip, assassinou o arquiduque da Áustria Francisco Ferdinando em Sarajevo, na Bósnia recém anexada ao Império Austro-Húngaro. Esse foi o estopim da Primeira Guerra Mundial.

Com o término da Primeira Guerra Mundial, o Reino da Jugoslávia anexou a Bósnia e Herzegovina em 1918. Na época em que eclodiu a Segunda Guerra Mundial, os soldados da Bósnia e Herzegovina entraram na luta contra tropas da Alemanha Nazi e da Itália fascista que foram responsáveis pela ocupação da terra dos bósnios.

A Bósnia e Herzegovina tornou-se independente em 1992. Depois de ser proclamada a independência do país, eclodiu uma guerra civil, resultando num genocídio que causou a morte de 200 mil pessoas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bósnia_e_Herzegovina







Sarajevo



Mostar



Já me tinham falado nisto há 1ns dias, mas só agora me voltei a lembrar...

Um arqueólogo bósnio diz ter descoberto uma pirâmide enterrada na bósnia. De acordo com o investigador, a pirâmide construída há dois mil anos tem dimensões superiores à da maior do Egipto.


Com dimensões superiores à maior pirâmide do Egipto, bem no coração da Europa. Na Bósnia pode estar enterrada uma pirâmide construída há dois mil anos.

O feito está a entusiasmar os arqueólogos. Especialistas estão reunidos em Sarajevo para debater a descoberta anunciada por Semir Osmanagic, um explorador bósnio que durante 15 anos estudou as pirâmides da América Latina.

No interior de uma colina pode então esconder-se uma pirâmide, construída por uma antiga civilização que terá habitado a zona, no centro da Bósnia, há cerca de dois mil anos.

A hipótese da descoberta da primeira pirâmide europeia, já baptizada com o nome de pirâmide bósnia do Sol, ganha credibilidade ao ser apoiada por outros especialistas, de diferentes áreas do conhecimento.

Uma equipa vai retomar as escavações esta sexta-feira, um trabalho imprescindível para confirmar a existência da pirâmide do sol ou desacreditar por completo a teoria. Imagens de satélite captadas na mesma área mostram mais duas colinas com forma piramidal, o que pode indicar que muito há ainda por descobrir.
Fonte: SIC Online

Se quiserem ver fotos elucidativas...

:eek::eek::eek:
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,733 Posts
Discussion Starter #3
La se vai, provavelmente, o unico monte natural em forma de piramide do mundo...:lol:
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
ate que seja provado permanece a duvida contudo parece-me estranho uma piramide numa zona que em nada difere historicamente da restante Europa, as unicas piramides antigas que temos na Europa, até agora, estão em Roma, são pequenas e são baseadas nas suas congeneres Egipcias.
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
fizeram-se sondagens com ultrassons e existem tb muitas ruinas na zona mas os tecnicos dizem k tem de ser confirmado atravez de escavações :yes:
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
cavar e bem, na volta desmontam a colina toda e descobrem so um osso de dinossauro :hilarious
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
ai sim? então quando forem escavar ja não ta la nada (a nave levanta voo e adeus colina) :(
 

·
Registered
Joined
·
21,083 Posts
e qual é o mal? era da maneira que os bosnios ficavam com espaço para fazer um campito pra jogar à bola..
 
1 - 20 of 170 Posts
Top