SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 32 Posts

· Flávio Lopes
Joined
·
3,004 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Complexos Viários e Grandes Avenidas de Salvador




As principais vias por onde trafegam os 3 milhões de soteropolitanos diariamente em nada lembram as belas e apertadas ruas do histórico pelourinho.

Devido a sua geografia composta de morros entrecortados por vales, várias avenidas surgiram neles. Para conectá-las foram construídos alguns complexos viários que chamam atenção pela imponência.

Recentemente Salvador vem passando por investimentos em mobilidade e infraestrutura urbana na ordem dos bilhões de reais.(Investimentos)
Como resultado, temos galgado posições melhores em rankings de mobilidade (Connected Smart Cities) e dinamizando nossa economia mesmo diante da crise enfrentada pelo país. (PIB Salvador) :banana:

Esse é meu primeiro thread, peço desculpas pelos diferentes tamanhos das imagens.

Chêro! :)

1 - Complexo Viário 2 de Julho - Aeroporto












Modificação devido à linha 2 do metrô

























O complexo, inaugurado em 2008, substituiu a chamada Segunda Rótula do Aeroporto que era local de intensos engarrafamentos, uma vez que por lá transitavam cerca de 80 mil veículos diariamente. Após o investimento de 33 milhões de reais, o tráfego alcançou 100 mil veículos diários.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Complexo_Vi%C3%A1rio_Dois_de_Julho




2 - Acesso Norte













ARótula do Abacaxié um complexo viário localizado na confluência das duasvias estruturantes expressasdeSalvador,Bahia,Brasil. Com a construção daVia Expressa Baía de Todos os Santos, juntamente foi feita a Nova Rótula do Abacaxi, com construção de dez viadutos e quatro passarelas, bem como requalificação urbana em geral,[1][/sup]resolvendo um dos maiores gargalos do trânsito soteropolitano.[2][/sup]A maior fluidez foi obtida com os viadutos e elevados diretos facilitando os deslocamentos entreIguatemi,Sete Portas,Dois Leões, Avenida Heitor Dias,Pernambués,Cabula,Avenida Antônio Carlos Magalhães,Avenida Bonocôe Avenida Barros Reis.

https://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%B3tula_do_Abacaxi





3 - Via Expressa Baía de Todos os Santos
















































Nos 4,3 quilômetros de trajeto, possui dez faixas (sendo seis para tráfego urbano e quatro exclusiva para veícuos de carga), três túneis, 14 elevados, ciclovia com 3 metros de largura, 35 metros quadrados de passeios e 4 passarelas, ligando mais de 10 bairros, beneficiando 1,5 milhão da população local.

A Via foi inaugurada em 1.º de novembro de 2013, após quatro anos de obras

https://pt.wikipedia.org/wiki/Via_Expressa_Ba%C3%ADa_de_Todos_os_Santos








4 - Complexo Viário do Imbuí



















OComplexo Viário Imbuí-Narandiba, por vezesComplexo Viário do Imbuí, é um conjunto de três deviadutossobre aAvenida Luís Viana(Paralela), emSalvador,Bahia,Brasil. Dois deles servem de conexão entre a Avenida Paralela e o bairro doImbuí, o Viaduto Governador Eduardo Campos e o Viaduto Governador Marcelo Déda, e outro desse bairro paraNarandiba, pela Avenida Edgard Santos, o Viaduto de Narandiba. Eles possuem respectivamente 380 metros em duas faixas, 415 metros em três faixas e 172 metros em duas faixas, todos em sentido único.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Complexo_Vi%C3%A1rio_Imbu%C3%AD-Narandiba






5 - Avenida Paralela






















Com pouco mais de trezequilômetrosde extensão, a Paralela liga aregião do Iguatemiao bairro de São Cristóvão, nas proximidades do Aeroporto e dadivisade Salvador comLauro de Freitas. Em conjunto com aBR-324, compõe os eixos estruturantes do sistema viário soteropolitano.


https://pt.wikipedia.org/wiki/Avenida_Lu%C3%ADs_Viana


6 - Linha Azul (Corredor Transversal 1) - Em construção

Av. Pinto de Aguiarduplicada e conectada à Av. Gal Costa por túneis
sob Av. Paralela. - Conexão orla






fonte


Túneis sob Av. Paralela




Trevo que conecta a Av. Gal Costa à Ligação Lobato-Pirajá (túneis em obras)



https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjDmO7upZHYAhWNqZAKHWOQARAQFggsMAA&url=http%3A%2F%2Fwww.construtoraqueirozgalvao.com.br%2Fproject%2Flinha-azul-duplicacao-da-av-gal-costa-salvador%2F&usg=AOvVaw1l6Xd6rKGqJZ1-xoY6ySA3



Ligação Lobato-Pirajá




Linha Azulé umconjunto de vias, em obras,transversaisao sistema viário expresso deSalvador, capital do estadobrasileirodaBahia. Com cerca de 12 quilômetros atravessando de leste a oeste a cidade, conecta as áreas daOrla Atlântica, do Miolo e doSubúrbio Ferroviáriopor meio daAvenida Pinto de Aguiar(3,3 quilômetros),Avenida Gal Costa(7,2 quilômetros) e a ligação Lobato–Pirajá (1,5 quilômetro), totalizando 12 quilômetros.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_Azul_(Salvador)



7 - Linha Vermelha ( Corredor Transversal 2) - Em obras




Av. Orlando Gomes duplicada - conexão orla



Conexão com a BR 324





ALinha Vermelhaé umconjunto de vias, em obras,transversaisao sistema viário expresso deSalvador, capital do estadobrasileirodaBahia. Atravessa a cidade de orla a orla, conectando as áreas daOrla Atlântica, do Miolo e doSubúrbio Ferroviário. São os quase 13 quilômetros de via municipal daAvenida Orlando Gomes(3,5 quilômetros) e da futuraAvenida 29 de Março(9,2 quilômetros) mais os 8 quilômetros daEstrada da Base Naval(BA-528)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_Vermelha_(Salvador)



8 - Avenida Luís Eduardo Magalhães









9 - Avenida Suburbana


10 - Ligação Iguatemi - Paralela (LIP)







ALigação Iguatemi-Paralela(LIP), oficialmenteViaduto Silva Pinheiro,[1][/sup]é umaviadutodeSalvadorque conecta a região doIguatemi, pelaAvenida Tancredo Neves, e àAvenida Paralela.[2][/sup]Importante via da cidade, em seu entorno se encontram oSalvador Shopping, oHospital Sarah Kubitschek, oMakro, entre outros empreendimentos, o que a torna um dos principais pontos deengarrafamentona capital baiana.[3][/sup]A ligação é feita por um pequenotúnelembaixo de um viaduto na região do Complexo Viário do Iguatemi.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Liga%C3%A7%C3%A3o_Iguatemi-Paralela

11 - Outras Ligações Viárias

Bonocô - Vasco da Gama - Vale de Nazaré



Av. Contorno




12 - Túneis

Linha Azul ( sob paralela)


Av. Luís Eduardo (sob rua Silveira Martins, Cabula)


Via Expressa BTS



Av. Centenário








Linha Azul (Lobato-Pirajá)



Túnel Américo Simas (o mais velho)
 

· Registered
Joined
·
34,125 Posts
Muito bacana seu tópico!

Gosto de vias largas! :eek:kay:
 
  • Like
Reactions: Flacor

· PAPITO
Joined
·
10,093 Posts
E tudo começou com as avenidas de vale nos anos de 1950...
Planejamento de longo prazo fez toda a diferença!
Temos que ser gratos aos visionários de ontem e de hoje, e aos que tornaram essas visões a realidade que vimos neste thread!
:applause::applause::applause:
 

· Registered
Joined
·
1,864 Posts
Muito legal o thread, chega a ser difícil entender a lógica de alguns trechos hahaha
Levando em conta que tem muita coisa ainda pra construir, vamos ter um sistema bem interessante num futuro próximo
 

· .
Joined
·
192,999 Posts
Um thread muito interessante! Dada a topografia extremamente complicada da cidade, com morros íngremes e vales profundos e sinuosos, Salvador precisou transpor essas barreiras para poder expandir sua malha urbana. Até a década de 50 a cidade ficava espremida entre o Centro Histórico e o Rio Vermelho. Só a partir da concepção das avenidas de vale é que o cenário começou a mudar.
 

· Flávio Lopes
Joined
·
3,004 Posts
1 - 20 of 32 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top