SkyscraperCity banner
1 - 20 of 4836 Posts

·
Registered
Joined
·
760 Posts
Atualizando

CAIXA analisa projeto do BRT de Salvador​

O corredor expresso para ônibus articulados e climatizados terá 9 quilômetros, a serem percorridos em 15 minutos.


A prefeitura de Salvador entregou à Caixa Econômica Federal, em reunião na superintendência do banco, a documentação para financiamento do projeto do BRT (Bus Rapid Transit, ou Transporte Rápido por Ônibus) da capital baiana. A análise do projeto na CAIXA ficará a cargo da Gerência Executiva de Governo (GIGOV).

O projeto contempla repasse do Orçamento Geral da União. O financiamento da CAIXA será liberado pelo programa Pró-Transporte. Nesta fase, os valores envolvidos na obra não podem ser divulgados.

O BRT de Salvador, denominado Ligação Viária Lapa-LIP, terá um corredor expresso exclusivo de aproximadamente 9 km que vai conectar a estação de ônibus da Lapa à Ligação Iguatemi-Paralela (LIP)​​, com pontos intermediários de embarque e desembarque. A fase de obras deve durar 32 meses.

O corredor exclusivo vai passar por grandes vias, como Avenida Vasco da Gama, Juracy Magalhães e ACM, sem impacto ambiental, pois esta área da cidade já possui intervenções urbanísticas. Os ônibus duplos e climatizados deverão levar 15 minutos para fazer o percurso da Lapa até a Estação Newton Rique (Iguatemi). Deste ponto, o usuário terá a opção de pegar o metrô para seguir viagem.

De acordo com o secretário de Urbanismo e Transportes de Salvador, Fábio Mota, o projeto representará um sistema revolucionário para a cidade. “Para que o BRT percorra essa via exclusiva, vamos precisar fazer intervenções importantíssimas do ponto de vista de estrutura”, afirmou ao jornal Tribuna da Bahia. Entre as intervenções previstas estão a duplicação de vias, construção de viadutos e a eliminação de pontos de retorno em grandes avenidas.

Link: Caixa
 

·
Banned
Joined
·
5,067 Posts
Fotos do Projeto


Link: Jornal A Tarde
Cadê o BRT dos corredores transversais? Ah, lembrei, eles só estão preocupados em concorrer com o Metrô. :eek:hno:
By the way, como vão instalar BRT na Pituba, se as ruas são ortogonais, com vários cruzamentos?
 

·
Houston,we have a problem
Joined
·
6,194 Posts
Cadê o BRT dos corredores transversais? Ah, lembrei, eles só estão preocupados em concorrer com o Metrô. :eek:hno:
By the way, como vão instalar BRT na Pituba, se as ruas são ortogonais, com vários cruzamentos?
Viadutos, viadutos por todos os lados! :bash:
 

·
Registered
Joined
·
760 Posts
Cadê o BRT dos corredores transversais? Ah, lembrei, eles só estão preocupados em concorrer com o Metrô. :eek:hno:
By the way, como vão instalar BRT na Pituba, se as ruas são ortogonais, com vários cruzamentos?
Os dos corredores transversais são de responsabilidade do Governo do Estado, esse Lapa - LIP é um projeto da prefeitura.

Espero que não saia!

O BRT mas caro do mundo! Corte e 380 arvores em uma cidade favelizada e concretada!:bash:
Uma vergonha, mas o pior é que vai sair assim mesmo.
 

·
Registered
Joined
·
760 Posts
ACM NETO DIZ QUE VAI LICITAR O BRT LIGANDO A LAPA AO IGUATEMI​

O prefeito ACM Neto declarou na manhã desta quinta-feira (10) na rádio Metrópole que o projeto de construção do BRT ligando a Estação da Lapa ao Iguatemi e Paralela passando pela Vasco da Gama já cumpriu todas as etapas e vai ser licitado ainda este ano. Segundo o prefeito, os recursos para a implantação do BRT virá da Caixa Econômica Federal, do PAC e de recursos próprios da prefeitura.

Neto anunciou também que a entrega do projeto da Orla na Barra, que custou R$ 60 milhões, será em agosto e que as outras etapas de reformulação da Orla começarão a ser entregues, lembrando, inclusive, que no caso da Orla da Ribeira, a empresa que ganhou a licitação anteriormente e não implantou a obra, já foi destituída e haverá uma nova licitação para o canal e o restante da Orla.

O prefeito disse ainda que o projeto de venda de terrenos busca conseguir recursos para a prefeitura comprar outros terrenos para a construção de creches e escolas.

Neto disse também que a praça Wilson Lins e a praça Stella Maris tem realmente uma parte de propriedade da Marinha, mas essa parte não foi incluída na poligonal aprovada pela Câmara de Vereadores.

Sobre a cobrança de Foro, imposto cobrado a quem ocupa terrenos da prefeitura, Neto explicou que está fazendo o que outros prefeitos não fizeram, que é cobrar o imposto devido, mas, segundo o prefeito, aqueles que tiverem a escritura do terreno não precisarão pagar o imposto e poderão impugnar a cobrança da prefeitura.

Por fim, o prefeito disse que o Shopping do Aeroclube terá as obras iniciadas em breve e serão construídos um centro de compras e uma área de lazer pelo grupo Jereissati, do Ceará, do ex-senador Tasso Jereissati, responsável também por construir e manter um parque público anexo ao shopping com mais de 10 mil m².

Fonte: Bahia Econômica
 

·
Registered
Joined
·
8,874 Posts
Em pleno 2014 e ainda tem gente sem cerebro para desenhar BRTS cheios de viadutos e pontes de concreto horrorosas!
Sera que esse pessoal nao tem cerebro? Nao pode ser normal!!!!!!
E investe em metro subterraneo em vez de ficar maquiando as coisas de forma mal feita!
 

·
Brazil
Joined
·
6,475 Posts
Houve a adequação do projeto do BRT para integrar com o metrô. A praça Newton Rique teria inicialmente uma estação de integração ônibus/metrô, agora contará com uma estação de BRT. A integração física com o metrô se dará por uma passagem subterrânea, assim como demostrado no projeto.

Praça Newton Rique, projeto do metrô:





 

·
Registered
Joined
·
4,501 Posts
Antes de chegar na praça os ônibus terão que dividir espaço na pista normal? Aquela parte do canteiro da ACM é muito estreita.
 

·
Brazil
Joined
·
6,475 Posts
A busway, provavelmente, usará uma faixa por sentido, segregada, da via convencional.
 

·
Banned
Joined
·
4,620 Posts
Se vocês olharem no google maps, o córrego que servirá de guia do BRT durante todo o percurso, "acaba" na frente do Teresa de Lisieux e "continua" na frente da Comercial Ramos e vai até a igreja universal (IURD).

Se esse projeto de 1 bilhão, não contemplar fazer este trecho final em cima desse canal e perder pistas de transito de veículos, seria mais outro absurdo do BRT.
 

·
Brazil
Joined
·
6,475 Posts
^^ As intervenções necessárias, para que se possa utilizar a região do córrego, não seriam pontuais, nem simples. Seria necessário rearrumar todo sistema de escoamento de água e esgoto...
 
1 - 20 of 4836 Posts
Top