SkyscraperCity Forum banner

(BA) Salvador/RMS | Propostas sobre o transporte público de média/alta capacidade

20034 Views 73 Replies 23 Participants Last post by  A-B
Fala galera!

Como me interesso cada vez mais pelo assunto mobilidade urbana, resolvi criar esse thread pra discutir sobre nossas ideias acerca do transporte público em Salvador e Região Metropolitana, especificamente os de média e alta capacidade, sejam eles novas linhas de metrô, BRT, VLT ou outros modais semelhantes. Achei importante criar esse espaço pois em vários outros threads surgem propostas e ideias acerca disso, principalmente no do metrô, e geralmente essas ideias ficam perdidas. Encontrei alguns outros threads sobre propostas, mas ficaram desatualizados com o que temos hoje. Além do que, aqui é o espaço adequado pra isso no SSC.

Também tem o fato de nossa cidade passar por um momento de grande transformação nessa área. Temos as duas linhas de metrô quase que completamente operacionais, projetos de VLT e de BRT em fase de licitação e muito prováveis de se tornar realidade; em suma, há necessidade de planejamento a médio e longo prazo pra que tenhamos uma cidade cada vez mais funcional em termos de transporte. Fica aqui então, o espaço pra nossas propostas, pra que possamos contribuir na medida do possível com futuras intervenções.

Espero que daqui a alguns anos essas ideias propostas, por vezes até exageradas e bem sonhadoras, sigam o mesmo caminho do nosso metrô, de motivo de piada a um belo case de sucesso!
  • Like
Reactions: 5
1 - 20 of 74 Posts
8
Como ponto de partida, colocarei minhas ideias a partir do que já existe e dos projetos em andamento. Pensei nesses possíveis projetos basicamente sob dois aspectos: integração multimodal e menor nível possível de intervenções de grande impacto e custo (sejam elas túneis, duplicações de avenidas, desapropriações, etc.). Aproveitei a deixa de uma nomenclatura de um projeto da época de JH na prefeitura, e criei a RIT, Rede Integrada de Transportes de Salvador. Como indiquei no título do thread, apenas me ative ao transporte de média e alta capacidade. Então, segue o mapa que desenhei com a ajuda do Google MyMaps. Nele, coloquei e separei os diferentes tipos de modal por cor e temos exatamente:

1 - Transporte Ferroviário - 107km, 4 linhas e 96 estações/paradas - subdividido em:

• a) Sistema Metroviário troncal com 54km, dividido em 2 Linhas e 33 estações, alcançando os municípios de Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho.

• b) Sistema de VLT, com 53km e 63 paradas, dividido em 2 Linhas: uma pela Orla da Baía de Todos os Santos, desde Paripe até a Barra; e outra pela Orla Atlântica, desde São Cristóvão até a Barra.

2 - Transporte Rodoviário no sistema de BRT - 60km, 4 linhas, e 67 estações - a saber:

• a) Lapa/Rio Vermelho/Itaigara/Pituba/Costa Azul - 17km e 19 estações;

• b) Lobato/Patamares (Linha Azul) - 12km e 13 estações;

• c) Paripe/Piatã (Linha Vermelha) - 20km e 16 estações

• d) Largo do Tanque/Boca do Rio (Linha Amarela) - 11km e 16 estações

PS¹: Em amarelo, coloquei três teleféricos de acesso ao metrô da Linha 1, ainda pretendo continuar e encontrar outros pontos que deles necessitem e colocar também ascensores em outros locais.

PS²: Ao final de cada imagem, colocarei o link pro mapa no MyMaps e já deixarei disponibilizado o acesso para todos. Lá se tem uma melhor visualização com zoom e diferentes tipos de mapa (relevo, divisão política, satélite, etc.). Entretanto, aqui segue o mapa principal com todos os modais e os detalhes: https://drive.google.com/open?id=1hbGU4RgngxKiHBgSSH-d7IXBi5Y&usp=sharing ... Qualquer dúvida, estamos aí!

Vamos ao detalhamento de cada modal.​

METRÔ​

Linha 1 - 30km e 19 estações

- Lapa/Pirajá - em operação com 8 estações e 12km de extensão, desde junho de 2014;

- Expansão Pirajá/Águas Claras - Projeto existente com licitação em andamento com aproximadamente 5km, no qual adicionei mais 1 estação (Est. Portoseco), totalizando 3 estações no trecho;

- Expansão Lapa/Campo Grande - Possível expansão de aproximadamente 1,2km com mais 2 estações subterrâneas a partir do túnel na Est. Lapa;

- Expansão Águas Claras/Simões Filho - Possível expansão em superfície e com trechos em elevado ao longo da BR-324 e em direção ao município de Simões Filho, na RMS, contando com aproximadamente 12km e com mais 6 estações

Linha 2 - 24km e 14 estações

- Acesso Norte/Aeroporto - Trecho com aproximadamente 21km de extensão e 12 estações, inaugurado em dezembro de 2016. Em operação com 11 estações até a Est. Mussurunga, com previsão de conclusão até o fim de 2017 até a Est. Aeroporto;

- Expansão Aeroporto/Lauro de Freitas - Projeto de expansão incluso no contrato atual, com aproximadamente 3km e mais 1 estação. Adicionei mais uma estação no centro de Lauro de Freitas.​

Mapa do Metrô - RIT Salvador https://drive.google.com/open?id=1qrrgNWXCAaNu9xj1lZ80WOycqj0&usp=sharing

VLT​

VLT Paripe/Barra - 28km e 36 paradas

- Orla BTS Paripe/Comércio - Projeto de VLT em processo de licitação, contando com aproximadamente 18,5km e 21 estações.
Aproveita a linha férrea já existente do atual Trem do Subúrbio e acrescenta mais 9km da Calçada até o Comércio.

- Expansão Comércio/Lapa - Provável extensão do VLT até o Terminal Multimodal da Lapa, presente no atual projeto e dependente de estudo da futura concessionária para sua construção.
Contendo aproximadamente 1,4km (sendo 930m via túnel) e mais 2 estações.

- Expansão Lapa/Barra - Possível extensão do VLT até a altura do Shopping Barra, com a continuação do túnel na Lapa
em aproximadamente mais 900m até o Vale dos Barris e sequência do trajeto pela Av. Centenário. Contando no total com 3,2km e mais 5 estações.

- Expansão Bonfim/Ribeira - Possível extensão até a Ribeira, cruzando a Av. Fernandes da Cunha, Av. Dendezeiros, Bonfim, Largo do Papagaio e Ribeira;
contando com aproximadamente 5,2km e mais 8 estações.

VLT Orla Atlântica - 25km e 27 paradas

- Itapuã/Barra - Possível projeto de VLT pela Orla Atlântica, com trajeto entre Itapuã e Barra, ora margeando a praia, ora no canteiro central entre as pistas das avenidas da Orla, sempre em superfície.
Contando com aproximadamente 20km e 22 paradas, integrado ao modal BRT em Piatã, Patamares, Boca do Rio, Costa Azul, Pituba e Rio Vermelho.

- São Cristóvão/Itapuã - Possível extensão do VLT da Orla Atlântica desde Itapuã até a região de São Cristóvão, percorrendo o canteiro central das avenidas já duplicadas Dorival Caymmi (esta, porém, com pouco espaço
e necessitando de desapropriações ao longo de boa parte do trecho) e São Cristóvão (com espaço suficiente para implantação da via do VLT).
Contando com aproximadamente 5 km e 5 paradas.

Mapa VLT - RIT Salvador - https://drive.google.com/open?id=1Z-u3GSgVIKm9lBvh7YoRkvx8bg8&usp=sharing

BRT​

BRT Lapa/Costa Azul - 17km e 19 estações - subdividido em 4 trechos:

Lapa/Iguatemi - Projeto em processo de licitação, com aproximadamente 10km e 9 estações; saindo da Lapa pelo Vale dos Barris,
seguindo pela Av. Vasco da Gama, Lucaia, Av. Juracy Magalhães, Av. ACM e chegando à região do Shopping da Bahia.

Expansão Itaigara/Pituba - Expansão já projetada e incluída no atual projeto, com aproximadamente 3,8km e mais 4 estações, percorrendo a Av. ACM no bairro do Itaigara até à Pituba, na altura da Praça Nsa. Senhora da Luz.
No projeto original são apenas 3 estações e 2km, acrescentei o trecho até a Av. Octávio Mangabeira e mais 1 estação.

Expansão Rio Vermelho - Possível expansão com aproximadamente 1km e mais 2 estações

Expansão Iguatemi/Costa Azul - Possível expansão já prevista, mas sem projeto ainda, com aproximadamente 3,2km e mais 5 estações, percorrendo a Av. Tancredo Neves e Av. Magalhães Neto até o Parque Costa Azul.

BRT Linha Azul - Lobato/Patamares - 12km e 13 estações

Projeto existente na espera da conclusão do corredor transversal chamado de Linha Azul, com aproximadamente 12 km e 13 estações,
percorrendo o canteiro central das avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa e da futura via de ligação Lobato/Pirajá.

BRT Linha Vermelha - Paripe/Piatã - 20km e 19 estações - subdividido em 2 trechos apenas por depender de cronogramas diferentes no atual projeto, a saber:

Águas Claras/Piatã - Projeto existente na espera da conclusão do corredor transversal chamado de Linha Vermelha, com aproximadamente 12km e 13 estações;
percorrendo o canteiro central da Av. Orlando Gomes (já duplicada), da futura Av. 29 de Março (em construção) e da Via Regional (em processo de duplicação).

Águas Claras/Paripe - Expansão já projetada, mas na espera da possível duplicação da BA-528 (Estrada da Base Naval de Aratu), com aproximadamente 8 km e mais 6 estações.

BRT Linha Amarela - 11km e 16 estações

Possível projeto de BRT ligando o Largo do Tanque à Orla Atlântica na altura da Boca do Rio, integrado ao VLT e dependente de duplicação total das avenidas San Martin e Jorge Amado.
Denominei de "Linha Amarela" um possível corredor transversal formado pelas avenidas San Martin, LEM e Jorge Amado.

Mapa BRT - RIT Salvador https://drive.google.com/open?id=1TfnvK0Rr3FvecRTkWynfFNng9m0&usp=sharing

É isso aí galera! Espero que esse thread sirva pra contribuir e muito com a mobilidade em nossa cidade. Sonhar não custa nada! :banana2:​
See less See more
  • Like
Muito bem concatenado Ronin! Muito como eu também penso!
Ficou show, só discordo num ponto, prefiro o projeto do GE do VLT metropolitano, que teria um alcance maior, atingindo outras cidades da RMS, quando comparado a uma extensão do metrô até Simões Filho.
  • Like
Reactions: 1
Seria um sonho?
Excelente iniciativa! Assinado!
Muito bem concatenado Ronin! Muito como eu também penso!
Ficou show, só discordo num ponto, prefiro o projeto do GE do VLT metropolitano, que teria um alcance maior, atingindo outras cidades da RMS, quando comparado a uma extensão do metrô até Simões Filho.
Valeu galera!!

PCBahia, eu pensei tb no projeto do VLT metropolitano, mas achei que essa extensão do metrô tb caberia. Ainda vou dar uma atualizada nisso e depois publico. Só que eu não sei se o VLT seria o modal mais adequado pra essa interligação metropolitana, em termos de demanda tanto atual quanto futura. Mas que seria ótimo, seria sim.

Seria um sonho?
Seria não! É um sonho! Assim como foi o metrô funcionar um dia e hoje estamos aí invejados por muitos! Fiz o thread justamente pra isso, tentar concretizar ao máximo o que nossos sonhos podem imaginar, nem que seja fazendo projetos mirabolantes ou simplistas e divulgando pra quem decide e investe!

E, como falei antes, espero que aqui inspire a contribuição de todos os interessados! O Soterocarioca mesmo sempre se coloca partícipe de todos os eventos possíveis, eu não consegui ir às audiências públicas do plano de mobilidade, mas pretendo de alguma forma contribuir com isso. É assim, participação popular é isso, cada passo de uma vez. Eu acredito muito em mudanças, minha profissão exige, inclusive; onde meu braço alcançar eu posso tentar mudar. Nem que seja uma vírgula! ;) :lol:
See less See more
  • Like
Reactions: 2
Muito bom!! Exatamente como eu penso. Gostei muito da ideia de prolongar o túnel do vlt da lapa até a av Vale dos Barris e seguir a linha pela Centenário. Um sonho esse sistema todo funcionando, acho que eu reduziria o uso do carro pela metade com essa rede. Parabéns!
  • Like
massa o tópico e com ideias bem interessantes.

depois vou dar meu pitacos.
^^

Valeu! Essa é a ideia, cada um opinar e tentar contribuir pra tornar isso o mais concreto possível!
2
Eu estava vendo vídeos de Estações de Transferências em SP, mais precisamente Itaquera e Água Espraiada e pensei na Rótula do Abacaxi, com aquele canteirão mal usado, a CCR não fez estoque, seria uma excelente um pequeno estoque ali pro Terminal, uma bom tapa na infra dali iria dá outra cara, iluminação, fazia algo bem parecido com as Estações de Transferência, e já reurbanizava a área também, que é degradada e não é lá amigável ao pedestre.

Atualmente já existe carros de passeio, caminhões e afins que estacionam mesmo na área, não seria tão ruim assim utilizar o canteiro mais precisamente próximo ao Extra com esse fim!

E.T. Água Espraiada

Itaquera não achei foto, mas no canal de Lucas Sousa é possível ver!

Intervenção bacana, mas pra um estoque seria até menos do que isso, ali naquela parte mais a frente do Extra daria pra fazer bem simples e com uma urbanização decente ainda deixaria aquilo com uma cara melhor!

O que acham? Ia postar no tópico da Mobilidade, mas lembrei desse, e por ser uma ideia, resolvi vir aqui!
See less See more
  • Like
Se algum dia vcs quiserem fazer uma apresentação destas e outras propostas ao corpo técnico, sinalizem que agendo uma data.
  • Like
Adorei tudo. Muito bem pensado mesmo! Acho que não tem outras opções lógicas de transporte pra nossa cidade.
Gostei da maioria das ideias do Ronin. A princípio, só achei "desnecessário" 2 coisas: o vlt da orla indo até São Cristõvão (uma estação de metrô da linha 2 na Av. Caribé ao lado do campo já resolveria) e a extensão do vlt do suburbio indo até a enseada da Ribeira (até a Igreja do Bonfim já estaria ótimo).

minha ideia para a Expansão do VLT
Partida: LAPA
Roteiro: Campo Grande - Av. Reitor Miguel Calmom - Praça Lord Cochrane - Av. Centenário - Shopping Barra - Av. Oceanica
Chegada: ISBA

após a expansão, ficaria VLT PARIPE-ONDINA

uma linha 2 de VLT seria FEDERAÇÃO-ABAETÉ
Partida: Praça Lord Cochrane
Roteiro: Av. Garibaldi - Rio Vermelho - Av. Otavio Mangabeira
Chegada: Largo de Cira em Itapuã
See less See more
  • Like
Reactions: 3
Bons projetos Roni. Merecem ser apresentados às autoridades competentes.
  • Like
Reactions: 2
12
Novamente Eu falando sobre estoque pro Terminal Acesso Norte, mas sério, pra quantidade de mudanças que SSA vai ter, esse bendito se fazia necessário demais, PMS vacilou ai em não ter exigido isso ali na Rótula.
Falei em utilizar o espaço do canteiro Central, que tem um péssimo urbanismo, e nada agradável ao pedestre, e que as plantas que ali tem morrem, e que transformado em estoque aliado a uma boa intervenção urbanistica daria uma outra cara a região, aqui vos trago imgs do canteiro, e vejam se realmente não dá pra fazer algo decente e ainda urbanizar pra população caminhar facilmente?

Vista pro Terminal Acesso Norte

_

Não perderia nada fazendo um estoque ai, e não só um estoque, uma estrutura pra abrigar os Rodoviários/Despachante e tal, ficaria útil e claro a possível urbanização do local, pois a iluminação seria melhorada, estimularia a galera a andar mais por ali.

O Bonocô mesmo, ficou bem mais agradável aquela parte do meio, e o que tornou aquilo agradável, a Estação Bonocô ali, o local se reurbanizou e agora é um local excelente pra caminhar, e claro, facilitaria pra equipe do Jessé Ferreira no redesenho! :lol::lol::lol:

A entrada de acesso ao estoque pro canteiro central poderia ser no segundo retorno do Extra, e a saída antes do retorno próximo ao ponto, e com isso os veículos não teria dificuldades pra acessar o Terminal.
See less See more
Já está encaminhado. São 5 plataformas usaremos 3 e 2 ficarão de estoque por enquanto.

Ainda tem o estacionamento do lado que estava previsto no contrato, mas ainda não foi aberto ao público.

Se for necessário ficou de analisar a mudança de destinação.
  • Like
Por que a prefeitura não faz uma BRS da Lapa até o shopping Barra utilizando os BRTs de um eixo só como em Niterói? Seria importantíssimo para o turismo , o comércio e o carnaval! :bash: :bash::bash:

Além de simples é claro.
Se algum dia vcs quiserem fazer uma apresentação destas e outras propostas ao corpo técnico, sinalizem que agendo uma data.
Achei excelentes ideias, porém tenho uma ressalva: O VLT não é lento demais? A orla atlântica é muito longa, e creio que seria muito demorado ir da barra até Itapuã, mas não tenho conhecimento técnico sobre isso, talvez esteja errado.

E sobre o VLT da barra, acredito que a linha da orla atlântica poderia ser esticada até ter uma estação no pé da ladeira da barra, passando pelo farol com uma na frente dele também.

No mais, muito bom.
1 - 20 of 74 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.