SkyscraperCity Forum banner

Bacia do Paranoá pode ser tombada

2087 Views 9 Replies 6 Participants Last post by  Pesquisadorbsb
Bacia do Paranoá pode ser tombada

João Campos - Correio Braziliense

Publicação: 07/05/2008 08:41 Atualização: 07/05/2008 08:44

O horizonte de Brasília, cuidadosamente preservado no projeto de Oscar Niemeyer e Lucio Costa e considerado um dos bens mais preciosos da cidade, está ameaçado. Segundo membros da Comissão Pró-Federação em Defesa do Distrito Federal, formada por pioneiros, moradores e especialistas em meio ambiente, o perigo vem do crescimento desordenado da região vizinha à área tombada da capital — que vai da Rodoferroviária ao Lago Paranoá. Na manhã de ontem, a comissão se reuniu com representantes da superintendência regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para retomar o projeto de criação da Zona de Proteção do Conjunto Urbanístico de Brasília. Na prática, isso significa a inclusão da Bacia do Paranoá como área tombada da capital.

O superintendente regional do Iphan, Alfredo Gastal, afirma que o instituto tem interesse em aprovar o projeto. “É viável e vem em prol da manutenção das características originais de Brasília. Mas antes precisamos negociar com representantes da comunidade, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e do governo local para que o processo ocorra de forma democrática”, ressaltou. A comissão deve entregar o projeto de criação da zona de proteção ainda hoje ao Iphan. Segundo Gastal, esse mesmo estudo sobre o “tombamento” da Bacia do Paranoá foi apresentado ao instituto em 2005. Mas devido a “desencontros durante a negociação teve de ser arquivado”.

A geógrafa da Fundação Sustentabilidade e Desenvolvimento Mônica Veríssimo, responsável pelo estudo, cita a manutenção de dois conceitos para preservar o que restou da capital planejada na década de 1950. Visibilidade: “Brasília foi feita para ser o centro das atenções, não pode ser ofuscada pelo Entorno. Se crescer sem o respeito ao plano original, pode acabar virando uma São Paulo”. E Ambiência: “Há um conceito arquitetônico que deve ser preservado. E o desenvolvimento desordenado, por exemplo, quebra essa lógica”.

Preservação
Para o médico e pioneiro Ernesto Silva, integrante da comissão, a preservação ambiental da Bacia do Paranoá é outro ponto relevante do estudo. “É uma forma de garantir o abastecimento de água da capital e a manutenção do cinturão verde, que vem sofrendo constantes agressões”, defendeu. Já a pioneira Natanry Osório, que acompanhou a visita de funcionários da Organização das Nações Unidas Para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) a Brasília em 2001 — ocasião em que foram avaliados pontos para preservação da cidade como patrimônio histórico e artístico mundial — sinaliza a preocupação com a especulação do setor imobiliário. “Se forem erguidos arranha-céus sem regulamentação, será o fim do belo pôr-do-sol da capital. É preciso frear essa especulação em torno da região”, disse.

O presidente do Conselho Regional dos Consultores de Imóveis, Luiz Carlos Attié, entidade com mais de 15 mil associados, afirma que a categoria apóia o “tombamento” da Bacia do Paranoá. “Para nós, a preservação ambiental e das características de Brasília significa a valorização dos imóveis e a manutenção da qualidade de vida. É por isso que temos um dos metros quadrados mais caros do país”, observou.

Fonte: http://cbnews.correioweb.com.br/htm...ssao=13&id_noticia=4874/noticia_interna.shtml
See less See more
1 - 10 of 10 Posts
Muito bom....... o Paranoá merece um cuidado especial mesmo! É um belíssimo Cartão Postal da nossa cidade! ;)
^^ Eu acho bem dificil isso acontecer, pois inventaram muitas áreas que sequer fazem parte da Bacia do Paranoá, e mesmo se isso acontecer, vai ter várias audiências públicas e dessa vez o IBAMA não vai ter como empurrar goela baixo como fez com a APA do Planalto Central.



Eu sou totalmente contra, pois inventam dente em galinha, pois aí vão existir 3 leis para tratar de meio ambiente, o IBRAM, o IBAMA e agora o IPHAN. E mesmo assim tombar como, se toda área foi modificada ao logo dos 508 anos?

A quem interessa esse tombamento? Eu acho que se fizer isso, vai piorar em muito, pois dentro da DF 001 ou Estrada Parque do Contorno tem um controle devido o tombamento, e o restante fica a DEUS dará.
See less See more
Ao meu ver, pior que tombar a Bacia do Paranoá, é tombar BSB...... daí ficam cheio das frescuras falando como se a cidade fosse intocável! Por mim, BSB perderia esse título o quanto antes. ;)
^^ Olha inventaram que vão tomar a visão de 360 graus eu acho um absurdo, pois querem colocar Brasília numa redoma, mas esquecem que a cidade tem seu proprio crescimento vegetativo, e não é pouco, crescemos uma Brazlândia por ano.
Ao meu ver, pior que tombar a Bacia do Paranoá, é tombar BSB...... daí ficam cheio das frescuras falando como se a cidade fosse intocável! Por mim, BSB perderia esse título o quanto antes. ;)

concordo totalmente.....
pra mim esse titulo só atrasa a cidade....
:bash:
See less See more
Eu acho que deve haver controle no crescimento de novas áreas que possam vir a causar danos ambientais, em especial em relação a futuros problemas em abastacimento de água.

Agora, num primeiro momento, sou contra fixar conceitos muito rígidos de desenvolvimento urbano e normas de gabarito para todas essas áreas. Acho que a saída para conter um "crescimento desordenado" não é um "tombamento integral", mas um crescimento ordenado, de modo a, inclusive, manter as características da região.
See less See more
muito bom!!!!

É preciso proteger as nascentes e as margens desses corregos.
Eu acho que deve haver controle no crescimento de novas áreas que possam vir a causar danos ambientais, em especial em relação a futuros problemas em abastacimento de água.

Agora, num primeiro momento, sou contra fixar conceitos muito rígidos de desenvolvimento urbano e normas de gabarito para todas essas áreas. Acho que a saída para conter um "crescimento desordenado" não é um "tombamento integral", mas um crescimento ordenado, de modo a, inclusive, manter as características da região.

Pois é, cara..... mas as vezes precisa de uma intervenção mais drástica, afinal 50 anos muda muita coisa em uma cidade; e a gente esbarra nesse "TOMBAMENTO" que não tem serventia nenhuma..... não traz grandes benefícios a cidade!
See less See more
^^ Acho que as pessoas não entenderam, isso é uma forma de evitar o crescimento dos pobres dentro da área tombada, simples, mas vai adiantar tentar conter o crescimento nessa localidade?

Sabiam que os maiores poluidores da bacia do Paranoá são justamente os moradores do lagos Norte e Sul, Park Way e condominios, detalhe, somente aí mora rico, que consome agua de poço artesiano que não é tarifado pelo GDF e o mesmo do esgoto de fossa.

Se imaginasse se todos os moradores dessas localidades pagassem a agua e esgoto consumido, nossa seria bilhões de dolares a mais no caixa do GDF.
See less See more
1 - 10 of 10 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top