Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 7 of 7 Posts

·
Registered
Joined
·
2,221 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Os 55 mil exemplares do Valor Econômico, maior jornal especializado em economia e negócios do Brasil, com cerca de 250 mil leitores, circulam nesta quinta-feira(29) em todo o país com um encarte especial: a revista Valor - Estados, que nesta terceira edição traz a Bahia como tema.

Sob o título Tabuleiro de Negócios – Desenvolvimento Regional Ganha Novo Impulso, a revista traz uma radiografia, com laudo, do atual momento vivido pelo estado, a sexta maior economia do país e responsável por 4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

“Fizemos as duas primeiras edições com o Rio de Janeiro e Minas Gerais, mas a Bahia nos chamou a atenção por ser o quinto maior estado a atrair investimentos externos e por estar investindo pesado em infra-estrutura e logística”, justificou o presidente do Valor Econômico, Nicolino Spina.

No lançamento oficial da revista, quarta-feira(28), no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), o governador Jaques Wagner ressaltou que serão investidos, apenas em obras estruturantes, cerca de R$ 24 bilhões, com recursos do tesouro estadual e do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Programa Nacional de Logística e Transportes, para viabilizar o crescimento da economia.

“Vamos construir a Via Expressa, que escoará o tráfego da BR-324 diretamente para o porto de contêineres de Salvador, o Porto Sul, em Ilhéus, e a Ferrovia Oeste/Leste, que impulsionará ainda mais o desenvolvimento do agronegócio, que já é grande naquela região”, disse Wagner.

Publicada em português e inglês, a revista é destinada principalmente para a divulgação das potenciais oportunidades baianas para os investidores internacionais e do sudeste do Brasil, onde se concentra a maior parte dos assinantes do Valor Econômico. O jornal foi fundado em 2000, a partir de uma parceria entre O Globo e Folha de S. Paulo.

A revista aborda o crescimento da indústria de transformação, o desenvolvimento de novos pólos de negócios em diferentes regiões baianas, como a exploração de minérios de ferro em Caetité e a expansão da indústria de celulose e do Pólo Petroquímico de Camaçari, que vai completar 30 anos em um mês.

Destaca ainda a preocupação do governo da Bahia com a interiorização dos investimentos, principalmente no oeste, promovendo a diversificação da produção de grãos, antes focada na soja, para o incremento do algodão, açúcar, girassol e do café.

Estado competitivo

Além do agronegócio e dos arranjos produtivos incentivados entre os agricultores familiares para o beneficiamento de grãos para os biocombustíveis, a publicação fala da modernização da administração pública, com a transparência dada às contas públicas e redução de gastos.

Em 2007, o governo estadual conseguiu economizar R$ 79,7 milhões somente com revisões e renovações de contrato. O pacote de incentivos fiscais concedidos para quem quer produzir e criar empregos na Bahia é tema de uma das reportagens em que o governador é retratado como o homem que tem a missão de vender a Bahia para o Brasil e o mundo.

“Fizemos uma publicação repleta de boas notícias para os baianos, com base sólida de informações e um minucioso trabalho de reportagem que demonstra que a Bahia é um estado competitivo”, explicou Spina.

Wagner informou que levará a edição para uma viagem à Europa, em junho, onde pretende atrair novos negócios. “Vou apresentá-la em Genebra, na reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT), na Holanda e na Suécia”, disse.
 

·
Registered
Joined
·
2,597 Posts
adimito q fiquei surpreso com a bahia em 5 lugar em investimentos externos, q bom.
espero q todos esses investimentos anunciados em infra estrutura se concretizem
a diversificação e interiorização da economia são duas coisas imprescindíveis
 

·
Cidade Lendária
Joined
·
6,291 Posts
Parece que agora o o governo Jacques Wagner acordou de vez!!

alguns amigos meus estavam reclamando muito desse governador e tal... mas agora os investimentos estão chegando!
 

·
Registered
Joined
·
4,137 Posts
Parece que agora o o governo Jacques Wagner acordou de vez!!

alguns amigos meus estavam reclamando muito desse governador e tal... mas agora os investimentos estão chegando!
De jeeeeito nenhum... A Bahia (e especialmente Salvador) nunca esteve tão violenta e tumultuada...
 

·
Cidade Lendária
Joined
·
6,291 Posts
^

ai eu já não sei!

Mas em questão de investimentos...
 

·
Registered
Joined
·
158 Posts
De jeeeeito nenhum... A Bahia (e especialmente Salvador) nunca esteve tão violenta e tumultuada...
a questão da segurança piorou no governo wagner E MUITO...

mas ele ja percebeu e fez umas trocas políticas na área segurança pra tentar melhorar a situação...

bom,e em questão de salvador:
com a criação da guarda municipal que entra esse ano em operação,os policias militares vão efetivamete fazer o que devem,assim,melhoras estão para vir atravéz disso.
 
1 - 7 of 7 Posts
Status
Not open for further replies.
Top