SkyscraperCity banner

441 - 460 of 473 Posts

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Discussion Starter #441
Índice de isolamento social revela o comprometimento da população da Chapada Diamantina no combate à covid
Dentre as cidades selecionadas para comparação e divulgação dos dados, o município de Jacobina (46,0%) e Boa Vista do Tupim (45,7%) alcançaram índices acima de 45%.


Lençóis teve percentual de 44,4% de isolamento; considerado elevado se comparado com outros da região | FOTO: Divulgação/Túlio Saraiva |
Dados da plataforma ‘InLoco’ divulgados nesta quarta-feira (27) mostram a relação e a porcentagem de adesão dos municípios baianos ao isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O estudo foi coletado até a última terça-feira (26) e teve como resultado o desempenho nacional. O índice na Bahia ficou em 45,7%, o quinto melhor do Brasil, atrás de dois estados da região Norte e dois do Nordeste. Já a capital baiana, Salvador, é a terceira melhor dentre todas do país, perdendo apenas para Macapá e Recife, respectivamente.
O Jornal da Chapada separou alguns municípios da Chapada Diamantina para mostrar esses números e o desempenho no que se refere ao comprometimento do isolamento social da população da região. Os dados podem ajudar nas tomadas de decisões municipais que refletem diretamente no combate contra o novo coronavírus. Todos estes dados foram gerados pela plataforma ‘InLoco’, que coleta dados de dispositivos móveis, e não é a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) responsável pelas informações disponíveis.


O município histórico de Mucugê teve 42,1% da população cumprindo o isolamento social | FOTO: Divulgação/Nilton Oliveira |

Dentre as cidades selecionadas para comparação e divulgação dos dados, o município de Jacobina (46,0%) e Boa Vista do Tupim (45,7%) alcançaram índices acima de 45%. Seabra (44,7%), Itaetê (44,6%), Lençóis (44,4%), Itaberaba (44,3%) e Mulungu do Morro (44,1%) ficaram na faixa de 44%. Nova Redenção (43,3%) e Andaraí (43,3%) obtiveram o mesmo índice de isolamento. Piatã (42,3%), Mucugê (42,1%), Palmeiras (41,9%) e Utinga (36,8%) tiveram um percentual da população que está respeitando a recomendação de isolamento abaixo dos demais, em contra partida são os municípios menos afetados da região. Piatã e Utinga, por exemplo só registraram um caso.
No âmbito estadual, o secretário de Saúde Fábio Vilas-Boas diz que o resultado demonstra “de que a decisão de antecipação dos feriados foi assertiva e os baianos estão comprometidos com esse esforço adicional para ficar em casa e reduzir as taxas de infecção”. O titular da pasta do governo Rui Costa (PT) se referiu ao ranking nacional, mas pode muito bem ser direcionado aos ranking municipais.

 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Discussion Starter #442
#Chapada: Brigadistas voluntários rompem quarentena no Vale do Capão e debelam incêndio no Gerais do Vieira
Equipe de brigadista diz que “o fogo foi debelado, mas as consequências poderiam ter sido mais graves caso a resposta fosse demorada”.




Incêndio florestal atingiu o Gerais do Vieira, mas foi contido rapidamente | FOTO: Montagem do JC/ACV-VC |

A brigada voluntária ligada à Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC) rompeu a quarentena para debelar um incêndio florestal no Gerais do Vieira, região que fica no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, durante ação no último domingo (31). As informações estão no blog oficial da brigada.
Essa equipe foi acionada para o combate e prontamente conseguiu reunir 12 brigadistas. “Após avisarmos o órgão responsável, conseguimos mobilizar a brigada voluntária em 20 minutos e realizamos o combate com 12 brigadistas, três sopradores, dois abafadores e sete bombas costais”, aponta a nota publicada no site.
“Mais um combate, desta vez obrigando a quebra do isolamento social dos brigadistas. O incêndio criminoso foi debelado, mas as consequências poderiam ter sido mais graves caso a resposta fosse demorada”, finaliza a nota. A região do Vale do Capão segue sem registrar casos suspeitos de covid-19.

Jornal da Chapada




 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Discussion Starter #443
#Chapada: Revitalização do Rio Salitre será viabilizada com mais de R$8 milhões; bacia nasce em Morro do Chapéu
Serão beneficiadas com o convênio as cidades de Campo Formoso, Jacobina, Juazeiro, Várzea Nova, Ourolândia, Umburanas, Miguel Calmon, Morro do Chapéu e Mirangaba




As intervenções vão englobar a recomposição da vegetação e uma série de ações socioambientais | FOTO: Reprodução/Sema |

A Bacia do Rio Salitre, que nasce no município baiano de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, e deságua no Rio São Francisco, será beneficiada com o Programa Estadual de Revitalização de Bacias Hidrográficas. Com investimento de R$8,3 milhões, a parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) tem o objetivo de desenvolver ainda este ano ações hidroambientais e sociais para a região.
Em reunião realizada por videoconferência, nesta terça-feira (2), o secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, e o diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográfica do MDR, Renato Ferreira, acertaram os últimos detalhes para a assinatura do convênio que será concretizada ainda neste mês de junho. Serão beneficiadas com o convênio as cidades de Campo Formoso, Jacobina, Juazeiro, Várzea Nova, Ourolândia, Umburanas, Miguel Calmon, Morro do Chapéu e Mirangaba
As intervenções vão englobar a recomposição da vegetação em Áreas de Preservação Permanente (APP) e as identificadas como prioritárias; implantação de viveiro escola com ações de educação ambiental; apoio à economia da sociobiodiversidade, com elaboração de planos de negócios e construção de unidade de beneficiamento; além de intervenções relacionadas ao saneamento rural, com a implementação de módulos sanitários sustentáveis em locais considerados prioritários pelo plano de bacia.


Reunião realizada por videoconferência com representantes de órgãos envolvidos na parceria | FOTO: Reprodução/Sema |

O secretário da Sema espera que as ações propostas pelo programa resultem em melhorias no planejamento de iniciativas que visem à revitalização das diversas bacias do estado. “Em relação à bacia hidrográfica do rio Salitre, prevemos ampliar a disponibilidade hídrica, a cobertura florestal, a proteção de nascentes e áreas de recarga, bem como beneficiar comunidades rurais e apoiá-las na produção e beneficiamento de produtos da sociobiodiversidade”, explicou.
O superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema, Claudemir Nonato, pontou que “as intervenções de preservação, conservação e recuperação dos recursos naturais na região são importantes, porque visam à melhoria da disponibilidade de água em quantidade e qualidade para os diversos usos, com execução de ações diretas na bacia do rio Salitre. Indiretamente, as ações irão beneficiar toda sociedade baiana e, diretamente, comunidades tradicionais, moradores da zona rural, pequenos agricultores, irrigantes, usuários de recursos hídricos e operadores de sistemas hídricos da região”.

 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Discussion Starter #444
#Chapada: Iramaia ganha cápsulas de oxigenação para tratamento da covid; município não tem casos positivos
O recurso cria um espaço de isolamento físico do paciente ao mesmo tempo em que permite a circulação do ar.




As cápsulas permitem o oxigênio em pressão positiva | FOTO: Montagem do JC/PMI |


O município de Iramaia, na Chapada Diamantina, ganhou duas cápsulas de oxigenação nesta terça-feira (2) para tratamento de pacientes com a síndrome respiratória aguda grave, covid-19. Por meio da Secretaria de Saúde e com a parceria do médico Dalton Senise, as cápsulas foram construídas com referência em modelos que salvam muitas vidas na cidade de Manaus e em outras localidades do Brasil.
Com o objetivo de combater o novo coronavírus e garantir o atendimento com redução no tempo de internação e menor contaminação dos profissionais de saúde, as cápsulas permitem o oxigênio em pressão positiva, sem que haja necessidade de intubação, baseado em experiências dos grandes hospitais do país, segundo informações de assessoria da prefeitura de Iramaia.

“Vale ressaltar que o uso da cápsula nos pacientes não substitui a utilização dos equipamentos de proteção individual [EPIs] por parte dos profissionais. Todos seguirão paramentados para atendimento dos acidentes e manuseio dos equipamentos”, aponta nota publicada na página oficial da prefeitura em rede social.
O município chapadeiro segue sem casos positivos de infecção e registra em seu boletim epidemiológico apenas um caso suspeito. Também tem 48 pessoas em monitoramento e quatro casos descartados de pessoas que testaram negativo para a covid-19.

 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Discussion Starter #445
#Chapada: Projeto de pesquisa ‘Escritas Diamantinas’ estuda a difusão da escrita e o papel social dela na região
A atividade tem base no mapeamento e na catalogação dos produtos gráficos encontrados a partir da prospecção de arquivos ou acervos, públicos ou privados.




Projeto deve estudar a história da escolarização da Chapada Diamantina | FOTO: João Ramos/Bahiatursa |


A Chapada Diamantina ganha um novo projeto de pesquisa, coordenado pelo professor Dr. André Moreno, do colegiado de Letras Vernáculas, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), campus de Seabra. O projeto intitulado por ‘Escritas Diamantinas’, faz parte do Programa de Estudos em História, Sociedade e Cultura Escrita na região chapadeira. O trabalho tem o enfoque na difusão social da escrita e as funções sociais que ela assume dentro da região.
Essa atividade tem base no mapeamento e na catalogação dos produtos gráficos encontrados a partir da prospecção de arquivos ou acervos, públicos ou privados. “Buscamos investigar os acervos públicos e privados da região, mais ainda uma necessidade de um tratamento mais verticalizados em outros arquivos públicos da região, com substancias muito grande de testemunhos históricos”, aponta o professor.
Para André Moreno, um dos objetivos é estudar a história da escolarização da Chapada Diamantina, desde a instalação das primeiras escolas e os dias atuais e identificar os primeiros indícios de escolas não formais. “Os trabalhos em linguística histórica como um todo tem se desenvolvido paulatinamente, a pequenos passos, dentro da nossa região da Chapada Diamantina”, finaliza Moreno.

 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Discussion Starter #446
Chapada Diamantina é cenário de aparição de óvnis e de relatos surpreendentes sobre extraterrestres
E com essa pandemia do novo coronavírus, publicações sobre o assunto tomou as redes do Jornal da Chapada com pessoas pedindo uma matéria sobre o assunto, o que foi prontamente atendido.






Morro do Chapéu é um dos locais com relatos de aparição e contatos extraterrenos | FOTO: Reprodução/Elvis Barbosa |


Você sabia que a Chapada Diamantina é cenário de encontro com a vida terrestre? A Cachoeira da Fumaça e o Poço Encantado se destacam pelas figuras rupestres que contam a história de visões de óvnis, além do Morro do Chapéu, um dos lugares preferidos dos estudiosos do fenômeno, onde foi registrado um grande clarão sobre o ar, em 1993. A Ufologia investiga e especula conjunto de assuntos e atividades associadas com o interesse em objetos voadores não identificados (óvnis). E com essa pandemia do novo coronavírus, publicações sobre o assunto tomou as redes do Jornal da Chapada com pessoas pedindo uma matéria sobre o assunto, o que foi prontamente atendido.
Além de uma compilação de textos já publicados pelo site, esse texto traz também o vídeo que recentemente voltou a circular nas redes sociais, relembrando as histórias de aparições de óvnis na região chapadeira. A matéria foi do programa ‘Fantástico, da Rede Globo, com o repórter José Raimundo. Um link com essa publicação foi enviada ao Jornal da Chapada como base de informações sobre o assunto. Talvez um dos primeiros relatos da TV Brasileira sobre o tema. No vídeo, o repórter passa por Morro do Chapéu e Mucugê e mostra a curiosidade dos moradores em manter contato com a vida terrestre. Mas outros locais também já tiveram relatos de aparição de objetos não identificados.
Não por coincidência, em Morro do Chapéu tem o Centro de Pesquisas Ufológicas. O município chapadeiro é famoso por ser local de cachoeiras e trilhas e por ser a cidade das flores, mas também pela ufologia. Toda a Chapada Dimantina, na realidade, é uma área bem famosa para aqueles que acreditam em vida fora do planeta Terra. A região possuiu diversos fenômenos, alguns deles ocorreram justamente em Morro do Chapéu, terra da Cachoeira do Ferro Doido.
O tema é tão forte na comunidade que uma réplica de ‘disco voador’ foi parar no quintal de Seu Amaral, um dos vários moradores que relata ter visto óvnis na cidade. E logo que se chega em Morro do Chapéu é possível ver o ‘disco voador’. “Após a experiência ufológica, para tentar entrar em contato os seres, Seu Amaral e a esposa fizeram sua casa em formato de disco voador, além de terem uma réplica do disco no quintal”, aponta texto do iBahia, que mostra locais para visitar na Bahia com a temática de ufologia. Pode se visitar o espaço gratuitamente.



O Vale do Capão, em Palmeiras, e Ibicoara já foram palcos para eventos de ufologia | FOTO:

Lençóis


Em Lençóis, o escritor e ufólogo Hélio Nunes de Camargo, fundou um Centro Ufológico da Chapada Diamantina (UFO na Chapada). Lá, recebe pessoas do mundo inteiro que tiveram ou buscam experiências ufológicas. “O UFO na Chapada tem o objetivo de levar a ufologia até às pessoas. Desmistificando um assunto que muitas vezes sofre preconceito. A imagem que a população tem desses seres geralmente é a passada por filmes. Até mesmo as crenças religiosas, muitas vezes, interpretam o fenômeno de forma errada”, explica.
Hélio é autor da obra ‘UFO na Chapada’. No livro, ele aborda detalhadamente casos clássicos da ufologia baiana, relatando fatos inéditos pesquisados ou vivenciados por ele. Ele ainda fala de casos polêmicos, como a queda de um óvni no coração da Bahia, e da captura de seres extraterrestres feita pelas Forças Armadas. O Vale do Capão, em Palmeiras, e Ibicoara também já foram palcos para eventos de ufologia.

Vale do Capão


O ufólogo baiano, Paulo Gusmão, morador do Vale do Capão, onde há muitos relatos de avistamento de UFOs e casos de abdução por extraterrestres, denuncia a extração mineral na região por ETs. Com mais de 1,5 mil inscritos no seu canal no Youtube, Gusmão mostra depoimentos de moradores da região, explica o estado hipnótico dos garimpeiros chamado ‘praga do garimpo’ e conclui o vídeo com uma sábia mensagem que vale a pena conferir.
Garimpeiros, moradores e ufólogos ainda se intrigam com as luzes que vagam pela região e o mistério toma conta de quem visita a Chapada Diamantina. O entendimento de que a Terra tem sido visitada por civilizações extraterrestres, encontra cada vez maior repercussão e aceitação na sociedade. É crescente a quantidade de relatos e avistamentos, principalmente no Nordeste do nosso país.

 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Discussion Starter #447
#Chapada: Além das ações contra o coronavírus, Lençóis também se mobiliza para conter dengue, zika e chikungunya
A principal forma de prevenção é o combate aos mosquitos, eliminando os criadouros de forma coletiva com participação comunitária.




A gestão municipal teve de comprar dois motores pulverizadores de inseticidas | FOTO: Divulgação/PML |

Como se não bastassem os transtornos ocasionados pela pandemia do novo coronavírus, nas últimas semanas, moradores do município de Lençóis, principalmente do distrito de ‘Tanquinho’, estão reclamando que várias pessoas apresentaram sintomas de dengue, zika e chikungunya, endemias transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A principal forma de prevenção é o combate aos mosquitos, eliminando os criadouros de forma coletiva com participação comunitária e o estímulo à estruturação de políticas públicas efetivas para o saneamento básico e o uso racional de inseticidas.
Segundo informações, a prefeitura de Lençóis já solicitou, desde o mês de março deste ano, por mais de quatro vezes, o carro fumacê ao Governo do Estado, mas até o momento não houve respostas. Vale salientar que no fechamento desta matéria, o Jornal da Chapada tentou contato com a Base da 27ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) em Seabra. No primeiro momento, conseguimos falar com ‘Tainá’, que passou a ligação para ‘Midiã’, essa última, antes de passar a ligação da reportagem para o técnico responsável, que não atendeu, informou que a demanda de Lençóis já havia sido encaminhada ao governo estadual. Após isso, não foi possível falar com mais ninguém.


Terrenos com possíveis focos do mosquitos são limpos em Lençóis | FOTO: Divulgação/PML |

Para amenizar o problema, que também é uma urgência de saúde pública, a prefeitura de Lençóis vem fazendo a sua parte com a realização de mutirões de combate ao mosquito, limpeza de áreas e campanhas de conscientização da população para eliminação de focos. Um exemplo, é a área do antigo clube Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), onde a prefeitura precisou realizar o aterramento das piscinas que estavam há anos abandonadas e servindo de possíveis criadouros do Aedes aegypti.
Ainda segundo informações, a gestão municipal em Lençóis também comprou dois motores pulverizadores de inseticidas (conhecidos como ‘Fumacê’) e já solicitou, por mais de quatro vezes, o veneno que é fornecido exclusivamente pela Dires (Governo do Estado), mas também não obteve resposta. O Jornal da Chapada abre espaço para a posição do governo estadual sobre o assunto, já que as repartições na região não querem falar sobre o assunto.


 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Discussion Starter #448
#Chapada: Imagens mostram obras da instalação do Centro de Atendimento à covid em Wagner a todo o vapor
O município chapadeiro não tem casos positivos de contaminação por coronavírus.




As obras seguem no local onde funcionará o centro de atendimento | FOTO: Divulgação/PMW |


As obras de reforma do anexo no Hospital Grace Memorial, no município de Wagner, na Chapada Diamantina, estão a todo o vapor. A informação foi encaminhada ao Jornal da Chapada, por meio de assessoria, com fotos das intervenções para que o local atenda possíveis casos de infecção por covid-19 na região chapadeira.
Esta ação é fruto de parceria do Hospital da Chapada, que fica em Itaberaba, com a prefeitura de Wagner. “O Centro de Atendimento contará com toda a estrutura para o atendimento exclusivo aos pacientes com sintomas respiratórios”, frisa a nota da assessoria da prefeitura administrada pelo prefeito Élter Bastos (PSL).
As ações em Wagner continuam para conter a entrada do vírus mortal. “Neste momento delicado, a prefeitura vem trabalhando na prevenção e também na preparação do nosso sistema de saúde para o caso de ocorrências de coronavírus”, completa a nota.


 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Discussion Starter #449
#Seabra: Hospital da Chapada entre as unidades que ganham túneis de desinfecção do Senai Cimatec na Bahia
Com estes, já são 19 unidades com o equipamento, sendo que outros 13 túneis já foram implantados em hospitais e unidades de Saúde da Bahia que atendem pacientes com sintomas da covid-19.




A ação é uma parceria entre o Senai Cimatec e o Governo do Estado | FOTO: Divulgação/Seplan |


Túneis de Desinfecção voltados para profissionais que utilizem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foram implantados, nesta quinta-feira (4), nos hospitais de campanha da Arena Fonte Nova, em Salvador, de Clínicas de Conquista e Geral de Vitória da Conquista, Geral de Itaparica, da Chapada (Seabra), e Regional Dantas Bião (Alagoinhas). A ação é fruto de uma parceria entre o Senai Cimatec, responsável pelo desenvolvimento do equipamento, e o Governo do Estado.
Com estes, já são 19 unidades com o equipamento, sendo que outros 13 túneis já foram implantados em hospitais e unidades de Saúde da Bahia que atendem pacientes com sintomas da covid-19: Instituto Couto Maia, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vale dos Barris, hospitais Santo Antônio (Obras Sociais Irmã Dulce), Espanhol, Subúrbio, Ernesto Simões Filho e Martagão Gesteira em Salvador, além do Costa do Cacau, em Ilhéus, Calixto Midlej Filho, em Itabuna, São Vicente e Prado Valadares, em Jequié, Riverside, em Lauro de Freitas, e UPA de Ipiaú.
“Estamos implantando túneis de desinfecção em diversos hospitais da Bahia, ampliando assim a segurança dos profissionais que estão na linha de frente, em contato direto com pacientes da covid-19. Eles são desenvolvidos para que estes profissionais possam ter mais segurança justamente no momento em que vão se desparamentar dos seus EPIs”, ressalta o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro.
Os túneis de desinfecção foram desenvolvidos sob a supervisão do infectologista Roberto Badaró, pesquisador chefe do Instituto de Tecnologia da Saúde do Senai Cimatec, e atendem adequadamente aos requisitos especificados pela Anvisa. “A gente sabe que a contaminação do profissional da área da saúde, cerca de 50% ocorre não no contato com o paciente, mas quando ele vai se desparamentar. Ao passar pelo túnel de desinfecção e receber o spray, o profissional pode retirar estes equipamentos de proteção individual sem risco de contaminação”, explicou Badaró.
O túnel do Senai Cimatec possui formato de um corredor de 2,5 metros, pelo qual o profissional de saúde passa ao final do seu expediente, antes da retirada do EPI, para desinfecção. O equipamento possui estrutura de alumínio, com tubulação de PVC, uma bomba de alta pressão e bicos aspersores que fazem o processo de nebulização. O desinfetante utilizado (hipoclorito) já é amplamente recomendado e utilizado, por décadas, para uso na desinfecção de superfícies de ambientes hospitalares e domiciliares, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e órgãos internacionais de saúde, inclusive com eficácia comprovada para o novo Coronavírus.
O hospital de campanha da Arena Fonte Nova está previsto para iniciar as atividades nesta sexta-feira (05) e vai contar com 100 leitos de terapia intensiva e 140 leitos de internamento em enfermaria. O Hospital Geral de Vitória da Conquista já conta com 15 leitos dedicados ao coronavírus, de um total de 45 que estão em processo de implantação na unidade. Já o Hospital de Clínicas de Conquista (HCC) foi contratado pelo Governo do Estado e dispõe de 40 leitos dedicados a pacientes suspeitos e com diagnóstico positivo para a covid-19.
O Hospital da Chapada, em Seabra, possui 36 leitos dedicados à covid-19, sendo a principal referência para mais de 400 mil habitantes da região. O Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas, possui 24 leitos, sendo 12 de UTI exclusivos para pacientes com o diagnóstico de coronavírus. Já o Hospital Geral de Itaparica possui 10 leitos exclusivos para atender pacientes com sintomas da covid-19.


 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Discussion Starter #450
#Chapada: Santa Casa de Ruy Barbosa planeja passar por adequações com os R$2,8 milhões do Ministério da Saúde
Plano de trabalho para uso do recurso deve contemplar adequações físicas e equipamento de alta complexidade da unidade de saúde da região chapadeira.




O valor que cada instituição receberá foi determinado pelo Ministério da Saúde | FOTO: Divulgação |


A Santa Casa de Misericórdia de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina, é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos e que presta atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para toda a região. Por conta disso, foi contemplada, por meio da lei e portaria federais, com uma verba de R$2.861.855,85. Essa lei determina a distribuição para as instituições filantrópicas de todo o país do valor global de R$2 bilhões, que podem ser utilizados para aquisição de medicamentos, suprimentos, produtos hospitalares para atendimento adequado à população, realização de reformas e adequações físicas e aquisição de equipamentos voltados obrigatoriamente para a covid-19.
Conforme informações de assessoria, a intenção da Santa Casa é usar a verba para a adequação física e equipagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de reforma da Emergência e um novo tomógrafo. Mas a definição sobre o uso do dinheiro vai ser feita após aprovação do plano de trabalho pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). “[O recurso] vai trazer muitas melhorias para o nosso serviço, que já é reconhecido pela população pelo compromisso com o bem-estar de todas as pessoas da região. Temos esses três pontos como objetivos centrais de atuação, mas preciso reforçar que esse plano precisa da aprovação da Sesab. A portaria tem regras a serem fielmente seguidas para utilização do recurso, que vêm através da conta do Estado e liberado somente após aprovação do projeto. Temos uma gestão transparente, e tudo o que for decidido será comunicado à população”, aponta o provedor Neuberth Lima.
O valor que cada instituição receberá foi determinado pelo Ministério da Saúde, levando em consideração a quantidade de leitos ativos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) contratualizados com o SUS, e os valores da produção ambulatorial e hospitalar dos serviços de média e alta complexidade no ano de 2019. Para Neuberth, esse montante destinado à Santa Casa de Ruy Barbosa é um reconhecimento pela atuação da instituição. A Santa Casa destaca ainda que a utilização da verba para as melhorias na unidade dependerá dos repasses por parte do Ministério e Secretaria Estadual da Saúde, que vem se mostrado céleres nesse momento de pandemia.
“Podemos dizer que isso é um prêmio e reconhecimento ao nível de resolutividade da Santa Casa de Ruy Barbosa, demonstrada com o número de procedimentos realizados, especialmente cirúrgicos, nas cirurgias gerais eletivas e ortopédicas, onde cerca de 5 mil procedimentos cirúrgicos foram realizados em 2019. A unidade apresenta valores superiores aos de instituições tradicionais e importantes do estado, inclusive da capital. Registramos mais uma vez, nosso muito obrigado a nossa equipe de colaboradores, que graças ao empenho e dedicação demonstrados, tornou esses números possíveis”, salienta o provedor por meio de assessoria.

 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Discussion Starter #451
#Chapada: Nova Redenção mantém investimentos em obras de infraestrutura; município segue sem casos de covid-19
Além da reconstrução de algumas estradas vicinais que foram danificadas pelas fortes chuvas do período, a gestão anunciou a pavimentação de várias ruas da cidade.




Obras de infraestruturas continuam a melhorar a qualidade de vida das pessoas | FOTO: Montagem do JC/PMNR |

Apesar das novas formas de trabalho, impostas pela pandemia do novo coronavírus, a prefeitura de Nova Redenção, administrada pela prefeita Guilma Soares (PT), vem se esforçando para realizar e entregar algumas obras que estão em andamento no município da Chapada Diamantina. Nos últimos dias, além da reconstrução de algumas estradas vicinais que foram danificadas pelas fortes chuvas do período, a gestão anunciou a pavimentação de várias ruas da cidade.
Nesse pacote da pavimentação estão trecho da Avenida Nascer do Sol, conhecida como ‘Lagoa do Sapo’, e da Travessa Alexandrina, logradouros que ao longo do tempo, vem causando transtornos para moradores, com buracos, lamas ou poeira. Vale salientar, que essa é mais uma conquista do ‘Governo da Reconstrução’, por meio do deputado federal Afonso Florence (PT-BA).


Ação da equipe de saúde durante feira da agricultura familiar na última quarta | FOTO: Montagem do JC/PMNR |
Dados da pandemia no município

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica estão atentas ao cumprimento das medidas de prevenção em toda a cidade chapadeira. Na última quarta (3), uma ação de prevenção aconteceu na Feira de Agricultura Familiar, que acontece na Praça da Matriz.
Apesar da resistência de algumas pessoas, feirantes e clientes já estão se conscientizando e aderindo a medidas de prevenção como uso de máscaras, distanciamento social e higiene no manuseio dos produtos comercializados.
Conforme o boletim da pandemia desta quinta (4), Nova Redenção segue monitorando 30 pessoas que chegaram ao município e as medidas de enfrentamento e combate à chegada do vírus continuam acirradas no município.


 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Discussion Starter #452
#Chapada: Sem caso positivo desde o início da pandemia, Lençóis tem boletim epidemiológico zerado
Além das medidas editadas em decreto, a prefeitura tem realizado ações para manter as pessoas em isolamento social.





Lençóis não tem caso confirmado de covid | FOTO: Túlio Saraiva/Facebook |

O município de Lençóis, na Chapada Diamantina, administrado pelo prefeito Marcos Airton (PRB), o popular Marcão, tem sido exemplo no enfrentamento e combate contra o novo coronavírus (covid-19). Desde que se iniciou o alerta da pandemia, a gestão por meio de equipe de governo tem atuado com ações que têm garantido eficiência para conter o avanço do vírus. Conforme boletim epidemiológico publicado nesta sexta-feira (5), os números estão zerados. Todos os casos suspeitos e monitorados foram descartados.

Além das medidas editadas em decreto, a prefeitura realiza ações para manter as pessoas em isolamento social. Moradores da zona rural têm recebido, em casa, medicamentos, kit lanche para os idosos, e cestas básicas, pela equipe do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). A gestão faz busca ativa para mapear possíveis casos da covid-19 e desinfecção de locais públicos. “A prefeitura vem buscando conter o avanço do vírus com todas as medidas possíveis, mas o resultado também é mérito da população, que tem ajudado com o isolamento social”, salienta Marcão.

View attachment 187526

Além das medidas editadas em decreto, a prefeitura realiza ações para manter as pessoas em isolamento social. Moradores da zona rural têm recebido, em casa, medicamentos, kit lanche para os idosos, e cestas básicas, pela equipe do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). A gestão faz busca ativa para mapear possíveis casos da covid-19 e desinfecção de locais públicos. “A prefeitura vem buscando conter o avanço do vírus com todas as medidas possíveis, mas o resultado também é mérito da população, que tem ajudado com o isolamento social”, salienta Marcão.



:cool::cool::cool:
 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Discussion Starter #453
#Chapada: Lençóis acompanhou dois casos de covid de pessoas naturais do município que vivem em outras localidades
Um caso foi de um jovem lençoense, que atua no Exército em Barreiras, e o segundo foi outro lençoense - que foi testado positivo em Sergipe.



O município chapadeiro, até este domingo, 7 de junho, não registrou casos de covid | FOTO: Arquivo/Melhores Destinos |

Sem casos confirmados de covid-19, o município de Lençóis, na Chapada Diamantina, tem mantido as ações de combate e enfrentamento aos efeitos da pandemia do novo coronavírus na região. Além disso, recentemente, dois casos positivos em outras cidades foram acompanhados pela equipe de saúde da prefeitura nessa última semana. Em nota enviada ao Jornal da Chapada, a gestão do prefeito Marcos Airton, o popular Marcão (PRB), descreve os dois casos acompanhados. O primeiro foi de um jovem lençoense, que trabalha no Exército em Barreiras, e foi testado positivo em maio desde ano.
O segundo foi outro lençoense que está fora do município há mais de três meses e foi testado positivo em maio no estado de Sergipe. “Após investigação da equipe de epidemiologia foi verificado que, apesar de terem residências em Lençóis, esses pacientes estavam em outras cidades há muitos meses e não tiveram contato com a população lençoense recentemente”, a ponta a gestão em nota. Ainda conforme os dados da prefeitura, “os procedimentos adotados pela Secretaria de Saúde de Lençóis têm se baseado com responsabilidade e segurança nos protocolos do Ministério da Saúde”.
A administração de Lençóis frisa que toda e qualquer notícia sobre a pandemia será informada em suas redes oficiais para a população. “Achamos importante esclarecer que a prefeitura de Lençóis está em constante contato e explicando todas as dúvidas da população pelas redes sociais, em transmissões ao vivo, Diário Oficial e também pela Ouvidoria do Município”. A nota finaliza dizendo que “o momento pede união e cuidado redobrado com o que postamos ou comunicamos. Redobre também seu cuidado com as informações que acredita. E evite polêmicas desnecessárias”, completa a gestão.


 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Discussion Starter #454
#Chapada: Vice-prefeita de Morro do Chapéu quer projeto para potencializar o turismo na região
“A ideia é colocar à disposição dos turistas, nos pontos turísticos da cidade, tudo que produzimos em Morro do Chapéu", salienta a vice-gestora.





Juliana Araújo é pré-candidata à prefeitura nas eleições deste ano pelo PL | FOTO: Reprodução |


A vice-prefeita do município de Morro de Chapéu, na Chapada Diamantina, e pré-candidata à prefeitura nas eleições deste ano, Juliana Araújo (PL), quer alavancar o turismo na região. Dentre as propostas, ela sugere a criação de um centro de capacitação com cursos profissionalizantes para o setor. Juliana também pretende implementar um Centro de Atendimento ao Turista na cidade.
Além disso, ela quer criar um guia sobre as diversas atrações turísticas, sugestão de onde comer, onde se hospedar e sinalizar os pontos turísticos da região. “A ideia é colocar à disposição dos turistas, nos pontos turísticos da cidade, tudo que produzimos em Morro do Chapéu. A agricultura familiar, o vinho, as cervejas artesanais, morangos, doces de marmelo, biscoitos, mostrar a nossa diversidade. E gerar mais empregos com essa iniciativa também”, disse.
Belezas naturais
Morro de Chapéu oferece diversas opções de lazer ao turista. Entre elas estão a Gruta dos Brejões, Cachoeira do Ferro Doido, Parque Estadual Morro de Chapéu, Cachoeira do Agreste, dentre outras. “Precisamos alavancar a economia da região, e o turismo proporciona isso, temos uma vasta opção de lazer”, frisou.

 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Discussion Starter #455
#Chapada: Prefeitura de Mucugê promete resolver qualidade da água na comunidade de Santa Cruz; “Novo poço será instalado”
O prefeito Manoel Luz foi procurado após inúmeras denúncias e informou que a alternativa no momento é a limpeza do poço, enquanto outro, perfurado com recursos da prefeitura, está em processo de instalação.




Os moradores apontam que a água tem coloração "barrenta" e "forte odor" | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Moradores do município de Mucugê, na Chapada Diamantina, procurou novamente o Jornal da Chapada, esta semana, para denunciar a qualidade da água que está chegando ás casas da comunidade rural de ‘Santa Cruz’. Por meio de fotos enviadas à redação, os moradores reclamam que a água apresenta uma coloração ‘barrenta’ e possivelmente não indicada para consumo humano.
O Jornal da Chapada já tinha publicada matéria sobre o assunto e a situação foi resolvida em parte (veja aqui o primeiro texto). O problema da qualidade da água em locais da sede foi resolvido em parte, mas na comunidade rural continua a coloração e o odor. “Essa água está chegando nas casas da comunidade de Santa Cruz, a água de Mucugê [sede] só melhorou um pouco a coloração, mas o odor está cada dia pior”.
A reportagem entrou em contato com o prefeito Manoel Luz (PSD), para que ele pudesse explicar a atual situação da água na comunidade, sendo que na sede foi dado como caso encerrado. O gestor informou que se trata de um poço artesiano antigo, perfurado em região de um brejo. Luz ainda aponta que devido a localidade indevida é comum que a água apresente essa característica em Santa Cruz.


O prefeito Cláudio Manoel Luz Silva | FOTO: Divulgação |
“Mantive contato com o responsável, e o que a acontece é que esse poço artesiano que está fornecendo água é antigo e perfurado por gestões passadas em um brejo, e não se abre poço artesiano em brejo. Então, ‘vira e mexe’, ela [a água] apresenta esta coloração”, revela o gestor.
Manoel indica que a alternativa no momento é a limpeza do poço, enquanto outro, já perfurado pela prefeitura, está em processo de instalação. “Já perfuramos um poço artesiano lá [Santa Cruz], inclusive com recursos próprios da prefeitura, e já estamos providenciando a instalação do poço para resolver a situação. Agora vamos fazer uma limpeza nesse para que fique de reserva”, finaliza.

 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Discussion Starter #456
#Chapada: Nova Redenção recebe emenda para pavimentação de ruas; município tem um caso de covid
Sem notificações de casos suspeitos, o município tem 40 pessoas cumprindo a quarentena.




A obra, no valor de R$287.306 mil, será viabilizada com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Ronaldo Carletto | FOTO: Montagem do JC/PMNR |


Além dos cuidados com a prevenção de combate do novo coronavírus, a prefeitura de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, administrada pela prefeita Guilma Soares (PT), garantiu nesta sexta-feira (19) a realização de obras de calçamento no município chapadeiro. Isso porque foi assinado um convênio digital (em razão da pandemia), com a Caixa Econômica Federal (CEF) para pavimentação de mais três ruas. A obra, no valor de R$287.306 mil, será viabilizada com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Ronaldo Carletto (PP).
Para Guilma, trata-se de mais uma conquista que levará mais qualidade de vida e mobilidade para a população. “O objetivo de melhorar a qualidade de vida da nossa gente. Ainda que estejamos vivendo um momento delicado de muita atenção e prevenção, por conta de um inimigo invisível, o trabalho de manutenção e cuidado com a nossa cidade não pode parar”, salienta a gestora. As ruas que receberão pavimentação ficam atrás do colégio Rômulo Galvão: ‘Lídia Cândida de Oliveira’, ‘Guiomar Rodrigues Guimarães Santos’ e ‘Leonel Dias dos Santos’.


 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Discussion Starter #457
#Chapada: Prefeitura de Utinga mantém investimentos em recuperação de estradas vicinais
A recuperação de estradas vicinais que ligam a sede do município à zona rural tem o intuito de facilitar o acesso da população e o escoamento da produção agrícola.




As ações são para manter a segurança e escoamento da produção agrícola | FOTO: Montagem do JC/PMU |

Os avanços no combate ao novo coronavírus é uma das prioridades da gestão do município de Utinga, na Chapada Diamantina. No entanto, o cuidado com o município, influencia diretamente na vida da população e, por isso, a prefeitura, administrada pelo prefeito Joyuson Vieira, tem também investido no desenvolvimento e infraestrutura da região.
“Além das ações de combate aos efeitos da pandemia, a prefeitura tem se preocupado em manter e proporcionar mais infraestrutura e segurança à população da sede e zona rural. Por isso, mantemos as ações de manutenção das estradas que ligam a cidade de Utinga às comunidades. Todo esse trabalho está sendo feito com segurança, dentro dos protocolos dos órgãos de Saúde”, frisa o gestor Joyuson.
A recuperação de estradas vicinais tem o intuito de facilitar o acesso da população e o escoamento da produção agrícola. Conforme nota de assessoria, foi realizada a recuperação da estrada que liga Cabeceira do Rio ao Alto Bonito, além de trechos da BA-046, entre Utinga e Bonito, que ligam os povoados da ‘Lajinha’, ‘Pau Peba’ e ‘Riachão’.

 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Discussion Starter #458
#Chapada: Andaraí, Dom Basílio e Várzea Nova voltam para a lista de municípios com transporte suspenso; total chega a 300 no estado
A decisão, que foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta terça (23), tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana.




Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo | FOTO: Reprodução |
O transporte intermunicipal será suspenso em Abaré, América Dourada, Andaraí, Apuarema, Caém, Capela do Alto Alegre, Dom Basílio, Ipecaetá, Morpará, Queimadas, Quixabeira, Santa Teresinha, São Felipe e Várzea Nova a partir de quarta-feira (24). A decisão, que foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta terça (23), tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana.
Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. Também continuam suspensas, até o dia 6 de julho, a circulação, a saída e a chegada de ônibus interestaduais no território baiano.
O decreto ainda autoriza a retomada do transporte intermunicipal em Angical, Anguera, Barra do Mendes, Belo Campo, Carinhanha, Chorrochó, Correntina, Formosa do Rio Preto, Guajeru, Ibipitanga, Jacaraci, Jussari, Malhada, Nova Fátima, Pilão Arcado, Serra do Ramalho e Tanhaçu, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de covid-19.

 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Discussion Starter #459
#Chapada: Comunidades rurais em Jacobina e Piatã passam a contar com sinal de celular; governo amplia programa
Durante a pandemia do coronavírus tornou necessária a interação exclusivamente virtual e ampliou a necessidade de conexão da população.




Durante a pandemia, a utilização da internet aumentou em mais de 40%, segundo dados da Anatel | FOTO: Ulgo Oliveira/Seinfra |
Os distritos de Caatinga do Moura, no município de Jacobina, na Chapada Norte, e de Cabrália, em Piatã, na Chapada Diamantina, estão na lista de localidades que passam a ter sinal de celular na Bahia. A informação consta em texto divulgado pelo governo da Bahia. Isso porque a pandemia do coronavírus tornou necessária a interação exclusivamente virtual e ampliou a necessidade de conexão da população.
Neste período, a utilização da internet aumentou em mais de 40%, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com isso, o programa ‘Fala Bahia’ passa a ter ainda mais importância no objetivo de levar sinal de celular e internet para localidades rurais de diferentes regiões baianas.
Das 88 localidades que serão atendidas pelo programa nesta primeira fase, 24 já estão com o sinal de celular ativado, beneficiando mais de 80 mil moradores diretamente. Implementado pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o pagamento por cada Estação Rádio Base (ERB) – espécie de torre – instalada está sendo feito por meio de desconto no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).
As Estações fazem a conexão entre os telefones celulares e fixos e a companhia telefonia que atenderá a cidade. A Claro e a TIM ganharam a licitação para realizar a implantação em 35 e 53 localidades, respectivamente. No total, as instalações vão beneficiar 300 mil moradores.
“Esse programa tem se mostrado de grande utilidade não só pelas melhorias no acesso a educação, saúde e segurança, mas também pela possibilidade de proporcionar aos comerciantes locais um desenvolvimento do seu negócio e criação de novas possibilidades”, explica o secretário Marcus Cavalcanti.
Para segundo semestre deste ano, a previsão é de que mais oito localidades rurais recebam as ERBs. São elas: São José de Alcobaça (Alcobaça), Bonfim de Feira (Feira de Santana), Tijuaçu (Senhor do Bonfim), Velha Boipeba (Cairu), Mangabeira (Aporá), Itati (Itororó), Itaimbé (Potiraguá) e Mocambo (Santa Maria da Vitória).

 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Discussion Starter #460
#Chapada: Profissionais de Saúde realizam operação na zona rural de Itaberaba para conter o novo coronavírus
Os bares podem vender, entretanto, não é possível consumir no interior nem nos arredores, a instrução é que leve para casa.




As orientações foram passadas para instruir a população rural sobre a crise sanitária | FOTO: Montagem do JC/PMI |


A prefeitura de Itaberaba, administrada pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), intensifica as medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus na zona rural do município considerado o portal de entrada para a Chapada Diamantina. O final de semana, por exemplo, foi de rondas para os profissionais de saúde. Eles realizaram visitas em residências e estabelecimentos comerciais nas localidades de ‘Vila São Vicente’, ‘Testa Branca’, ‘Cajas’, ‘Alto Vermelho’, ‘Itaíba’, ‘Alagoas’, ‘Ipoeira’, ‘Guaribas’ e ‘Santa Quitéria’.
De acordo com informações apuradas pelo Jornal da Chapada, o objetivo das visitas foi orientar a população para a importância do cumprimento das medidas e recomendações constantes no novo decreto, como o uso obrigatório da máscara, a importância do distanciamento social e evitar aglomerações. Além disso, as orientações também envolveram a venda e o consumo de bebidas alcoólicas. Os bares podem vender, entretanto, não é possível consumir no interior nem nos arredores, a instrução é que leve para casa.
“Muito positiva essa iniciativa dos nossos profissionais de saúde. Com a conscientização do povo na zona rural, vamos manter às localidades sem casos positivos de covid-19. Hoje, só registramos um caso na comunidade de ‘Guaribas'”, declara o secretário de saúde de Itaberaba, João Rodrigues. A pasta municipal ainda informa que a ação foi realizada pela Secretaria em parceria a Guarda Municipal e a Polícia Militar (PM-BA). Confira aqui dados o boletim atualizado de Itaberaba.


 
441 - 460 of 473 Posts
Top