Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 7 of 7 Posts

·
Registered
Joined
·
2,221 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Com um acréscimo de mais de 300 mil toneladas na produção, a Bahia ganha destaque no ranking nacional de produção de soja e bate novo recorde de safra, com a marca de 2,838 milhões toneladas e uma produtividade de 50,6 sacas por hectare. Os últimos números de produção e de produtividade da Bahia, tendo como base a safra de 2006/2007, eram de 2,5 milhões de toneladas e 45 sacas por hectare, respectivamente.

Primeiro maior produtor do Nordeste e um dos maiores do país, a Bahia já comemora o aumento dos tetos, sobretudo o menor número de focos de Ferrugem Asiática, doença que foi devidamente controlada com as ações do Programa Estratégico de Manejo da Ferrugem Asiática da Soja, realizado pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). O resultado foi divulgado, na quinta-feira (15), pelo Comitê de Avaliação e de Desempenho da Cultura da Soja no Oeste.

“O apoio que o Governo do Estado vem dando aos programas na área da agricultura e o comprometimento de nossos técnicos, garantem o sucesso alcançado. O Programa Estratégico de Manejo da Ferrugem Asiática da Soja, por exemplo, foi de grande importância para que chegássemos esta marca”, afirma Geraldo Simões, secretário da Agricultura.

Para o diretor de defesa sanitária vegetal da Adab, Cássio Peixoto, a conquista é resultante do apoio do Governo do Estado, por meio da Seagri, que oferece serviços aos produtores na forma de treinamento e capacitação, atendendo a mais de 400 produtores do oeste.

Além disso, destaca-se ainda o aumento do número de laboratórios de diagnose rápida para nove, garantindo maior efetividade na detecção imediata da ferrugem. Os laboratórios ficam nas regiões de Barreiras, Correntina, Luís Eduardo Magalhães e São Desidério. A Bahia apresenta a menor incidência da praga do país, segundo levantamento feito pelo Consórcio Nacional Anti-Ferrugem nas principais regiões produtoras de soja.

Desenvolvido pela Adab, o programa conta com um modelo de monitoramento de focos, considerado referência nacional, segundo o Mapa e Confederação Nacional de Agricultura (CNA). Este modelo conta com uma rede de comunicação denominada sistema de alerta, que informa a assistência técnica pública e privada sobre problemas detectados durante a safra.

Agecom
 

·
BAHIA
Joined
·
1,731 Posts
a região oeste tá bombamdo de grrrrrana!!! Vamo Bahia!!!
 

·
BBMP!
Joined
·
4,152 Posts
Barreiras, Lem refletem o crescimento gigantesco da região oeste..a tendencia eh melhorar ainda mais!
 

·
Perfil
Joined
·
5,549 Posts
Uma prova que Sertão não é só seca, basta investir que o retorno é garantido.
 

·
CONTA RECUPERADAAAAAAAAAA
Joined
·
7,129 Posts
^^ a região onde está sendo produzida a soja não é Sertão, é Cerrado, se não me engano...

mas claro que existe uma prova de que investir no sertão ter retorno garantido e temos como exemplo não a soja, mas as frutas produzidas no vale do São Francisco, principalmente em Petrolina e Juazeiro.
 
1 - 7 of 7 Posts
Status
Not open for further replies.
Top