SkyscraperCity banner

15861 - 15880 of 16048 Posts

·
.
Joined
·
126,057 Posts
“Inspira: A Esperança Equilibrista”

João Bosco, Zeca Baleiro, Ivan Lins, Zélia Duncan, Leila Pinheiro e a Orquestra Maré do Amanhã estarão reunidos no palco virtual da live Inspira: A Esperança Equilibrista, no próximo sábado (27), às 18h. O espetáculo será transmitido pelos canais da Inspirartes Produções Culturais, no YouTube e Facebook. Este encontro é patrocinado pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae).

 

·
.
Joined
·
126,057 Posts
Filme baiano 'Guerra de Algodão' será exibido em festival on-line
Longa de Marília Hughes e Cláudio Marques ficará 48 horas no ar, nos dias 27 e 28 de junho

O filme "Guerra de Algodão", de Marília Hughes e Cláudio Marques, será exibido no Festival Espaço Itaú Play nos dias 27 e 28 de junho. O filme ficará disponível por 48 horas no site do Espaço Itaú de Cinemas (clique aqui), com ingresso virtual custando R$ 10.

20% do valor da entrada será destinado à Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro), que vai auxiliar profissionais do setor afetados pela pandemia do novo coronavírus.
O longa foi exibido em Montreal (Canadá), Los Angeles (EUA), Amsterdã (Holanda) e Estocolmo (Suécia), Sidney (Austrália), Atlanta e Austin (EUA), além de Manhhein (Alemanha), sendo considerado melhor filme no Santiago Indie Film Awards.
No filme, Dora, 14 anos, brasileira mas criada na Alemanha, viaja a Salvador para passar férias com a avó, que ela mal conhece. Ao descobrir que irá morar na cidade, Dora fará de tudo para retornar. Aos poucos, vai se dar conta de que Salvador e que sua própria família possuem segredos importantes para a sua história.

O filme conta com a estreia das jovens Dora Goritzki e Thalia Rodrigues. Thaia Perez, atriz veterana que esteve em cena em “Aquarius”, de Kleber Mendonça, é Maria, avó de Dora. Grande elenco do teatro baiano completa o casting: Analu Tavares, Aícha Marques e Edvana Carvalho.
Para completar, no dia 27 de junho, haverá debate com os diretores e as atrizes Dora Goritzki, Thaia Perez e Thaílla Rodrigues, além dos diretores e parte da equipe. Com participação do crítico Marcus Mello e da cineasta Ceci Alves. Clique aqui para participar.
“Guerra de Algodão” foi realizado graças ao edital promovido pelo Fundo Setorial/ Ancine e tem como distribuidora a Vitrine Filmes.

 

·
.
Joined
·
126,057 Posts
Dois de Julho será comemorado apenas com solenidade, diz presidente da Fundação Gregório de Mattos
Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a tradicional comemoração não poderá ser realizada na capital baiana
[Dois de Julho será comemorado apenas com solenidade, diz presidente da Fundação Gregório de Mattos]
Foto : Camila Souza/GOVBA
Por Kamille Martinho no dia 25 de Junho de 2020 ⋅ 13:50
O presidente da Fundação Gregório de Mattos e apresentador do programa Roda Baiana, Fernando Guerreiro, anunciou hoje (25) como será celebrada a festa de Dois de Julho. Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a tradicional comemoração não poderá ser realizada na capital baiana.
Segundo Guerreiro, os clássicos desfiles de Dois de Julho não acontecerão este ano. Presencialmente, só haverá a solenidade, no bairro da Lapinha, com o hasteamento das bandeiras e com a presença do governador do estado, Rui Costa, e do prefeito de Salvador, ACM Neto.
"Nós teremos uma programação online enorme. O maestro Fred Dantas vai fazer um encontro da Orquestra Filarmônica online. Vai ser muito bom. Também teremos o lançamento do filme sobre o 2 de julho, mas presencialmente, só a solenidade", disse o presidente da fundação.
Os festejos de Dois de julho celebram a independência da Bahia. O feriado, antecipado pela prefeitura no mês passado, acontece na próxima quinta-feira.

 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Gilberto Gil comemora aniversário com a família em live do ‘Devassa Tropical Ao Vivo’



Comemorando 78 anos de vida, dos quais grande parte dedicados à música e a cultura brasileira, Gilberto Gil será a grande estrela de novo capítulo do #DevassaTropicalAoVivo. Batizada de “Fé Na Festa do Gil”, a celebração traz show do cantor baiano com um repertório especial para a data, além de mediação de Bela Gil, participação de Preta Gil e de outros grandes amigos e artistas.
Esta é a segunda edição da iniciativa da marca que leva entretenimento virtualmente aos brasileiros e apoia profissionais do backstage da música que tiveram suas rendas afetadas pelo COVID-19. O evento acontece nesta sexta-feira (26), a partir das 20h, com transmissão ao vivo diretamente do sítio da família Gil, em Petrópolis (RJ). #DevassaTropicalAoVivo poderá ser visto no canal do artista no YouTube.
Vivendo um momento único em sua história, Gil fala que vai tentar transmitir, com a ajuda de seus filhos, um astral especial para o show:¨É inédito e curioso pois tem toda essa coisa de ser diferente do normal. Não tem palco, é a minha casa, não tem público, mas tem a família.”
O público que se juntar à comemoração poderá presentear o aniversariante por meio de doações em dinheiro via QR Code disponibilizado na tela no momento da live. O valor arrecadado será destinado para duas instituições que apoiam os profissionais da música que fazem o show acontecer: Apoie Um Freela e Backstage Invisível. Em ação anterior do #DevassaTropicalAoVivo, que reuniu os oito principais festivais de música tropical brasileira, R$70 mil foram doados para apoiar os profissionais da cena musical.


 

·
.
Joined
·
126,057 Posts
Daniela Mercury lança versão LGBTQIA+ do hit ‘Toda Forma de Amor’
Lulu Santos autorizou baiana a mexer na letra: ‘Um grito de liberdade’



Foto: Célia Santos/Divulgação

A cantora Daniela Mercury libera, à meia noite desta sexta-feira (26), em todas as plataformas digitais para o mundo inteiro, a gravação da icônica canção ‘Toda Forma de Amor’, composta por Lulu Santos na década de 80. A letra sofreu uma pequena adaptação, autorizada pelo carioca a pedido da baiana.
“Essa música é um hino pela liberdade de amar. E Lulu me deu a liberdade de mudar um pedaço da letra para falar sobre meu amor. Eu canto - eu sou tua esposa e você é minha mulher - e isso é muito libertador. Fizemos uma versão bem rock in roll e dançante”, afirma Daniela, que também explicou como foi feita a gravação nesses tempos de pandemia.
“Como estamos em isolamento, Malu registrou as imagens de quando eu estava gravando a canção no estúdio. Um registro cheio de verdade e meio inusitado porque eu não gosto muito de ser filmada quando estou gravando uma canção. Faço muita careta e uso o corpo para marcar as nuances da voz. Risos. Mas achamos que nesse momento valia um registro verdadeiro como esse! Acabei gostando da experiência e do resultado. Esse vídeo registro sai alguns minutos antes no meu canal do YouTube”, complementa a artista.

A canção será executada ao vivo pela primeira vez já no próximo domingo (28) na Live do Orgulho, uma apresentação que promete ser histórica de Daniela dentro de casa, celebrando o dia mundial do orgulho LGBTQIA+, no dia em que a revolta de Stonewall completa 51 anos.

 

·
.
Joined
·
126,057 Posts
CASACOR Bahia vai apresentar novo formato em julho


As edições físicas e presenciais da CASACOR não irão acontecer em todo Brasil, neste ano de 2020. A decisão procura garantir o compromisso da marca com a segurança da sociedade e reafirmar a empatia da CASACOR e seus parceiros com a situação nacional e sua solidariedade com a família dos inúmeros brasileiros mortos na terrível pandemia. A franquia da Bahia, que segue sob o comando dos empresários Jussara e Carlos Amorim, apresentará seu formato inovador e digital em julho, em sintonia e conjunto com a direção nacional.

 

·
.
Joined
·
126,057 Posts
Ciência em disputa

Três projetos de iniciação científica de estudantes de ensino médio das escolas do Sesi-Bahia começam hoje e terminam domingo a disputa da fase final da Feira Brasileira de Jovens Cientistas. O prêmio não é pequeno: um passaporte para integrar a delegação brasileira na Conferência Internacional de Jovens Cientistas, programada para o próximo ano, na Grécia. A iniciativa dos jovens pesquisadores, premiados em feiras e eventos científicos nacionais e internacionais, vai resultar em premiações em medalhas para os três primeiros colocados de cada área. Para quem quiser acompanhar a maratona de trabalhos científicos dos jovens baianos, a cerimônia de abertura ocorrerá a partir das 19h de hoje no endereço: fbjc.com.br/index.php.

 

·
.
Joined
·
126,057 Posts
"Arraiá de Jorge" anima São Pedro com sucessos do forró


O Serviço Social do Comércio (Sesc) apresenta neste sábado, 27, o "Arraiá de Jorge", em mais uma live do projeto Sesc nas Festas Juninas. O show de forró da banda Filhos de Jorge terá início às 19h e será transmitido pelo canal do YouTube do Sesc Bahia.
A atração musical composta pelos cantores Daniel Vasco, Arthur Ramos e Marta Lan, contará com repertório em homenagem às festas populares da Bahia,
O show junino é um projeto antigo do grupo, que começou a ser realizado no São João do ano passado. No repertório da live de São Pedro, comemorado no dia 29, estarão grandes sucessos do forró e nomes consagrados do gênero, como Luiz Gonzaga e Alceu Valença.

 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Artistas gravam versão emocionante de 'Andar com Fé' em tributo aos 78 anos de Gil
por Jamile Amine
Artistas gravam versão emocionante de 'Andar com Fé' em tributo aos 78 anos de Gil

Foto: Reprodução / Youtube
O cantor e compositor baiano Gilberto Gil ganhou uma homenagem especial de amigos e familiares em seu aniversário de 78 anos, celebrado nesta sexta-feira (28).

Como forma de tributo, foi lançada uma nova versão de sua música “Andar Com Fé” e um clipe com a participação de vários artistas, a exemplo de Alcione, Caetano Veloso, Chico Buarque, Daniela Mercury, Djavan, Emicida, Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Frejat, Ivete Sangalo, Iza, Lenine, Lulu Santos, Margareth Menezes, Marisa Monte, Milton Nascimento, Regina Casé, Roberta Sá, Silva, Teresa Cristina, Zeca Pagodinho e Stevie Wonder.

“Viemos andando com fé, seja ela qual for, por meses, esperando dias melhores. Gil, tão bem cantou a fé e nos faz acreditar que ela, de fato, não costuma faiá. Para o seu aniversário de 78 anos, uma nova versão de ‘Andar com Fé’ foi lançada e os seus queridos amigos e familiares prepararam um vídeo especial para comemorar e homenagear a data”, diz a descrição do vídeo publicado no Youtube.

O clipe, gravado durante o isolamento social, tem direção assinado por Andrucha Waddington; produção executiva de Flora Gil e Ramona Bakker; e produção de Fafá Giordano e Andrey Marques.

 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
IVETE SANGALO FAZ ALERTA PARA CANCÊR EM MEIO À PANDEMIA
IVETE SANGALO FAZ ALERTA PARA CANCÊR EM MEIO À PANDEMIA
admin 26 Junho, 2020

A cantora Ivete Sangalo aderiu à campanha “O Câncer Não Espera. Cuide-se Já”. O objetivo é alertar para os atrasos dos exames diagnósticos da doença e da importância da continuidade dos tratamentos para pacientes oncológicos. Os adiamentos, por medo do contágio pelo novo coronavírus, podem impactar nas chances de cura do câncer. “A vida te espera. O câncer não “, diz Ivete, em seu vídeo de apoio.
A campanha “O Câncer Não Espera. Cuide-se Já.” é assinada pelo Instituto Oncoclínicas – iniciativa do corpo clínico do Grupo Oncoclínicas para promoção da saúde, educação médica continuada e pesquisa – em parceria com Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT), Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT), Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (Tucca), Instituto Oncoguia e Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC).


 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Publicado em 26/06/2020 às 12h17.
Ara Ketu lança parceria com Ávine Vinny; ouça ‘Praça da Paixão’
Canção faz parte de projeto de feats da banda, que completa 40 anos em 2020

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

As comemorações dos 40 anos de banda Ara Ketu não param. O grupo baiano lançou nesta sexta-feira (26) uma parceria com o cantor Ávine Vinny, que faz parte de um projeto de feats em comemoração aos 40 anos de história da banda.
O single “Praça da Paixão”, é uma composição de Samir, Rubão e Breno Casagrande, e marca a primeira parceria do cantor Ávine Vinny com a banda.
Comandada por Dan Miranda, o Ara precisou readaptar o projeto de parcerias musicais por causa da pandemia do coronavírus. “A gente tinha uma sequência de feats que seriam produzidos e lançados desde abril, após o Carnaval, mas alteramos a programação por causa da pandemia. Ávine é um amigo querido, que já dividiu palco comigo, inclusive em um ensaio do Ara Ketu, e estou feliz em começar esse projeto com esse grande artista”, contou Dan Miranda.
O cantor Ávine Vinny também não escondeu a felicidade em gravar com a banda. “Para mim foi um prazer imenso. Sempre admirei a música baiana, cantava axé e o Ara Ketu sempre foi uma referência. Foi uma surpresa ter recebido esse convite. Quero agradecer ao Dan Miranda e a toda a equipe do Ara Ketu. A música é incrível e tenho certeza que a galera vai gostar. Estou muito feliz”, disse Ávine.


 

·
.
Joined
·
126,057 Posts
Live ambiental debate a importância das serpentes na biodiversidade
Debate é nesta sexta-feira (26), às 18h

Apresentar as diferentes espécies existentes na Mata Atlântica e mostrar a importância no ciclo ecológico da Biodiversidade das cobras e serpentes será o tema da live ambiental 'Minha amiga cobra: conheça as serpentes da Mata Atlântica', que será realizada nesta sexta (26), às 18 horas. O debate é promovido pelo Parque Estadual de Dois Irmãos, equipamento público coordenado pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas/PE). O encontro será aberto ao público, com transmissão simultânea pelos perfis das redes sociais da Semas e do Parque de Dois Irmãos, no Facebook e YouTube.

A live ambiental reunirá especialistas em répteis do zoológico de Dois Irmãos, como o biólogo responsável pelo setor, Pedro Nascimento; o diretor do Centro Amazônico de Herpetologia, Breno Almeida; a pesquisadora e coordenadora do laboratório de Anfíbios e Répteis da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Ednilza Maranhão, e terá como mediadora a gestora do Parque, Paula Falbo. Um dos principais objetivos é mostrar as diferenças entre as cobras e serpentes, desmistificar que todas são venenosas e apresentar a importância delas na natureza.
As serpentes possuem algumas curiosidades como, por exemplo, nem todas são perigosas ou peçonhentas; é através da língua bifurcada, que funciona como uma antena, que faz com as serpentes sintam, cheirem e consigam tatear o ambiente, ou que é apenas uma lenda que as Jiboias são venenosas. Elas podem causar sérios acidentes se forem encontradas fora da natureza e forem perturbadas por pessoas que não tenham habilidades para manuseá-las.
O Parque de Dois Irmãos possui atualmente sete serpentes, entre elas : 2 Salamantas de Mata Atlântica; 1 Salamanta da Caatinga; 1 Suaçuboia; 1 Píton reticulada (considerada a maior espécie do mundo, que pode chegar a medir 11 metros de comprimento) e 2 Píton-de-burma (sendo uma albina e uma de padrão de pele comum). Já o Centro Amazônico de Herpetologia possui uma coleção de mais de 1.200 serpentes, sendo 50 animais de 8 espécies diferentes nativas da Mata Atlântica.

Serviço
O quê:
Lives “Minha amiga cobra: conheça as serpentes da Mata Atlântica”
Quando: 26 de junho de 2020 às 18 horas
Onde: Transmissão pelos perfis:

 

·
.
Joined
·
126,057 Posts
Parceiros e patrocionadores do Arraiá da Capitá comemoram retorno do evento
Natália Figueiredo



O Arraiá da Capitá fechou com chave de ouro as comemorações juninas promovidas pelo Grupo A TARDE, na noite desta quarta-feira, 24. Consagrado através de uma show ao vivo com grandes nomes da música baiana, o evento já deixa saudades. Parceiros e patrocinadores do festival comemoraram o retorno do evento, além de agradecer e parabenizar a iniciativa do Grupo.
Segundo Cláudio Cotrim, representante da Motofácil, o Arraiá da Capitá foi surpreendente. “Esperávamos que não ocorresse, como tantas outras reuniões e eventos cancelados devido a esta pandemia. Porém, incrivelmente, o Grupo A Tarde mais uma vez inovou e surpreendeu o seu público fiel, além de conquistar novos espectadores e seguidores, com uma Live animada, bonita, festiva e até mesmo emocionante!”, destacou ele.
“Para nós da Motofácil foi muito gratificante contribuir com este evento e receber dos nossos amigos e clientes o parabéns, e o muito obrigado, por termos indicado esta linda festa por nossos canais digitais e redes sociais”, completou Cláudio.
A transformação em um evento digital também chamou a atenção de Paulo Cintra, diretor presidente da Natural Gurt. “Achei muito boa a ideia, neste momento de pandemia não podemos deixar as tradições acabarem”, disse ele à reportagem do Portal A TARDE.
As participações de grandes nomes do forró como Del feliz e Zelito Miranda fizeram com que todos se sentissem em uma verdadeira festa de São João. “O evento foi muito interessante, trouxe um gostinho de festa junina num momento tão difícil. Além de passar uma mensagem responsável e pertinente. Teve também um viés solidário que enriqueceu a proposta ”, comentou Ana Sampaio, Coordenadora de Marketing do Grupo LemosPassos.
Além dos forrozeiros o show também contou com a participação de outros nomes da música baiana, com Banda Eva, fato que o representante da Its Brasil Internet Corporativa também destacou. “Realmente a gente conseguiu viver um pouco do Arraiá que sempre foi um sucesso e uma marca registrada, conseguimos relembrar esse bons momentos e curtir o São João, mesmo com a pandemia. Em termos de evento, foi muito gostoso. Reunir aquela quantidade de artistas e com tamanha diversidade foi bem legal”, afirmou ele.
Quem também não deixou de comemorar a realização do evento foi Nailton Carmo, proprietário da Pão e Vinho. “Faz parte de nossas iniciativas contribuir e colaborar com causas sociais e com a ajuda ao próximo. Nosso desejo de patrocinar a live veio por conta das doações que seriam feitas e revertidas para quem mais precisa. Também, como nordestinos de carteirinha, não poderíamos deixar de colaborar com essa festa tão nossa e apoiar artistas baianos para fazer a alegria do povo”, finalizou.
O Arraiá da Capitá 2020 em Casa contou com parceria da Diffs by DIFábrica, Master Magazine, Moura Dubeux Engenharia, Grupo LemosPassos, Cachaça da Roça, Natural Gurt, Yamaha Motofácil e Brasfrut. Além do apoio de Carol Cristo Cake, Pão & Vinho, Its Brasil Internet Corporativa e Bahia Sul Transportes.

 

·
.
Joined
·
126,057 Posts
Teatro baiano perde Fernando Neves, morto após complicações do coronavírus
[Teatro baiano perde Fernando Neves, morto após complicações do coronavírus]

26 de Junho de 2020 às 21:27 Por: Reprodução/ Instagram Por: Redação BNews 0comentários
O ator Fernando Neves, um dos mais renomados do teatro baiano, morreu nesta sexta-feira (26) após apresentar complicações decorrentes do coronavírus. Nascido em Belém, no Pará, ele começou a atuar em 1955.
Neves se formou em Direção Teatral e Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ele encenou espetáculos como “O sonho”, e “Check-up”, que ficou em temporada entre 1977 a 1987, no Teatro Gamboa. As informações são do Correio. O artista também foi professor de teatro do Colégio Estadual Severino Vieira e diretor de teatro infantil da Ufba por três anos.
“Saramunga, obrigado por insistir numa profissão tão sofrida até o fim. Um ator nunca morre, vira repertório. Agora, você é mais um ponto de luz iluminando o palco da nossa história. Bom saber que vou lembrar de você sempre rindo e feliz”, escreveu o diretor do Teatro NU, Gil Vicente Tavares, em seu perfil no Instagram.

 

·
.
Joined
·
126,057 Posts
Para comemorar 78 anos, Gilberto Gil reúne seu clã em live
Show será transmitido do sítio da família, em Petrópolis



(Marina Silva/Arquivo CORREIO)

Há cerca de dois anos, Gilberto Gil sofreu com problemas renais que consumiram sua saúde e o deixaram visivelmente debilitado. Mas sua agenda atual e a disposição para o trabalho nem de longe dão a impressão de que o artista estava há tão pouco tempo com a saúde comprometida.

Para celebrar seu aniversário de 78 anos, celebrados nesta sexta-feira (26), Gil vai fazer nesta sexta, às 20h, em seu canal no YouTube, uma live com a participação dos filhos Nara Gil (vocal), Bem Gil (guitarra) e José Gil (percussão). Preta Gil faz uma participação especial e Bela arrecada doações para profissionais da música. No repertório, o predomínio será de canções juninas.
A celebração, chamada Fé na Festa de Gil, será transmitida do sítio da família do cantor, em Petrópolis, no Rio. O valor arrecadado com as doações será destinado para duas instituições que apoiam os profissionais da música que fazem o show acontecer: Apoie Um Freela e Backstage Invisível.
No último sábado, Gil fez uma live com Iza, em sua casa no Rio. O show arrecadou fundos para o combate à fome e para a redução de efeitos da covid-19. Gil também está gravando um especial para a TV estatal francesa, que será exibido durante o Verão europeu. É uma forma de compensar sua ausência nos palcos do continente, em razão da quarentena.

 

·
.
Joined
·
126,057 Posts
Tereza Cristina e a live nossa de cada dia
Cantora carioca faz sucesso com seus encontros musicais e afetivos; neste sábado (27) tem apresentação no YouTube, às 15h



Tereza Cristina faz apresentações diárias em seu perfil no Instagram (Divulgação)

De repente, todo mundo começou a falar nelas. Nas lives e em Tereza Cristina. Volta e meia alguém pergunta: Já a viu a live da Tereza? Sem falar nos muitos compartilhamentos de trechos que viralizaram, como nos dias em que Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Lula e Fernando Haddad deram pinta nos encontros noturnos diários.

Sim, diários. Desde que começou, no dia 26 de março, a cantora carioca de 52 anos faz generosas apresentações nas quais mostra seu conhecimento da música popular brasileira, interage com anônimos e famosos, abre espaço para artistas pouco conhecidos, incentiva campanhas colaborativas e fala sobre o que lhe convém. Sexta-feira chega na live de numero 100.
Na última terça-feira (23), por exemplo, ela homenageou Elza Soares, que estava completando 90 anos. Tomada de emoção (como sempre) cantou clássicos gravados por Elza, lembrou da importância de termos uma cantora negra da magnitude dela e criticou os que cobram de Elza, por exemplo, fidelidade ao samba. “Elza é nossa retaguarda. Acho um absurdo este tipo de cobrança com uma cantora que gravou mais de 120 discos e inúmeros compositores. Nós, mulheres negras, além de não podermos errar, temos de estar 300% prontas”, cutucaTereza. Ela mesma, reflete, demorou muito para ter coragem de emitir suas opiniões. “Sempre fui muito extrovertida, mas com o passar dos anos fui ficando tímida, queita. Mas que bom que a gente está falando de racismo em junho, né?”
Por isso, as lives de Tereza têm sido curativas, para o público e para ela. “Estar ali, falando numa tela me deu uma libertação completa. Perdi o medo de errar e a vergonha de falar”, conta Tereza, que ganhou mais de 200 mil novos seguidores nas redes sociais. “Está sendo importante para algumas pessoas e para mim também. Não consigo mais parar. Sinto que tem muita gente precisando destes alívios. A situação está muito difícil e a gente sequer tem um ministro da saúde”, critica.


Entre canções, encontros e conversas, Tereza vai tocando o barco. Vai de clássicos do samba e da MPB à artistas que a priore não estariam em seus shows e álbuns, como Zizi Possi e Eduardo Dussek. “Quero me despir destas amarras”. Neste sábado, às 15h, ela comanda a Original Live da Tereza, única apresentação patrocinada da semana e que acontece no YouTube. No resto da semana, o encontro é no Instagram.
Sobre o futuro, reflete , ainda não consegue vislumbra direito. “Temos que tentar entender como ficará o mercado, quanto tempo vai levar para voltarmos a fazer um show. Como vou sobreviver?”, questiona a cantora, ciente que “ainda temos muitas estátuas para derrubar”.

Tereza Cristina e a live nossa de cada dia
 

·
.
Joined
·
126,057 Posts
Pessoas LGBTQIA+ falam sobre dificuldades em serem inseridas no mundo do futebol
Preconceito ainda é constante nos estádios espalhados pelo Brasil



Futebol ainda engatinha no combate ao preconceito. Bahia é um dos clubes que busca inserir público LGBTQI+ (Felipe Oliveira/ EC Bahia)

Não se engane: tem gay, lésbica, bi, trans e várias outras minorias ocupando sua torcida. Então, a história de “time de homem”, remetendo a um estereótipo de heterossexualidade, já deveria ter ficado no passado. É crescente o movimento de pessoas LGBTQIA+ nas arquibancadas do futebol. O problema é que elas nem sempre compartilham da mesma tranquilidade vivida pelo homem hétero nesses ambientes. Aí, sim, há um grande debate a ser feito.

Não é coisa de agora: membro da Brigada Marighella, uma autointitulada torcida de esquerda e que luta pela democratização do Vitória, Wesley Francisco vive a atmosfera de estádio há pelo menos 20 anos. Fonte Nova, Pituaçu, Barradão… onde quer que o Leão esteja, ele faz questão de estar junto. O gosto pelo futebol vem da família.
“Vivo no estádio. A questão da homofobia é horrível porque indispõe, não é agradável, não é legal para mim nem para meus amigos. O espaço é machista e sei disso. A reação natural é se portar o mais próximo daquilo que é esperado. Sei que tenho algumas vantagens porque sou um gay, cis, branco. Mas fico pensando como seria para minhas amigas trans irem ao estádio, por exemplo?”,questiona Wesley.
Wesley aponta que caminho enxerga para que a realidade se transforme. “Na Europa ou em outros lugares, as iniciativas partem muito mais das federações, dos clubes, para que eles façam campanhas, movimentos mostrando que aquele espaço pode ser compartilhado por qualquer pessoa. Um lugar onde pobre sente ao lado de rico, o preto do lado do branco. E por que não o gay? Vamos vibrar com o mesmo jogo, com o mesmo espetáculo. O que está passando por seus olhos está passando pelos meus”, argumenta.

Ações
O Bahia é um exemplo de instituição que chamou para si a responsabilidade de se posicionar no combate à homofobia. Coordenador de Ações Afirmativas do Clube, Tiago César afirma que não há limite que defina até onde o tricolor pode ir em relação à defesa do que considera uma sociedade mais justa e igualitária.
Além das campanhas publicitárias e das linhas de camisetas com mensagens contra o preconceito, o Bahia tem outras medidas como, por exemplo, adotar a utilização do nome social de associados(as) e funcionários(as) transexuais.

“Uma instituição com a relevância social do Bahia precisa pautar a sociedade sempre que grupos sociais precisem de uma proteção institucional e, infelizmente, sabemos que as desigualdades não vão acabar por agora. Enquanto houver desigualdade, o Bahia vai se posicionar”, garante o coordenador do Esquadrão.
Para uma mudança de mentalidade efetiva acontecer, Tiago César vê a educação como a melhor alternativa. “O que federações e clubes precisam fazer é educar sua comunidade: torcedores, sócios, funcionários, atletas. O esporte é um eixo de bem-estar social através da promoção de ações de igualdade. O Bahia não apenas trabalha no campo da educação, trabalha no campo da prática em outras vertentes, lançando produtos que falam de igualdade de gênero, combate à homofobia, igualdade racial ou de assuntos da pauta antirracista”.
Torcedora tricolor, a estudante Kauana de Souza herdou da mãe o amor pelo clube, mas tinha receio de frequentar o estádio. Durante boa parte dos seus 30 anos, acompanhou as jornadas pela televisão, próxima a amigos e familiares: um ambiente que julgava ser mais seguro para uma mulher transexual.

Neste ano, recebeu uma ligação com o convite para ser animadora de torcida do Bahia por um dia. Aceitou de bate-pronto e com tranquilidade, mas viveu dias de incertezas quando o momento da rodada dupla com jogos do Bahia contra Confiança e Doce Mel - os últimos do time dentro de casa antes da pandemia do coronavírus - se aproximava.
“Meu maior medo foi de ouvir coisas desagradáveis. Fiz a minha transição, mas ainda não está do jeito que sonho, então fiquei com medo de ser motivo de chacota. Quando cheguei no estádio, comecei a me tremer de medo. Acho o estádio algo lindo, que tenho mais vontade de frequentar, mas não me sinto segura para isso”, lamenta Kauana.
Ela tem a esperança de que dias de mais liberdade cheguem para torcedoras e torcedores LGBTQI+ e acredita que estará viva para ver o dia em que não haverá preconceito dentro de estádios. Uma percepção que aumentou depois de seu dia como animadora de torcida.

 

·
.
Joined
·
126,057 Posts
Com isolamento, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ será realizado online


Celebrado no dia 28 de junho, o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ deste ano será diferente. As tradicionais paradas que colorem as ruas em busca de igualdade de direitos e respeito à liberdade de orientação sexual e identidade de gênero, agora vão colorir a internet. Diversas entidades ligadas ao movimento irão realizar uma marcha virtual representada por lives. O lançamento do Conselho Nacional Popular LGBT e um twittaço contra a extinção pelo Governo Federal, do Conselho Nacional de Combate à Discriminação LGBT, também marcarão a data.

Ao todo, 25 entidades participarão do ato online que usarão hashtag #LGBTQIforabozo no twittaço.

A presidente da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), Keila Simpson, conta que antes o conselho era formado por 15 representantes da sociedade civil e 15 do governo. Após a extinção, um edital foi lançado para que seja elaborado um novo conselho, com três representantes da sociedade civil e sete do governo, vinculados à pasta do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH). “Criamos algo que tivesse nossa cara. Estas 25 instituições se juntaram e nasceu a ideia de fazer uma pauta política sem dar atenção ao Conselho do Governo. Vamos fazer o twittaço às 15h para reagir a esse arbítrio que o Governo vem cometendo constante contra todos que pensam diferente”, contou.

Já o Grupo Gay da Bahia (GGB), além do lançamento da 19ª edição da parada do orgulho LGBT no Estado, usará a data para abordar a opressão psicológica sofrida pelos gays dentro de casa durante a pandemia. “Tenho ouvido relatos de famílias que regulam até o alimento para essas pessoas. Muitos não tem mais outros lugares para ir e essa opressão psicológica pode levar as pessoas inclusive ao suicídio. É algo de se prever e fazer algo nesse sentido, porque essa tortura familiar contra o jovem LGBT tem sido muito significativa”, contou.

De acordo com o último relatório do GGB no ano passado, a cada 26 horas um LGBT+ é assassinado ou comete suicídio, por ser vítima da LGBTfobia, colocando o Brasil como campeão mundial de crimes contra as minorias sexuais. Já de acordo com os dados da ANTRA, apenas nos dois primeiro meses deste ano, o país apresentou aumento de 90% no número de casos de assassinatos de travestis e transexuais em relação ao mesmo período do ano passado.

Durante todo este mês ações vem ocorrendo em referencia ao dia 28 de junho de 1969, data em que ocorreu a revolta de Stonewall, em Nova York, quando um grupo de LGBTQI+ resolveu enfrentar a frequente violência policial sofrida.

E é no rol das comemorações junto à luta por direitos que a cantora Daniela Mercury também fará uma live neste domingo. Serão duas horas de interpretações das músicas da artista transmitidas pelas redes sociais. “É uma live do orgulho de ser quem somos e que confronta todo tipo de violência, discriminação e opressão que são inaceitáveis em 2020 sobre a nossa comunidade”, contou a artista.

Na próxima segunda-feira, 29, às 16h, o Centro de Culturas Populares e Indenitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) realizará uma live sobre LGBTfobia, visibilidade e direitos LGBT com a produtora cultural, militante e Drag Queen, Rosa Morena. “Essa live vem para deixar claro as relações do mundo moderno onde todo mundo quer ter o seu espaço e tem direito a isso. Estamos diante de um mundo moderno que vê como necessário o direito a liberdade de expressão e o direito de ser quem se é”, contou o diretor da pasta, André Reis.

A reportagem de A TARDE entrou em contato com o MDH e questionou quais ações adotadas pela pasta em defesa dos direitos da população LGBTQI+. Também foi perguntado sob qual justificativa o Governo Federal extinguiu o Conselho Nacional e se há previsão da criação de alguma agenda desta ordem. O MDH respondeu que estava reunindo informações e retornaria posteriormente, o que não aconteceu até o fechamento desta edição.

 

·
.
Joined
·
126,057 Posts
Artistas buscam alternativas de sustento durante a pandemia
Eles têm recorrido às redes sociais para "passar o chapéu"
Agência Brasil

Foto:Reprodução/Blog do AndersonFoto:Reprodução/Blog do Anderson

Em função da crise sanitária provocada pela Covid-19, eventos culturais de grande porte, que acabam movimentando a economia dos locais onde são realizados, foram adiados, alguns sem anunciar nova data. A organização do Festival de Cinema de Gramado, um dos principais do país, resolveu manter quase inalterada a programação, somente transferindo o evento de agosto para setembro. Mais cautelosa, a 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que recebe, em média, 600 mil visitantes a cada edição, ficou para 2022.
Ao mesmo tempo em que os espaços culturais precisam adotar o fechamento como medida de combate à Covid-19 e eventos são adiados pelo mesmo motivo, artistas têm tido dificuldade de encontrar uma fonte de renda. Por essa razão, estão recorrendo às redes sociais para passar o chapéu (como se denomina, no meio artístico, a prática de recolher contribuições voluntárias após uma apresentação).
Em um clique, encontram-se diversas postagens de artistas que, individual ou coletivamente, pedem doações ou realizam lives (transmissões online, ao vivo) para arrecadar recursos. O perfil é bastante heterogêneo. São artistas iniciantes e outros mais consolidados, como os do Teatro Oficina Uzyna Uzona, companhia que completa 62 anos de existência, este ano, e foi fundada por José Celso Martinez Corrêa, mais conhecido como Zé Celso, um dos ícones da tropicália.
Para amparar os trabalhadores do setor, o Senado Federal aprovou, em 4 de junho, o projeto de Lei Aldir Blanc (PL nº 1075), que prevê a concessão de benefício no valor de R$ 600, além de possibilitar a distribuição de quantias para garantir a manutenção de empresas e espaços culturais. Segundo o texto, a quantia que será repassada da União, por meio do Fundo Nacional de Cultura, para estados, Distrito Federal e municípios totaliza R$ 3 bilhões. A proposta, apresentada pela deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), segue agora para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

 

·
.
Joined
·
126,057 Posts
E o 2 de Julho vai ser virtual

Depois de castigar em cheio o São João, a pandemia agora ataca o 2 de Julho, a mais popular das nossas festas cívicas. A Academia de Ciências da Bahia vai marcar a passagem da data com extensa programação durante o dia, inclusive o trajeto do Caboclo e da Cabocla da Lapinha ao Campo Grande, mas tudo virtual.

Mas vale. A ACB agregou nomes expressivos do mundo acadêmico, como o presidente da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich.


 
15861 - 15880 of 16048 Posts
Top