SkyscraperCity banner

1 - 20 of 36 Posts

·
Soteropolitano
Joined
·
8,810 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
ILHA DO MEDO


A pequena Ilha do Medo é uma das 56 ilhas que compõem o arquipélago da Baía de Todos os Santos, localizada no estado brasileiro da Bahia.

Com área total de 12.000 m², a pequena ilha é despovoada e pertence à APA da Baía de Todos os Santos. Administrativamente faz parte do território do município de Itaparica. Está situada ao norte da ilha de Itaparica.

Histórico e lendas

A ilha não possui fonte de àgua doce, razão pela qual permaneceu desabitada. No século XIX teve uso militar e como colônia de leprosos, cujas ruínas ainda persistem.

A origem do nome envolve-se em mistérios. Uma versão diz que origina-se de ser assombrada pelo fantasma de um padre de Itaparica que, tendo se recusado a celebrar uma missa, após sua morte passou a ficar ali, convidando os visitantes eventuais a permanecerem para assistir à celebração a que ficara prisioneiro. Outras dão conta de que são as almas dos doentes que lá foram confinados.

Relato mais antigo informa que os pescadores da Baía temiam-na por ali ouvirem gritos e uivos, à noite. Seus relatos evocavam as almas dos holandeses que invadiram a Bahia e teriam ali permanecido.

Conta-se, ainda, que um pescador avistara ali uma mulher diabólica que soltava fogo pela boca. Após relatar o ocorrido, o pescador tornara-se mudo.

Outras histórias dão conta de que, quando os holandeses vieram invadir a Baía de Todos os Santos, confundiram a silhueta da ilha do Medo com a de uma nau portuguesa e bateram em retirada. Contam também que os negros faziam trabalhos de candomblé para amedrontar os brancos da região. Para afastar os negros, os jesuítas teriam colocado gatos selvagens no local. Verdade ou não, ainda hoje, a ilha do Medo, que continua desabitada, é povoada por gatos.

Meio ambiente

A ilha é um dos principais núcleos de proteção da Área de Proteção, criada pelo Decreto Estadual 7.595 (de 5 de junho de 1999). Sua vegetação é na maior parte de restinga, formando manguezais.
Referências


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_do_Medo
Fonte: http://www.salvadorreceptivo.com.br/roteiros_ilhas.html

Tirei foto com uma lente 50mm (não tem zoom, é uma lente que imita distância do olho humano), por isso várias saíram "cortadas", como a primeira da ilha dos frades, em que não aparece a praia!


1 São Tomé de Paripe (ao fundo, os prédios da Vitória, a 21km de distância = tudo é Salvador!)


2


3


4


5 Igreja de São Thomé, dos jesuítas, das mais antigas de Salvador (http://salvadorhistoriacidadebaixa.blogspot.com/2010/11/paripe-e-sao-thome-de-paripe-se.html)


6 Limite entre São Tomé e Inema


7


8


9 Salvador (Vitória) a 21km de São Tomé de Paripe: veja aqui


10


11


12


13


14


15


16 Ilha do Medo:


17


18


19


20


21


22


23


24


25 Ruína dos Jesuítas:


26 Ruína dos Jesuítas:


27 Itaparica (Ilha de Itaparica):



ILHA DOS FRADES


A ilha dos Frades localiza-se praticamente no centro da baía de Todos os Santos, pertencendo a Salvador, no estado da Bahia, Brasil.
Com apenas seis quilômetros de comprimento, possui a forma de uma estrela de quinze pontas e apresenta belas paisagens, com praias, lagos, cachoeiras, montanhas, coqueirais e uma vegetação típica da Mata Atlântica, com árvores nativas, inclusive o pau-brasil.

História

De acordo com uma lenda local, a ilha é assim denominada uma vez que, à época do início da colonização, nela foram assassinados dois frades pelos Tupinambás, os quais pretendiam catequizar.

Foi, também, um importante entreposto de escravos para o Recôncavo Baiano.

Um dos filhos ilustres da ilha dos Frades, foi o Barão de Loreto (1836-1906), personagem política da época do Império.

A tradição oral nativa conta que, durante décadas, a ilha dos Frades foi dominada por um fazendeiro denominado Gabriel Viana, que no estilo dos "coronéis" dos tempos da República Velha, agia como um verdadeiro senhor feudal, decidindo sobre a vida e a morte dos moradores, ora sendo um benfeitor da comunidade local, através de práticas assistencialistas, ora sendo um dominador autoritário.

A colonização formou três pequenas povoações que são:
- "Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe", na qual moram atualmente cerca de quarenta e cinco pessoas. Possui diversas barracas de praia e de artesanato, além de contar com ruínas de um antigo casarão e de uma igreja que remonta ao século XVII que está completamente arruinada.
- "Costa de Fora", onde moram cento e cinquenta habitantes. Conta com uma hospedaria (Hospedaria Barracuda) com dez leitos e um único bar. Possui uma igreja antiga escondida na vegetação, algumas quedas d'água escondidas na Mata Atlântica remanescente e o único cemitério da ilha.
- "Paramana", a principal povoação de lá, conta com mais de novecentos habitantes. Conta com um posto policial, um posto de saúde que atende semanalmente, além de barracas de praia, alguns restaurantes, um pequeno comércio e uma pousada. Próximo desta povoação fica a mais que centenária "Igreja de Nossa Senhora do Loreto" e um casarão centenário, ambos reformados.

A ilha constitui-se em uma reserva ecológica municipal desde 1982 e integra a APA (Area de Preservação Ambiental) Estadual Baía de Todos os Santos.

Atrações turísticas

Entre os monumentos históricos, destacam-se as ruínas da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, que remonta ao século XVII, a Igreja de Nossa Senhora do Loreto, erguida no século XVIII, a Igreja de Nossa Senhora do Bom Parto, o Farol da ilha dos Frades, no morro atrás da praia de Ponta de Nossa Senhora, as ruínas de um lazareto, as de um entreposto, onde os escravos eram colocados para engordar antes de serem vendidos, as de um armazém, onde os escravos ficavam de quarentena e as de uma casa-de-farinha.

As praias mais importantes são a Praia da Costa, a de Loreto, a de Paramana, a da Ponta de Nossa Senhora, a do Tobar e a da Viração.

Todas apresentam águas límpidas e cristalinas, excelentes para a prática do mergulho, com uma visibilidade de até quinze metros na horizontal e profundidade máxima de onze metros. Nelas podem ser observadas formações de corais e recifes.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_dos_Frades
Fonte: http://guiadolitoral.uol.com.br/ilha_dos_frades-2609_2009.html



28


29 Escadaria pra se chegar à igreja de Nossa Senhora de Guadalupe (em reforma):


30 Lateral da igreja:


31 Cemitério atrás da igreja:


32 Pôr do sol na igreja:


33 Salvador a 23km de distância (de dentro da Igreja, em reforma), veja aqui:


34


35


36


37 Odo Yá, Yemanjá.

 

·
:)
Joined
·
18,427 Posts
Thread massa, Deco!

Nunca tinha ouvido falar na Ilha do Medo, mas a Ilha dos Frades é um dos meus sonhos de consumo em se tratando de SSA. Quando voltar aí, tenho que ir lá! Aliás, é impressão minha ou você fez esse passeio com o pessoal do projeto? :)

Parabéns! :eek:kay:
 

·
Registered
Joined
·
16,082 Posts
Caramba suas fotos são muito massa! :applause:

Essa Ilha do Medo e sua história dão medo mesmo xD

Linda a Baía de Todos os Santos e com belas histórias!
 

·
.
Joined
·
128,672 Posts
Muito bom o thread, sempre tive curiosidade de ver imagens da Ilha do Medo"in loco". Quando criança ouvi muitas histórias cabulosas sobre o lugar contadas por nativos de Itaparica. A Ilha dos frades é uma pérola da baía, a face insular de Salvador que a maioria das pessoas não conhece.
 

·
Registered
Joined
·
95,098 Posts
Arrebentou Decão, tenho vontade de fazer um passeio pelas ilhas da baía de todos os santos tendo como parada para almoço a ilha de maré. Tuas fotos ficaram muito boas, deixo aqui a sugestão para postar todas da chapada diamantina(lençois, mucugê, capã, buracão...)que tu esconde dentro do baú, aaaaaahhhhhhhhh muleque.:lol:
 

·
Soteropolitano
Joined
·
8,810 Posts
Discussion Starter #8 (Edited)
Thread massa, Deco!
Nunca tinha ouvido falar na Ilha do Medo, mas a Ilha dos Frades é um dos meus sonhos de consumo em se tratando de SSA. Quando voltar aí, tenho que ir lá! Aliás, é impressão minha ou você fez esse passeio com o pessoal do projeto? :)
Parabéns! :eek:kay:
Isso mermo, Tito!! Deveria estar com a gente, hehe! Nunca mais veio a SSA, né??
Quando for à ilha dos Frades, cuidado com mariscos. Alguns podem estar contaminados (um amigo comeu sambá e ficou cheio de alergia, placas por 2 semanas, e o exame de sangue detectou chumbo...)

ótimas fotos, Parabéns!
Caramba suas fotos são muito massa! :applause:
Essa Ilha do Medo e sua história dão medo mesmo xD
Linda a Baía de Todos os Santos e com belas histórias!
Valeu!!!
A ilha do Medo é ruim de se fazer trilha. Eu mesmo me arranhei todo (descalço e com sunga), porque há DIVERSAS plantas e árvores com espinhos, inclusive no manguezal. Acho que colocaram de propósito, porque nunca vi manguezal com aquela vegetação (tem foto da tal planta aí). Mas é muito legal, bonita, isolada.

Muito bom o thread, sempre tive curiosidade de ver imagens da Ilha do Medo"in loco". Quando criança ouvi muitas histórias cabulosas sobre o lugar contadas por nativos de Itaparica. A Ilha dos frades é uma pérola da baía, a face insular de Salvador que a maioria das pessoas não conhece.
Demora 2h30 mais ou menos desde São Tomé de Paripe até a ilha do medo de escuna.
Desde a 1a vez que visitei, sou louco pela ilha dos Frades. Pena que uns pedaços dela foram destruídos (veja google earth: http://maps.google.com/maps?q=ilha+dos+frades&hl=en&ll=-12.800345,-38.63868&spn=0.005681,0.010568&sll=37.0625,-95.677068&sspn=39.371738,86.572266&vpsrc=6&t=h&z=17).
E que bom que tá sendo recuperada: tiraram as barracas e botaram em cima, botaram grama e jardim... E a praia é SÓ praia (botaram pedras pra segurar os jardins de cima). Sempre que vou lá, principalmente numa parte que só tem mata, eu imagino os portugueses chegando em 1500. Viagem minha mesmo!

Arrebentou Decão, tenho vontade de fazer um passeio pelas ilhas da baía de todos os santos tendo como parada para almoço a ilha de maré. Tuas fotos ficaram muito boas, deixo aqui a sugestão para postar todas da chapada diamantina(lençois, mucugê, capã, buracão...)que tu esconde dentro do baú, aaaaaahhhhhhhhh muleque.:lol:
Hehhehehehehe!
Depois lanço um trédi com fotos da Chapada, mas as suas são sacanaaaaaaaagem!!!

Que thread lindo!:applause:
A Baía de Todos os Santos guarda lugares fantásticos.
Com certeza! A maior baía do Brasil, 56 ilhas guardam muita história e muita beleza!

P.s.: viram o lixo??? Lá é MUITO sujo. Não sei se a maré é que traz (a ilha é tão pequena que, com a maré baixa, boa parte dela deve ficar submersa), mas eu vi 3 pescadores lá jogando garrafas pet onde pararam o barquinho. Eu comecei a catar o lixo, mas, quando vi a quantidade, desisti.

P.p.s.:
Foto 9 a 21km de distância:


Foto a 33, quase 24, km de distância:

 

·
Tasso R
Joined
·
1,437 Posts
Já fui a Ilha dos Frades, tenho várias fotos, amadoras é claro

realmente é um belo lugar, mais quando for lá, não coma nas barracas de lá, OUVIU?!! NÃO COMA PELO AMOR DE DEUSS!! leve um lanche...

vou contar só uma parte do que eu e uns amigos vimos, pra começar eu pedi uma batata frita só, tinha umas que tinha uns cabelos.

ai um amigo meu foi ao banheiro, dizendo ele que quando chegou lá, deu vontade de vomitar, e o banheiro era perto da cozinha, e dentro da cozinha, tinha um gato todo lazarendo, com o rabo sangrando e um URUBUU! um URUBU!!! atrás dele, dando bicadas no rabo.

muito muito nojento, eu mesmo perdi a vontade de voltar ao lugar

e se não me engano, essa ilha foi comprada por algum grupo hoteleiro, que estavam fazendo obras, só que parece que as obras foram embargadas.
 

·
Na Bozolândia...
Joined
·
45,979 Posts
Cada lugar lindo!!!!A Ilha dos Frades e' um sonho, preciso conhecer!E a Ilha do Medo impressiona pelas estorias.Adorei o thread Deco,parabens!:eek:kay:
 

·
Registered
Joined
·
16,082 Posts
Valeu!!!
A ilha do Medo é ruim de se fazer trilha. Eu mesmo me arranhei todo (descalço e com sunga), porque há DIVERSAS plantas e árvores com espinhos, inclusive no manguezal. Acho que colocaram de propósito, porque nunca vi manguezal com aquela vegetação (tem foto da tal planta aí). Mas é muito legal, bonita, isolada.
Mas bem que valeu a pena :lol:

Essas fotos estão demais eu adorei essas: 9, 23, 24, 25 e 27
 

·
:)
Joined
·
18,427 Posts
Isso mermo, Tito!! Deveria estar com a gente, hehe! Nunca mais veio a SSA, né??
Quando for à ilha dos Frades, cuidado com mariscos. Alguns podem estar contaminados (um amigo comeu sambá e ficou cheio de alergia, placas por 2 semanas, e o exame de sangue detectou chumbo...)
Pois é... mas quando voltar, marcamos um passeio, quem sabe até para a própria Ilha dos Frades, contanto sem parada nos bares de lá. :lol:

Falando sério, é bom saber que se deve evitar certos tipos de alimentação.

Já fui a Ilha dos Frades, tenho várias fotos, amadoras é claro

realmente é um belo lugar, mais quando for lá, não coma nas barracas de lá, OUVIU?!! NÃO COMA PELO AMOR DE DEUSS!! leve um lanche...

vou contar só uma parte do que eu e uns amigos vimos, pra começar eu pedi uma batata frita só, tinha umas que tinha uns cabelos.

ai um amigo meu foi ao banheiro, dizendo ele que quando chegou lá, deu vontade de vomitar, e o banheiro era perto da cozinha, e dentro da cozinha, tinha um gato todo lazarendo, com o rabo sangrando e um URUBUU! um URUBU!!! atrás dele, dando bicadas no rabo.

muito muito nojento, eu mesmo perdi a vontade de voltar ao lugar

e se não me engano, essa ilha foi comprada por algum grupo hoteleiro, que estavam fazendo obras, só que parece que as obras foram embargadas.
:puke:

Credo! Quando for lá, não vou fazer a mínima questão de passar por alguma "barraca".
 
1 - 20 of 36 Posts
Top