SkyscraperCity banner

8641 - 8660 of 8906 Posts

·
.
Joined
·
158,308 Posts
Cine Caatinga

As inscrições para o II Cine Caatinga – Experiências Audiovisuais do Sertão se encerram hoje para curtas-metragens de gêneros variados – ficção, animação, documentários, experimentais e estudantis. Cerca de 50 trabalhos serão selecionados para exibição na plataforma cinecaatinga.com.br, com pagamento de R$ 200 por cada curta-metragem exibido. O festival vai premiar 11 categorias com o troféu Cabrito Dourado e vai oferecer sete oficinas gratuitas de audiovisual de forma virtual. Além de fazer o apelo pela preservação do bioma da Caatinga o festival também está mobilizando doações de equipamentos usados de informática para jovens em vulnerabilidade social que moram na zona rural de Casa Nova (BA) e na periferia de Petrolina (PE).

 

·
.
Joined
·
158,308 Posts
Codeba abre licitação para obra de dragagem no Porto de Ilhéus

A obra vai restabelecer o calado de 10 metros do porto, permitindo a atracação de navios maiores
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) realizará no dia 11 de março, licitação, na modalidade pregão eletrônico, para execução da dragagem de manutenção do Porto Organizado de Ilhéus. O edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), dia 17 de fevereiro. A obra vai restabelecer o calado de 10 metros do porto, permitindo a atracação de navios maiores, incrementando a logística portuária da região, bem como beneficiando a operação de navios de cruzeiro na Costa do Cacau.

 

·
.
Joined
·
158,308 Posts
'Usina sucroalcooleira alagoana pode ser instalada na Bahia', diz Leão
O vice-governador busca novos investidores para o Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco baiano.



Foto: Ascom / SDE
Em Alagoas, o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico, visita usinas sucroalcooleiras em busca de novos investidores para o Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco baiano. Uma delas, a Usina Roçadinho, no município Alagoas de São Miguel dos Campos, que está inativa, pode ser transferida para a Bahia.
"Estivemos na zona rural de São Miguel dos Campos, para conhecer a Usina Roçadinho. A destilaria, a caldeira e moedas estão em perfeito estado. É uma usina de 2 mil toneladas de maquinário. Estamos prospectando o investidor deste empreendimento para transferir a usina para nosso estado e voltar a operar", disse Leão.
Na próxima semana, o empresário dono da usina, Carlos Eugênio, vai visitar os municípios baianos de Barra e Muquém do São Francisco, para conhecer o potencial do projeto. "Ele ficou interessadíssimo. O presidente da cooperativa sucroalcooleira Alagoas Pindorama, Klecio José dos Santos, nos acompanhou nesta agenda. Ele já conhece nosso projeto e é um incentivador", reforçou o vice-governador.

 

·
.
Joined
·
158,308 Posts
Pesquisa A Tarde/Potencial revela dados sobre a volta às aulas na Bahia
Dados foram coletados entre os dias 11 e 18 de fevereiro.


SALA DE AULA. FOTO: REPRODUÇÃO.
Em meio à alta de casos e óbitos pela Covid-19, a maioria dos responsáveis por estudantes matriculados nas redes pública e particular é contrária ao retorno das aulas presenciais, aponta pesquisa A Tarde/Potencial Inteligência, realizada entre os dias 11 e 18 de fevereiro.
Do total de entrevistados, 58,3% afirmaram ser contra a volta das atividades nas escolas, enquanto 37,4% se posicionaram a favor. Não souberam ou quiseram responder 4,3% das pessoas ouvidas.
O maior percentual contrário ao retorno das aulas presenciais foi encontrado entre os responsáveis por alunos de escolas públicas municipais – 60,6% se posicionaram contra os estudantes voltarem às salas.
Em Salvador e Região Metropolitana, há uma tendência maior dos responsáveis se colocarem contra a volta das aulas presenciais – com percentuais de 62% e 65%, respectivamente. Já no interior, 54% disseram não querer o retorno das atividades nas escolas.

 

·
.
Joined
·
158,308 Posts
Rui antecipa toque de recolher para 20h e horário de bares até 18h
"Infelizmente, alcançamos a marca de 80% de ocupação dos leitos de UTI", escreveu

Rui antecipa toque de recolher para 20h e horário de bares até 18h
(Nara Gentil/CORREIO)

O governador Rui Costa anunciou neste domingo (21) que o toque de recolher na Bahia será antecipado para às 20h, ao invés de 22h, como estava sendo praticado desde a sexta-feira. O novo horário começa a valer a partida segunda-feira (22). A decisão está atrelada à ocupação dos leitos de UTI do estado, que chegou aos 80%.

"Infelizmente, alcançamos a marca de 80% de ocupação dos leitos de UTI na #Bahia e a consequência será a ampliação do horário do toque de recolher. A partir desta segunda, dia 22, a restrição será das 20h às 5h. A região Oeste será a única exceção na atualização do decreto", escreveu Rui. Com isso, Irecê e Jacobina, que estavam excluídas no decreto anterior, também entram no toque de recolher.
O atendimento presencial em bares e restaurantes será até 18h. O funcionamento do transporte metropolitano até 20h30. Delivery de alimentos até 23h. Medidas visam conter avanço do coronavírus. Estamos vivendo um momento extremamente grave e conto com a compreensão de todos", acrescentou.

Na sexta, o governador já tinha falado em tornar a medida mais severa de acordo com a taxa de ocupação. "Continuamos crescendo os números, tanto de leitos, quanto de casos ativos. É preciso que as pessoas colaborem, usem máscara, higienizem as mãos e mantenham distanciamento. Caso contrário, se os números continuarem crescendo, nós vamos ter que tomar outras medidas. Se chegar nos próximos dias a 80%, eu vou imediatamente ampliar o horário do toque de recolher", disse, em entrevista à TV Bahia.

Para o governador, as medidas duras são difíceis, mas são melhores do que o cenário de caos que pode acontecer diante do colapso do sistema. "Nós não podemos repetir cenas que, infelizmente aconteceram em outros estados, de famílias desesperadas nas portas de UPAs ou de hospitais, ou chorando na porta de cemitérios os seus entes queridos".

 

·
.
Joined
·
158,308 Posts
Bahia registra mais 63 mortes por Covid-19 neste domingo; Estado tem 890 pacientes em estado grave
[Bahia registra mais 63 mortes por Covid-19 neste domingo; Estado tem 890 pacientes em estado grave]
21 de Fevereiro de 2021 às 17:56 Por: Elói Corrêa / GOVBA Por: Redação BNews
COMPARTILHE:
O boletim epidemiológico deste domingo (21) registra 63 mortes devido às complicações do coronavírus. No estado, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.851 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 2.372 recuperados (+0,4%). Dos 653.335 casos confirmados desde o início da pandemia, 625.441 já são considerados recuperados e 16.703 encontram-se ativos.
Pelo terceiro dia consecutivo, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou também o maior número de pacientes internados em UTIs Covid-19 desde o início da pandemia. São 890 pacientes adultos e pediátricos em estado grave ocupando leitos nas diversas regiões da Bahia.
Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas neste domingo.
Hoje, em virtude da elevação na taxa de ocupação de leitos de UTI em toda a Bahia, o governador Rui Costa determinou a ampliação do horário do toque de recolher. A partir desta segunda-feira (22), a restrição será das 20h às 5h. A determinação visa provocar uma redução da taxa de crescimento da Covid-19 no estado.

 

·
.
Joined
·
158,308 Posts
Recorde: 31 hospitais da Bahia têm leitos de UTI adulto com 80% ou mais de ocupação
Toque de recolher foi ampliado pelo governo do estado e começa às 20h nesta segunda-feira (22)

Recorde: 31 hospitais da Bahia têm leitos de UTI adulto com 80% ou mais de ocupação
(Shutterstock)

Um dos maiores dramas que pode viver um paciente infectado pela covid-19 é ter que ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ou, pior, precisar de uma vaga dedicada a casos mais críticos e não encontrar. Neste domingo (21), na Bahia, 890 pessoas viviam o drama de estar na UTI, terceiro dia seguido de recorde. Às 16h, a taxa de ocupação chegou a 80%. Já há hospitais sem nenhuma vaga e, antes que o quadro fique ainda pior, o governador Rui Costa (PT) ampliou o decreto de toque de recolher.

A partir de hoje, 381 cidades baianas terão que obedecer a um decreto mais rígido: a circulação fica proibida das 20h às 5h - antes, a proibição começava às 22h. Além disso, 38 municípios foram incluídos e apenas a região Oeste continua fora (veja abaixo).



Desde o início da pandemia, em março de 2020, a Bahia nunca teve tantas pessoas em estado grave com a covid-19. O terceiro dia seguido de alta mostra ainda que o número de internações está num ritmo de crescimento.

Atualmente, a Bahia tem 53 hospitais com leitos disponíveis para tratamento da covid-19, sendo 45 com leitos de UTI. Desses, 31 tinham taxa de ocupação de 80% ou mais e nove hospitais estavam completamente lotados até as 16h deste domingo, segundo dados do painel epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Para especialistas ouvidos pelo CORREIO, a ocupação de 80% é um indicativo de que a Bahia pode, sim, entrar em colapso. É o que afirma a médica imunologista Fernanda Grassi, pesquisadora da Fiocruz e integrante da Rede CoVida. Para ela, as atuais condições sanitárias, o desrespeito às medidas de isolamento e os recorrentes relatos e denúncias de aglomeração acendem um forte sinal de alerta.


Estado inicia trâmites para reabrir hospital da Fonte Nova
Com a ocupação de leitos de UTI cada vez mais alta, o governo do Estado iniciou os trâmites para reabertura do hospital de campanha da Arena Fonte Nova. Na última sexta-feira (19), o governador Rui Costa (PT) já havia falado sobre a possibilidade de reabrir a unidade e também tinha anunciado que abriria mais 20 leitos de UTI no estado.

O hospital de campanha da Fonte Nova foi inaugurado no mês de junho do ano passado pelo governo do estado, com 70 leitos. O número foi crescendo gradativamente e a unidade chegou a ter 240 leitos em funcionamento, sendo 100 deles de terapia intensiva (UTI).

Em 16 de outubro de 2020, a unidade foi desativada. O último paciente internado lá teve ata no dia 14 de outubro. Agora, com mais de dez hospitais atingindo 100% de sua ocupação em diversos municípios, o estado inicia o processo de reabertura da unidade de campanha.

O governo da Bahia tem, atualmente, 1.103 leitos de UTI adulto e 36 de UTI pediátrica, mas mais de 80% deles estão ocupados.

 

·
.
Joined
·
158,308 Posts
Café com cacau é sabor de Bahia em ritmo de timbalada

Cooperativas criam intercooperação e isso dá boa música | Foto: Divulgação - Foto: Divulgação
Cooperativas criam intercooperação e isso dá boa música | Foto: Divulgação

A mistura dos ritmos é uma marca sensorial baiana.
E no agronegócio parcerias de cooperativas da agricultura familiar lançam novo café gourmet. Mas além disso criam uma fusão de sensibilidades únicas ritmando café com cacau.
A cooperativa de serviços sustentáveis da Bahia – Coopessba, na pessoa da sua presidente Carine Assunção, afirmou: “cacau e chocolate têm tudo a ver juntos. Trabalhamos com uma linha de chocolates veganos mais intensos, e saborear um bom café acompanhado de um bom chocolate, com certeza proporciona um prazer único”.
Essa cooperativa está em Ilhéus, onde tem a marca naTucoa, dos chocolates veganos. E agora lança o café natucoa em parceria com a Moreno Torradores. Esta marca pertence aos cafés da cooperativa de cafés especiais e agropecuária de Piatã – Coopiatã , na Chapada Diamantina.
Este grão do café natucoa tem uma maturação mais lenta, pois é originado em altas altitudes e num clima suave de Piatã. O café é mais doce. Uma torra mediana proporciona sabores de chocolate e caramelo . A colheita é manual, a torra artesanal dos agricultores familiares.
O presidente da Coopiatã, Rodolfo Moreno, objetiva expandir as marcas. Também aborda desejar criar intercooperação com mais cooperativas no estado.
Estas iniciativas têm o apoio do projeto do governo do estado, Bahia Produtiva. Assistência técnica e gerencial fazem parte dos modelos educativos do cooperativismo.
A companhia de desenvolvimento rural – CAR , ligada à secretaria do desenvolvimento rural, conta com um cofinanciamento do Banco Mundial.
Existe muito dinheiro barato no mundo para ser aplicado no conceito do international development. Eis aqui um ótimo exemplo da Bahia.

 

·
.
Joined
·
158,308 Posts
Tudo delivery: adesão ao serviço cresce mais de 50% na Bahia
Tem restaurante 100% dedicado às entregas em domicílio; em outros estabelecimentos, o serviço já responde por 85% do faturamento

Na Johnny´s Pizza, o serviço delivery chega a representar 85% do faturamento
Na Johnny´s Pizza, o serviço delivery chega a representar 85% do faturamento (Foto: Divulgação)

Comida, remédios, roupas e até material escolar, tudo sem sair de casa. “Aquilo que antes eu comprava na rua passei a priorizar o delivery: frutos do mar, refeições, remédios e o que meus filhos precisavam para a escola. Continuo em isolamento há quase um ano, trabalhando home office e saindo de casa apenas quando extremamente necessário”, garante o advogado Leonardo Monteiro, 37 anos, que aderiu de vez ao serviço desde o início da pandemia. Com o toque de recolher na Bahia, as entregas estão permitidas até as 23h.

De fato, o consumidor, cada vez mais, vem se rendendo ao delivery. É o que mostra um levantamento pela plataforma de entregas iFood. Na Bahia, o número de novos restaurantes e mercados que entraram no iFood aumentou 53%, considerando os meses de março a dezembro de 2020, comparado a 2019. Os itens mais pedidos na região foram hambúrgueres, refrigerantes, carnes, sobremesas, cervejas, açaís, pães, além de sushis e sashimis.

Leonardo costuma fazer pedidos em restaurantes pelo menos duas vezes por semana: “Além da questão do isolamento por conta da pandemia, a comodidade de receber em casa é um fator importante e, com isso, acabei consumindo até mais nesse período”, completa.

As mudanças no comportamento dos consumidores tendem a se manter no longo prazo. Ainda de acordo com dados do iFood, em todo país, o número total de pedidos pelo aplicativo atingiu 48 milhões no mês de dezembro do ano passado. Entre março e dezembro, 100 mil novos restaurantes entraram na plataforma.

A aposentada Edimar Leiros, 75 anos, não costumava pedir nada via delivery antes da pandemia, até porque aproveitava a saída para dar um passeio. Hoje, todo dia tem uma entrega em casa.



“Peço muita comida em casa, dos restaurantes que mais gosto, para matar um pouco da saudade. Sempre preferi estar no restaurante, conversar com os garçons, passar o tempo. Mas agora, prezo muito pelo tempo de entrega e qualidade da comida, assim como as embalagens, se chega tudo bem arrumadinho e ainda na temperatura boa para consumo”.
Faturamento
Empresas como o Restaurante Nozu e a Hamburgueria Mr. Blue abriram mão do serviço presencial e focaram 100% nas entregas em domicílio.

No Nozu, a embalagem vai com todas as orientações de segurança e proteção para o manuseio dos alimentos
(Foto: Divulgação)
Segundo a sócia tanto do Nuzu, quanto da Mr. Blue, Maria Carvalho, os finais de semana continuam sendo os dias de maior movimento nas duas operações.

“A nova realidade imposta pela pandemia nos faz acreditar que esse é um mercado que ainda tem muito a crescer”.
Já na Johnny´s Pizza, com unidades na Federação e em Alphaville, o delivery responde por 85% do faturamento da casa. “Temos um espaço para balcão e consumo local, mas o delivery é a principal forma do nosso produto chegar ao cliente. Tem que ter qualidade no atendimento, agilidade na entrega e qualidade do produto”, afirma um dos sócios da Johnny's, Pedro Tanuri.
Ticket médio da Johnny's Pizza cresceu 20% na pandemia
(Foto: Divulgação)
O ticket médio (méidia de gasto do consumidor) cresceu 20% em relação a antes da pandemia. "O consumo da clientela varia entre um e dois pedidos por semana. Porém, ainda temos clientes mais apaixonados por pizza que pedem até quatro vezes”, completa.

Na Pizzaria Acqua & Farina, na Pituba, o delivery já responde por mais da metade do faturamento, como destaca um dos sócios, Marcelo Reis.

Pizzas de Alho Negro, Pastrami e Calabresa Artesanal estão entre as mais pedidas no delivery da Acqua & Farina
(Foto: Divulgação)
“O consumo fora do restaurante representa algo em torno de 60% do nosso faturamento atualmente. Nossas pizzas de Alho Negro, Pastrami e Calabresa Artesanal estão entre as mais pedidas, principalmente dos clientes já fidelizados”, pontua Reis.

 

·
.
Joined
·
158,308 Posts
SE NÃO TIVER “RESPEITO” NO TOQUE RECOLHER, “TEREMOS QUE FECHAR TUDO”, AFIRMA RUI
SE NÃO TIVER “RESPEITO” NO TOQUE RECOLHER, “TEREMOS QUE FECHAR TUDO”, AFIRMA RUI
admin 22 Fevereiro, 2021
O governador Rui Costa (PT) afirmou hoje (22) que o estado adotar medidas ainda mais rígidas que o toque de recolher, caso a população continue desrespeitando as regras de distanciamento social. “Se não houver respeito, se não houver colaboração, terá que ser como Araraquara e fechar absolutamente tudo”, afirmou.
Rui criticou as aglomerações que aconteceram no final de semana, durante entrevista à TV Bahia nesta segunda-feira (22). “Não há como permitir que as pessoas tenham esse comportamento indiferente à vida humana. Temos mais de 60 mortes por dia na Bahia, não há como compreender comportamentos como esse. Se continuarmos assim [taxa alta de ocupação de leitos], as pessoas vão morrer sem nenhuma assistência médica”, afirmou Rui.
Ainda segundo o governador, desde o fim de semana o sistema de saúde está com a ocupação acima dos 80%. “Conversei com a subsecretária de Saúde e ela me disse: ‘ultrapassamos 80% de ocupação e todas as vagas existentes foram reguladas, todas já estão ocupadas, não estão fisicamente, mas se considerar a regulação, estão todos estão ocupados nesse momento’. Então, nós antecipamos o toque de recolher”, contou o governador, sobre a antecipação do horário do toque de recolher, que vale a partir de hoje.

 

·
.
Joined
·
158,308 Posts
BA tem quase 50 mil vacinados com 2ª dose; 50 cidades não aplicaram reforço em ninguém
por Jade Coelho
BA tem quase 50 mil vacinados com 2ª dose; 50 cidades não aplicaram reforço em ninguém

Foto: Rodrigo Nunes/MS
A segunda dose da vacina contra a Covid-19 Coronavac começou a ser aplicada nos baianos há uma semana, em 15 de fevereiro. Sete dias depois, na manhã desta segunda-feira (22), 50 municípios ainda registram 0% de aplicação da dose de reforço e que completa o ciclo de imunização pela vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac.

O painel da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) mostra que 9 cidades já aplicaram 100% das segundas doses recebidas.

A Bahia tem quase 50 mil pessoas que já receberam o reforço .

Um total de 171.320 doses foram distribuídas para o reforço da imunização e 28,9% delas já foram aplicadas em 49.428 pessoas.

 

·
.
Joined
·
158,308 Posts
Primeiro final de semana com toque de recolher tem 55 detidos na Bahia
Entre casos, estava motorista que levava 'paredão de som' alcoolizado e sem CNH

O primeiro final de semana com toque de recolher na Bahia teve 55 pessoas detidas, segundo balanço do governo. Entre 22h de domingo (21) e 5h desta segunda-feira (22), 20 pessoas foram flagradas desrespeitando o decreto estadual. Nos dias anteriores, as polícias Militar e Civil conduziram e autuaram, respectivamente, 35 infratores.
Nas últimas horas, foram registradas quatro ocorrências em Salvador e mais quatro em outras cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Entre os casos está o de um homem em Itinga, Lauro de Freitas, que foi detido alcoolizado e sem carteira de habilitação com um paredão de som no carro.

Outros 12 flagrantes aconteceçaram nas cidades de Ibirapitanga, Alagoinhas, Vitória da Conquista e Aracatu.
Os 55 detidos responderão aos artigos 132 (expor a vida ou a saúde de outrem em perigo), 268 (infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa) e 330 (desobedecer a ordem legal de funcionário público).
O toque de recolher no final de semana começou às 22h, mas a partir de hoje será a partir das 20h, por determinação do governador Rui Costa.

 

·
.
Joined
·
158,308 Posts
UFBA e UFRB pintam 'Todos pela vacina' em defesa da imunização contra covid-19
Instituições se unem a campanha e ajudam a espalhar informações sobre vacinação

A frase "Todos pelas vacinas" foi pintada nos campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e do Recôncavo da Bahia (UFRB), como maneira de apoiar a campanha de vacinação contra a covid-19. As pinturas foram realizadas em frente à Faculdade de Medicina e do Instituto de Ciências da Saúde da Ufba, em Salvador; e em frente à reitoria da UFRB, em Cruz das Almas.
A ideia é apoiar a disseminação de informações sobre a segurana dos imunizantes contra o coronavírus, além de se posicionar contra as notícias falsas que circulam o tema no momento. A iniciativa também demonstra o apoio das instituições à ciência, saúde e o SUS.


Doações voluntárias da comunidade acadêmica e colaboração de cerca de 60 pessoas proporcionaram as pinturas. A intervenção também marca o início do novo semestre letivo remoto nas duas universidades e faz parte da campanha nacional #TodosPelasVacinas. O portal www.todospelasvacinas.info agrega materiais em vários formatos - textos, áudio, imagens e vídeos - para serem compartilhados em todas as redes sociais, tirando dúvidas sobre o assunto.

 

·
.
Joined
·
158,308 Posts
ENTREVISTA: FERROVIA CENTRO ATLÂNTICA É FUNDAMENTAL PARA DESENVOLVIMENTO DA BAHIA NOS PROXIMOS ANOS, DIZ PINHEIRO
ENTREVISTA: FERROVIA CENTRO ATLÂNTICA É FUNDAMENTAL PARA DESENVOLVIMENTO DA BAHIA NOS PROXIMOS ANOS, DIZ PINHEIRO
admin 22 Fevereiro, 2021
Por: João Paulo Almeida
O Secretário de Planejamento da Bahia Walter Pinheiro conversou com exclusividade com o Portal Bahia Econômica sobre a concessão da Ferrovia Centro Atlântica que está sendo colocada para empresa VLI Logística. Segundo o secretário a concessão da rodovia deve conter itens obrigatórios que viabilizem obras de melhoria na ferrovia por parte da concessionária. Walter explicou que a ferrovia em bom estado vai viabilizar um desenvolvimento econômico gigantesco para Bahia nos próximos anos.
“Essa é uma ferrovia de vital importância para o desenvolvimento econômico da Bahia nos próximos anos. Nós estamos acompanhando esse processo de renovação da concessão com a VLI Logística e o que nós querermos é nesse contrato se inclua clausulas que determinem investimentos na ferrovia. Hoje essa já é uma modalidade existente em outras concessões como no setor de energia e no setor de transportes. Então é de vital importância que na hora que essa concessão for renovada existam clausula que obriguem investimentos nela. O que não pode é ficar abandonada como está” disse.

Bahia Econômica – O governo Federal pretende renovar a concessão da Ferrovia Centro Atlântica com a VLI Logística. Como o senhor avalia esse processo ?

Walter Pinheiro –
Essa é uma ferrovia de vital importância para o desenvolvimento econômico da Bahia nos próximos anos. Nós estamos acompanhando esse processo de renovação da concessão com a VLI Logística e o que nós querermos é nesse contrato se inclua clausulas que determinem investimentos na ferrovia. Hoje essa já é uma modalidade existente em outras concessões como no setor de energia e no setor de transportes. Então é de vital importância que na hora que essa concessão for renovada existam clausula que obriguem investimentos nela. O que não pode é ficar abandonada como está.

BE – Quais benefícios para Bahia essa concessão pode trazer para economia do estado?

WP –
São inúmeros benefícios. Nós temos uma ferrovia que passa por regiões muito importantes para economia do estado como a região de Caitité e a região de juazeiro. Nós vamos ter benefícios na exportação de grãos, de pedras, de minérios além de uma serie de gargalos que hoje encarecem a produção no estado que seriam solucionados com essa ferrovia operando bem. A região de Caitité poderia exportar seus minérios pelo porto de Aratu onde a ferrovia termina. A região de Juazeiro poderia exportar sua produção também por Aratu. Hoje a Bahia exporta R$ 1 bilhão de dólares em pedras e 60% dessa produção é da Bahia que é exportada por portos fora do estado. Coma Ferrovia essa história é diferente.

BE – O porto de Aratu seria o principal canal exportador dessa ferrovia?

WP –
Com certeza. A Ferrovia termina nele. Além disso, o Temadre em Madre de Deus também poderia ser utilizado, pois está muito perto. Um pulo de um pra outro e isso vai evitar, por exemplo, que produção na Bahia sejam importadas pelo porto de Paranaguá no Sul do Pais. Imagine você sair de Caminhão da Bahia para o porto de Paranaguá. A região da Chapada Diamantina também que exporta muitas pedras poderia utilizar a ferrovia e o porto de aratu. Então a ferrovia de vital importância para o desenvolvimento econômico da Bahia nos próximos anos

BE – Segundo o governo federal parte dos recursos dessa concessão será para o terceiro trecho da FIOL. Como o senhor avalia essa situação?

WP –
A Ferrovia Centro Atlântica corta a FIOL na região de Brumado. Para você ter uma ideia da dimensão desse projeto. Nós teríamos a FIOL parando no Porto Sul e a FCA parando no porto de Aratu. regiões como Juazeiro, Caitité, Brumado, que são de extrema importância para economia do estado teriam seus custos de exportação reduzidos bastante. A conclusão da FIOL e da FCA vai colocar a Bahia em outro patamar em poucos anos. E ai eu incluo o porto Sul em Ilhéus e o porto de Aratu, também como projetos de desenvolvimento para o estado de vital importância.

BE – Qual a sua expectativa para conclusão da FIOL?

WP –
A obra do terceiro trecho do FIOL está no cronograma do governo federal. A conclusão desse projeto é de fundamental importância para a Bahia. Tanto a FIOL quanto o porto Sul. Eu acredito que as obras da ferrovia devem começar em ritmo acelerado em breve e eu espero que a conclusão seja antes de 2022.

BE – Qual a sua expectativa para conclusão do Porto Sul?

WP –
Eu conversei com o governador e ele assim como eu espera entregar o porto sul antes do final do seu mandato, mas não existe certeza disso, é uma obra complexa e tem que ser bem feita. Uma coisa eu posso lhe assegurar. O porto sul parado é prejuízo para todo mundo. Tanto para Bamin que é responsável lá quanto para o governo do estado.

BE – Sobre o Terminação de Madre de Deus o setor de mineração através dessa concessão vai poder utilizar o local?

WP –
O Temadre é praticamente colado no Porto de Aratu. Com certeza pode ser utilizado pelas empresas que vão trabalhar com a Ferrovia. Eu acredito que tanto ele quanto o Porto de Aratu vão ser muito utilizados com a conclusão da FCA.

 

·
.
Joined
·
158,308 Posts
Mais de 50 estabelecimentos são fechados em Feira de Santana durante 3º dia do toque de recolher
[Mais de 50 estabelecimentos são fechados em Feira de Santana durante 3º dia do toque de recolher ]
22 de Fevereiro de 2021 às 16:59 Por: Divulgação/ Assessoria Por: Redação BNews
COMPARTILHE:
O terceiro dia do Toque de Recolher, em Feira de Santana, resultou em 55 estabelecimentos fechados; um encerramento de festa com paredão; 40 atendimentos de ocorrências por descumprimento ao decreto vigente e 399 orientações ao público.
Ainda neste domingo (21), a fiscalização composta de prepostos da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado fechou a feirinha de animais, na Getúlio Vargas, por constatar aglomerações de pessoas no local.
A restrição para circulação de pessoas, a partir desta segunda-feira (22), é das 20h às 5h. O novo decreto estadual estabelece ainda que o funcionamento do delivery de alimentos é até 23h, e em bares e restaurantes o atendimento presencial encerra às 18h.
O transporte público urbano circula até 20h30, e aos domingos e feriados com último balão às 20h. O decreto se estende até o dia 28 de fevereiro.

 

·
.
Joined
·
158,308 Posts
Prefeitura de Vitória da Conquista volta atrás e decide obedecer ampliação de toque de recolher
[Prefeitura de Vitória da Conquista volta atrás e decide obedecer ampliação de toque de recolher]
22 de Fevereiro de 2021 às 16:50 Por: Reprodução/Instagram Por: Redação BNews
COMPARTILHE:
Após a prefeitura de Vitória da Conquista anunciar nas redes sociais que não iria adotar a ampliação do decreto determinado pelo Governo do Estado, a vice-prefeita, Sheila Lemos, que está no exercício da prefeitura desde que o gestor municipal foi internado com Covid-19, voltou atrás e disse que cidade vai seguir o decreto, mas que na sexta-feira (26) vai reavaliar a situação. A determinação do estado é até domingo (28).
O decreto foi ampliado depois que a Bahia atingiu 80% de ocupação de leitos de UTI e ele prevê restrição de circulação das 20h às 5h, também aumentou o número de cidades que terão que respeitar a determinação, passou de 343 para 381.
Nesta segunda-feira (22), Vitória da Conquista registrou 94% de taxa de ocupação tanto nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos, quanto nos pediátricos, segundo a Central Integrada de Comando e Controle da Saúde.

 

·
.
Joined
·
158,308 Posts
Em janeiro, faturamento de Lojistas na Bahia foi 15% menor que ano passado, diz Sindilojas
[Em janeiro, faturamento de Lojistas na Bahia foi 15% menor que ano passado, diz Sindilojas]
22 de Fevereiro de 2021 às 15:35 Por: Vagner Souza/ Bnews Por: Nilson Marinho
COMPARTILHE:
Os donos de lojas de shoppings centers de Salvador vão ter que se adequar, mais uma vez, às medidas restritivas contra o avanço da Covid-19. Agora, com a ampliação do toque de recolher do governo do estado, os centros de compras passam a funcionar em horário reduzido, das 10h às 19h. A medida deve impactar em cheio as receitas dos empresários que, segundo estimativa do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas), Paulo Mota, já estavam sofrendo com as quedas das vendas em janeiro, quando o faturamento foi 15% menor do que no ano passado.
“Essas limitações de faturamento repercutem na dificuldade de geração de receita, e, também, na perspectiva de recuperar empregos, não digo de novos empregos, mas daqueles [trabalhadores] que foram demitidos, então, é uma intranquilidade muito grande. Nós reconhecemos que o problema da pandemia tem se agravado, temos a visão de que isso é um problema sanitário, e que não foi encontrado por parte das autoridades um caminho de enfrentamento que preservasse o nível de emprego e renda. Não são as atividades econômicas que estão gerando a pandemia, é o desrespeito da sociedade às medidas impostas pelas autoridades. O comércio tem cumprido os protocolos sanitários para manter as condições de preservação às vidas”, disse Mota.
Segundo ele, os shoppings da capital baiana, fechados no dia 20 de março e abertos quatro meses depois, estavam se recuperando do período que amargaram de portas fechadas e reorganizando suas vendas.
“Aquele princípio: loja fechada não vende, principalmente shoppings. Não estava existindo uma recuperação, havia um princípio de confiança de nos organizar, termos uma melhor situação econômica dos nossos negócios, projetar compra com fornecedores , projetar o cumprimento de obrigações que estão vencidas. Tudo isso era uma expectativa positiva que a volta do funcionamento vinha trazendo”, completou o presidente do Sindilojas-BA.
Nesta segunda-feira (22), o prefeito Bruno Reis (DEM) afirmou, durante entrevista à TV Record Itapoan, que se os números de novos casos de contaminação e internações pela Covid-19 continuarem crescendo os shoppings, assim como os salões de beleza, academia, bares e restaurantes, podem ser fechados. "Nós não queremos isso, queremos preservar o comércio funcionando, sabemos da importância para a economia da cidade, para a geração de empregos, mas, se necessário, vamos fazer", disse o prefeito.

 

·
.
Joined
·
158,308 Posts
Forte chuva provoca alagamentos em Luis Eduardo Magalhães
Carro acabou quebrando no meio do alagamento | Foto: Reprodução | Blog do Braga - Foto: Reprodução | Blog do Braga
Carro acabou quebrando no meio do alagamento | Foto: Reprodução | Blog do Braga

As fortes chuvas que atingiram a cidade de Luis Eduardo Magalhães, na noite deste domingo, 21, causou transtornos aos moradores e pessoas que precisaram utilizar alguns vias públicas do municípios, localizado na região Oeste da Bahia.

Motoristas e motociclistas que passaram pelas avenidas Salvador, Brasília, Eduardo Campos, precisaram usar de paciência e atenção para trafegar nas vias que ficaram completamento inundadas.

De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Sutrans), algumas ruas chegaram a ser interditadas, como forma de evitar problemas. Ninguém ficou ferido durante os alagamentos.

 

·
.
Joined
·
158,308 Posts
Tatu-bola é resgatado por Bombeiros dentro de casa
Morador acionou o corpo de bombeiros após encontrar animal | Foto: Divulgação - Foto: Divulgação
Morador acionou o corpo de bombeiros após encontrar animal | Foto: Divulgação

Equipes de bombeiros militares do 17º Grupamento de Bombeiros Militar (17º GBM/Barreiras), atuaram, na manhã desta segunda-feira, 22, no resgate de um tato-bola, na cidade de Jequié, Sudoeste da Bahia.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), o órgão foi acionado para recolher o animal, que estava escondido dentro de uma casa, localizada no bairro Jardim Ouro Branco. De acordo com o dono do imóvel, a ligação aconteceu após não saber o que fazer com a situação.

Após chegar no local, os militares resgataram o tatu, que, logo em seguida, foi liberado na natureza. Conforme avaliação, o animal não tinha sinais de ferimentos.


 
8641 - 8660 of 8906 Posts
Top