SkyscraperCity banner

Status
Not open for further replies.
4981 - 5000 of 5005 Posts

·
.
126,056 Posts
Banda Eva anuncia live no Castelo Garcia D’ávila, em Praia do Forte
A apresentação acontece no dia 24 de maio, a partir das 17h
Bianca Andrade
Facebook
Twitter

Foto: Instagram/ Arquivo Pessoal
Foto: Instagram/ Arquivo Pessoal

O Castelo Garcia D’ávila, em Praia do Forte, foi o cenário escolhido pra a próxima live da Banda EVA, comandada por Felipe Pezzoni.
O show vai acontecer no dia 24 de maio, um domingo, às 17h, ao vivo pelo canal oficial da banda no YouTube.
No repertório, os fãs podem esperar os maiores sucessos do grupo e muita animação vindo do anfitrião, que já se tornou craque em realizar lives.
A apresentação faz parte do projeto lançado pelo YouTube ‘Fique em Casa #Comigo’, que reúne lives de artistas e vídeos de diversos assuntos como treinos, estudos, culinária, maquiagem, dança, entrevistas, games e tutoriais.

·
Registered
94,051 Posts
Discussion Starter #4,982
Informalidade atinge pouco mais da metade dos trabalhadores baianos

Cerca de 3 milhões de pessoas em todo o estado estão na informalifdade (Foto: Pedro Vidal/Agência IBGE Notícias)

No primeiro trimestre, na Bahia, os empregados no setor privado com carteira de trabalho assinada (exceto empregados domésticos) somavam 1,462 milhão de pessoas. Houve uma discreta variação para cima nesse contingente em relação ao 4º trimestre de 2019, quando os trabalhadores com carteira somavam 1,454 milhão de pessoas, no estado. Frente ao 1º trimestre do ano passado, porém, quando 1,464 milhão de trabalhadores tinham carteira assinada, o número praticamente não se alterou, mostrando ainda um viés de baixa. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) Trimestral, divulgada hoje (15) pelo IBGE.
Por outro lado, 972 mil pessoas eram empregadas no setor privado sem carteira assinada no 1º trimestre deste ano, na Bahia. Esse contingente teve reduções estatisticamente significativas tanto frente ao 4º trimestre de 2019 (-8,6%, eram 1,064 milhão de trabalhadores sem carteira) quanto em relação ao 1º trimestre do ano passado (-9,3%, havia 1,072 milhão de empregados sem carteira no estado).
Já os trabalhadores por conta própria somavam 1,693 milhão no 1º trimestre deste ano, na Bahia, também mostrando leve redução em relação ao 4º trimestre de 2019, quando eram 1,745 milhão de pessoas, mas ainda num viés de alta frente ao 1º trimestre do ano passado (1,675 milhão, menor patamar da série histórica).
Com a redução sobretudo no número de empregados sem carteira, o total de trabalhadores informais na Bahia também mostrou queda.
No 1º trimestre, 3,016 milhões de pessoas ocupadas no estado estavam na informalidade, ou seja, eram empregados sem carteira assinada (inclusive trabalhadores domésticos), empregadores ou trabalhadores por conta própria sem registro no CNPJ ou trabalhadores auxiliares familiares. Isso representava pouco mais da metade de todas as pessoas que trabalhavam (52,9%).
Esse número diminui tanto em relação ao 4º trimestre, quando havia 3,186 milhões de informais (54,8% dos ocupados), quando na comparação com os três primeiros meses de 2019 (3,115 milhões de informais ou 54,4% dos trabalhadores no estado).
No Brasil como um todo, a informalidade atingia, no 1º trimestre de 2020, 39,9% dos trabalhadores, o que representava 36,8 milhões de pessoas.

Comércio e transportes têm maiores perdas de postos

Na passagem do 4º trimestre de 2019 para o 1º trimestre de 2020, houve diminuição do número de pessoas trabalhando em 6 dos 10 grupamentos de atividade investigados na Bahia. Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (-82 mil pessoas); transporte, armazenagem e correio (-36 mil pessoas); e serviços domésticos (-36 mil pessoas) tiveram os saldos mais negativos.
Por outro lado, os setores de administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (+44 mil pessoas ocupadas) e agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+41 mil) tiveram os maiores saldos positivos nessa comparação.
As atividades de comércio e transportes também lideraram as reduções no número de ocupados na comparação com o 1º trimestre de 2019, com saldos negativos de -87 mil e -61 mil trabalhadores, respectivamente.
Os maiores saldos positivos nesse confronto anual também vieram da administração pública (+89 mil pessoas trabalhando) e das atividades agropecuárias (+65 mil ocupados).

·
.
126,056 Posts
Targino Gondim fará live às margens do Rio São Francisco
Apresentação acontece no dia 23 de maio, às 16h, com transmissão através do Youtube, e contará com um repertório de sucessos

Redação
Facebook
Twitter

Divulgação / Targino GondimDivulgação / Targino Gondim

Às margens do Rio São Francisco, em Juazeiro, o cantor Targino Gondim vai promover um live show especial. A apresentação acontece no dia 23 de maio, às 16h, com transmissão através do Youtube, e contará com um repertório repleto de sucessos.
“Estou ansioso por este momento. Quero muito reencontrar minha banda, claro que com todas as medidas de segurança possível, para fazer um som em uma tarde de sábado e com gostinho de São João ! Será um delicia”, revela o sanfoneiro.
Carreira
Inspirado no maior ícone da sanfona, Luiz Gonzaga, Targino aprendeu a tocar ainda na infância. Em 2001 venceu o Grammy Latino (o Oscar da Música) com a canção de sua autoria Esperando na Janela, que também ganhou a voz de Gilberto Gil e deu ao artista espaço no aclamado filme brasileiro, “Eu, Tu, Eles”. Em 2001, lança pela Warner seu primeiro CD Nacional: Dance Forró Mais Eu, produzido por Roberto Sant’Anna, com participação de Gilberto Gil.

·
Axé!
3,966 Posts
Porto
Na última terça-feira, o Ministério da Infraestrutura assinou oito contratos para a exploração de terminais privativos e deixou animada a turma que trabalha para viabilizar a Fiol. Entre as áreas que foram autorizadas pelo governo federal está o futuro Porto Sul – destino de tudo o que for produzido no entorno da Fiol. "A certeza da Fiol está demonstrada pelo Ministério da Infraestrutura ao autorizar o porto", destaca o presidente da CBPM, Antonio Carlos Tramm. À frente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, ele tem se empenhado para demonstrar a importância da obra para o desenvolvimento da mineração baiana.

Não havia ficado claro pra mim que o porto em questão era o Porto Sul.
Como já tem o nome de uma empresa privada que administra (Bahia Mineração), eu entendi que seria o porto atual, que fica no centro de Ilhéus.
Espero que a reportagem esteja certa.

·
.
126,056 Posts
TJ-BA nega mais um pedido de empresa de ônibus para liberação de transporte interestadual na Bahia

[TJ-BA nega mais um pedido de empresa de ônibus para liberação de transporte interestadual na Bahia]

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) negou mais um pedido, desta vez feito pela empresa Cooperativa de Transporte Complementar Interestadual (Cootranscom), para reabertura da circulação interestadual de ônibus no estado.
Com a decisão, publicada nesta sexta-feira (15) no Diário de Justiça Eletrônico (DJe), o desembargador José Cícero Landin Neto afirmou que é competência legislativa do estado dispor sobre as medidas de circulação, não havendo, portanto, usurpação de competência federal.
No mandado de segurança a empresa afirmou “que os atos do Governador do Estado da Bahia, ora Autoridade Coatora, ao proibir o transporte interestadual no Estado, ofende direito líquido e certo da Impetrante, já que para além de suspender a realização do transporte interestadual, ainda usurpa competência da União que já havia editado norma geral a respeito”.
Ainda segundo a empresa, que atua nos estados da Bahia, São Paulo e Minas Gerais, ao manter a proibição em meio à pandemia da Covid-19, atinge dezenas de motoristas, que estão desamparados neste momento de crise.
A Cootranscom pediu à Justiça que o Estado da Bahia, além de permitir a circulação de transporte interestadual, se abstenha “de reter ou apreender veículos dos motoristas cooperados, seja por meio dos policiais rodoviários ou por intermédio dos agentes da Agerba etc, salvo se houver descumprimento das orientações da OMS, desde que devidamente constatado por meio de fotos”.
Essa é a segunda vez que uma empresa de transporte coletivo pede o desbloqueio das rodovias que cortam a Bahia. Em 28 de abril, uma decisão semelhante, proferida pela desembargadora Lígia Maria Ramos Cunha Lima, também negou o pedido feito pela Transporte Coletivo Brasil para a retomada da circulação interestadual.

Fonte: TJ-BA nega mais um pedido de empresa de ônibus para liberação de transporte interestadual na Bahia

·
.
126,056 Posts
"Acho muito difícil que a eleição possa ocorrer em outubro", avalia ACM Neto

[

15 de Maio de 2020 às 12:04 Por: Arquivo BNews Por: Redação BNews 0comentários
Oprefeito de Salvador, e presidente nacional do Democratas, afirmou nesta sexta-feira (15) que não acredita na possibilidade de o Brasil conseguir realizar eleições municipais em outubro de 2020 em virtude da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o portal UOL, a declaração foi dada durante um painel virtual sobre o tema realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Distrito Federal. “Acho muito difícil que a eleição possa acontecer no dia 4 de outubro, mas não temos condições de dizer quando ela poderá ser realizada, por quanto tempo terá de ser adiada", afirmou.
Neto também defendeu que sejam mantidos os mandatos de prefeitos — 2020 é o quarto e último ano para os eleitos em 2016 —, em vez de prorrogá-los por dois anos com o intuito de realizar um único sufrágio em 2022. Para o democrata, a saída pela prorrogação de mandatos é ruim para a democracia.
"A coincidência das eleições [para prefeitos e governadores] prejudica a escolha do cidadão", acrescentou. O prefeito entende que os processos de escolha para prefeitos e governadores demandam análises muito diferentes por parte dos eleitores. Por isso, fazer com que as duas decisões sejam feitas ao mesmo tempo pode corromper essa dinâmica.
"O grande desafio é como fazer a campanha em um país com milhares de mortos, a necessidade do isolamento social. Em agosto, quando a campanha começa, o coronavírus não vai estar resolvido, ainda vai ter muitos casos, vai ser impossível ter aglomeração de pessoas", avalia.

·
Registered
7,698 Posts
a cara de pau da mídia OTAN nao tem limites.

- Demonizou a China quando lá trancaram a cidade pra evitar que a zorra tomasse o país inteiro (qq país sério deveria fazer o mesmo e cortar o mal pela raiz. Aí depois ficaram elogiando a Alemanha e criticaram a Itália... :eek:hno:)

- Quando chegou aqui no brazil, até um pouco antes, só falavam em 1 coisa: contabilizar os idosos de 125 anos que tavam morrendo de covid-19.

- Depois que foi introjetado no grande público, por dias a fio, que era doença de velho... agora ficam fazendo teatrinho pedindo medidas mais duras dos governantes e recriminando quem fura a quarentena. :nuts:

Ora, não foram eles que passaram dias a fio demonizando quarentenas de verdade e dizendo que a doença só matava idoso de 145 anos?

·
Registered
727 Posts
a cara de pau da mídia OTAN nao tem limites.

- Demonizou a China quando lá trancaram a cidade pra evitar que a zorra tomasse o país inteiro (qq país sério deveria fazer o mesmo e cortar o mal pela raiz. Aí depois ficaram elogiando a Alemanha e criticaram a Itália... :eek:hno:)

- Quando chegou aqui no brazil, até um pouco antes, só falavam em 1 coisa: contabilizar os idosos de 125 anos que tavam morrendo de covid-19.

- Depois que foi introjetado no grande público, por dias a fio, que era doença de velho... agora ficam fazendo teatrinho pedindo medidas mais duras dos governantes e recriminando quem fura a quarentena. :nuts:

Ora, não foram eles que passaram dias a fio demonizando quarentenas de verdade e dizendo que a doença só matava idoso de 145 anos?
Notícia do dia:

Ministro Teich também faz parte de uma conspiração comunista para derrubar o governo.

·
Registered
7,698 Posts
Fiscalização

A assessoria da Guarda Civil Municipal (GCM) informou que até os pedestres que não estejam se exercitando não podem circular na área interditada. "Solicitamos a travessia para outro ponto da pista, visto que a parte da praia está bloqueada". O órgão também informou que a fiscalização é feita em parceria com a Polícia Militar e que o número de pessoas abordadas não é contabilizado.

"Durante o planejamento, foi identificado que a frequência de pedestres aconteciam em determinados horários, período em que houve a intensificação da fiscalização. Sendo estes das 6h às 10h e das 16h às 20h. Quando flagrados nas áreas proibidas, existe a orientação para saída. Lembrando que o tráfego de veículos não foi impedido, porém inserido bloqueios para pedestres e ciclistas na região", completa a nota.

O salva-vidas Alexsandro Silva, 46 anos, que trabalha no local, disse também que não tem o poder de fiscalizar, mas sim de orientar as pessoas em relação aos decretos estabelecidos. “Quem pode tirar alguém da praia ou do calçadão é a Guarda Municipal ou a Polícia. A gente só tem poder de ação no caso de afogamento”, disse.

Ainda assim, o rapaz afirmou que se preocupa mais com as aglomerações em locais fechados do que na orla da cidade. “Acho que as pessoas necessitam se exercitar e penso que o poder público deveria fazer um plano para que os cidadãos consigam, com ordem e decência, fazer sua atividade com o distanciamento necessário”, disse.

Uma mulher que admitiu que estava se exercitando e não quis se identificar afirmou que concorda com o fechamento da orla, mas que precisava fazer sua caminhada. “Tenho problemas no meu colesterol e glicemia que sobe caso eu não caminhe diariamente. Antes eu andava 1h por dia, agora diminuí para 25 minutos. Na casa onde moro, não tenho condições de me exercitar”, disse.

(Foto: Arisson Marinho/CORREIO)
Ela também carregava um frasco de álcool e gel e usava máscara. “Tenho todo o cuidado com minha saúde. Acho que a prefeitura está de parabéns com as medidas e tenho consciência que estou sendo desobediente. Por isso, não vou me identificar”, completou.

Além de pedestres, o CORREIO flagrou pelo menos 10 ciclistas que passavam pela orla. Alguns portavam mochilas e roupas características de trabalho. Já outros usavam trajes de exercício físico. Nenhum parou para falar com a reportagem.

Na areia da praia, também foi possível ver uma pessoa se exercitando e, no mar, três jovens de 17 e 18 anos surfavam. O decreto municipal que proíbe circulação nas praias de Salvador está em vigor desde março de 2020. “Há mais de um mês, a polícia veio e pediu para a gente sair. Mas depois ficamos sabendo que não estava tendo fiscalização e voltamos”, disseram.

Os três jovens são moradores do Stiep e praticam o esporte pelo menos uma vez na semana. Eles não quiseram se identificar e disseram ser contra as medidas de restrição nas praias. “Acho que, se colocarmos a máscara depois do surfe, não há problema”, disse.

Para a médica infectologista da Secretaria Municipal de Saúde, Adialma Nizarala, a medida estimula o distanciamento social e, assim, diminui a contaminação do coronavírus na cidade. "Esse bloqueio na circulação inibe as pessoas que insistem em sair de casa para correr na orla", completou.

Um dos jovens surfistas não estava com medo da fiscalização

Olha aí a "cultura do fiscal" que tanto falo.

Se eu me tornasse prefeito de uma cidade brasileira, uma das minhas primeiras medidas seria:
"A partir do dia tal, todos os radares serão desligados por 5 dias, comecamos na segunda e vai até a sexta. Vocês me deram um voto de confiança, então agora vou devolver esse voto de confiança acreditando na conscientização de todos vocês!"

Chuto que na quarta-feira já teriam até protestos fechando rua e a zorra pedindo os radares de volta rs

PS: claro que nessa suposta semana eu nao ficaria dando sopa nas grandes avenidas

·
.
126,056 Posts
Governo do Estado recebe 35 mil máscaras produzidas pela Ford em Camaçari
Empresa anunciou a produção de máscaras de proteção no início de abril

Foto: Divulgação/ Ascom SDE
Foto: Divulgação/ Ascom SDE

A Ford entregou o primeiro lote de máscaras de proteção facial produzidas na fábrica de Camaçari, na Bahia, para equipar os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus.
Segundo o governo, a doação, composta por 35 mil unidades, foi entregue no depósito central de doações do Governo do Estado, e será destinada à Secretaria Estadual de Saúde e às Secretarias Municipais de Saúde de Camaçari, Dias D’Ávila e Salvador.
“As máscaras são itens essenciais no combate ao Covid-19. Saber que uma unidade fabril baiana adaptou suas instalações para produzir um item tão importante e em tempo recorde é motivo de orgulho para nós. A iniciativa garante ainda o emprego de muitos baianos. Nosso eterno agradecimento”, disse o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão.
A Ford anunciou a produção de máscaras de proteção no início de abril. A meta inicial, de produzir 50 mil máscaras, foi ampliada para 110 mil por meio de uma parceria firmada com a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e o SENAI Cimatec. Além das localidades já mencionadas, o estado de São Paulo e os municípios de Simões Filho (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE) também figuram entre os próximos no Brasil a receber a doação dos equipamentos, por intermédio de seus órgãos públicos de saúde.
.

·
.
126,056 Posts
'Teich sai sem ter entrado', comenta Vilas-Boas

"Lamentavelmente estamos trocando generais no meio do campo de batalha. Nelson Teich sai sem ter entrado", opinou

['Teich sai sem ter entrado', comenta Vilas-Boas]
Foto : Paula Fróes/GOVBA
Por Alexandre Galvão no dia 15 de Maio de 2020 ⋅ 12:22

Secretário de Saúde da Bahia e médico cardiologista, Fábio Vilas-Boas comentou a saída do ministro da Saúde, Nelson Teich, do posto.
De acordo com Vilas-Boas, a mudança na pasta - a segunda durante a pandemia - não é positiva. "Lamentavelmente estamos trocando generais no meio do campo de batalha. Nelson Teich sai sem ter entrado", opinou.
Teich ficou menos de um mês no ministério. Assim como Mandetta, o agora ex-ministro também apresentou discordâncias com o presidente sobre as medidas para combate ao coronavírus.
Uma delas foi a estratégia de uso da cloroquina no tratamento da Covid-19. Bolsonaro também chegou a ampliar o rol de atividades essenciais no período da pandemia e incluiu salões de beleza, barbearia e academias de ginástica. A medida não contou com apoio de Teich. Para o lugar dele, o presidente avalia como substituto o general Eduardo Pazuello, número dois do Ministério da Saúde.

·
.
126,056 Posts
Troca de ministros da Saúde 'amplifica problema', diz secretário da pasta em Salvador

Teich tomou posse em 17 de abril. Essa é a segunda saída de um ministro da Saúde em meio à pandemia do coronavírus. Teich havia substituído Luiz Henrique Mandetta

[Troca de ministros da Saúde 'amplifica problema', diz secretário da pasta em Salvador]
Foto : Bruno Concha/Secom
Por Alexandre Galvão no dia 15 de Maio de 2020 ⋅ 12:39
Secretário de Saúde em Salvador, Leo Pates comentou a saída do ministro Nelson Teich do governo Bolsonaro.
"Acho temerário em um momento de crise de Saúde Pública o Governo trocar tanto de Ministro. Isso gera instabilidade e amplifica os problemas. Precisamos de estabilidade", afirmou, ao Metro1.
Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas também criticou a saída. "Lamentavelmente estamos trocando generais no meio do campo de batalha. Nelson Teich sai sem ter entrado", opinou.
Teich tomou posse em 17 de abril. Essa é a segunda saída de um ministro da Saúde em meio à pandemia do coronavírus. Teich havia substituído Luiz Henrique Mandetta.
Assim como Mandetta, Teich também apresentou discordâncias com o presidente Jair Bolsonaro sobre as medidas para combate ao coronavírus.

·
.
126,056 Posts
Bahia tem maior número de desalentados do país, diz IBGE
Ao todo, 778 mil pessoas estão nesta situação
[Bahia tem maior número de desalentados do país, diz IBGE]
Foto : Marcello Casal/Agência Brasil
Por Lara Curcino no dia 15 de Maio de 2020 ⋅ 13:20

O número de pessoas que não estão trabalhando ou procurando trabalho chegou a 5,031 milhões na Bahia no primeiro semestre deste ano. Dentre esses, os desalentados somam 778 mil, pior situação em todo o país. As informações foram divulgadas hoje (15) pelo IBGE.
A taxa é pouco menos do que a apresentada no quarto trimestre de 2019, quando foram registradas 5,039 mi de pessoas fora da força de trabalho, mas representa um crescimento em relação ao mesmo período do ano passado, quando havia 4,948 mi.
Já os desalentados apresentaram uma alta em relação tanto ao quarto trimestre de 2019, quando havia 774 mil pessoas, e ao primeiro trimestre do ano passado, quando eram 768 mil pessoas.

·
.
126,056 Posts
ACM Neto vê com preocupação demissão de Teich: “o presidente quer impor seus pensamentos na área mais importante para o País”

[ACM Neto vê com preocupação demissão de Teich: “o presidente quer impor seus pensamentos na área mais importante para o País”]

15 de Maio de 2020 às 12:57 Por: Arquivo / BNews Por: Victor Pinto

O prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, afirmou ao BNews que vê com preocupação a saída do ministro da Saúde, Nelson Teich. O médico anunciou demissão no início da tarde desta sexta-feira (18). Para o democrata, o fato confirma a interferência política do presidente Jair Bolsonaro na pasta que cuida das principais medidas diante da crise do novo coronavírus.
“Primeiro fica claro que ele [Teich] sai em função de não ter tido as condições de conduzir seu trabalho técnico deixando a ciência prevalecer e não a política; segundo porque o presidente quer impor, a qualquer custo, os seus pensamentos na área mais importante e essencial para o pais; e terceiro porque há uma descontinuidade de trabalho inacreditável”, disse.
“Veja que Salvador ainda não teve seus leitos de UTI habilitados, todas as despesas são arcadas pelo município, então essa descontinuidade é muito ruim e prejudica na ponta. Vejo com preocupação a saída do ministro e fica aí, de fato, difícil de prever como se dará essa relação do governo federal no enfrentamento do coronavírus”, completou.
Antes de Teich, Henrique Mandetta, aliado de ACM Neto, deixou a pasta com o mesmo discurso da dificuldade de colocar em prática o discurso científico do combate ao novo coronavírus diante da pressão politica exercida pelo presidente Bolsonaro.
Neto concorca que o caso só corrobora que Mandetta estava correto. “Não tenho dúvida que só evidencia esse conflito entre política e ciência, no qual eu fico do lado da ciência. Isso só reforça os motivos pelos quais o ministro Mandetta saiu do governo”.

·
.
126,056 Posts
Editais dão alento à arte durante a quarentena
Prêmios locais e nacionais abrem oportunidades de criação em meio à pandemia

Rebola, um dos espetáculos que inspira projeto de Thiago Romero, que venceu edital do Itaú Cultural
Depois de quase dois meses longe dos palcos devido à quarentena, os artistas têm direito a um certo alento, com o surgimento de editais que contemplam a categoria. Na Bahia, foi lançada nesta semana a oitava edição do Calendário das Artes, realizado pela Fundação Cultural do Estado (Funceb/SecultBA). Em Camaçari, a Secretaria de Cultura local também anunciou a premiação. Em nível nacional, o Itaú Cultural tem promovido editais em diversas áreas e oito baianos já foram selecionados.
“O modelo desta premiação é um exemplo muito simbólico de estímulo à criação artística com a justa compreensão das diversidades territoriais. Com as restrições de circulação social, estes princípios tornam-se ainda mais importantes. Vislumbramos neste cenário, alcançar, minimamente, 400 artistas na materialização das ideias premiadas”, diz a diretora geral da Funceb, Renata Dias.

Renata Dias, diretora da Funceb (divulgação)
No Calendário das Artes, podem concorrer propostas inéditas nos seguintes segmentos: Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música, Teatro e Artes Integradas (propostas que envolvem mais de uma destas áreas artísticas). A inscrição, até 1º de junho, é gratuita, por meio de preenchimento de formulário online, no site da Funceb. No total, 200 propostas serão selecionadas pela Fundação Cultural, sendo que cada uma será premiada no valor de R$ 2.500,00.

Nas edições anteriores, esse edital não contemplava a produção para a internet, mas, diante do novo cenário de isolamento imposto pela covid, se adaptou à nova realidade. Tanto no Calendário das Artes como nos demais editais, toda a produção será veiculada na internet. No caso da Funceb e de Camaçari, a veiculação ocorrerá também na TV: o primeiro, na TVE; o segundo, na TV Camaçari Cultura.
Mas, no caso dos editais da Bahia, para manter um bom nível de qualidade técnica, as transmissões ao vivo não são aceitas e tudo será gravado para posterior veiculação. Vale ressaltar que, claro, as regras de isolamento devem ser obedecidas. Por isso, no caso de Camaçari, no máximo duas pessoas podem participar do vídeo, desde que residam no mesmo ambiente.

Thiago Romero, um dos artistas da Bahia que foi contemplado no edital de artes cênicas do Itaú Cultural, está respeitando à risca a quarentena. Desenvolveu o projeto junto com Daniel Arcades, que escreveu o texto e mandou para ele pela internet. Daniel gravou, mandou para o editor, que fez seu trabalho também à distância. Em breve, outros atores também gravarão suas cenas, usando suas próprias câmeras ou celulares.
Thiago vai produzir em torno de dez vídeos, que serão veiculados semanalmente. O material será baseado em montagens anteriores em que Daniel e Thiago trabalharam juntos, como Madame Satã e Rebola, além de NAU, que a dupla dirigirá em breve.

O edital de artes cênicas do Itaú, que contempla circo, teatro e dança, recebeu mais de 7,2 mil inscrições de todo o país, entre as quais foram selecionados 200 trabalhos de 25 diferentes estados. Cada um receberá até R$ 10 mil.
Márcia Tude, secretária de cultura de Camaçari (divulgação)
“Esse processo foi um mergulho e tanto, com fôlego suficiente para inspirar esse mar de propostas e subir de volta no mais curto tempo que nos foi possível, tendo em vista a situação pandêmica que nos atravessa, em especial a emergência dos trabalhadores das artes cênicas, das artes do corpo, da presença, do encontro”, diz a gerente do Núcleo de Artes Cênicas, Galiana Brasil.
Nesta semana, encerraram-se as inscrições para o edital de literatura do Itaú e na semana passada foram divulgados os vencedores da área musical. As artes visuais também tiveram selecionados no mês passado.
O edital de Camaçari foi lançado na quarta-feira e aceita inscrições até o dia 25 deste mês, no portal da Secretaria de Cultura da cidade. Para participar, é necessário residir no município há, pelo menos, dois anos. O valor total é de R$ 360 mil, com valor de premiação de R$600 a R$1.800.
Há uma diversidade maior que nos casos anteriores, como observa Márcia Tude, secretária de cultura do município: “O edital atende da música à moda; da cultura popular à gastronomia, arquitetura...”. Outro diferencial é que algumas propostas poderão ser executadas presencialmente, após o encerramento da quarentena. Nesse caso, os contemplados recebem a verba antecipadamente.

Fonte: Editais dão alento à arte durante a quarentena

·
.
126,056 Posts
Pessoas que furarem bloqueio na orla de Salvador poderão ser detidas, alerta PM
Pessoas que furarem bloqueio na orla de Salvador poderão ser detidas, alerta PM

Foto: Divulgação
A orla de Salvador está com um trecho interditado entre a Pituba e Boca do Rio, como uma das medidas impostas pela prefeitura para evitar a proliferação do coronavírus (relembre aqui). As pessoas que furarem esse bloqueio podem ser detidas. O alerta é do comandante de Policiamento Especializado (CPE) da Polícia Militar, coronel Humberto Sturaro.

"Não queremos jamais chegar ao extremo. Nosso primeiro passo será aconselhar, orientar, mas se for necessário, vamos conduzir quem não cumprir o decreto, por desobediência e também por crime contra a saúde pública", disse em entrevista para a TV Bahia.

O coronel ainda lamentou o fato de algumas pessoas ainda desrespeitarem o decreto municipal.

"Se o decreto foi estabelecido, foi por necessidade de um bem comum, que é a saúde pública, a saúde de todos. À Polícia Militar cabe, por determinação do governo do estado, apoiar, ser um braço forte junto à prefeitura, para que essas determinações, esse decreto, sejam cumpridos. Infelizmente houve esses flagrantes, vamos intensificar o policiamento para que seja cumprido o que foi determinado. Eu sei que é difícil, nós já imaginávamos que ia acontecer principalmente com a saída do sol", pontuou.

·
.
126,056 Posts
TV ABERTA PARA OFERTAR EDUCAÇÃO A ALUNOS DA REDE MUNICIPAL
TV ABERTA PARA OFERTAR EDUCAÇÃO A ALUNOS DA REDE MUNICIPAL
admin 15 Maio, 2020
O prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou hoje (15), que deve ofertar educação através de um canal de televisão aberta, em uma segunda etapa do novo programa. “Estamos preparando o conteúdo e estratégia pedagógica para que os alunos possam aprender”, disse. Neto.
A primeira etapa do projeto de educação municipal será uma ferramenta à distância. “Só os que tiverem acesso vão poder participar. Não vamos contabilizar todo esse material, esse ensino, na carga horário mínima para concluir o ano letivo. Não seria justo com quem não tem, a maioria, contabilizar o que vai ser ensinado como uma aula dada, uma matéria vencida “, ponderou Neto.
A terceira etapa vai ser de retomada do ano eletivo. “Não temos data. Tenho dito a todos, ainda sem decisão, tenho cuidado com o que eu falo, mas a gente sabe que o ano letivo não tem como retornar em maio. Na segunda, dia 18, vou anunciar os decretos que têm validade esgotada, mas as aulas não vão voltar. Talvez não consigamos voltar em junho, por isso estamos nos mobilizando para oferecer conteúdo”, completou.

·
.
126,056 Posts
ACM Neto diz que falta "maturidade" no governo Bolsonaro: "Capacidade inesgotável de criar crises"

[ACM Neto diz que falta

O presidente nacional do DEM, ACM Neto, criticou as intervenções de Jair Bolsonaro no Ministério da Saúde, que culminaram no pedido de demissão de Nelson Teich. Ele foi questionado sobre o assunto pelo BNews em entrevista coletiva nesta sexta-feira (15).

Leia também: Neto descarta reabertura de escolas em maio; Aulas virtuais serão transmitidas pela TV e internet

"Vejo com preocupação esse debate em torno da cloroquina. Não sou médico e não sou cientista, mas não é possível que o presidente queira impor um protocolo ao Minstério da Saúde por vontade política", declarou.

Também questionado pela reportagem sobre as especulações em torno dos médicos Osmar Terra e Nise Yamaguchi para ocupar o cargo, ele se esquivou e disse que cabe ao presidente da República decidir quem será o ministro. No entanto, fez uma ressalva: "Vejo com grande preocupação a indicação de qualquer que diz amém ao presidente".

Neto acredita que o governo Bolsonaro faz o papel de oposição de si mesmo. "É impressionante como este governo tem uma capacidade inesgotável de criar crises para ele próprio. [...] O maior líder de oposição do país sãos os integrantes do governo federal. O que vejo as vezes é a falta de maturidade", criticou..

Leia também: Palácio Thomé de Souza é desinfectado após casos de coronavírus na cúpula da prefeitura

"O que nós estamos vendo é um governo que, além de não saber lidar com a saúde pública, ainda consegue produzir crises políticas e institucionais crises públicas. [...] É inacreditável que tudo isso esteja acontecendo no Brasil", completou.

Segundo ACM Neto, não há elementos que sustentem um pedido de impeachment contra Bolsonaro.

·
.
126,056 Posts
"Inaceitável", diz Rui sobre saída de Nelson Teich da Saúde

[

15 de Maio de 2020 às 14:29 Por: Paulo M. Azevedo Por: Juliana Nobre 0comentários
O governador Rui Costa classificou como "inaceitável" a saída do ministro Nelson Teich do Ministério da Saúde, em menos de dois meses. No Twitter, o petista ainda criticou o presidente da República, Jair Bolsonaro. "Inaceitável. Plena #pandemia, em 30 dias, dois ministros da Saúde demitidos por não aceitarem seguir as orientações médicas de um presidente que nada entende de Saúde. O país exige respeito à vida, à medicina e à ciência."
Rui tem sido um crítico ferrenho ao governo Bolsonaro, inclusive se negando a cumprir os decretos presidenciais de abertura de setores do comércio.
Teich pediu demissão dois dias antes de completar um mês à frente da pasta. Essa é a segunda saída de um ministro da Saúde em meio à pandemia do coronavírus. O primeiro foi Luiz Henrique Mandetta.

4981 - 5000 of 5005 Posts
Status
Not open for further replies.