SkyscraperCity banner

1 - 20 of 3443 Posts

·
.
Joined
·
126,067 Posts
Prefeitura de Salvador entrega 10 ambulâncias para o Samu neste sábado
No ato, prefeito ACM Neto e secretário Léo Prates oficializarão a contratação de profissionais para o serviço
Redação
Facebook
Twitter

Foto: SecomPMS
Foto: SecomPMS

Um lote de 10 ambulâncias serpa entregue ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da prefeitura de Salvador. O Samu da capital passará a contar com 51 veículos.
As novas ambulâncias serão repassadas em ato na base da Arena Aquática pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário de Saúde, Léo Prates, que também convocarão condutores, enfermeiros e médicos aprovados em seleção do Reda.
A iniciativa visa otimizar o tempo de deslocamento para as ocorrências habituais e relacionadas a regulação de pacientes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para os hospitais de referência.

 

·
.
Joined
·
126,067 Posts
Neto: ‘Ano letivo não será invalidado, mas não volta em maio e talvez nem em junho’
Prefeito anunciou o lançamento de plataforma digital e canal de TV aberta com conteúdo educacional para estudantes da rede municipal

Foto: Divulgação/SecomFoto: Divulgação/Secom

O prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou nesta sexta-feira (15), durante entrevista coletiva online, duas medidas de adequação do projeto de educação municipal em tempos de isolamento social. A primeira etapa é chamada de Escola Mais Digital, uma ferramenta de conteúdo educacional à distância desenvolvida para os estudantes do ensino fundamental 2 da rede municipal que tenham acesso a internet, que compreende do 6º ao 9º ano. No entanto, de acordo com o prefeito, a retomada das aulas presenciais não tem data prevista.
“Não temos data. Tenho cuidado com o que eu falo, mas a gente sabe que o ano letivo não tem como retornar em maio, é fato. Vou anunciar na segunda-feira os decretos que têm validade esgotada, mas as aulas não vão voltar. Talvez não consigamos voltar em junho, por isso estamos nos mobilizando para oferecer conteúdo, mas esse ano escolar não será invalidado”, pontou o prefeito.
A plataforma de conteúdo pela internet para alunos da rede pública municipal já está disponível a apartir da próxima segunda-feira (18), por meio do endereço www.escolamais.com/salvador. O prefeito frisou ainda que a estratégia de conteúdo não contará como aula da carga horária básica das escolas, porque não há como garantir que todos os alunos tenham acesso.
“Só os que tiverem acesso vão poder participar. Não vamos contabilizar todo esse material, esse ensino, na carga horário mínima para concluir o ano letivo. Não seria justo com quem não tem. O treinamento dos professores já começou. A primeira fase terá um conteúdo universal com os professores de São Paulo. Depois, teremos a possibilidade de customizar com material construído aqui na cidade com nossos professores”, ponderou Neto.
Em um segundo momento desse novo programa, um canal de televisão aberta será disponibilizado para a divulgação de conteúdo educacional. “Estamos terminando os detalhes para o início da transmissão na TV, com abrangência muito maior, logo no início de junho. Estamos preparando o conteúdo e estratégia pedagógica para que os alunos possam aprender”, disse Neto.

 

·
.
Joined
·
126,067 Posts
Rui e Neto crescem n° de seguidores no Instagram com pandemia; petista tem desempenho melhor

O petista aparece com aumento de 55% de seguidores enquanto o democrata aparece com acréscimo de 28%
[Rui e Neto crescem n° de seguidores no Instagram com pandemia; petista tem desempenho melhor]
Foto : Maax Haack /Agecom
Por João Brandão no dia 15 de Maio de 2020 ⋅ 16:40
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), tiveram um crescimento exponencial de seguidores no Instagram desde o primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19) no estado.
Conforme levantamento obtido com exclusividade pelo Metro1 junto às assessorias dos dois políticos, entre 6 de março e 15 de maio, o petista aparece com aumento de 55% de seguidores enquanto o democrata aparece com acréscimo de 28%.
Em números absolutos, Neto aparece na frente, com aumento de 150.828 novos usuários, enquanto Rui teve 131.600 no mesmo período. Isso se deu porque o gestor municipal tem hoje 687 mil seguidores ao total, contra 370 mil do chefe do Executivo estadual.
O prefeito da capital baiana, inclusive, só perde para o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em números de seguidores, quando o levantamento leva em consideração apenas prefeitos de capital e governadores de todo o país.
No período calculado, Neto obteve alcance de 16,7 milhões, 1,9 milhão de interações e 2,8 milhões de visualizações de vídeo na rede social
Rui Costa e ACM Neto tiveram posturas parecidas no combate ao coronavírus. Críticos ao jeito do presidente Jair Bolsonaro no enfrentamento da pandemia, os baianos deram uma trégua na rivalidade política a mantêm reuniões conjuntas para adoção de medidas em Salvador e no estado.

Papel das Redes Sociais - Uma das principais novidades da campanha eleitoral da última eleição foi o uso mais intenso das redes sociais. A ferramenta foi essencial para divulgar as ações dos candidatos mas, principalmente, para formar um exército de defensores daquela candidatura.
A vitória de Jair Bolsonaro, que tinha apenas oito segundos da propaganda eleitoral do PSL, fez muita gente considerar ainda mais importante o papel das redes sociais.

Fonte: Rui e Neto crescem n° de seguidores no Instagram com pandemia; petista tem desempenho melhor - Metro 1
 

·
.
Joined
·
126,067 Posts
João Bosco lança 'Abricó de Macaco', com homenagem à Bahia
O disco, que teve lançamento adiado por causa do estado de saúde de Aldir Blanc, traz também três parcerias com o letrista
[João Bosco lança 'Abricó de Macaco', com homenagem à Bahia]
Foto : Divulgação
Por James Martins no dia 15 de Maio de 2020 ⋅ 15:49

Saiu hoje (15) o novo disco de João Bosco, "Abricó-de-Macaco", cujo lançamento, originalmente previsto para abril, tinha sido adiado por causa do estado de saúde de Aldir Blanc, principal parceiro do cantor, que veio a falecer no dia 4 deste mês. O álbum tem 16 faixas, três em parceria com Aldir, e duas inéditas: a canção-título e "Horda", com Francisco Bosco.
Curiosamente, a música de abertura é "Mano Que Zuera", faixa-título do álbum anterior do artista, lançado em 2017. Com isso, talvez, João Bosco quis deixar claro que se trata de um disco que revisita seu repertório. O aspecto "re", no entanto, não retira o frescor de um trabalho novo, com cada releitura fazendo soar inéditas composições próprias como "Holofotes" (com Antônio Cícero e Waly Salomão), gravada originalmente em "Zona de Fronteira" (1991) e "Cabeça de Nego" (1986).

"Abricó-de-Macaco" traz ainda versões de Bosco para "Água de Beber" (Tom Jobim e Vinícius de Moraes) e "Forró em Limoeiro" (Edgar Ferreira), com que o intérprete, que já a tinha gravado em 1995, no disco "Dá Licença Meu Senhor", homenageia Jackson do Pandeiro, dessa vez com oportunas citações de "Galope" (Gonzaguinha) e "Morena do Grotão" (João do Vale).

E por falar em homenagem, a terceira faixa do álbum é "Terreiro de Jesus", que tem Edil Pacheco e Francisco Bosco como co-autores, e relembra a participação de Boscão no Dia do Samba em Salvador, numa celebração à Boa Terra e sua relação com o Rio de Janeiro dos bambas. "Dia dois, dois de dezembro, eu vou pra Bahia sambar, eu vou pra lá...", canta ele, brincando com Caymmi, por sua vez também citado nominalmente em "Nação" (Bosco/Blanc), que aqui tem como introdução o "Cordeiro de Nanã" do legendários Tincoãs.

Tendo como banda base o trio formado por Kiko Freitas (bateria), Guto Wirtti (baixo) e Ricardo Silveira (guitarra), e participações de Alfredo Del-Penho, João Cavalcanti, Moyseis Marques e Pedro Miranda nos vocais de duas faixas, além do sax soprano de Anat Cohen em outra, João Bosco, às vésperas de comemorar 50 anos de carreira, entrega mais um produto de primeiríssima linha ao país das lutas inglórias.

"Abricó-de-macaco é um fruto tropical. Você encontra esse fruto aqui no Rio de Janeiro. (...) O interessante é que o abricó-de-macaco, ele nasce como se fosse uma esfera fechada. Como se fosse um coco fechado. E, com o tempo, à medida que o tempo vai passando, ele se abre numa flor exuberante, de um colorido muito bonito. (...) Isso é uma metáfora bonita, porque é quase uma coisa da vida da gente. Que a vida da gente muitas vezes se encontra ali, num certo momento, fechada, mas, se você tiver paciência, botar fé, ela vai se abrir numa flor bonita, feito é o abricó-de-macaco", diz o artista, em um vídeo-comentário sobre a canção.
A diferença é que o "Abricó-de-Macaco" de João Bosco já vem aberto em flor bonita, exuberante, desde o início.

 

·
.
Joined
·
126,067 Posts
Barreira sanitária é instalada em Ilhéus para controlar acesso de pessoas ao município
Cidade da região sul é a terceira em número de casos da Covid-19 na Bahia, com 332 infectados
[Barreira sanitária é instalada em Ilhéus para controlar acesso de pessoas ao município]
Foto : Divulgação / Prefeitura de Ilhéus
Por Juliana Rodrigues no dia 15 de Maio de 2020 ⋅ 13:40
A cidade de Ilhéus, no sul do estado, adotou medidas mais duras para evitar a propagação do coronavírus. O município é o terceiro em número de casos da Covid-19 na Bahia, com 332 infectados. Na manhã de hoje (15), a prefeitura iniciou a instalação de uma barreira sanitária na BR-415, principal ligação com Itabuna, para monitorar e controlar o acesso de pessoas ao município.
Os moradores de Ilhéus terão acesso ao município mediante apresentação do comprovante de domicílio. Todos terão a temperatura medida e precisarão responder a um cadastro com endereço, número do RG e CPF, além de perguntas direcionadas à identificação de casos suspeitos da Covid-19. Os residentes do município que tiverem sintomas da doença serão acompanhados pela equipe da Vigilância Epidemiológica.
A barreira ficará instalada até a próxima segunda-feira (18), com equipes da Vigilância Sanitária, da Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram), da Guarda Civil Municipal e apoio da Polícia Militar.

 

·
.
Joined
·
126,067 Posts
“EXEMPLO DO ERRO”, SECRETÁRIO DE SAÚDE CRITICA PREFEITURA DE FEIRA NO COMBATE AO CORONAVÍRUS
“EXEMPLO DO ERRO”, SECRETÁRIO DE SAÚDE CRITICA PREFEITURA DE FEIRA NO COMBATE AO CORONAVÍRUS
admin 15 Maio, 2020
O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, criticou a prefeitura de Feira de Santana por reabrir o comércio, o que teria gerado um crescimento na taxa de contaminação pelo novo coronavírus no município.
“Nós estávamos com taxas médias de crescimento em decréscimo ao longo das semanas. Estamos dificuldade de baixar de 6%. Precisamos chegar a 5%. Tiramos de 40%, mas estamos em um platô e não conseguimos baixar disso. Para que a gente baixe de 6%, é preciso que baixemos municípios que estão com 7%, 10%, 20% de crescimento, como foi aqui, como está sendo em Jequié, Itabuna, Salvador e agora Feira de Santana, que fez isso (reabriu o comércio)”, comentou Vilas-Boas em entrevista coletiva realizada em Ipiaú nesta sexta-feira (15
“Feira de Santana é um exemplo de erro. Feira abriu o comércio, a taxa começou a subir. Jequié foi a mesma coisa: abriu o comércio, a taxa começou a subir. A gente tem que puxar a rédea, trazer o número para o controle, para que ele não continue contaminando a taxa média de crescimento do estado”, criticou o titular da pasta de Saúde na Bahia.
Vilas-Boas não descartou ainda a possibilidade de “lockdown” nos municípios em que a taxa de crescimento da doença não cai.

 

·
.
Joined
·
126,067 Posts
Ocupação de 75% em rede privada preocupa tanto quanto colapso de leitos SUS, diz Neto

por Mari Leal / Matheus Caldas
Ocupação de 75% em rede privada preocupa tanto quanto colapso de leitos SUS, diz Neto

Foto: Paula Fróes / GOVBA
O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), alertou para um colapso na rede particular de Salvador, cujo índice de ocupação chega a 75%. A informação foi divulgada na tarde desta sexta-feira (15), durante entrevista coletiva. Ele, no entanto, também não descarta também uma saturação na rede pública.

A ocupação no setor privado, de acordo com o gestor, se refere a leitos clínicos e UTIs. “Há risco de a rede particular colapsar antes da rede pública. Na rede municipal estamos recebendo pacientes de convênio não tão amplos, direcionados a hospitais que já saturaram. Não adianta discutir, na hora que uma rede satura, todas saturam”, advertiu.

No caso da rede pública, a estimativa inicial era de que houvesse um colapso até a próxima quarta-feira (20). “Tivemos uma queda e aquela previsão não aconteceu. Ganhamos uma semana. Mas, a partir daí há riscos, sim. Reforçando que quando uma rede colapsa, a outra também colapsa”, alertou.

De acordo com o gestor da capital, no setor público, cerca de 40% dos leitos clínicos da cidade estão ocupados. Este índice aumenta para 60% quando se trata dos leitos de UTI.

 

·
.
Joined
·
126,067 Posts
Quase 37 mil pessoas na Bahia já imprimiram CRLV em casa

Quase 37 mil pessoas na Bahia já imprimiram CRLV em casa

Foto: Divulgação / Detran-BA
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) registrou até o momento a emissão de quase 37 mil Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) feitas em casa por motoristas na Bahia.

O procedimento foi iniciado no último dia 27 de abril (relembre aqui). O documento pode ser baixado gratuitamente no celular e tem a mesma validade da versão impressa.

A mudança foi em virtude da deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº180/19, que estabeleceu a substituição do CRLV pela via eletrônica, CRLV-e.

O documento emitido via internet possui um QR Code. Isso garante a autenticidade, e pode ser apresentado às autoridades de trânsito durante fiscalização. Quem preferir, pode imprimir e guardar dentro do veículo.

Para ter acesso ao documento digital no celular, a pessoa deverá fazer o cadastro no site do SAC Digital (acesse aqui), clicar em CRLV-e e digitar o número o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Para pessoa jurídica, será necessária informar a placa do veículo, caso a empresa não possua certificado digital.

Vale lembrar que o CRLV em papel moeda foi extinto e o envio dele pelos Correios não é mais feita.

 

·
.
Joined
·
126,067 Posts
Sindimed-BA critica declarações de Fábio Vilas-Boas: 'Desrespeita a classe'
por Ulisses Gama
Sindimed-BA critica declarações de Fábio Vilas-Boas: 'Desrespeita a classe'

Foto: Reprodução / Sindimed
A presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed-BA), Ana Rita de Luna, repudiou a declaração do Secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, sobre a adesão dos médicos ao chamamento público em meio à pandemia do coronavírus. De acordo com a médica, a fala do gestor desrespeitou a classe. Ela também citou a falta de aumento salarial.

"Como presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia, coloco minha indignação a respeito de uma fala que desrespeita a classe médica. Segundo ele, os médicos não se importam com a população ao não fazer a adesão ao chamamento aos atendimentos de UTI e emergências Covid-19. Estamos há dez anos sem concurso público e aqueles que são concursados estão sem aumento salarial e reposição da inflação", disse.

"Quero lembrar que o senhor deixou precarizar as relações de trabalho e também os calotes e atrasos dos pagamentos. Quero respeito com a nossa classe que está sofrida", completou.

Diretora de comunicação da Sindimed-BA, a médica Clarice Saba endossou as críticas e destacou o atraso de salários. Em nota divulgada nesta sexta-feira, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) negou o atraso nos pagamentos (leia mais aqui).

"Os médicos estão na linha de frente, trabalhando, sem receber o salário, muito atraso. Mesmo assim não estão desistindo de trabalhar. O senhor quer colocar a população contra os médicos", afirmou.

De acordo com a Sesab, são 400 vagas para médicos disponíveis.

 

·
.
Joined
·
126,067 Posts
Mais de 13 mil baianos já se cadastraram no aplicativo Monitora Covid-19

Mais de 13 mil baianos já se cadastraram no aplicativo Monitora Covid-19

Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias
Mais de 13 mil baianos já se cadastram no aplicativo Monitora Covid-19, disponível para Android e iOS. O app foi desenvolvido a partir de um termo de cooperação técnica da Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Fundação Estatal de Saúde da Família.

O aplicativo possibilita o registro de informações de pessoas com suspeita da Covid-19, viabilizando o atendimento remoto, monitoramento e acompanhamento dos cidadãos. O programa conta com uma equipe multidisciplinar de retaguarda com mais 260 profissionais, incluindo 60 médicos.

O internauta poderá acessar informações, além de ter o acompanhamento do seu estado de saúde. Também serão solicitadas informações sobre a sua saúde e, caso seja identificado o risco, um médico entrará em contato em até 24 horas, pelo celular, orientando as medidas para o autocuidado, que devem ser adotadas no próprio domicílio, evitando que o paciente se dirija a uma unidade de saúde e se exponha sem que haja a real necessidade. Caso seja indicado, o médico informará qual o serviço de referência mais próximo.

“É uma solução tecnológica de apoio para que a população seja assistida com qualidade por uma equipe médica e multidisciplinar, dentro do seu domicílio, para que sinais de alerta sejam identificados e a pessoa seja adequadamente orientada para se dirigir para a unidade de saúde apenas quando necessário”, disse Adélia Pinheiro, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

·
.
Joined
·
126,067 Posts
Laboratório estadual em Jequié inicia testes moleculares para Covid-19
O laboratório em Jequié se junta às unidades de Vitória da Conquista e Barreiras, que iniciaram a testagem molecular nesta semana
Arivaldo Silva

Divulgação
Divulgação

Mais um laboratório público estadual entrou em operação, realizando testagens do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para a detecção do genoma viral do coronavírus (Covid-19). O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, esteve no município de Jequié nesta sexta-feira (15), onde visitou a unidade que está localizada dentro do Centro de Referência em Doenças Endêmicas Pirajá da Silva.
De acordo com o secretário, “a unidade tem capacidade de realizar até 1.080 exames por mês, sendo referência para casos graves e óbitos da região. Já os exames de rotina continuarão indo para Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), em Salvador, cuja capacidade de análise é superior a mil amostras por dia”, afirmou Vilas-Boas.
O laboratório em Jequié se junta às unidades de Vitória da Conquista e Barreiras, que iniciaram a testagem molecular nesta semana. Ainda serão implantados laboratórios em Paulo Afonso e Porto Seguro. “O Governo do Estado tem feito um esforço enorme para adquirir máquinas e insumos para ampliar e descentralizar a testagem da população”, ressaltou o secretário.
No Sistema Único de Saúde (SUS), a coleta de amostras para a realização do exame RT-PCR deve ocorrer em cinco situações: pacientes internados com suspeita de coronavírus, independente da gravidade; pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); profissionais de saúde com síndrome gripal suspeitos de Covid-19 ou que tenham tido contato com casos confirmados de coronavírus, mesmo que assintomáticos; pacientes que foram a óbito com suspeita de Covid-19, cuja coleta não pôde ter sido realizada em vida; e em indivíduos institucionalizados durante investigação de surtos da doença.
Em Jequié, Fábio Vilas-Boas também verificou o funcionamento dos 21 leitos destinados ao tratamento da Covid-19 instalados no Hospital Prado Valadares, unidade da rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Sesab, Jequié possui 142 casos confirmados de Covid-19, enquanto Ipiaú tem 116 registros. No entanto, utilizando o coeficiente de incidência da doença por 1.000.000 de habitantes, Ipiaú lidera o ranking estadual com o número de 2.310,73. Devido a esta situação no município de Ipiaú, Vilas-Boas também visitou a localidade, onde conversou com a secretária de Saúde da cidade e conheceu o Pronto Atendimento Covid-19, que já realizou mais de 300 atendimentos desde 23 de abril, data da abertura do serviço.



 

·
.
Joined
·
126,067 Posts
Bahia Othon já tem 'uma gama de possíveis interessados em sua compra'
Gerente geral de operações da Rede Othon, Jorge Chaves conversou com o CORREIO sobre as negociações pela venda do hotel

Emblemático, histórico e em uma boa localização. Tudo indica que o Bahia Othon Palace será vendido em poucos dias. É o que garante Jorge Chaves, gerente geral de operações da Rede de Hotéis Othon. Em conversa com o CORREIO, ele deu detalhes sobre a comercialização do empreendimento, que, atualmente, está em fase de negociações.
Segundo Chaves, "há uma gama de interessados" no imóvel, justamente por seus atrativos. Soma-se a isso a conservação contínua que está sendo feita no local - mesmo um ano e meio após o fim de seu funcionamento, ocorrido em novembro de 2018. "A gente tem mantido a manutenção, segurança e todo o cuidado com o prédio", garante. Por isso mesmo, o grupo crê que a venda aconteça em um período entre 45 e 60 dias.

Inaugurado em 1975, o Bahia Othon Palace, localizado na Avenida Oceânica, em Ondina, tem 301 apartamentos. Até então maior hotel em atividade de Salvador, empregava cerca de 240 funcionários. Seu fechamento foi comunicado pela Rede Othon no dia 16 de outubro de 2018, com o funcionamento se mantendo até o dia 19 de novembro do mesmo ano.

Aliás, a decisão de vender o Bahia Othon agora, um ano e meio após seu fechamento, já estava programada. "Não teve um estopim motivador. Já fazia parte do nosso cronograma e a gente está dando sequência", afirmou Chaves. Para conduzir o processo, foi contratada a empresa SinchroPartners, especializada em assessoria empresarial reconhecida pela atuação internacional.

 

·
.
Joined
·
126,067 Posts
Por que a decisão de vender o Othon um ano e meio depois de fechado?
Essa decisão já estava programada, na verdade. Isso faz parte do processo de reestruturação da companhia. A gente fechou o Bahia Othon no fim de 2018, em novembro, e fazia parte do nosso plano, após a aprovação da recuperação judicial, a gente dar continuidade ao processo de reestruturação que envolvia, aí, a negociação desses nossos ativos. Não teve um estopim motivador. Já fazia parte do nosso cronograma e a gente está dando sequência com esse processo.

Há algum tipo de desvalorização pelo hotel estar com as portas fechadas há um ano e meio?
A gente não deixou o imóvel fechado, abandonado. A gente continua com uma equipe de manutenção.


Se você ir lá agora no nosso prédio, verá, inclusive, que nossos jardins estão bem cuidados. Seguimos tendo um cuidado total dentro do nosso prédio, uma manutenção contínua. Claro que um ano e meio é pouco para ter um desgaste profundo, mas seria maior se nós não mantivéssemos todo esse cuidado.
A gente tem mantido a manutenção, segurança e todo o cuidado com o prédio, mesmo ele estando fechado.


A pandemia do novo coronavírus atrapalha a possibilidade de venda?
A gente entende que não. Quando a gente fechou o prédio, em 2018, a gente teve uma gama de pessoas interessadas à época - mas não era ainda o momento de comercializar o prédio. Agora, com o início dessa ação de venda dos imóveis, a gente vê que aqueles mesmos interessados nos buscaram novamente.

Então acreditamos que, como são imóveis muito bem localizados, históricos por sua natureza, emblemáticos desde suas construções, eles não serão ativos de difícil comercialização, de difícil venda. Já que há uma gama de interessados.
Vocês já disseram que acreditam que será uma venda rápida. É por já existirem interessados?
Exato. No contexto, não só por já terem interessados, que já estão em contato conosco, mas também por se tratarem de imóveis tão bem localizados e de grande procura do público.

O imóvel da Bahia, por exemplo. Caso seja adquirido para continuar como empreendimento hoteleiro, ele está sendo mantido com todas as unidades funcionando. Não há qualquer unidade bloqueada nos 301 apartamentos que ele possui. Então, não há dificuldade para ser reaberto como um projeto hoteleiro.
Ao mesmo tempo, se for um outro tipo de projeto, até mesmo um projeto misto, há uma grande área, a área verde, entre outras, onde é possível construir novos empreendimentos. Tudo isso é um enorme atrativo para conseguir a venda do prédio.

A intenção do grupo é que o prédio seja mantido como hotel? Ou o comprador escolhe o que faz - inclusive, com possibilidade de demolição?
Fica a critério do comprador. O novo proprietário do imóvel é que vai decidir por isso, até porque é uma comercialização livre. Então aquele que tiver a melhor proposta é o que irá fazer jus a ter o imóvel e a decisão cabe a ele.

A Sinchro Partners foi contratada para conduzir o processo de venda. Como foi essa escolha?
A gente procurou uma empresa séria e reconhecida não só nacionalmente, como também por possíveis investidores externos. A Sinchro Partners é uma empresa bem consolidada, responsável pela venda de grandes ativos, então a gente procurou um grupo bem sério nesse processo. E que pudesse ter uma amplitude de negociação não somente nacional, mas também internacional.

Existe uma meta de valores para a venda do Bahia Othon?
Com certeza. Esse imóvel passou por uma avaliação. Claro que há um valor mínimo. Mas, como a gente abre a negociação, falar o valor, a gente não faz, para justamente não atrapalhar a negociação. Mas existe, obviamente, um valor mínimo a ser negociado dentro do imóvel. Mas estamos abrindo a concorrência a vários players, então a ideia é que possamos vender pelo melhor valor possível.


 

·
.
Joined
·
126,067 Posts
ACM Neto avalia medidas restritivas e diz que novos locais devem ser incluídos
Boca do Rio e região do Centro, com boa resposta, podem ter medidas suspensas

O prefeito de Salvador, ACM Neto, avaliou nesta sexta-feira (15) o resultado das medidas restritivas mais severas aplicadas em quatro regiões de Salvador. Ele considerou que diante do que já foi alcançado, é possível que as medidas sejam suspensas na Boca do Rio e no Centro para inclusão de novas localidades. As afirmações foram feitas em entrevista ao Bahia Meio Dia, da TV Bahia.
Para ele, até agora o resultado é positivo. "A gente avalia muito positivamente as medidas que foram botadas nessas quatro regiões, Plataforma, Boca do Rio, Centro e Pituba. Primeiro porque já há um volume geral de redução do número de veículos transitando na cidade. Até o início dessa medida, estávamos com cerca de 26%, 27% do número de veículos reduzidos. A gente já conseguiu derrubar esse volume para 41% a menos. É uma primeira vitória. Estávamos com 35% de passageiros sendo transportados nos ônibus da cidade. Conseguimos reduzir esse percentual para 30%. Isso tudo significa o que? Menos gente na rua e menos risco de contágio", diz.

Plataforma é uma região que exige mais cuidado, explica. "Por exemplo, na região de Plataforma 15% de todas as pessoas que foram testadas de segunda para cá confirmaram positivo para o coronavírus. O que mostra que aquele hoje é um local que precisa ser cuidado com toda atenção", destaca. Já a Pituba, que entrou depois na lista, ainda tem mais alguns dias de decreto.
Segundo Neto, pessoas e comerciantes em geral têm sido respeitosas com as medidas. Ainda assim, a prefeitura fez 350 interdições desde segunda nas áreas do decreto.

"Pessoas que não respeitam. A gente lamenta, porque isso exige tempo da PM, Guarda Municipal e da própria prefeitura. Mas a avaliação nossa em geral é de que a operação é muito exitosa e que a decisão de setorializar, de olhar cada bairro, vai ajudar muito provavelmente a Salvador não ter que entrar em lockdown, que seria o fechamento completo de tudo".
No final de semana, a equipe da prefeitura vai se unir para analisar todos os dados não só das regiões com medidas mais severas, mas de toda a cidade. Na segunda-feira, quando expiram os primeiros decretos de suspensão das atividades, o prefeito dará uma coletiva para anunciar onde as medidas continuam e se novos locais serão incluídos, o que é provável.

"Nessa mesma oportunidade eu vou fazer balançoda operação nesses quatro bairros e a partir daí anunciar se eles continuarão ou se a gente vai mudar para outras áreas", diz.
"Acho provável que a gente possa suspender em algumas dessas regiões e que a gente tenha que incluir novas áreas de Salvador. Hoje eu tenho número preciso que mostra evolução do quadro em cada bairro, são 163 bairros, a gente olha cada um deles. Depois do êxito da aplicação dessas medidas, Boca do Rio tendo excelente resposta, Joana Angélica tendo excelente resposta. Quem sabe a gente vai poder mudar os bairros, sair desses e escolher outras áreas que serão ordenadas pela prefeitura", afirma.

Ele fez um apelo para que a população ajude ficando em casa nesse momento em que o pior momento da pandemia se aproxima. "É preciso a gente ter todo o cuidado, o virus está se espalhando, está chegando em todos os lugares, todos os cantos da nossa cidade (...) "Qualquer um, o prefeito ou qualquer pessoa, está vulnerável, está suscetível a isso. As pessoas precisam ter consciência de que o momento é de ficar em casa, porque infelizmente esse fim de maio e o mês de junho são os períodos mais críticos dessa doença que enfrentamos até agora", diz.
ACM Neto falou também do teste que fez para coronavírus depois que pessoas próximas se infectaram. "A quantidade de notícias que eu tive nos últimos dias de pessoas muito conhecidas que testaram positivo para o coronavírus, e é claro, também estão com sintomas, é uma quantidade muito grande. Primeiro o subchefe de gabinete da prefeitura, Mateus, testou positivo. Em seguida, o chefe de gabinete, uma pessoa que trabalha diretamente comigo todo dia, tem contato muito próximo, também testou positivo. Quando soube, imediatamente suspendi minha participação no gabinete da prefeitura e dos eventos de rua. Me coloquei em isolamento e fiz dois testes. Divulguei ontem à noite o resultado desses dois testes, graças a Deus, deram negativo", afirmou.

Ele disse que assim que soube que poderia estar com a covid-19 pensou nas filhas - as duas também foram testadas. "Nós que somos adultos, a gente de certa forma já sabe encarar certa situações da vida. Minha preocupação principal foi com minhas duas filhas, que também tiveram que fazer os testes. Graças a Deus também deram negativos. O coração aperta demais", relata.
Tanto a prefetura quanto a residência do prefeito passaram por desinfecção após os casos.

Fonte: ACM Neto avalia medidas restritivas e diz que novos locais devem ser incluídos
 

·
.
Joined
·
126,067 Posts
Retomada das aulas
O prefeito falou ainda sobre a retomda das aulas tanto na rede pública quanto na privada. Hoje à tarde, a prefeitura deve anunciar uma medida para permitir atividades à distância para alunos das escolas municipais do ensino fundamental.

"A situação do aluno da rede pública é bem diferente do aluno da rede particular. Em geral, as escolas particulares estão fazendo algum tipo de atividade pedagógica à distância, pela internet, com seus alunos. A rede pública até agora nada. O que vamos fazer hoje à tarde é apresentar uma plataforma digital para os alunos do ensino fundamental 2. A prefeitura vai apresentar uma série de conteúdos, uma estratégia, para que eles não fiquem inteiramente parados em casa. Nesse primeiro momento, só vai ter acesso aqueles que podem de alguma forma acessar a internet", diz.

Por conta dessa limitação, o conteúdo será considerado complementar e não vai valer para cumprimento da carga horária mínima do ano letivo. A prefeitura planeja para depois atividades em canal aberto, "disponível para todos alunos que tenham televisão".

Ele diz que há conversas com a rede particular de ensino para que o ano letivo não seja perdido. Ainda não há uma data prevista de retorno às aulas presenciais. "Ainda não há data prevista de retorno. Talvez seja difícil de voltar no mês de junho, em maio não há hipótese, talvez muito dificilmente em junho... O que já jogaria esse calendário para o mês de julho. Todo esforço será feito para garantir reposição das aulas. Claro que não vai ter férias, recesso, provavelmente vai ter que juntar o calendário de 2020 com o de 2021, para contemplar os dois anos letivos. Mas a ideias é que os alunos não percam o ano. Agora, voltar nesse momento não dá", finaliza.



Fonte: ACM Neto avalia medidas restritivas e diz que novos locais devem ser incluídos
 

·
Registered
Joined
·
94,054 Posts
33 MIL ALUNOS TERÃO AULAS VIRTUAIS A PARTIR DE SEGUNDA (18)
33 MIL ALUNOS TERÃO AULAS VIRTUAIS A PARTIR DE SEGUNDA (18)
admin 15 Maio, 2020

Cerca de 33 mil alunos da rede municipal de Salvador começam, na próxima segunda-feira (18), a ter aulas virtuais diárias durante o período de quarentena em razão da pandemia do coronavírus. Voltada aos estudantes matriculados no Ensino Fundamental II e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) II, a iniciativa acontecerá gratuitamente através de um termo de cooperação com a Escola Mais – unidade de ensino de São Paulo que é referência em ensino digital para Fundamental II e Médio. As inscrições estão abertas e devem ser feitas no site www. escolamais. com/ salvador.
Os detalhes do Escola Mais Digital foram apresentados pelo prefeito ACM Neto e pelo titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Bruno Barral, em coletiva virtual ocorrida nesta sexta-feira (15). A intenção é de que as aulas virtuais sirvam como atividades educacionais complementares, ou seja, sem avaliação, nesse período de isolamento social e sem previsão do retorno à normalidade na vida estudantil.
O secretário Bruno Barral explicou que as aulas virtuais acontecerão de segunda a sexta-feira nos turnos matutino e vespertino, ou noturno para os alunos da EJA. “De manhã, serão quatro horas e vinte minutos de aula, das 8h às 12h20, com os professores da Escola Mais. À tarde, ou à noite, no caso da EJA, haverá atividades com os professores da rede municipal, que estão recebendo capacitação para o uso da plataforma. Esse momento será destinado à realização de roteiros de estudos, revisão e esclarecimento de dúvidas, bem como para o atendimento individual dos alunos”, relatou.

 

·
Registered
Joined
·
94,054 Posts
SISTEMA DE SAÚDE DE SALVADOR AINDA PODE ENTRAR EM COLAPSO COM PANDEMIA
SISTEMA DE SAÚDE DE SALVADOR AINDA PODE ENTRAR EM COLAPSO COM PANDEMIA
admin 15 Maio, 2020

O prefeito ACM Neto disse hoje (15) que, apesar dos esforços da Prefeitura, não está descartado um colapso no sistema de saúde público e até privado se a disseminação do novo coronavírus não for contida na cidade. Ele reforçou mais uma vez a necessidade da população seguir com o isolamento social. O prefeito também avaliou como positivas as medidas restritivas adotadas pelo município até aqui, inclusive aquelas regionalizadas por bairro, que foram mais duras.
“O colapso no sistema de saúde pública de Salvador estava previsto, pelos estudos da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), para acontecer ontem (14), nos casos dos leitos clínicos para pacientes com a Covid-19, e, para as UTIs, no dia 20. Mas, graças à ampliação do suporte em saúde e às medidas de isolamento social, conseguimos derrubar a taxa de transmissão e o colapso não aconteceu. Até o dia 24, posso dizer que não há risco de saturação. Mas ele ainda existe”, declarou o prefeito.
As declarações de ACM Neto foram dadas em coletiva virtual à imprensa, na tarde de hoje (15), na qual anunciou o começo de aulas pela internet para alunos da rede pública municipal – as escolas estão com atividades suspensas e sem previsão de retorno. Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), 48% dos leitos clínicos e 61% dos de UTI dedicados a tratar pacientes com a Covid-19 estão ocupados hoje na capital baiana. Somente a Prefeitura já garantiu a criação de 176 novos leitos, entre clínicos e de UTI.
ACM Neto afirmou ainda que na segunda-feira (18) dará uma posição sobre a prorrogação ou não dos decretos com medidas restritivas na cidade. Quase todos têm validade até este dia, inclusive os regionalizados, valendo apenas para Pituba, Plataforma, Boca do Rio e parte do Centro.

 

·
Registered
Joined
·
94,054 Posts
Com orçamento de R$ 8 bilhões, prefeitura de Salvador envia LDO de 2021 à Câmara
Com orçamento de R$ 8 bilhões, prefeitura de Salvador envia LDO de 2021 à Câmara

Foto: Matheus Caldas / Bahia Notícias
O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), enviou na última quinta-feira (15) à Câmara de Vereadores o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2021, que estabelece as metas fiscais para o ano que vem. Segundo o texto, a previsão da receita está na ordem de R$ 8 bilhões; enquanto que o investimento previsto é de R$1,1 bilhão.

“Se a crise provocada pela pandemia da Covid-19 se estender por mais tempo que o previsto e seus impactos, conforme espelhado em indicadores futuros, afetarem de forma importante a economia e as finanças municipais em 2021, esse novo cenário será considerado e os ajustes serão realizados na elaboração da Proposta Orçamentária, a ser encaminhada ao Legislativo em setembro próximo”, afirma o prefeito na justificativa.

De acordo com a gestão municipal, a saúde terá atenção especial na próxima LDO, principalmente por conta da crise da pandemia do novo coronavírus vivida neste ano. A proposta é ampliar a oferta dos serviços básicos com a construção de mais sete novas Unidades de Saúde da Família. Também há o intuito de investir na rede de serviços, com destaque à média e alta complexidades, saúde especializada, atenção materno infantil, imunização, vigilância sanitária, controle e vigilância epidemiológica.

 
1 - 20 of 3443 Posts
Top