SkyscraperCity banner

2841 - 2860 of 3435 Posts

·
.
Joined
·
126,043 Posts
ABIH-BA divulga protocolo sanitário para hospedagens em retomada de atividades do setor
ABIH-BA divulga protocolo sanitário para hospedagens em retomada de atividades do setor

Foto: Divulgação
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Bahia (ABIH-BA) divulgou um documento nesta segunda-feira (29) em que lista uma série de medidas que devem ser adotadas na reabertura do setor de hotelaria em meio à pandemia do novo coronavírus.

No comunicado emitido pela entidade, ela recomenda dois documentos que "resumem o essencial das boas práticas recomendadas, tanto em âmbito nacional como internacional, e que contemplam os diversos tipos e tamanhos de empreendimentos que compõem a rede de hospedagem baiana".

O primeiro se trata de um documento publicado em junho de 2020, de autoria da ABIH Nacional, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Brazilian Luxury Travel Association, Resorts Brasil, Senac e Unedestinos (União Nacional de Convention & Visitors Bureau e Entidades de Destinos).

O segundo diz respeito ao Selo Sanitário criado pelo Ministério do Turismo, que pode ser obtido por qualquer meio de hospedagem desde que cumpridos os Protocolos Básicos exigidos pela pasta.

As exigências incluem uma lista com nove medidas: 1. Assegurar a lavagem e desinfecção das áreas onde colaboradores e consumidores 2. Promover a medição da temperatura de todos os frequentadores na entrada do estabelecimento; 3. Realizar a limpeza, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos de utilização comum (incluindo balcões, interruptores de luz e de elevadores, maçanetas, puxadores de armários, entre outros); 4. Promover a renovação de ar regularmente das salas e espaços fechados, abrindo as janelas e portas para a passagem da corrente de ar; 5. Fornecer álcool 70% nas diversas formas disponíveis (líquida, gel, spray, espuma ou lenços umedecidos) em locais estratégicos, como entrada do estabelecimento, acesso aos elevadores e balcões de atendimento para uso de clientes e trabalhadores; 6. Utilizar lixeiras que não precisem ser abertas manualmente e esvaziá-las várias vezes ao dia; 7. Disponibilizar sabonete líquido e toalhas de papel descartáveis nos banheiros; 8. Disponibilizar cartazes com informações/orientações sobre a necessidade de higienização de mãos, uso do álcool 70% nas formas disponíveis, uso de máscaras, distanciamento entre as pessoas, limpeza de superfícies, ventilação e limpeza dos ambientes; 9. Providenciar o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos clientes, o controle da área externa do estabelecimento e a organização das filas para que seja respeitada a distância mínima de 2 (dois) metros entre as pessoas.

A ABIH-BA destaca que tem atuado junto às 13 zonas turísticas, e disponibilizará lives e treinamentos on-line para apoiar os hotéis que queiram adotar tais protocolos.

O documento disponibilizado pela ABIH-BA inclui protocolos essenciais e transversais, específico no caso de confirmação de Covid-19, e meios de hospedagem por setores.

 

·
.
Joined
·
126,043 Posts
Em retomada, aeroporto de Salvador terá média de 20 voos domésticos diários a partir de julho
O embarque e o check-in no Salvador Bahia Airport voltarão a ser realizados em seu lugar original, no 2º e 1º pisos, respectivamente, a partir de amanhã(30). Com isso, o andar térreo volta a abrigar apenas a área de desembarque
[Em retomada, aeroporto de Salvador terá média de 20 voos domésticos diários a partir de julho]
Foto : Divulgação
Por Metro1 no dia 29 de Junho de 2020 ⋅ 19:00
O embarque e o check-in no Salvador Bahia Airport voltarão a ser realizados em seu lugar original, no 2º e 1º pisos, respectivamente, apartir de amanhã(30). Com isso, o andar térreo volta a abrigar apenas a área de desembarque.
A reabertura dos pisos superiores é consequência da retomada gradual de voos, que começa em julho. A partir desse mês, o aeroporto terá uma média de 20 voos diários de ligação direta com 13 destinos domésticos. O destaque fica por conta da companhia aérea Gol, que passará a operar 13 destinos a partir de Salvador.
Apesar do deslocamento das operações, o terminal de passageiros continuará aberto apenas parcialmente. Por isso, o viajante irá se deparar com alguns espaços isolados. Os estabelecimentos comerciais serão abertos gradativamente. Neste primeiro momento, vending machines e farmácia estarão em funcionamento para atender à necessidade dos passageiros.

 

·
.
Joined
·
126,043 Posts
Plataforma incentiva produção acadêmica

A paralisação dos encontros presenciais, em razão do risco de contágio, produziu mais uma ferramenta de convívio por internet na comunidade acadêmica com a criação do Ihac Digital.

Trata-se da plataforma especialmente desenhada por professores e estudantes do Instituto de Humanidades, Arte e Ciências Professor Milton Santos, da Universidade Federal da Bahia.

Segundo os idealizadores, o ambiente virtual promove a diversidade de produções desenvolvidas no Ihac, neste período de pandemia, mas com chance de manter-se mesmo se o isolamento for interrompido.

O objetivo da nova plataforma é acolher todo o conteúdo em construção, incluindo textos, vídeos e áudios, viabilizando as transmissões ao vivo de debates, conferências, oficinas e minicursos, entre outros formatos.

Resposta à pandemia – O projeto é uma forma de responder aos impactos causados pela pandemia do novo coronavírus, pois a ameaça de disseminação da doença, devido às aglomerações, torna proibitiva a realização de aulas com a proposta tradicional.

A ideia de armazenar todo o conteúdo em um só espaço virtual favorece o acesso de quem precisa mobilizar recursos por enfrentar um contexto social desfavorável a fim de acompanhar atividades online.

Como forma de minimizar os efeitos destas diferenças de oportunidades entre os alunos, todo o conteúdo poderá ser consultado a qualquer tempo, e, assim, a plataforma será acessada no momento em que lhe esteja ao alcance do discente do Ihac.

 

·
.
Joined
·
126,043 Posts
Feira de empregos e estágios

O Centro Universitário Estácio iniciou ontem e seguirá até dia 3 de julho, sexta-feira, a quarta edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos, com a oferta de vagas em instituições corporativas. Poderão participar da iniciativa estudantes de todo o país desde que preencham formulário virtual no cadastro disponível no endereço portal.estacio.br/feira-empregabilidade.

A feira aumenta de importância, à medida que o contexto desafiador da Covid-19 vem produzindo redução na oferta de trabalho.

Durante a feira, será possível avaliar as carreiras em evidência e conferir oportunidades em empresas como Cielo, Baker, Universia, B2W, MC Donald’s, Super Estágios, Grupo Cia. de Talentos, entre outras.
 

·
.
Joined
·
126,043 Posts
Preocupação com as eleições

A Confederação Nacional de Municípios (CNM), tendo à frente seu presidente, Glademir Aroldi, e as 27 entidades estaduais listaram por videoconferência ontem ao presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, os motivos do movimento municipalista para a suspensão da eleição enquanto houver riscos de contaminação pela Covid-19.

O presidente do TSE reconheceu a legitimidade da demanda, mas assegurou que até o momento o adiamento por algumas semanas atenderá a proteção à saúde pública.

 

·
.
Joined
·
126,043 Posts
Lençóis, a resistência

Resistindo bravamente à Covid, embora seja o portal da Chapada Diamantina, point turístico baiano com grande presença internacional, Lençóis não registrou nenhum caso.

A Sesab até divulgou dois, mas o prefeito Marcos Ailton (Republicanos) se apressou em explicar: de lá, só tem o registro dos pacientes no SUS, mas um é de Sergipe e outro de Salvador. Oxalá Lençóis consiga, mas na Chapada a Covid está por todo lado.

 

·
.
Joined
·
126,043 Posts
Turismo

Pablo Barrozo, secretário de Turismo de Salvador, está festejando: segundo a CVC, a capital baiana é um dos destinos mais procurados para o pós-pandemia. É quando a clientela vai preferir o ‘turismo doméstico’.


 

·
.
Joined
·
126,043 Posts
Apenas 30 cidades baianas não têm casos de covid-19, 10 na região sudoeste
Todas as 160 maiores cidades da Bahia já estão contaminadas

Lençóis, na Chapada Diamantina, é uma das cidades sem registro da covid-19 (Jota Freitas/Bahiatursa/Arquivo CORREIO)

Das 417 cidades baianas, 30 ainda não registraram infecções por covid-19, todas com população igual ou menor do que 20 mil habitantes. Essas cidades estão localizadas nas regiões sanitárias do centro-leste, centro-norte, oeste, sul e sudoeste. Só nessa última, 10 cidades ainda não foram contaminadas, cinco na microregião de Brumado e outras cinco na microregião de Guanambi.

Esses dados foram obtidos através de um levantamento do CORREIO com algumas prefeituras municipais e a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). No último boletim divulgado nessa segunda-feira (29), a Sesab ainda contabiliza 32 cidades não contaminadas pela covid-19. Esse número, na verdade, é menor, pois algumas prefeituras notificaram os casos nas últimas horas, o que deve ser atualizado nos próximos dias no boletim estadual.
Das nove regiões sanitárias da Bahia, quatro já foram tomadas pelo novo coronavírus: Norte, Nordeste, Leste e Extremo-sul. Em todas as cidades que ficam no litoral baiano e na divisa da Bahia com outros estados também foram registrados casos da doença.
Para o professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e pesquisador do portal Geocovid-19, Washington Rocha, esses dados refletem a interiorização da covid-19 na Bahia. “Percebemos que o histórico de espalhamento da doença se deu a partir de agrupamentos no litoral, que foram crescendo, e depois se espalhou rumo ao interior, principalmente ao logo das principais rodovias”, disse.

Evolução dos casos de coronavírus na Bahia (Gif: Geocovid-19)
O professor prevê que em cerca de 60 dias, todos os 417 municípios serão completamente atingidos. Confira, no final do texto, a lista das 30 cidades sem covid-19 e suas características.

 

·
.
Joined
·
126,043 Posts
Série baiana que revela Salvador sombria chega ao Amazon Prime
Produção tem roteiro e direção de Julia Ferreira, baiana que estudou cinema em

Brunno Pastori em Sonhadores (fotos: Ricardo Prado/divulgação)

No lugar daquela Salvador dos cartões-postais, ensolarada, carnavalesca e alegre, você verá uma cidade sombria, meio fúnebre, gótica. Em vez do axé, o rock. É assim que a capital baiana aparece em Sonhadores, minissérie produzida aqui mesmo e que chega neste domingo (5) ao Amazon Prime Video. No sábado, às 21h, será exibida na íntegra no canal Kirimurê (10.2), emissora local sintonizada na TV digital.

A produção é dirigida pela baiana Julia Ferreira, 39 anos, que tinha experiência em curtas-metragens como O Menino e o Louco e Duas Marias. Julia, que é também a roteirista da série, estudou cinema em Londres e Madri e é jornalista de formação, tendo trabalhado no CORREIO como repórter. Para escrever o roteiro de Sonhadores, ela se baseou em sua própria adolescência e nos conflitos típicos dessa fase.
A série conta a história de Rafa (Brunno Pastori), um menino de 14 anos muito ligado ao pai, Miguel (Fernando Alves Pinto), que é expulso de casa por Ângela, sua esposa e mãe de Rafa. Pai e filho têm muito em comum: os dois são fãs de rock, adoram desenhar e têm uma evidente vocação artística. Quando Miguel sai de casa, Rafa fica desorientado, pois perdeu sua maior referência.
Antonio Pitanga e Fernando Alves Pinto em Sonhadores

A situação do adolescente é muito semelhante à que a própria Julia viveu, como ela lembra: "A adolescência é um período muito conturbado e o que ocorre na série aconteceu comigo. Meu pai foi expulso de casa e não tinha para onde ir. E ele sempre foi boêmio, muito parecido com Miguel. Claro que eu exagerei nessa semelhança, mas, quando meu pai foi embora de casa, eu me senti sem chão, porque puxei muito a ele: sempre desenhei, criei histórias, cresic no underground...".
Alter ego
Para viver seu alter ego, Julia convocou Brunno Pastori, um jovem nascido em Santo Antonio de Jesus que não tinha experiência profissional como ator. O rapaz foi descoberto pela produtora executiva da série, Fabiola Aquino, quando participava de uma edição do The Voice Kids. Foi convidado para um teste e seu desempenho impressionou.

"Fiquei impressionada com o nível de naturalidade dele, é um excelente ator. Devo ter visto uns 200 adolescentes e ele nunca tinha feito curso de teatro, nada... não tinha vícios do teatro e sabia ser ele mesmo. E Brunno tem uma realidade parecida com o Rafa: gosta de se vestir de drag, sofreu bullying na escola... as cenas em que Rafa apanha mexeram muito com Brunno", observa Julia.
Brunno, que é estudante do 3º ano do médio, tinha 14 anos na época das gravações, em 2018. Hoje, aos 16, vive no Rio e pretende estudar artes cênicas. Ele confirma que se identifica com seu personagem: "Nós dois somos artistas e nos expressamos de forma muito clara na arte, lutando contra uma sociedade homofóbica e machista. Eu vivo esses desafios e já vivi a homofobia e o preconceito".
Julia, no set de Sonhadores

O pai de Rafa, Miguel, é vivido por Fernando Alves Pinto, ator paulista que estreou em Terra Estrangeira (1995) e estrelou filmes como Para Minha Amada Morta (2016), do baiano Aly Muritiba. Embora não seja um rosto muito conhecido do espectador médio, já que raramente aparece na TV, Fernando é reconhecidamente um dos grandes talentos de sua geração, muito respeitado pela crítica e desejado por muitos diretores. Muito experiente, já esteve em mais de 30 longas.

 

·
.
Joined
·
126,043 Posts
Força-tarefa interdita mais de 80 estabelecimentos e apreende 'paredões'
A ação contou com a participação da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e fiscais da Coordenadoria de Fiscalização e Combate à Poluição Sonora
[Força-tarefa interdita mais de 80 estabelecimentos e apreende 'paredões']
Foto : Divulgação
Por Metro1 no dia 29 de Junho de 2020 ⋅ 22:00
A Prefeitura realizou, no final de semana, operações em diversas localidades da capital baiana para monitorar o cumprimento das medidas restritivas e de isolamento social contra o coronavírus. A força-tarefa coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) fez aproximadamente quatro mil vistorias e interditou mais de 80 estabelecimentos que descumprirem os decretos municipais em vigor. Além disso, a fiscalização desfez 29 aglomerações e realizou apreensão de equipamentos sonoros, a exemplo de "paredões".
A ação contou com a participação da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e fiscais da Coordenadoria de Fiscalização e Combate à Poluição Sonora, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). A operação alcançou diversos estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes, espaços de conveniências e depósitos de bebidas, clínicas de estética, salões de beleza, barbearias e lojas em comércio de rua com área inferior a 200 metros quadrados.
No sábado (27), os locais visitados foram Pernambués, Mata Escura, Santo Inácio, Marechal Rondon, Dom Avelar, Castelo Branco, Águas Claras, Av. San Martin, IAPI, Caixa D’ Água, Cidade Nova, Lapinha, Sieiro, Liberdade, Alto do Peru, Boca do Rio, Mussurunga, Bromélia, Itapuã e Jardim das Margaridas.
No domingo (28), a fiscalização aconteceu no IAPI, Caixa D’ Água, Pau Miúdo, Pero Vaz, Liberdade, Jardim Cruzeiro, Uruguai, Vila Rui Barbosa, Caminho de Areia, Ribeira, Bonfim, Periperi, Barra, Boa Viagem, Mont Serrat, Alto do Cabrito, Boca do Rio, Mata Escura e Itapuã.

 

·
.
Joined
·
126,043 Posts
Mais cinco bairros terão medidas restritivas a partir desta quarta-feira
Apenas serviços considerados essenciais irão funcionar nos bairros do Caji, Caixa D’água, Capelão, Areia Branca e Jambeiro
Redação

Foto: Prefeitura de Lauro de FreitasFoto: Prefeitura de Lauro de Freitas

A Prefeitura de Lauro de Freitas anunciou nesta segunda-feira (29) que os bairros do Caji, Caixa D’água, Capelão, Areia Branca e Jambeiro são as novas localidades que passam a ter medidas restritivas regionalizadas, a partir desta quarta-feira (1), no município da Região Metropolitana de Salvador.
Durante o período de restrições, que seguirá até o dia 6 de julho, a prefeitura de Lauro vai executar ações de apoio e proteção à vida, fiscalização de funcionamento de atividades comerciais, assim como o controle de circulação de pessoas e veículos nos espaços e vias públicas. Nos bairros de Portão, Vila Praiana, Ipitanga e Aracuí, as medidas serão finalizadas nesta terça-feira (30).
Apenas serviços considerados essenciais estão autorizados a funcionar durante os seis dias de restrições, como supermercados, panificadoras, açougues, farmácias, postos de combustível, agências bancárias e lotéricas, unidades ou serviços de saúde humana ou animal, de urgência e emergência, além de serviços públicos essenciais, funerárias, segurança privada, imprensa, telecomunicações, logística e transporte de alimentos e medicamentos.
Nos bairros de Caji, Caixa D’água e Quingoma, as medidas abrangem uma área equivalente a 3 km de circunferência, tomando como ponto de partida a Praça do Caji, na confluência da Rua das Mangueiras com a Avenida Gerino de Souza Filho. Nos bairros de Capelão, Areia Branca e Jambeiro foi considerada uma área de atuação também equivalente a 3 km de circunferência, tomando como referência a Praça em frente ao campo de futebol de Areia Branca, na Rua Dois de julho.

 

·
.
Joined
·
126,043 Posts
Estado vai abrir 40 novos leitos para pacientes com Covid-19 em Eunápolis
Estado vai abrir 40 novos leitos para pacientes com Covid-19 em Eunápolis

Foto: Reprodução / Sesab
O Hospital das Clínicas de Eunápolis foi requisitado administrativamente pela prefeitura e fortalecerá a rede assistencial na região. Um montante de mais de R$ 8 milhões serão investidos pelo governo do estado na contratação de 40 leitos dedicados a pacientes acompetidos com o coronavírus (Covid-19), 20 destes serão de UTI. Os leitos estarão disponíveis nos próximos dias.
?
Na avaliação do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, “o governador Rui Costa tem feito um esforço enorme para ampliar e descentralizar o atendimento aos pacientes mais graves com o diagnóstico positivo para coronavírus. Desde o início da pandemia na Bahia foram abertos mais de 2.200 mil leitos em todo o estado”.

Os municípios de Eunápolis, Porto Seguro e Teixeira de Freitas totalizarão 85 leitos entre clínicos e de Terapia Intensiva. Atualmente a taxa de ocupação dos leitos no Extremo Sul é de 25% no que tange os leitos clínicos e de 96% nas UTIs.

 

·
.
Joined
·
126,043 Posts
Ministérios apontam sobrepreço de quase R$ 500 mil em contrato do Hospital Espanhol
Governo do Estado rebate e afirma que não há quaisquer irregularidades




(Foto: Arisson Marinho/CORREIO)

O Ministério Público Federal e o Ministério Publico da Bahia emitiram, nesta segunda-feira (29), uma recomendação para que o governo estadual não prorrogue o contrato com o Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (INTS), atual responsável pela administração do Hospital Espanhol, referência no atendimento de casos de covid-19. O MPF e o MP-BA apontaram que houve superfaturamento de R$ 478,3 mil e indicou que o contrato seja alterado para reduzir o valor.

O hospital reabriu como unidade de campanha em 22 de abril e os ministérios suspeitaram de irregularidades na contratação. Uma investigação foi iniciada para apurar as condições de funcionamento, que terminou identificando problemas "na prestação do serviço, graves erros de gestão, falhas no atendimento a pacientes e familiares, ausência de treinamento e protocolo de atribuições dos funcionários, além de indícios de subdimensionamento das equipes de UTI", disseram os órgãos.
O acerto entre o INTS e o Governo do Estado vai até 3 de outubro e as entidades deram prazo de 10 dias para que se manifestem. As irregularidades foram apontadas pelo procurador da República Ovídio Machado e os promotores de Justiça Rita Tourinho, Adriano Assis e Luciano Ghgnone.
Para os ministérios, a concorrência para administração do espaço foi prejudicada. Os MPs entenderam que, diante da grande quantidade de organizações sociais na Bahia, a oferta de um contrato de valor de quase R$30 milhões com o governo deveria alcançar um maior número de interessados. Mas só houve apenas dois dias úteis para elaboração de propostas e só três instituições manifestaram interesse.
Ainda na avaliação dos órgãos, essa falta de concorrência fez com que a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) contratasse uma instituição mal avaliada tecnicamente. Na fase de julgamento da qualificação técnica dos interessados, o INTS obteve apenas 4,5 pontos dos 40 possíveis e os demais concorrentes obtiveram nota zero.

 

·
.
Joined
·
126,043 Posts
Falhas no atendimento

As investigações apuraram, ainda, diversas falhas no atendimento, o que avaliaram como "resultado de má gestão, quadro de servidores insuficiente e ausência de treinamentos específicos – que provocaram prejuízos a pacientes e familiares e foram amplamente divulgadas na mídia". O CORREIO foi um dos veículos que noticiou o extravio de corpo de uma paciente que faleceu na instituição.

Além disso, ainda foram listadas situações como a do filho de um paciente internado na instituição que reclamou da dificuldade de obter informações sobre a situação de seu familiar, o que lhe levou a acreditar que seu pai tivesse falecido; com trinta dias de funcionamento a unidade já havia registrado duas fugas de pacientes com covid-19; um paciente internado na unidade ateou fogo ao colchão de seu quarto e pulou pela janela do 4º andar do prédio, quebrando as pernas; a família de paciente que veio a óbito no hospital reclamou que os pertences da pessoa falecida desapareceram; dentre outros.


Para os ministérios, a gestão do Hospital Espanhol não apresentou motivos que justificassem tantos eventos indesejados e tantos erros administrativos no curto espaço de tempo de seu funcionamento.

Recomendações

Além da exclusão do valor do soprepreço, os órgãos pedem que o governo determine o início dos procedimentos necessários para assumir o atendimento prestado pelo Hospital Espanhol, após o fim do atual contrato com o INTS, ou realize licitação, caso opte pela terceirização.


Neste caso, os MPs requerem que seja analisada a melhor forma de gestão da unidade de saúde, e a elaboração de termo de referência detalhado, “constando informações suficientes para que seja possível ter amplo conhecimento da dimensão e custo do serviço a ser prestado, incluindo o quantitativo mínimo de postos de trabalho exigidos para cada equipe de profissionais de saúde e não apenas as especialidades exigidas”.

 

·
.
Joined
·
126,043 Posts
GOVERNO DO ESTADO REBATE E DIZ QUE NÃO HÁ "QUAISQUER IRREGULARIDADES"

Após tomar conhecimento da recomendação, o Governo do Estado, em nota, afirmou que "não há sobrepreço, nem quaisquer outras irregularidades no contrato entre a Sesab e INTS". A administração estadual disse que os R$ 478,3 mil mencionados referem-se à vigência total do contrato e "vêm sendo glosados, ou seja, não pagos".

O governo acrescentou que dá ampla publicidade às suas licitações, inclusive, em jornais de grande circulação, além do Diário Oficial do Estado. Segundo a Sesab, 737 pacientes já foram atendidos na unidade e não houve evidências de subdimensionamento das equipes, nem desassistência de qualquer tipo.

"Em tempo oportuno, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) irá se manifestar formalmente sobre as questões pontuadas pelos órgãos de fiscalização. Por fim, cabe ressaltar, que o próprio Supremo Tribunal Federal (STF) já especificou que o contrato de gestão possui natureza híbrida, ou seja, se assemelha a um convênio, onde é necessária a prestação de contas e na eventualidade de equívocos, será objeto de glosa, o que significa que a administração pública não será penalizada", conclui.


 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Grupo BIG investe na instalação de terminais de auto-atendimento e entrega delivery em Salvador





BIG Bompreço Iguatemi passa oferecer mais uma opção de pagamento seguro em tempos de Covid-19

O BIG Bompreço de Iguatemi, do Grupo BIG, é reinaugurado com caixas de auto-atendimento, uma opção de pagamento segura em tempos de Covid-19. O hipermercado recebeu a instalação de oito self-chekouts com o objetivo de reduzir o tempo na fila para pagamento, aumentar a produtividade do espaço e oferecer uma nova experiência de compra aos clientes. O lançamento acontece na semana em que a empresa conclui as reformas e mudança de bandeiras dos oito Hiper Bompreço na Bahia. As logos das fachadas das lojas Iguatemi e Garibaldi aderiram ao uso de máscara para reforçar a importância dos cuidados necessários e do isolamento social na pandemia. A empresa também está oferecendo as vendas delivery na região.
O uso de self checkout é simples. O primeiro passo para o serviço do self-checkout é recolher os itens do carrinho e da base de apoio para produtos, registrá-los através do scanner um de cada vez e, em seguida, colocá-los na área de empacotamento, a qual já conta com sacolas para transporte. Após a leitura do primeiro produto, o cliente poderá incluir ou não o CPF no cupom fiscal. Para frutas e verduras, basta selecionar na tela o nome do produto que está sendo comprado e o pesa na balança, localizada na parte central do equipamento. No caso de registro de itens restritos, como bebidas alcoólicas e cigarro, a luz amarela é acesa e a autorização da compra é feita somente após entrega de documento ao supervisor que comprove a idade mínima de 18 anos.
Já na hora do pagamento, o consumidor escolhe na tela as opções de cartões de débito, crédito, vale-alimentação ou cartão presente, não podendo ser efetuado em dinheiro. O cupom fiscal é impresso em QR Code para que seja apresentado na saída da área de autoatendimento. Os terminais ainda contam com sinalização luminosa na parte superior, nas cores verde (liberado), amarelo (atenção) e vermelho (interrompido), que indicam aos clientes e ao supervisor se todo o processo de compra está ocorrendo normalmente ou em caso de erros e dúvidas.
Mudança de bandeira
O Grupo BIG avança dentro do seu projeto de reestruturação dos hipermercados, com as lojas Walmart e Hiper Bompreço passando a adotar a bandeira BIG Bompreço no Nordeste. A mudança chega em junho nas lojas de Iguatemi, Garibaldi, Cabula, Litoral Norte, Vitória da Conquista, Itabuna, Rótula e Feira de Santana. Além da mudança nas bandeiras, a organização investiu na renovação de todas as lojas da região, apoiou o número de itens regionais e investiu nas áreas de perecíveis. Até o final de julho, a mudança de bandeira estará concluída em todo Nordeste.
Medidas de segurança contra a covid-19
O novo coronavírus tem provocado uma mudança de hábitos entre os brasileiros, que buscam se adaptar à essa nova realidade para se proteger dos efeitos da pandemia. Com o isolamento social defendido pela Organização Mundial da Saúde como principal arma contra a covid-19, o Grupo BIG acelerou o desenvolvimento de novos projetos digitais para viabilizar a entrega de produtos de forma ágil e segura ao consumidor. Como o Big em Casa, com opções de compras via App e entrega delivery.
Os clientes que buscam fazer as suas compras sem sair de casa agora podem utilizar o serviço de delivery BIG em Casa, que conta com a parceria dos aplicativos iFood e Cornershop para realizar as entregas das bandeiras BIG Bompreço e Sam’s Club.
As unidades do Big Bompreço estão preparadas para atender os novos padrões de segurança que visam combater à propagação do novo coronavírus no país. Entre as medidas estão o controle do número de clientes na loja, a instalação de placas de acrílico nos caixas, o reforço na higienização dos carrinhos e o uso de luvas e máscaras por parte dos funcionários.
Para apoiar e incentivar o uso de máscara, item indispensável no combate ao Covid-19, o Grupo BIG redesenhou os logotipos para incluir uma máscara facial nos tradicionais ‘B’ dos hipermercados Big e Big Bompreço. A marca corporativa também passou a adotar o item de proteção individual indispensável, sendo uma das primeiras medidas adotadas pela empresa para proteger os seus clientes e colaboradores durante a pandemia.
Atitudes BIG
O Grupo BIG entregou 90 toneladas de alimentos e 15 mil itens de higiene pessoal, destinados a comunidades vulneráveis neste período de quarentena. As doações fizeram parte das mais de 300 toneladas que a empresa fez em todo o Brasil e integraram o projeto #ATITUDESBIG, que teve como objetivo incentivar e recolher as doações feitas por clientes e pelos mais de 50 mil colaboradores da empresa. A entrega foi feita para o Mesa Brasil, que comandou a distribuição na Bahia.


 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Hospital Couto Maia ainda não chegou no 'platô': 'Vamos ser os últimos a perceber isso', avalia diretora
Diretora do Couto Maia também falou de uma percepção da classe médica sobre o coronavírus atuar nos extremos
[Hospital Couto Maia ainda não chegou no 'platô': 'Vamos ser os últimos a perceber isso', avalia diretora]
Foto : Reprodução / Youtube
Por Danielle Campos no dia 30 de Junho de 2020 ⋅ 08:33
A médica infectologista e diretora do Hospital Couto Maia, Ceuci Nunes, afirmou que a unidade ainda está com ocupação acima de 90% em leitos de UTI, mesmo após o anúncio de que Salvador teria atingido o platô da curva de casos do novo coronavírus, ou seja, um equilíbrio entre o número de novos casos e de recuperações.
"Acho que vamos ser o último hospital a perceber isso [a estabilidade]. A gente ainda está com ocupação acima de 90% das nossas UTI's e um pouco mais baixo nas enfermarias, mas continuamos no mesmo nível que estávamos há duas, três semanas atrás", relata a diretora do hospital.
De acordo com a médica, a maior parte dos internados no Couto Maia é de baixa renda, porém houve um aumento na entrada de pessoas da classe média no hospital. "Não tenho dúvida de que a maioria das pessoas que se internam lá tem uma renda baixa, entretanto, comparando os dados do hospital antes e depois, a população de classe média tem chegado mais ao hospital. Não sei se é a crise financeira que está levando o pessoal que tem plano de saúde aos locais públicos", diz Ceuci Nunes.
A diretora do Couto Maia falou sobre uma percepção da classe médica sobre o coronavírus atuar nos extremos: em casos leves e casos graves. "Vamos fazer uma reunião com alguns hospitais do Brasil para discutir a questão clinica, pois a impressão que temos é que esse casos moderados, que vão internar só com oxigênio, em baixo volume, são muitos raros. Então parece que a Covid se coloca em dois lugares: na forma assintomática, leve, com poucos sintomas e na forma grave. Mas isso é impressão, a gente ainda não tem certeza", conta.

 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Nos cálculos políticos da pandemia, ACM Neto fez bem o dever de casa
por Fernando Duarte
Nos cálculos políticos da pandemia, ACM Neto fez bem o dever de casa

Foto: Valter Pontes/ Secom
Finalmente chegamos ao tão falado platô da contaminação por coronavírus em Salvador. Pelo menos é essa a avaliação do prefeito ACM Neto, que confirmou ontem que, a partir de agora, há certo controle do avanço da pandemia, o que permite se falar em reabertura gradual das atividades. Tanto que a gestão municipal deve apresentar, em conjunto com o governo da Bahia, os protocolos de retomada da “normalidade”. É um prelúdio de que o pior já passou.

A capital baiana ainda mantém altos níveis de ocupação de leitos clínicos e de UTI. No entanto, com a perspectiva de oferta de novas unidades e com um fluxo de pacientes de regulação dentro de um mínimo aceitável, essa alta ocupação não parece ser um problema. Isso não significa que tudo vai voltar a ser como antes da noite para o dia. Mesmo porque a chamada “imunidade de rebanho” não chega a ser significativa entre os soteropolitanos.

A reabertura vai se dar de maneira gradual e algumas atividades devem ficar de fora. Especialmente a cadeia produtiva da cultura, que depende da concentração de pessoas. Já as atividades esportivas devem voltar a acontecer, sem a presença de público, algo que já servirá de consolo para os torcedores mais fanáticos de futebol. É uma espécie de um passo após o outro, sob constante monitoramento para evitar que seja necessário recuar aos níveis de restrição atual.

O fato de ACM Neto estar terminando o segundo mandato, inclusive, facilitou bastante a implantação dessas medidas mais duras, que começaram a ser implantadas na capital baiana em março. Sem as amarras de uma candidatura, o prefeito não hesitou em ter atitudes que desagradaram parcelas consideráveis dos chamados “formadores de opinião” do eleitorado. ACM Neto foi ao limite do cálculo político e assumiu o ônus dessas ações, contendo até eventuais danos ao seu candidato à sucessão, Bruno Reis.

Outro fator importante nesse processo foi a relação republicana entre o prefeito e o governador Rui Costa. O acordo de cavalheiros foi além do pacto de não agressão e gerou dividendos positivos para a cidade, enquanto o caos na saúde parecia iminente. Felizmente, as ações geraram impacto positivo e não vimos em Salvador aquelas cenas assustadoras de capitais como Manaus (AM) ou até mesmo de países como a Itália. É mais um legado da pandemia.

 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada em Salvador até 24 julho
Vacina estará disponível para o público em geral no dia 20; 142 salas de vacina da rede municipal funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
[Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada em Salvador até 24 julho ]
Foto : Marcelo Camargo/Agência Brasil
Por Luciana Freire no dia 30 de Junho de 2020 ⋅ 09:40
A campanha de vacinação contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B, que seria encerrada hoje (30), foi prorrogada até o dia 24 de julho. Apenas grupos prioritários poderão ser imunizados até o dia 10. A partir do dia 13, trabalhadores de serviços essenciais também estarão aptos a receber o medicamento. A vacina estará disponível para o público em geral no dia 20.
Com vacinação exclusiva até o dia 10, o grupo prioritário engloba idosos, trabalhadores da saúde, portadores de doenças crônicas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, portuários, motoristas e cobradores do transporte público, bem como as gestantes e puérperas (mães no pós-parto até 45 dias).
A partir do dia 13 a vacina estará disponível para trabalhadores dos Correios, da imprensa, limpeza urbana, supermercados, farmácias e restaurantes que estão em sistema de delivery.
Todas as 142 salas de vacina das unidades básicas da rede municipal realizarão a vacinação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Serão disponibilizados três pontos de imunização em drive thru: no Quinto Centro, na Fundação de Medicina do Cabula e no Atacadão de Fazenda Coutos, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Coronel inclui exclusão imediata de conteúdo violento ou enganoso na PL das fake news
Coronel inclui exclusão imediata de conteúdo violento ou enganoso na PL das fake news

Foto: Reprodução / Agência Brasil
O senador Angelo Coronel (PSD-BA), incluiu em novo relatório do projeto de lei das Fake News a possibilidade de exclusão imediata de conteúdos de incitação à violência e que induzam ao erro pelo uso de áudio, vídeo ou imagem deliberadamente alterado ou fabricado.

A alteração protocolada nesta segunda-feira (29) diz que o provedor de rede social poderá adotar medidas imediatas de indisponibilização de conteúdos também quando verificar risco de indução ao suicídio e à pedofilia.

De acordo com o cofundador do Instituto Liberdade Digital, Diogo Rais, ao jornal Estado de S.Paulo, a exclusão demorada de conteúdos era um dos pontos controversos do projeto de lei: “A redação anterior previa um procedimento longo e burocrático para que as plataformas pudessem remover conteúdo, porém, não considerava a gravidade e especificidade de cada conteúdo, como pornografia infantil.”

Uma das propostas mais criticadas por especialistas foi retirada na versão da última quinta-feira, 25, que exigia que o usuário fornecesse CPF e número de telefone para abrir conta em rede social ou aplicativo de mensagem. Na nova proposta, os documentos pessoais só são exigidos em caso de denúncias feitas contra determinada conta.

Outra mudança na versão desta segunda foi a exclusão do artigo 19, segundo o qual os provedores de aplicação de internet deveriam remunerar empresas jornalísticas, profissionais do jornalismo e autores de obras artísticas pelo uso de seus conteúdos.

 
2841 - 2860 of 3435 Posts
Top