Economia da Bahia
Agropecuária

Agropecuária
A economia da Bahia é composta basicamente por agropecuária, indústria, mineração, turismo e nos serviços. A Bahia responde por 36% do PIB do Nordeste e mais da metade das exportações da região. Dentre os estados brasileiros, conta com sétimo maior PIB.
A Bahia é o primeiro produtor nacional de cacau, sisal, mamona, coco, feijão e mandioca, sendo os dois últimos mais voltados para a subsistência do que para a comercialização. A região de Ilhéus é uma das mais propícias áreas para o cultivo do cacau em toda a Bahia. Tem bons índices também na produção de milho e cana-de-açúcar.
Fator prioritário da economia baiana, a pecuária bovina ocupa hoje o sexto lugar nacional, enquanto a caprina registra atualmente os maiores números do setor em todo o Brasil.
Além de ser o principal produtor de cacau, é também o principal exportador de cacau no Brasil. Recentemente, o cultivo da soja e a rizicultura aumentaram substancialmente no oeste do estado.
Destaque para três áreas promissoras: a produção de grãos no Oeste, a fruticultura no Vale do São Francisco e a indústria madeireira no Sul.
Mineração
O Estado da Bahia, com base em características de sua Geologia, mantêm posição de destaque em nível nacional, estando em 4º lugar na produção de bens minerais. A Bahia tem reservas consideráveis de minérios e de petróleo. A mineração baseia-se essencialmente no ouro, cobre, magnesita, cromita, sal-gema, barita, manganês, chumbo e talco.
Em 2013, a mineração foi afirmada como um setor promissor, com destaque para as atividades relacionadas ao minério de ferro em Caetité, à bauxita na região de Jaguaquara, sem falar do exploração de vanádio e tálio.
Indústria
A indústria na Bahia tem forte participação econômica no estado, volta-se para os setores da química, petroquímica, agroindústria, informática, automobilística e suas peças.
As áreas de tecnologia da informação e comunicação, petróleo e gás e indústria naval, e indústria de transformação plástica são três de sete promessas da economia baiana listadas em 2013, o que remete ao Polo de Informática de Ilhéus, as bacias do petróleo pré-sal ao longo do litoral baiano, os estaleiros Enseada do Paraguaçu, da Bahia e São Roque do Paraguaçu, e outras atividades desenvolvidas principalmente no Polo Industrial de Camaçari e entorno dos projetos de infraestrutura do Porto Sul e da Ferrovia Leste-Oeste.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_da_Bahia
PIB do interior dos estados do Nordeste sem as RMs das capitais.


PIB Nordeste/2013
Alagoas
-Estado: 37.223.276
Bahia
-Estado: 204.265.321
Ceará
-Estado: 108.796.325
Maranhão
-Estado: 67.592.890
Paraíba
-Estado: 46.325.355
Pernambuco
-Estado: 140.727. 623
Piauí
-Estado: 31.239.986
Rio Grande do Norte
-Estado: 51.445.700
Sergipe
-Estado: 35.192.685
Fonte: IBGE