SkyscraperCity banner

4941 - 4960 of 4990 Posts

·
.
Joined
·
126,043 Posts
Turismo está de olho no 7 de Setembro, o dia D

Fausto Franco, secretário de Turismo da Bahia, diz que as medidas adotadas para o setor, um dos mais atingidos pela pandemia, como a retomada de voos em Porto Seguro e a reabertura do Vila Galé em Praia do Forte, ainda são muito embrionárias, não dá para aferir resultado:

– As pessoas não estão querendo viajar e às vezes nem podem. Imagine que até a fronteira com o Paraguai está fechada. Nossa aposta é no turismo doméstico. Quem viajar vai de carro e vai para perto, nada muito longe. Tudo ainda é muito embrionário.

Segundo Fausto, o 7 de Setembro, que este ano vai cair num dia de segunda-feira, vai servir como um bom ponto de aferição.

 

·
.
Joined
·
126,043 Posts
Tecnologia

Localizado em Trancoso, no Sul da Bahia, o Etnia Casa Hotel é o primeiro hotel do Brasil a adotar uma nova tecnologia em biossegurança, o Fog in Place, para a reabertura após a pandemia. De acordo com o proprietário do empreendimento, Andre Felippe Zanonato, trata-se de um sistema de sanitização que dispersa uma névoa 100% atóxica, inodora e seca que cobre todas as superfícies com uma nano película de inativação de bactérias e vírus. A tecnologia foi desenvolvida pela Marcopolo Next em parceria com uma startup.


 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Porto Seguro: Prefeitura autoriza reabertura de hotéis e restaurantes a partir do dia 15 de julho

[Porto Seguro: Prefeitura autoriza reabertura de hotéis e restaurantes a partir do dia 15 de julho]

24 de Junho de 2020 às 13:32

A Prefeitura de Porto Seguro autorizou a reabertura de hoteis e restaurantes. O decreto foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (23) e passa a valer a partir do dia 15 de julho.
Com 276 casos de Covid-19 confirmados e uma morte, a cidade do sul da Bahia registrou um aumento de 100% de contaminados nos últimos 20 dias, quando eram contabilizados 130 pessoas com a doença.
O cronograma de reabertura determina que os estabelecimentos importantes para o turismo local cumpram normas específicas de higienização. Inicialmente, em julho, só poderão funcionar com 50% da capacidade total de atendimento. O limite deverá ser aumentado gradativamente: 70% em agosto e, finalmente, poderá retomar completamente no dia 15 de outubro.
Somente pessoas da mesma família poderão se hospedar em quartros triplos ou quádruplos em pousadas ou hotéis. As praias também ficam liberadas, desde que as pessoas usem máscaras e evitem aglomeração.


 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Grand Palladium Imbassaí reabre no dia 30 de julho



Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa

Empreendimento já conta também com o selo “Turismo Responsável”, concedido pelo Ministério do Turismo


O Palladium Hotel Group começa a reabrir seus hotéis na América Latina a partir do próximo mês.
No Brasil, o Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa, em Mata de São João, na Bahia, retoma as operações no dia 30 de julho. Além de adotar todos os protocolos de segurança do grupo, o empreendimento já conta também com o selo “Turismo Responsável”, concedido pelo Ministério do Turismo.
As novas normas incluem melhorias nos padrões de segurança, qualidade, higiene e saúde, assim como medidas para manter o distanciamento social, controle de temperatura com termômetro infravermelho, desinfecção por nebulização de ozônio, controle de capacidade máxima dos espaços, check in e check out online e reservas de restaurantes via aplicativo do hotel.
“Adaptamos todos os processos de limpeza e desinfecção das nossas instalações, implementamos iniciativas de higiene, como instalação de álcool gel em diversas áreas. Também teremos controle de temperatura de hóspedes, fornecedores e colaboradores, e estamos tomando todas as medidas necessárias na parte de alimentação, mobilidade e distanciamento social para garantir a máxima segurança de todos”, afirma Paulo Fernandes, diretor geral do Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa.


 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Aerolineas Argentinas (Argentina)



Boeing 737-MAX 8
A Aerolineas Argentinas possui atualmente 13 rotas para o Brasil, suspensas até 1º de setembro, cumprindo ordens do governo argentino, devido a pandemia de Covid-19. As principais ligações partem de São Paulo e Rio de Janeiro.
A companhia opera no Brasil desde 15 de fevereiro de 1946, quando a FAMA iniciou os voos entre Buenos Aires – Montevideu, Rio de Janeiro – Belém – Port of Spain. Isso fez parte da formação da empresa, que vocês podem ler ao final desta matéria. Abaixo publicamos alguns dados recentes atualizados:
Total de Passageiros Transportados na rota de e para o Brasil em 2019:
1.031.205 (+4,46% comparado com 2018)
Representatividade de participação de mercado comparado com todas as empresas estrangeiras e nacionais que operam rotas internacionais regulares e não regulares no Brasil:
4,21%
Total de Passageiros Transportados na rota de e para o Brasil, de janeiro a maio de 2020 comparado com 2019:
286.631 (-39,17%)
Participação de mercado entre o seu país de origem e o Brasil em 2019:
26,54%
Participação de mercado entre o seu país de origem e o Brasil, de janeiro a maio de 2020:
31,40%
Principais concorrentes na rota Brasil – Argentina:
Gol Linhas Aéreas com 25,56% e Latam Airlines Brasil com 21,65% de participação de mercado
Histórico de Passageiros Transportados
Abaixo apresentamos o desempenho da empresa com dados históricos e inéditos, produzidos pelo Portal Aviação Brasil. Notamos no último período um crescimento de 4,46% no volume de passageiros transportados comparados com 2018, e dados de 1972, 1982, 1992, 2002, 2012 e de 2018 a 2019. Essa base histórica mostra a evolução da empresa no Brasil.


Rotas operadas no Brasil em 2019 e sua participação de mercado na rota:



Produção: Aviação Brasil
Buenos Aires (Ezeiza) – Curitiba:92,36%
Buenos Aires (Ezeiza) – Florianópolis:35,91%
Buenos Aires (Ezeiza) – Porto Alegre:53,22%
Buenos Aires (Ezeiza) – Porto Seguro:82,20%
Buenos Aires (Ezeiza) – Rio de Janeiro (GIG):47,29%
Buenos Aires (Ezeiza) – Salvador:57,01%
Buenos Aires (Ezeiza) – São Paulo (GRU):21,32%
Córdoba – Florianópolis:5,01% (novo trecho não regular operado em 2019)
Córdoba – Porto Seguro:100% e cresceu 3,60% na rota
Córdoba – Rio de Janeiro (GIG):15,25% e cresceu 52,98% na rota
Córdoba – Salvador:86,87% e teve queda de 4,41% na rota
Rosário – Florianópolis:55,58% e cresceu 10,23% na rota
Rosário – Rio de Janeiro (GIG):0,63% e teve queda de 84,96% na rota

Entre 2017 e 2020 a representatividade de algumas bases apresentaram variações importantes. Vale ressaltar, na análise, que, por exemplo, Foz do Iguaçu, citado em 2018, na verdade, era alternativa ao aeroporto de Iguazú, na Argentina, que foi utilizado durante reforma das pistas no aeroporto argentino. Também importante frizar que, os cinco primeiros meses de 2020 computam meses já afetados pela pandemia de Covid-19. Até por isso, os meses de alta temporada prevaleceram em 2020 e fazem com que cidades turísticas como Florianópolis, Porto Seguro e Rio de Janeiro tenham números mais expressivos se comparados a todo o ano de 2019.


 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
VIAGEM
Cairu participa de campanha de valorização à gastronomia




Da lagosta grelhada de Boipeba aos sabores da cozinha internacional de Morro de São Paulo, passando pelas ostras gratinadas de Canavieiras, a gastronomia de Cairu é de dar água na boca. Para celebrar a diversidade de sabores do arquipélago e valorizar os destinos turísticos locais, a Prefeitura de Cairu está participando da campanha “Meu Destino é Bahia”, em parceria com a Secretaria do Estado, que está alinhada com a campanha nacional “Meu Destino é Brasil”.
Na ação, foram divulgadas os destaques da culinária local, procurados pelos turistas, como o caldo de lambreta de Garapuá, o arroz de polvo de São Sebastião, o peixe assado na folha de bananeira de Tapuias, a moqueca de camarão com banana da terra do Galeão, o peixe frito da Gamboa, o camarão ao bafo de Torrinhas e a a moqueca de peixe da Sede.
Com mais de 3,5 mil postagens no estado, a ação faz parte da estratégia de retomada econômica que está sendo desenvolvida pelo município. “Estamos nos preparando para o momento pós-pandemia, que promete um número maior de turistas domésticos ao arquipélago de Cairu. Tudo está sendo desenvolvido para garantir que a atividade turística seja segura quando este momento chegar. Enquanto isso, pedimos para que as pessoas fiquem em casa” lembrou o prefeito Fernando Brito.
A campanha, idealizada pela BBG Brasil, reúne na Bahia 13 zonas turísticas em uma rede solidária, que unifica toda a cadeia produtiva do turismo até o consumidor final. Em Cairu, o engajamento da comunidade, que na maior parte sobrevive do turismo, está sendo incentivada. O objetivo da ação, que terá outros temas, é fomentar, estimular e contribuir com a retomada do turismo no pós-pandemia em todo o país e, em especial, na Bahia. Para participar e divulgar lugares como Morro de São Paulo, Moreré, Boipeba, Gamboa, Garapuá e Cairu, basta acessar o site www.meudestinobrasil.com.br para baixar e personalizar as peças.


 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Em situação 'preocupante', hotéis podem fechar na BA devido à crise, diz associação
por Fernando Duarte / Matheus Caldas
Em situação 'preocupante', hotéis podem fechar na BA devido à crise, diz associação

Arte: Priscila Melo / Bahia Notícias
Por conta da crise gerada em decorrência da pandemia do novo coronavírus, alguns hotéis no estado pensam em fechar as portas, segundo o presidente Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia Bahia (ABIH-BA), Luciano Lopes, em entrevista via live no Instagram do Bahia Notícias, nesta quinta-feira (25).

“Alguns hotéis já demostram essa preocupação, porque ficar mais de três meses fechado e sem faturamento traz um agravamento no fundo de caixa do hotel”, indicou. “Já há alguns hotéis colocando essa possibilidade de nem conseguir voltar, porque não conseguiu pagar os custos fixos ou capital de giro para refinanciar algumas dívidas. É uma situação muito preocupante”, acrescentou.

De acordo com Lopes, a estimativa é que o setor hoteleiro leve até um ano e meio para recuperar o status que tinha em fevereiro deste ano, num período que, segundo ele, era de recuperação do setor, que passou por crises no período entre a Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos Rio 2016, ambos realizados no Brasil.

Ainda de acordo com o presidente da associação, o índice de hotéis fechados no estado beira os 100%. “A real situação é que mais de 95% dos estabelecimentos hoteleiros na Bahia estão fechados. Não há cliente. A receita é zero. Alguns outros negócios conseguem ter um certo tipo de faturamento. Mas, na hotelaria, ele é um problema muito grave”, analisou.


 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Azul Viagens cria plataforma com notícias sobre protocolos de saúde nos destinos



Plataforma Azul Viagens

O foco da página será educar e levar mais segurança aos clientes que querem voltar a viajar

A Azul Viagens criou uma plataforma (acesse) para dar dicas a turistas sobre o funcionamento de alguns dos principais destinos do país, atualizando notícias sobre novos protocolos de higiene para evitar a propagação da Covid-19. A inicitaiva é uma parceria com secretarias dos destinos e tem como base informações oficiais sobre os protocolos de higiene e de segurança adotados por cada região do país para evitar a transmissão do vírus no pós-quarentena.

O foco da página será educar e levar mais segurança aos xlientes que querem voltar a viajar. “Nosso objetivo está em oferecer conteúdo com foco em algumas das principais cidades turísticas do país. Queremos usar essa plataforma para deixar nossos Clientes informados e mostrar a eles como cada destino está funcionando neste novo momento”, comenta Daniel Bicudo, diretor da Azul Viagens.

Porto de Galinhas (PE), Maceió (AL), Natal (RN), Porto Seguro (BA) e as cidades da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, serão as primeiras a aparecer no site criado pela operadora de turismo da Azul. Com o slogan “Vamos voltar a planejar sua viagem?”, o site também irá atualizar o usuário a cada nova informação local recebida, o que deve ajudar no plano de retomada do turismo para cada destino.

 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
PREFEITURA DE BARREIRAS PARTICIPA DA CAMPANHA ”MEU DESTINO É A BAHIA”, EM APOIO A CADEIA PRODUTIVA DO TURISMO







A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, participou da Campanha “Meu Destino é a Bahia”, idealizado pela BBG Brasil com objetivo de mostrar através das redes sociais as belezas dos destinos baianos. A ação fez parte da campanha iniciada no domingo (14) e mostrou os pontos turísticos, o melhor da gastronomia e a festa de São João Batista na maior cidade do interior da Bahia.
Segundo informações da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), a ação visa fomentar, estimular e contribuir com a retomada do turismo no pós-pandemia em todo país, em especial, na Bahia. Para as postagens nas redes sociais que aconteceram nos dias 16, 21 e 24 de junho, o município contou com a disponibilização de ferramentas comunicacionais, por meio de uma plataforma on-line onde foi possível fazer a criação das fotos das principais ações turísticas.
O resultado foi mais de 3,5 mil postagens, cerca de 4 milhões de impressões e um alcance superior a 3,2 milhões nas redes sociais. Este é o fruto da união do turismo da Bahia, que numa ação coordenada, envolvendo representantes das câmaras técnicas das 13 zonas turísticas e gestores dos 133 municípios turísticos do Estado, juntamente com todo o trade, mostrou a diversidade gastronômica da Bahia, no domingo (21) e segunda(22).
De acordo a representante regional da zona turística de Barreiras, Ana Rita Cathala, a Campanha fez reacender a vontade de viajar e mostrou para o mundo que a cidade de Barreiras é um dos melhores destinos na pós-pandemia. “A Campanha teve a participação de todos os município da Bahia, essa ação buscou mostrar às pessoas que Barreiras tem cultura, gastronomia e o melhor do turismo. Nossa cidade também participa junto com nove municípios da zona turística Caminho do Oeste, cuja a proposta é mostrar que o Oeste tem muito a oferecer aos turistas, além das cachoeiras temos festas comemorativas, como São João e o carnaval, e ainda o melhor da gastronomia. Temos certeza que quando acabar essa pandemia do novo coronavírus, Barreiras estará de braços abertos para receber nossos turistas”, destacou Ana Rita.
Fonte: Dircom/Barreiras – com informações da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur).


 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
TURISMO DA BAHIA PERDE MUITO COM IDA DA COPA DO MUNDO PARA AUSTRÁLIA E NOVA ZELÂNDIA, DIZ TRADE
TURISMO DA BAHIA PERDE MUITO COM IDA DA COPA DO MUNDO PARA AUSTRÁLIA E NOVA ZELÂNDIA, DIZ TRADE
admin 26 Junho, 2020

A Copa do Mundo feminina de 2023 vai ser disputa na Austrália e Nova Zelândia. O anúncio da sede conjunta entre os dois países foi feita pela Fifa. A decisão foi tomada após votação entre os membros do conselho da entidade. Para ficar com a sede do Mundial, a candidatura conjunta de Austrália e Nova Zelândia precisou superar a concorrência da Colômbia. O país sul-americano recebeu votos em bloco da UEFA e da própria Conmebol. Já Concacaf (Américas Central e do Norte), CAF (África), AFC (Ásia) e OFC (Oceania) decidiram por apoiar Austrália e Nova Zelêndia. (Veja aqui)
Em live realizada pelo portal Bahia Econômica, o presidente da Salvador Destination, Roberto Duran, afirmou que esses eventos seriam importantes para retomada do turismo na capital após esse período de isolamento social. Segundo Duran, faltou uma melhor programação por parte do governo na abertura da economia e faltou mais negociação para o Brasil manter esse eventos. Lembrando que a Bahia seria uma das sedes caso o Brasil fosse escolhido.(Veja aqui).
Com a desistência, restam duas opções: Colômbia e a candidatura conjunta de Austrália e Nova Zelândia, que lideram na escala de 0 a 5 no relatório de avaliação, com 4.1 de pontuação. O Japão estava com 3.9 e a Colômbia com 2.8. Antes de finalizar a avaliação, o Brasil desfez a candidatura. (Veja aqui)
Na nota oficial divulgada ontem (22), a JFA declarou que seguirá apoiando financeiramente os clubes que foram afetados durante a pandemia e que irá trabalhar em conjunto com todas as partes para trazer de volta o mundo onde o esporte possa ser desfrutado com segurança. A sede da Copa será escolhida através de votação do Conselho da Fifa, e acontecerá de forma online, por videoconferência.


 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Salvador é o segundo destino turístico mais procurado no Brasil para o pós-pandemia
Salvador é o segundo destino turístico mais procurado no Brasil para o pós-pandemia

Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Salvador é o segundo destino turístico mais procurado no Brasil para o período pós-pandemia. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), os dados são da operadora CVC.

“Tenho certeza que Salvador será o destino mais visitado no pós-pandemia”, projetou o titular da Secult, Pablo Barrozo.

De acordo com os dados apresentados pela CVC, 85% da procura pelos destinos são domésticos. “Esse dado nos dá esperança e nos coloca como protagonistas nessa retomada. Mas precisamos destacar que a nossa cidade tem o compromisso com a vida das pessoas. E nosso plano de retomada será baseado na segurança delas. Por isso, criamos o Selo Verificado para estabelecimentos de turismo, que passarão por rígidos protocolos sanitários para que possam receber o turista da forma mais segura possível”, disse o secretário.

Barrozo também anunciou que o Centro de Recuperação do Turismo deve ser inaugurado no próximo mês. “Será um espaço voltado para os micro e pequenos empresários do turismo que passaram por dificuldades nesse momento de pandemia. Teremos postos dos principais bancos para facilitar o acesso ao crédito, serviços da prefeitura, um coworking para garantir um espaço físico para aqueles que fecharam as portas, e muitos outros serviços. Será um local para abraçar todo o trade, que tem tanta importância para nossa cidade”, completou.


 

·
.
Joined
·
126,043 Posts
Empresas se unem para certificação de biossegurança nos hotéis da rede



Wish Hotel da Bahia
(Foto: Divulgação)

O Sírio-Libanês, referência em saúde no Brasil, fará a implementação de novos protocolos de biossegurança nos 10 hotéis da rede GJP. A parceria com o Sírio-Libanês tem por objetivo garantir que o padrão de qualidade de atendimento no grupo hoteleiro seja supervisionado e certificado por uma instituição médico-hospitalar reconhecida.
O investimento total previsto para implementação do projeto é de R$ 3 milhões e, em Salvador, a empresa comanda o Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande.

 

·
.
Joined
·
126,043 Posts
Gestores otimistas

Apesar do cenário negativo desenhado pela pandemia do coronavírus, no Turismo a percepção é de que há luz no fim deste túnel: Salvador está entre os destinos mais procurados se a pandemia for controlada. Os dados são da operadora CVC Brasil: num cenário de alívio, se o coronavírus for finalmente vencido, 85% dos passeios turísticos serão entre cidades brasileiras. Para o diretor executivo da CVC, Fábio Mader, a Bahia, em especial Salvador, terá papel importante na retomada do setor no Brasil. Um dos motivos para acreditar no melhor dos mundos é a ampliação da malha aérea, a partir de julho, com 12 novos voos interligando Salvador a outras grandes cidades. A capital baiana receberá novas rotas de Fortaleza, João Pessoa, Natal, João Pessoa e Recife, além de Conquista.

 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Estrela D´Água, em Trancoso, voltará a funcionar em julho


Estrela D´Água, em Trancoso, voltará a funcionar em julho


Os apaixonados por viagem podem começar a se planejar. Os hotéis e resorts já estão divulgando os seus protocolos de reabertura. Em Trancoso, a pousada Estrela D´Água, comandada por Evelyn Gavioli, voltará a funcionar no dia 15 de julho, seguindo todas as normas estabelecidas pelos órgãos sanitários. “Nos preparamos para receber os hóspedes tomando todas as precauções necessárias para que a experiência seja única e segura”, nos disse Gavioli.


 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts

Turismo Náutico é tema de live na Bahia
ACONTECE 29 JUNHO 2020

Transmissão ao vivo ocorrerá no canal da Flotilha no Youtube nesta terça-feira (30)
Os desafios para o incentivo ao turismo náutico na Baía de Todos os Santos e crescimento econômico do segmento no pós-pandemia são tema da Flotilha Live Day, que será transmitida nesta terça-feira (30) às 20 horas, no Youtube da Flotilha.
Para conversar sobre o tema foram convidados o secretário do Turismo da Bahia, Fausto Franco, e o ex-secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Claudio Tinoco. A mediação será do presidente da Flotilha Lanchas da Bahia, realizadora da live, Bruno Torres.
A Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) implementa, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, importante programa de desenvolvimento do turismo náutico e cultural na Baía de Todos-os-Santos – BTS. As principais metas e realizações do programa – o Prodetur Nacional Bahia – serão detalhadas por Fausto Franco durante a live.
“Este é um programa grandioso que certamente dará novo impulso às atividades turísticas da Baía de Todos-os-Santos, contribuindo para a geração de emprego e renda e o desenvolvimento econômico desta bela zona turística”, afirma o secretário.
O Prodetur tem como base iniciativas que promovam a melhoria da infraestrutura náutica e da qualidade dos serviços na BTS. As obras de infraestrutura estão sendo executadas por meio de uma rede de intervenções divididas em três lotes.
O Lote 1 é constituído pela Base Náutica Marina de Itaparica, o Terminal Turístico de Botelho (Ilha de Maré), o atracadouro e o restaurante do Solar do Unhão-MAM e o atracadouro do Museu Wanderley Pinho (Candeias).
O Lote 2 reúne a Base Náutica de Salinas da Margarida, o Terminal Turístico de Maragojipe e o Terminal Turístico de Cachoeira. No Lote 3 as obras contemplam a Base Náutica de Cacha Pregos, o Terminal Turístico de Jaguaripe, o atracadouro de Mutá e o Terminal Turístico de Bom Jesus dos Passos.

Além destas obras, o Prodetur inclui a requalificação e ampliação da Marina da Penha e o restauro do Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, com a urbanização de seu entorno.

 

·
.
Joined
·
126,043 Posts
Embarque volta a ser realizado no segundo andar do aeroporto de Salvador
Retomada gradual de voos permitiu também reabertura do saguão de check-in
Da Redação
[email protected]
29.06.2020, 19:34:00
Atualizado: 29.06.2020, 19:41:20


(Divulgação)

O embarque e o check-in no aeroporto de Salvador - Salvador Bahia Airport - voltarão a ser realizados em seu lugar original, no 2º e 1º pisos, respectivamente, a partir desta terça-feira (30). Com isso, o andar térreo volta a abrigar apenas a área de desembarque.

De acordo com a Vinci Airports, responsável pelo Aeroporto Internacional de Salvador, a reabertura dos pisos superiores é consequência da retomada gradual de voos, que começa em julho. A partir desse mês, o Aeroporto terá uma média de 20 voos diários de ligação direta com 13 destinos domésticos. O destaque fica por conta da companhia aérea Gol, que passará a operar 13 destinos a partir de Salvador. Mais informações a respeito dos destinos podem ser encontradas nas redes sociais do Aeroporto: @salvadorbahiaairport.

  • 1
  • 2



(Divulgação)



(Divulgação)

Ainda de acordo com a Vinci, apesar do deslocamento das operações, o terminal de passageiros continuará aberto apenas parcialmente. Por isso, o viajante irá se deparar com alguns espaços isolados. Os estabelecimentos comerciais serão abertos gradativamente. Neste primeiro momento, vending machines e farmácia estarão em funcionamento para atender à necessidade dos passageiros.
Segurança
Para evitar a disseminação da covid-19, o Aeroporto instalou barreiras acrílicas nos balcões de atendimento das companhias aéreas, bloqueou alguns assentos nas longarinas e aplicou marcações de distanciamento em filas, elevadores e escadas rolantes. Além disso, investiu em uma campanha de conscientização no terminal de passageiros, com dicas de higienização das mãos e uso de máscaras.
O Aeroporto recomenda ainda que os viajantes estejam atentos e atendam às distâncias de segurança e evitem aglomeração, especialmente nos momentos mais críticos como embarque, desembarque e restituição de bagagens. Ao desembarcar, apenas um passageiro por família deve se aproximar das esteiras para retirar malas e outros objetos. Além disso, é importante fazer a higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel - que está disponível na saída dos banheiros e outros pontos do terminal.
"Assim como em outros ambientes públicos na Bahia, é obrigatório o uso de máscara nos terminais de passageiros e de cargas. Avisos sonoros e visuais reforçam a necessidade do uso do acessório e adoção de outras ações preventivas, como a higienização das mãos", reforça a Vinci, em nota.
Também visando a segurança dos passageiros, o Salvador Bahia Airport recomenda que o passageiro dê preferência ao check-in online, que está disponível em sites e aplicativos das companhias aéreas de forma gratuita: "Também é importante que o viajante se dirija ao aeroporto somente se estiver em boas condições de saúde. Outra orientação é a de que o passageiro vá ao terminal sozinho ou acompanhado apenas das pessoas que efetivamente forem viajar".

 

·
.
Joined
·
126,043 Posts
Turismo

Pablo Barrozo, secretário de Turismo de Salvador, está festejando: segundo a CVC, a capital baiana é um dos destinos mais procurados para o pós-pandemia. É quando a clientela vai preferir o ‘turismo doméstico’.


 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
Diversos hotéis e resorts que anunciaram protocolos de reabertura estão colocando o pé no freio
Diversos hotéis e resorts que anunciaram protocolos de reabertura estão colocando o pé no freio


Os apaixonados por viagens podem começar a se planejar, mas com calma. Diversos hotéis e resorts que anunciaram protocolos de reabertura estão colando o pé no freio e reanalisando o cenário. O mais luxuoso de Itacaré já voltou atrás e adiou a sua retomada, prevista para julho, por mais 15 dias. Em Praia do Forte, um estabelecimento de grande porte pensou em começar a funcionar em 1º de setembro, mas está revisando essa data.

 

·
Registered
Joined
·
94,051 Posts
#Bahia: Deputado quer capacitar guias turísticos e trabalhadores de restaurantes e pousadas para o pós-pandemia
O deputado cita Itaetê, Andaraí, Mucugê, Ibicoara e Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, Maraú, Ilhéus, Una, Taperoá, Ituberá e Canavieiras, no litoral, Bom Jesus da Lapa, com seu turismo religioso às margens do rio São Francisco, Salvador e outros municípios turísticos que têm no setor uma importante fonte de renda para milhares de trabalhadores.




O deputado estadual Eduardo Salles | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Preparar guias, monitores e condutores turísticos e donos e trabalhadores de pousadas, bares e restaurantes para atuarem em conformidade às recomendações sanitárias dos órgãos de saúde em relação aos cuidados necessários à diminuição das chances de contaminação do novo coronavírus é uma preocupação do deputado estadual Eduardo Salles (PP). Presidente da Frente Parlamentar do Setor Produtivo: Agropecuária, Indústria, Comércio e Serviços, Eduardo Salles acredita que capacitar os trabalhadores ligados às áreas de turismo, eventos e lazer para a futura reabertura econômica desses setores fundamental à economia de diversos municípios turísticos.
Por meio de ofícios, Eduardo Salles já fez a solicitação ao secretário estadual de Turismo, Fausto Franco, para a capacitação de guias, monitores e condutores, e ao presidente da Fecomércio, Carlos Andrade, para o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) treinar donos e trabalhadores de pousadas, restaurantes e bares de municípios turísticos. “Precisamos estar prontos no momento da reabertura e acredito que a qualificação dos profissionais ligados ao atendimento ao turista será um fator que permitirá a retomada de milhares de empregos à economia baiana”, justifica Eduardo Salles.
O deputado cita Itaetê, Andaraí, Mucugê, Ibicoara e Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, Maraú, Ilhéus, Una, Taperoá, Ituberá e Canavieiras, no litoral, Bom Jesus da Lapa, com seu turismo religioso às margens do rio São Francisco, Salvador e outros municípios turísticos que têm no setor uma importante fonte de renda para milhares de trabalhadores. “Informações sobre a importância de manter a distância, a utilização de equipamentos de segurança, como máscara e álcool em gel a 70%, a disposição do mobiliário nos estabelecimentos e outras orientações fundamentais para o turista se sentir seguro ao visitar esses municípios são apenas alguns exemplos de como podemos capacitar os trabalhadores desse setor”, explica Eduardo Salles.
“Essa capacitação vai diminuir a possibilidade de ocorrer o que acontece em outros países e estados brasileiros, que têm reaberto a economia, mas, em função do aumento de casos de contaminação pelo novo coronavírus, precisam novamente fechar o setor produtivo”, finalizou o parlamentar.


 

·
.
Joined
·
126,043 Posts
Sem demanda, 60% hotéis da Bahia adiam reabertura; data ainda é incerta
Selo único de protocolos sanitários do Ministério do Turismo não é exigido para retomar atividades do setor


Grand Hotel Stella Maris é um dos que adiou a reabertura (Divulgação)

Sem demanda de hóspedes suficiente, pelo menos 60% dos hotéis de Salvador e da Bahia que pretendiam reabrir nesta quarta-feira (1) mudaram de ideia, de acordo com o presidente Silvio Pessoa, da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (Fehba). A estimativa é feita através de um levantamento com os 25 maiores hotéis da capital baiana, que dão uma amostra do setor.

A razão principal para o adiamento é que os grandes atrativos da capital baiana - praias, bares, restaurantes, shopping centers e estabelecimentos turístico-culturais - continuam fechados por decreto municipal, que foi inclusive prorrogado nesta terça-feira (30) pela Prefeitura por mais 7 dias. “O turista não virá para ficar trancado no hotel”, explica o presidente da Fehba. Apesar de já existir um selo único nacional de protocolos sanitários a serem seguidos - criado pelo Ministério do Turismo no início de junho - ele não é exigido para a reabertura dos empreendimentos de hotelaria. Até a presente data, 237 no segmento Meios de Hospedagem do estado da Bahia aderiram ao selo.
Um dos que recuaram da decisão de reiniciar as atividades nesta quarta é o Gran Hotel Stella Maris, fechado desde 1 de abril, e o hotel Deville Prime, em Itapuã. “Nós decidimos postergar por questões de ocupação. Não há estímulo para o turista vir para a cidade com praias e pontos turísticos fechados”, explicou Viviane Pessoa, diretora de vendas e marketing do Gran Hotel Stella Maris.
Já no caso do Deville Prime, foi por conta também da oferta na malha aérea. “Salvador é uma cidade essencialmente turística e há baixo número de voos para a cidade, então decidimos adiar a abertura”, informou Cícero Vilela, diretor de marketing e vendas da Rede Deville, que adiou a reabertura para 01 de agosto. No caso do Gran Hotel Stella Maris, a nova previsão é para 15 de julho. O resort também não pretende reabrir com pleno funcionamento: somente 15% dos 334 apartamentos estarão disponíveis.

Além disso, houve redução de 70% dos empregados e a construção de um novo restaurante (já existiam dois no resort) que é todo com ventilação natural, para evitar a propagação do coronavírus. Outras medidas são a utilização de EPI’s por todos os funcionários, o café da manhã não será pelo conhecido buffet, e sim a la carte, o check-in deve ser feito pela internet, os quartos estão equipados com ionizadores que purificam o ar e haverá limitação de cerca de 30% do espaço da piscina e da área aberta. A boa notícia é que vai ter promoção até dezembro para o público regional, e os baianos e soteropolitanos terão os maiores descontos, que podem chegar a 60% do valor normal da diária.
Por meio de nota, a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) informou que, neste momento, a prioridade da prefeitura é com a vidas pessoas. "A reabertura dos espaços de turismo e cultura de Salvador se dará com total segurança para garantir aos soteropolitanos e turistas uma cidade resguardada de um cenário epidemiológico. A Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador está trabalhando no plano de retomada da cidade desde o mês de abril quando a Prefeitura de Salvador criou um grupo de trabalho com a finalidade de organizar as ações para o retorno das atividades. Neste plano, o turismo está plenamente contemplado e, inclusive, foi construído com a participação de todas as entidades do trade turístico".
A pasta disse ainda que está "aguardando o momento certo para apresentação dessas ações que só serão colocadas em prática quando a saúde das pessoas não estiver ameaçada, pois não adianta reabrirmos as atividades sem que a segurança esteja estável".

 
4941 - 4960 of 4990 Posts
Top