SkyscraperCity Forum banner
1 - 18 of 18 Posts

·
Registered
5,191 Posts
Boas fotos Fábio... Não sou muito fã da Penha... Já estive bastante por lá.. Sei lá.. O centro é uma mistura de casinhas antigas de classe média-baixa todas extremamente pichadas, comércio para classe baixa, edifícios sem-graça... E tem muitas favelas nos arredores... Não me sinto seguro lá.. Tá tudo muito degradado.. A catedral da Penha pelo menos é bonita e acho muito interessante o fato dela ficar bem no alto (como se vê na primeira foto)... Ela se destaca de tudo e dá a sensação de estar numa cidade do interior!

·
Fábio Barros
563 Posts
Discussion Starter · #3 ·
AndreNoDoubt said:
Boas fotos Fábio... Não sou muito fã da Penha... Já estive bastante por lá.. Sei lá.. O centro é uma mistura de casinhas antigas de classe média-baixa todas extremamente pichadas, comércio para classe baixa, edifícios sem-graça... E tem muitas favelas nos arredores... Não me sinto seguro lá.. Tá tudo muito degradado.. A catedral da Penha pelo menos é bonita e acho muito interessante o fato dela ficar bem no alto (como se vê na primeira foto)... Ela se destaca de tudo e dá a sensação de estar numa cidade do interior!

Concordo plenamente André!!!

Esse foi um dos bairros onde passei a conhecer a realidade de uma cidade grande, de inicio achei tudo muito zuado.. pichações, barracas de comércio nas calçadas (na área comercial) , mas nada tão pior quanto o Bairro da Penha, que é outro bairro que já conheci em São Paulo.
Mas apesar de tudo isso são bairros.. e é o que eu posso até comparar com o centro de Guarulhos!!! a única coisa que não vejo muito na área central de guarulhos são aquelas barracas de comércio ilegal.

·
Registered
1,842 Posts
Conheço algumas pessoas que moram/moravam na Penha, uma delas trabalhava comigo. Sempre ouvia elas falarem muito mal do bairro, usando até de esteriótipos para mostrarem que moravam ali, como "num mexe comigo que eu sô malandro da Penha". Nunca andei no bairro, então não posso falar o que acho, mas pelo que o povo fala, a gente sempre fica com um pé atrás (espero estar enganado).

Achei bonita a catedral.

·
edson
2,055 Posts
Bom, quando eu era criança minha mãe (que mora no Carrão) sempre me levava para fazer compras no centro da Penha e na Celso Garcia (no Tatuapé). A Penha, sem dúvida, é um bairro que fez parte da minha vida e me traz muitas boas lembranças, além de ser um dos bairros mais antigos da cidade e com um patrimônio histórico valioso. E a Basílica, gostando dela ou não, é uma das construções mais imponentes e bem-conhecidas da ZL (senão a mais).

·
edson
2,055 Posts
^^

Mas não há "decadência" na Penha.

É um bairro que cresceu e se valorizou bastante nos últimos anos, com vários lançamentos residenciais voltados para a classe média, consequência da supervalorização do vizinho Tatuapé.

O bairro tem algumas favelas, mas elas não estão aumentando e não se comparam nem de longe com as do distrito da Vila Maria, do outro lado da Marginal Tietê.

Enfim, a Penha não é o bairro dos sonhos de ninguém, mas é um bairro bem digno para o padrão ZL.

·
Registered
14,552 Posts
Morei na Penha enquanto até meus 4-5 anos. Tenho um tio que mora há muitos e muitos anos no bairro (às vezes dou um pulo lá) e vira e mexe ando pelo bairro para fazer algumas coisas e, sinceramente, não é essa degradação toda não. O centro até pode ser um pouquinho degradado mas a área residencial é um bom lugar para viver sim (tem supermercados, escolas, feiras, bancos e tudo mais bem próximo dos moradores).

Às vezes, indo numa feira do bairro, tenho a sensação de estar no interior.

• Like
Reactions: SP underground

·
user osasquense :P
1,704 Posts
Tenho um primo de segundo grau que mora na Penha, nunca ouvi ele falar bem do bairro :lol: , mais como brasileiro é f** (ô raça) sempre desprezam o local de origem e etc, sempre achei os comentários dele suspeitos.. não achei um bairro feio , porém não é dos mais lindos do Brasil.
Parabéns !

·
Registered
12,825 Posts
^^

Mas não há "decadência" na Penha.

É um bairro que cresceu e se valorizou bastante nos últimos anos, com vários lançamentos residenciais voltados para a classe média, consequência da supervalorização do vizinho Tatuapé.

O bairro tem algumas favelas, mas elas não estão aumentando e não se comparam nem de longe com as do distrito da Vila Maria, do outro lado da Marginal Tietê.

Enfim, a Penha não é o bairro dos sonhos de ninguém, mas é um bairro bem digno para o padrão ZL.
Verdade! Pouquíssima gente em favelas por sinal! O Censo aponta 4,97% para a Penha e 11,05% para a Vila Maria, que também não é um percentual muito alto!
Só discordo quanto ao padrão ZL! Pelo menos metade da ZL, da Penha até o Parque São Lucas tem desse aspecto pra cima! Já a parte mais extrema, é mais simples na média, mas ainda assim bem mesclada! :)

1 - 18 of 18 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.