SkyscraperCity Forum banner

Bairro do Comércio,Belém,Beleza e Decadência (Portfólio)

5714 Views 33 Replies 26 Participants Last post by  Astronaut from Mars
Bairro do Comércio,Belém do Pará,num domingo qualquer de maio....o lugar transpira (e eu também) passado.É preciso estar atento aos detalhes,muitas vezes ocultados pelas enormes placas que engolem as belíssimas fachadas dos prédios.Uma dose generosa de melancolia se entranha nos vãos expostos dos paralelepípedos.É essa melancolia contagiosa que me assalta a medida que caminho nestas ruas antigas.....
Fotos do Autor no Flickr

1 - 20 of 34 Posts
Antes de tudo eu achei mto legal o jeito como vc colocou as fotos, parece um giro de 360º...:lol:

Agora é uma pena um lugar tão bonito e tão abandonado assim, não existe nenhum projeto de revitalização para essa área?
O Patrimônio Histórico de Belém é vasto e belissimo
As construções estão bem degradadas, que pena, pois são mui belas. A prefeitura precisa colocar em prática a revitalização dessa zona. Talvez se Belém fosse escolhida como uma das sedes da copa do mundo, esse processo fosse acelerado. Agora, é um patrimônio riquíssimo pra ser deixado assim de lado, sem nenhuma ocupação digna, sem o devido cuidado. É lamentável...
Infelizmente o mesmo acontece aqui em Salvador. A maior parte do patrimonio encontra-se em ruinas! Um absurdo isso. Belem tem um belo acervo de prédios azulejados! Merecia ser melhor cuidado! Ótimo registro! Parabéns pela denúncia.
Gostei das fotos e dessas ruazinhas estreitas e antigas. Uma pena o lugar estar tão abandonado. Isso dá uma tristeza! O poder público precisa fazer alguma coisa para melhorar o aspecto e preservar esse patrimônio.
Agradecido pelos comentários....:eek:kay: Este trecho do Comércio mostrado no thread é a parte que achei mais degradada.Este é o tipo de thread que chateia os foristas da cidade focada.Minha intenção não era denunciar nada,queria mostrar que apesar dos pesares,do descaso do poder público com grande parte do patrimônio histórico da cidade :eek:hno: ,o lugar não perde seu encanto pra mim.Poderia postar aqui mil fotos do mesmo bairro de trechos mais "bonitinhos",entretanto,mascarar a realidade não se coaduna com meu jeito de ser...Meu sonho é ver os bairros do Comércio e Cidade Velha transformados num centro histórico de referência no país...uma New Orleans (no que tange aos cuidados com o patrimônio).
Se fosse mais conservado,ficaria otimo,essa região!
boas fotos Feio pra chuchu,ao contrario de vc,suas fotos são lindas!:D
A região é linda, muito mal cuidada :bash: um banho de loja e isso aí vira um arraso.
Valeu Feio, seus threads tem um estilo único no SSC.
Gosto de Belém, mas sinceramente... vi pouca beleza e bastante decadência na região mostrada. O patrimônio histórico parece ser vasto, e, como disseram, uma revitalização se faz necessária... nem precisa muito, apenas dar uma "arrumada" na região já daria outra cara!
Muito bonito o acervo histórico de belém.
É de se lamentar o estado em que ele se encontra.
boas fotos.
Revitalização já!
O lugar é muito bonito e tem tudo para ser uma referência...:yes:
Bom tópico.
a se o projeto monumenta saisse do papel!!! :eek:hno:
É uma pena que muitos prédios históricos estejam se deteriorando! Meu consolo é que eu já vejo um luz no túnel! Alguns prédios históricos passaram por reformas e outros estão em andamento.
É ujma região com um grande potencial, uma pena que em algumas partes esteja tão mal cuidado.
O Patrimônio Histórico do Grão -Pará ! hoje abandonado ....

É triste ver a situação da histórica e tragetória atual desses prédios
Antes de tudo eu achei mto legal o jeito como vc colocou as fotos, parece um giro de 360º...:lol:

Agora é uma pena um lugar tão bonito e tão abandonado assim, não existe nenhum projeto de revitalização para essa área?
As construções estão bem degradadas, que pena, pois são mui belas. A prefeitura precisa colocar em prática a revitalização dessa zona. Talvez se Belém fosse escolhida como uma das sedes da copa do mundo, esse processo fosse acelerado. Agora, é um patrimônio riquíssimo pra ser deixado assim de lado, sem nenhuma ocupação digna, sem o devido cuidado. É lamentável...
A região é linda, muito mal cuidada :bash: um banho de loja e isso aí vira um arraso.
Valeu Feio, seus threads tem um estilo único no SSC.
Revitalização já!
O lugar é muito bonito e tem tudo para ser uma referência...:yes:
Bom tópico.

^^ O meu comentário a respeito desse thread são dos colegas foristas: lugar bonito, mas degradado. É uma pena que esse tipo de descaso ainda ocorra. Aqui no RIO também tem lugares bem degradados. A nova perfeitura está tentando revitalizar muita coisa FELIZMENTE :)
O Patrimônio Histórico do Grão -Pará ! hoje abandonado ....

É triste ver a situação da histórica e tragetória atual desses prédios

Até parece que Belém é a única cidade do Brasil que tem um centro histórico nesse estado!?!?!

Sinceramente gostava de ver fotos dos centros históricos de outras cidades em especial do norte do Brasil!
realmente é uma pena que não haja conservação mas acho que existem cidades em pior estado!

PS: (sem ser as fotos para turista ver!)

Abraço
Não achei tão degradado assim, existem situações muito piores Brasil afora, inclusive aqui em São Luís!
Incrível o estado de degradação desse bairro... tem tanto potencial, mas tá completamente mal cuidado. Essas ruas do início me lembram muito o centro do Rio, incrível.

Agora, que P*RRA é essa?!

:bash::bash::bash::bash::bash:
1 - 20 of 34 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.