SkyscraperCity Forum banner

Bairro do Garcia - Salvador

27763 Views 61 Replies 34 Participants Last post by  Guiga,
56
O bairro do Garcia é um dos mais tradicionais de Salvador. Começa na Praça do Campo Grande e estende-se até a Avenida Anita Garibaldi. Como todo bairro antigo da cidade desenvolve-se sobre uma cumeada, onde corre a Avenida Leovigildo Filgueiras, que estrutura todo o bairro. Dessa via central partem transversais que dão acesso as avenidas de vale e outras, mais curtas, que terminam em fundo de saco, formando pracinhas. Até a pouco tempo era um bairro estritamente residencial de classe média. Hoje tem uma estrutura mista, residencial/comercial/serviços, com agências bancárias, pequeno comércio, clínicas médicas e principalmente tradicionais colégios particulares, alem de igrejas de diversas denominações. Fora do circuito turístico e construtivo de Salvador, e um tanto decadente, o Garcia apresenta variadas construções de diversas gerações e estilos, do século XVIII ao atual, várias delas únicas e muito interessantes. Vamos conhecer mais um bairro pouco divulgado de Salvador.

1. Entrada do bairro via Praça do Campo Grande (Av. Leovigildo Filgueiras)

2. Lateral do Teatro Castro Alves, na entrada da rua

3. Construções

4. Idem

5. Idem

6. Idem

7. Idem

8. Igreja das Dorotéas e Cúria de Salvador

9. Idem

10. Idem

11. Prédio da Cúria

12. Fundos

13. Prédios

14. Colégio das Sacramentinas

15. Idem (prédio principal e igreja)

16. Interior da igreja das Sacramentinas

17. Acesso ao Colégio

18. Monumento no interior do colégio

19. Rua principal (Leovigildo Filgueiras)

20. Idem

21. Idem

22. Casarões (séculos XIX e início do XX)

23. Idem

24. Idem (com anexo moderno)

25. Idem

26. Solar do Conde dos Arcos de 1781, hoje Colégio 2 de Julho

27. Trecho da Leovigildo Filgueiras

28. Colégio Antonio Vieira

29. Fachada do prédio principal do colégio

30. Idem

31. Igreja de N. Sra. de Fátima

32. Igreja Batista (mais antiga de Salvador)

33. Extensão final de Avenida

34. Idem

34. Idem

36. Casas das décadas de 20/30

37. Idem

38. Casarão da década de 40

39. Prédio moderno

40. Pracinha em via transversal

41. Vias transversais

42. Idem

43. Idem

44. Idem

45. Idem

46. Idem

47. Idem (Caixa d’água, símbolo do bairro)

48. Praça no fundo de rua transversal

49. Idem

50. Casas da década de 50

51. Idem

52. Prédio da década de 40/50

53. Chalet da década de 20/30

55. Idem (detalhe)

55. Prédios em transversal das décadas de 60/70

55. Construção da década de 70
See less See more
1 - 20 of 62 Posts
Massa o thread! Quanto ao bairro, é legal, com belas construções históricas e tal, mas o urbanismo é porco... São as ruas mais esburacadas da cidade...

E cadê o Beco dos Artistas? :lol:
Soteropolis, você fez um belíssimo thread.
O Garcia é um bairro muito interessante, mas que infelizmente não conheço como deveria.
É um bairro bem-localizado, muito agradável para se morar e com ótimas opções de lazer e compras bem próximas. Possui algumas igrejinhas e prédios antigos em bom estado de conservação. Lá também estão alguns dos colégios mais tradicionais de Salvador.
O urbanismo do bairro não é lá essas coisas, mas não é um defeito exclusivo dele.
Enfim, um belo bairro que foi pouco mostrado (talvez a primeira vez) no SSC.
Eu adoro o Centro, minha região preferida da cidade, pena que ela é tão mal-tratada.
Obrigado pelas fotos. :eek:kay:
^^
Obrigado cara! Acho que devemos descobrir o belo, mas que esteja no meio do feio! Há muita coisa interessante no Garcia! O asfalto e as praças mal cuidados são generalizados em Salvador. Pra esconder isso so usando o photoshop! E lá tem lugares muito legais, como pracinhas escondidas e tranquilas, praticamente desconhecidos.
Garciaaa! =DDDDDDDDDDDDDDD :cheers:
O bairro é muito interessante. Ele não só esconde praças, como esconde uma favelinha tb. =/
Infelizmente o urbanismo de Salvador é péssimo. Consegue estragar muita coisa.

Massa o thread! Quanto ao bairro, é legal, com belas construções históricas e tal, mas o urbanismo é porco... São as ruas mais esburacadas da cidade...

E cadê o Beco dos Artistas? :lol:
Bem lembrado, Ricardo!
Cadê o Beco dos Artistas?
O bairro é bem agradavel, possui belas construções! Não gostei da qualidade do asfalto visto em algumas imagens!
Apesar de um bairro central é muito agradável e até tranquilo em algumas ruas, tem belas e bem cuidadas construções antigas.
Valeu Sotero o thread ficou muito bom!
^^
:eek:kay: Valeu Cerrado! Gosto de postar bairros pouco divulgados aqui no SSC.
Salvador é singular e plural!
Poha, bateu saudade agora..estudei minha vida toda no Vieira, conheço o Garcia quase todo, gosto muito desse bairro, thread completo, vlw Soteropolis1
Que thread está perfeito Soterópolis, adoro a Fazenda Garcia. Acho um dos bairros mais agradáveis do centro, com boa arborização, intensa vida cultural, várias escolas, faculdades. Mais um belo registro da nossa capital.:)
Primeiro thread sobre o Garcia que vejo no SSC! E olhem que tô há quase 4 anos nesse fórum...
Em relação à urbanismo e prédios altos, é um bairro bem fraco. Mas, quando de fala de construções históricas e principalmente localização, sem dúvidas é um dos melhores bairros de Salvador.
O bairro é antigo, possui contruções interessantes; é bastante agradável também!
^^
:eek:kay: Valeu Cerrado! Gosto de postar bairros pouco divulgados aqui no SSC.
Salvador é singular e plural!
Que tal agora Barris, Bonfim, Ribeira, Matatu, Brotas, Cabula, Paralela, Flamengo e Stela Mares Sotero!
Que tal agora Barris, Bonfim, Ribeira, Matatu, Brotas, Cabula, Paralela, Flamengo e Stela Mares Sotero!
Concordo plenamente com a lista. E acrescento: Santo Antônio, Barroquinha, Lapa, Mercês (centro), Alto do Itaigara, Amaralina, Federação (o bairro das emissoras de TV), Caminho das Árvores, Calçada. Será que é pedir demais? :D
^^
Acho que nenhum dos bairros acima já foi mostrado no SSC, o que é uma pena, porque são bairros deveras interessantes, alguns até mais do que os habitualmente mostrados aqui. Alguns deles eu mesmo pretendia tirar fotos, e acho que algum dia talvez o faça, quando arrumar uma câmera decente.
Eu fiz Amaralina este ano esqueceu!
Putz, é mesmo. Então tira Amaralina da lista... Põe Patamares no lugar. :nuts:
Simpático o bairro, às vezes passa a impressão de estar um pouco parado no tempo, mas me passou uma sensação tranquila. Bom tópico. :eek:kay:
1 - 20 of 62 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.