Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 169 Posts

·
Registered
3 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Pessoal, bom dia.

É meu primeiro post nesse fórum, então me perdoem caso esteja colocando essa pergunta em local errado.

É o seguinte... Estou de mudança para Campinas e gostaria de saber quais os bairros bons para morar...

Já vi posts sobre isso, mas em geral estão com a data um pouco antigas, então preferi perguntar de novo.

Já li bem sobre Botafogo, Bonfim, Taquaral, Jardim Chapadão, Cambuí, Vila Itapura e o próprio centro.

O que queria seriam bairros mais para o "norte", porque vou trabalhar nessa região.

No entanto, bairros próximos a região central também seriam interessantes. O que não queria mesmo era algo mais para o "Sul", pois ficaria meio longe.

Não sou rico, então precisaria ser algo médio. Minha principal preocupação é violência.

Inicialmente também pretendo arrumar uma pousada ou pensão, porque vou ter que me mudar rapidamente.

Quem mora ou é de Campinas poderia me dar referencias?

Aceito qualquer tipo de informação :colgate:.

Desde já, obrigado.

·
Felipe B.
3 Posts
Um iniciante respondendo um iniciante.. Vamos lá! kkkkkk

Bairros bons, com preços bons onde eu moraria sem pensar duas vezes:

Cambuí, Vila Itapura, algumas ruas do Centro (como a Dr. Quirino, Sacramento), Ponte Preta (especificamente na Av. Princesa do Oeste) e Taquaral..

Partindo mais pra região norte da cidade, dependendo de onde for trabalhar na região, vale a pena dar uma olhada também em Barão Geraldo, bairro que concentra galera mais nova por causa de duas grandes universidades próximas, Unicamp e Puc-Campinas, mas um pouco mais independente da cidade, sendo considerado distrito (ainda que esteja distante apenas 15, 20 min do Centro). Jd Chapadão também é uma boa pedida.. mas pode considerar até Chácara Primavera, que possui acesso fácil as rodovias da parte norte da cidade.

Botafogo eu não acho que seja uma boa pedida. Uma parte do bairro está bem degradada..

Quanto as pensões ou pousadas não serei de muita ajuda kkkkkk mas posso te indicar esse site http://www.encontracampinas.com.br/h/hoteis-em-campinas.shtml

·
Registered
3 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Um iniciante respondendo um iniciante.. Vamos lá! kkkkkk

Bairros bons, com preços bons onde eu moraria sem pensar duas vezes:

Cambuí, Vila Itapura, algumas ruas do Centro (como a Dr. Quirino, Sacramento), Ponte Preta (especificamente na Av. Princesa do Oeste) e Taquaral..

Partindo mais pra região norte da cidade, dependendo de onde for trabalhar na região, vale a pena dar uma olhada também em Barão Geraldo, bairro que concentra galera mais nova por causa de duas grandes universidades próximas, Unicamp e Puc-Campinas, mas um pouco mais independente da cidade, sendo considerado distrito (ainda que esteja distante apenas 15, 20 min do Centro). Jd Chapadão também é uma boa pedida.. mas pode considerar até Chácara Primavera, que possui acesso fácil as rodovias da parte norte da cidade.

Botafogo eu não acho que seja uma boa pedida. Uma parte do bairro está bem degradada..

Quanto as pensões ou pousadas não serei de muita ajuda kkkkkk mas posso te indicar esse site http://www.encontracampinas.com.br/h/hoteis-em-campinas.shtml
Olá felipos_, obrigado pela ajuda.

Aproveitando da sua boa vontade...

Você saberia dizer qual parte do Botafogo está degradada? E Bomfim e Bosque, são bons?

Também ouvi algumas coisas boas sobre Jardim Aurélia...

Finalmente, em relação a Barão Geraldo, tenho ouvido falar algumas coisas na mídia sobre grande indice de violência, como assaltos e até mesmo estupros. Você sabe dizer até que ponto isso realmente é fato?

Muito obrigado.

·
Felipe B.
3 Posts
Bom, vamos lá..

Cara, pra ser sincero Botafogo de forma geral é um pouco degradado. A única parte ok do bairro é aquela bem próxima da Vila Itapura. Bonfim é colado com Botafogo, sofre dos mesmos problemas, não aconselho..

Bosque é um bairro ok, principalmente região mais próxima do Bosque dos Jequitibás. Jardim Aurélia não sei nem onde fica cara kkkkkkk melhor não opinar.

Barão tem locais bons e locais ruins, já que é uma mini-cidade. Realmente procede a informação de problemas recentes. Mas vale a pena considerar algumas áreas da região como Cidade Universitária.

Importante determinar tbm se você prefere morar em casa ou apartamento. Dificilmente ache uma casa boa na Vila Itapura por exemplo, assim como apartamento não é o forte da Cidade Universitária.

·
Aleksandr
17 Posts
Preciso da opinião se vocês

Sou de Campinas e quando procurava uma nova casa para morar, me deparei com o problema de não saber NADA sobre bairros de outras cidades como Jaguariúna por exemplo (me interessei pelo custo menor dos imóveis de lá).

Decidi buscar na internet e não há nenhum serviço bem direcionado que tenha opiniões de pessoas sobre os bairros. Este fórum foi o que mais se aproximou do objetivo.

Decidi criar o www.demudanca.com.br
Vocês acham que este tipo de serviço é interessante? Para mim teria sido ESSENCIAL checar um site assim, da mesma forma que consulto sites como BEST CARS para ver a opinião dos donos de certos modelos, para que eu possa comprar com mais certeza.

Muito obrigado pela opinião galera!

·
Registered
1,049 Posts
Olá felipos_, obrigado pela ajuda.

Aproveitando da sua boa vontade...

Você saberia dizer qual parte do Botafogo está degradada? E Bomfim e Bosque, são bons?

Também ouvi algumas coisas boas sobre Jardim Aurélia...

Finalmente, em relação a Barão Geraldo, tenho ouvido falar algumas coisas na mídia sobre grande indice de violência, como assaltos e até mesmo estupros. Você sabe dizer até que ponto isso realmente é fato?

Muito obrigado.
Prezado, no Bonfim se você for ficar na parte mais perto do Castelo ainda dá para morar relativamente bem (por ex, há um prédio ao lado do Pão de Açúcar, relativamente novo com um preço razoável para Campinas), mas já nas proximidades da Lix da Cunha não recomendo.
Já no Guanabara há lugares bons e de preços pra todo o bolso.
Pesquise também na Vila Nova e Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, que são bairros próximos e às vezes confundidos com o Guanabara.
Esses são os que conheço e já morei.

·
Registered
4 Posts
Pessoal, vou mudar para Campinas agora em 2015.
As informações desse tópico ainda são válidas?
Estou preocupado principalmente na questão de segurança.
E tenho preferência por apartamento =D
Valeu =]

·
22°52'S 47°03'W
20,842 Posts
Pessoal, vou mudar para Campinas agora em 2015.
As informações desse tópico ainda são válidas?
Estou preocupado principalmente na questão de segurança.
E tenho preferência por apartamento =D
Valeu =]
Depende do que lhe interessa, do seu nível financeiro, do que você precisa... fica um pouco difícil ajudar se você não explicitar suas preferências. E segurança é muito relativo... você tem grana e quer morar num prédio com muita segurança? Num condomínio de várias torres ou torre única? Num bairro mais completo de serviços e dê para fazer muita coisa a pé ou num que tenha pouca coisa e você use carro constantemente? Prédios mais antigos ou mais novos? Região Sul, Leste, Norte ou Central? Infelizmente não posso lhe ajudar com preços de aluguéis, só sei bem preços de compra.

E você vai trabalhar/estudar onde? Morar perto do trabalho/estudo faz diferença em Campinas, cujo trânsito piora a cada ano. :eek:kay:

·
Registered
4 Posts
Olá Fabius, obrigado pela resposta.

Então.. vão os detalhes.
Os apartamentos que estou vendo estão na faixa de 1200 à 1500 (aluguel + condomínio), para mim o melhor é nessa faixa.
A minha preocupação de segurança é mais pelo bairro do que a segurança do condomínio em si.
Quanto a quantidade de torres e do prédio ser antigo ou novo não tenho preferência.
Para mim um bairro bom deve ter basicamente uma padaria e uma farmácia, não ligo de usar o carro para fazer compras ou sair para algum outro lugar.
Vou trabalhar no CPqD, então seria interessante ser algum lugar entre o norte e centro da cidade. Minha esposa é enfermeira, e acredito que perto do centro deve ser mais fácil dela encontrar um emprego.

·
22°52'S 47°03'W
20,842 Posts
^^
Perfeito. :)
O marido da minha tia também trabalha lá. E ele mora naquela região das Mansões Santo Antônio/Parque das Flores/Villa Bella, que possui muitos prédios, fica bem próxima ao Shopping Parque Dom Pedro e tem um atendimento razoável por amenidades urbanas. O trânsito lá é bem pesado (pois são muitos prédios mas sem avenidas, apenas umas poucas ruas normais), mas fica a menos de 5km do CPqD, sem contar o acesso fácil às rodovias (já que o CPqD é acessado pela SP-340).

A região não é exatamente segura (como nada em Campinas é), mas tomando os cuidados que qualquer pessoa prevenida toma em cidade grande, pode-se viver muito bem lá. :)

Lá vão algumas sugestões de bairros para você considerar (não me referirei às casas, só aos apartamentos):

Mansões Santo Antônio/Parque das Flores: já mencionei acima;
Jd. Sta. Genebra: é do lado do Shopping Parque Dom Pedro, próximo às rodovias, boa localização;
Chácara Primavera: próximo à CPFL, é ainda mais fácil de acessar as vias rápidas.

Mais próximos ao Centro, mas ainda acessíveis:
Jd. Flamboyant/Chácara da Barra: dois bairros de classe média bem agradáveis e próximos ao Shopping Iguatemi. O único problema é a favela atrás.
Cambuí: o Cambuí é um bairro central de alto poder aquisitivo, mas as franjas do bairro, especialmente do lado da Av. Orozimbo Maia, costumam ter imóveis mais acessíveis. O bairro é enorme e tem de tudo.
Guanabara (Vila Itapura): é um bairro central, bem completo. Mas tem dois problemas - é muito inseguro à noite e tem alagamento na parte baixa, que é plana.
Vila Nova: é uma boa opção - próximo à Lagoa do Taquaral, tem acesso fácil para rodovias. Eu só acho um pouco inseguro.
Taquaral: pode ser interessante, ainda que inseguro em certas partes

Outras opções, que eu recomendaria menos, por várias razões são:
Botafogo (muito central, muito inseguro)
Centro (somente uma pequena região é boa, mas costuma ser cara, o restante ou é inseguro ou é degradado, ou os dois ao mesmo tempo)
Jardim Chapadão/Castelo (bonito, mas tem poucas opções de imóveis e muitas delas são caras)
Bosque/Proença/Bonfim são bons, mas ficam mais longe... não compensam para você.

·
22°52'S 47°03'W
20,842 Posts
Bom, Wilson, o Cambuí é um ótimo bairro... mas por ser muito grande (acho que são uns 190 ha), engloba realidades muito diversas. Mas eu realmente acho difícil encontrar algo por R$1200-1500 na parte mais nobre do bairro (Maria Monteiro, Júlio de Mesquita, Cel. Silva Telles, Cel. Quirino, etc.). Imóveis nessa faixa estão, como eu disse, nas franjas do bairro, especialmente na Av. Orozimbo Maia, no final da Rua Coronel Quirino (do 1700 em diante). Próximo ao Centro de Convivência, além de ser caro (aluguéis ali podem chegar fácil a R$4000), o trânsito vai incomodá-lo muito, porque é a região mais distante do seu trabalho. Nessa faixa, o Centro é uma opção aceitável, contanto que seja na Dona Libânia, na 14 de Dezembro ou nas proximidades. E dê muitas "bizoiadas" na região de cada apartamento que você visitar: o Cambuí é cheio de barzinhos e algumas casas noturnas e você sabe o que rola perto desses lugares: barulho e desrespeito generalizado.

·
Registered
4 Posts
Legal Fabius,
Vou ver se acho algum legal nele hehe
Estou olhando o Taquaral também, mas fica distante do centro (para emprego da minha esposa).
Vi um também no Jd. Sta. Genebra, mas achei longe do centro também.
Quando for visitar vou prestar bastante atenção nas proximidades.
Obrigado =D

·
Registered
5 Posts
Vila Itapura

Olá,

vcs sabem quanto tempo em média leva de ônibus do bairro Vila Itapura até a Unicamp? Quais ônibus pegar?
Estou de mudança para Campinas e estou a procura de um bairro para morar que tenha fácil acesso a Unicamp, que seja seguro e tranquilo.

Obrigada!

·
22°52'S 47°03'W
20,842 Posts
Olá,

vcs sabem quanto tempo em média leva de ônibus do bairro Vila Itapura até a Unicamp? Quais ônibus pegar?
Estou de mudança para Campinas e estou a procura de um bairro para morar que tenha fácil acesso a Unicamp, que seja seguro e tranquilo.

Obrigada!
Vai depender da linha que você pegar (considerando que os dois andam na Avenida Brasil):

*330 (Corredor Central/Unicamp): esta linha é a mais rápida - leva uns 30 minutos sem trânsito e tem a vantagem de ser direta, ainda que dê uma volta inteira no Campus, o que pode não ser tão legal para quem desce em lugares como, o IEL, o IA, a FEF, ou vai para a BC, ou pior ainda, vai lá para os lados da FCM ou do HC. Sem esses problemas, é a melhor opção. Mas tem dois problemas: essa linha não roda aos fins de semana e nem à noite (os últimos ônibus são recolhidos entre 19:00 e 20:00).
*332 (Rodoviária/Terminal Barão Geraldo): diferentemente da outra, esta linha tem atendimento constante, mas não é direta: leva uns 45 minutos sem trânsito porque passa perto da Lagoa, dá uma volta na Chácara Primavera, passa perto do Campus I da PUCC para aí entrar na Unicamp, rodar Barão inteira (via Avenida 2) e chegar ao Terminal.

Mas a Vila Itapura é um bairro vizinho do Centro, não é próximo da Unicamp (são 9km), mais ou menos tranquilo de dia, não muito recomendável à noite. Morar em Barão Geraldo, apesar das muitas opções (tem repúblicas e kits até dizer chega), pode ser caro e apesar da distância (que pode tanto estar ao lado do campus e ficar no máximo a 5km), enfrenta problemas com a violência: há muitos assaltos a repúblicas na região, especialmente à noite.

Segurança e tranquilidade vai depender do quanto se pode pagar por isso, mas para quem estuda na Unicamp, as melhores opções estão nas Mansões Santo Antônio, no Jardim Santa Genebra, no Parque das Universidades (que tem muitos kits para estudantes e é do lado da PUCC e perto da Unicamp), vai depender muito do que você pretende.

·
Registered
5 Posts
Obrigada por responder Fabius :D
Na verdade eu vi que o valor dos alugueis em Barão Geraldo são bem caros, mais do que em bairros residenciais.
Não faço questão de morar em Barão Geraldo, ainda mais que tem índices de violencia altos.
Estou a procura de imóveis que tenham custo total de no maximo 1200 reais, apto ou kitnet. Estava vendo imoveis no Cambuí, Vila Itapura, Guanabara, Vila Nova e Botafogo, mas desisti do botafogo pelos comentários anteriores, que dizem que o bairro esta degradado e ser violento tbm. A minha intenção era de conseguir algo em um bairro que tivesse onibus direto pra Unicamp e que levasse no maximo 1h.

O problema do Cambuí é que é o mais longe da Unicamp destes bairros que falei.
Você sabe me dizer se o ônibus 330 passa na FEQ, dentro da Unicamp?

Obrigada!!

·
22°52'S 47°03'W
20,842 Posts
Obrigada por responder Fabius :D
(...)
Disponha! :)

O problema do Cambuí é que é o mais longe da Unicamp destes bairros que falei.
Depende muito, porque o Cambuí é enorme e em alguns lugares do bairro, especialmente os mais próximos ao Centro (na região entre a Júlio de Mesquita e a Anchieta) também têm imóveis (alguns, por causa do preço) que cumprem as suas premissas de transporte. O problema é que para voltar seria necessário pegar o 331 no Terminal de Barão Geraldo.

Você sabe me dizer se o ônibus 330 passa na FEQ, dentro da Unicamp?

Obrigada!!
Na ida, tanto ele quanto o 332 passam na frente da FEQ, eu só não me lembro exatamente onde fica o ponto. Na volta, é preciso caminhar um quarteirão na direção do Ciclo Básico, no ponto ao lado do IQ.

·
Registered
5 Posts
Disponha! :)

Depende muito, porque o Cambuí é enorme e em alguns lugares do bairro, especialmente os mais próximos ao Centro (na região entre a Júlio de Mesquita e a Anchieta) também têm imóveis (alguns, por causa do preço) que cumprem as suas premissas de transporte. O problema é que para voltar seria necessário pegar o 331 no Terminal de Barão Geraldo.

Qual o problema em pegar o 331 no Terminal Barão Geraldo? É porque teria que pegar um onibus até o terminal de barão geraldo?

1 - 20 of 169 Posts