SkyscraperCity banner

1 - 20 of 42 Posts

·
Registered
2,117 Posts
Discussion Starter · #2 · (Edited)
Começo a mostrar informaçao sobre os bairros de lata em Madrid. Na capital há 4 bairros de lata (segundo a informaçao mais actualizada que pesquisei e encontrei):

Mimbreras II (121 familias e está situado em La Latina), El Cañaveral (118 familias, em Vicalvaro), Santa Catalina (171 familias, em Valhecas) e El Ventorro (89 familias, em Vilhaverde). Nao está previsto terminar com todos estes bairros de lata até o ano 2011, neles vivem um total de 499 familias. Além destes bairros de latas, depois há zonas determinadas onde há alguma ou algumas casas de lata. Em total, a cámara municipal quer fazer desaparecer 999 casas de lata, entao imagino que sao as que existem em total (mas nao creio que possam desaparecer tudas).

http://www.munimadrid.es/portal/sit...cion=c8ffa1bcacc5f010VgnVCM1000000b205a0aRCRD

http://www.larazon.es/60066/noticia/Madrid/El_ocaso_de_las_chabolas

http://www.pisosdemadrid.com/2008/0...nden-erradicar-definitivamente-el-chabolismo/

Pessoalmente o único que conheço é Las Mimbreras, segundo vi nele viviam até familias bastantes "normais" que simplesmente veram-se fora da casa dos seus pais e teveram de buscar-se a vida. A maioria dedicam-se à "chatarra" (a vender metal). Por isso vou mostrar-vos este bairro de lata, que além de ser o único que sei onde fica, é o segundo maior de tudos:

Como sempre, o google earth de Madrid está desactualizado, o Virtual Earth acho que é mais recente, se nao estou enganado:

E finalmente acho que encontrei o terceiro maior, El Cañaveral, aqui mostro-vos:

O maior de todos é Santa Catalina (pelo menos em número de familias a viver lá):

Visto com o Virtual Earth:

Neste bairro sim que acho que há pessoas perigosas segundo ouvi falar (venta de drogas, etc.), mas nao posso estar totalmente seguro.

O outro bairro de lata, El Ventorro é este (ao final encontrei, está situado junto com Perales del Río, é o que ve-se arriba à esquerda):

Esta junto com uma depuradora e alguns armazens industriais:

PD Faltam-me por dizer algum outro que há na Comunidade de Madrid, porque por exemplo há um no rio Guadarrama, em Móstoles.

·
'tou na lua...
41,754 Posts
Bem... epá ia por os musseques de Luanda, mas deixo para quando estiver em casa com uma ligação mais rápida.

·
Whatever
45,866 Posts
esses bairros de Madrid nem me parecem muito maus comparados com os que havia em Portugal.:yes: pelo menos são muito menores.

·
Banned
4,048 Posts
^^os que havia. E mesmo assim nao eram nada de gigantesco. Agora é diferente.

·
Registered
2,117 Posts
Discussion Starter · #7 · (Edited)
esses bairros de Madrid nem me parecem muito maus comparados com os que havia em Portugal.:yes: pelo menos são muito menores.
Isto é agora, há um ano era muito diferente (bem, há semanas era diferente). Eu a primeira vez que vi bairros de lata em Madrid (além dos de Piti, que viam-se desde a linha de cercanias) foi há um ano. Fomos em autocarro numa viagem da universidade (de uma cadeira de urbanismo) por todo Madrid, e levou-nos por a M-40 norte, onde via-se Pitis, La Quinta, depois no sul Salobral, etc etc. e a verdade que fiquei impressionado e foi surpreendente para mim ver tantos bairros de lata em Madrid, nunca imaginei-me aquilo (só às vezes via coisas na televisao e tal), até entao só conheci em Lisboa e ainda assim fiquei surpreendido (negativamente). O que aconteceu como está referido nos links que di, que nos últimos anos fez-se um grande trabalho e eliminaram-se os 5 maiores bairros de lata de Madrid, e alguns só terminaram há umas semanas.

Em concreto o maior era El Salobral, nos jornais e isso diziam que era o maior de Europa (nao sei se é verdade, já sabes nos jornais, especialmenten nos sensacionalista,s que nao sao poucos, sempre tentam dizer que x coisa é a maior de Europa). Ainda no google earth e no virtual earth aparece como era há um ano e como eu vi-o!, já desapareceu, mas assim era:

Outros que desapareceram e que eu vi que eram grandes eram estes:

La Quinta (a zona norte de Madrid tem o Google Earth mais actualizado e por isso nao se ve muito, nao porque até há um ano nao existesse, por acaso foi o que mais surpreendeu-me por o fogo que havia ali quadno estavam a queimar coisas):

Na mesma zona norte tinhas Pitis (também parece pequeno porque está muito actualizado o Google Earth, nao porque fosse tao pequeno):

Depois tinhas outros como La Gavia (neste nao li se desapareceu tudo, em dezembro ainda faltavam 10 familias para ter uma casa e abandonar este bairro de lata):

Muito curioso como deitaram abaixo tudo exceito uma casa (por acaso bem boa):

Entao isso, avançou-se muito (e no ano 2011 querem que já nao haja nada), mas até há pouco (até há poucas semanas) havia bairros muito grandes como os que mostrei agora mesmo e que ainda aparecem no

Uns dados do ano passado, quando ainda nao tinha-se terminado de demoler 5 dos bairros de lata que existiam:

http://www.madridiario.es/2008/Juli...averal-ventorro-santa-catalina-mimbreras.html

Acho que foi um grande trabalho da cámara municipal ;) (há que notar que o 90% das casas de lata da Comunidade de Madrid estavam na capital http://www.siis.net/documentos/hemeroteca/5121111.pdf, o que nao acontece por exemplo em Lisboa, na capital só há alguns mas nao sao nada grandes, a maioria concentram-se noutros municipios dos arredores).

·
Registered
4,551 Posts
Há quem diga que muitos bairros de lata já desapareceram em Portugal, mas eu prefiro dizer que foram camuflados.

1 - 20 of 42 Posts