SkyscraperCity banner
1 - 20 of 53 Posts

·
Registered
35 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Acho interessante que em algumas cidades bairros tradicionais tenham "sumido" do conhecimento geral nos últimos anos....em SP vários bairros existentes até a década de 70 / 80 "desapareceram" para a população, que passou a chamá-los pelo nome do distrito ou até mesmo os incorporando informalmente a bairros / distritos vizinhos.

Algums exemplos:

CERQUEIRA CESAR: Para mim o maior mistério da geografia paulistana. Nunca sabia ao certo aonde ficava: ora era o entorno da Paulista, ora a região da Rua Oscar Freire, as vezes pegava parte da Bela Vista etc... Mas a denominação sumiu das placas e do conhecimento popular, que agora chama toda a região de Jardim Paulista...]

VILA ANDRADE / VILA DAS BELEZAS: Muito mais conhecidos hoje como Portal do Morumbi (denominação puramente imobiliária) e Real Parque

MORRO DOS INGLESES: Ficava no meio da Bela Vista...ilustre desconhecido atual

MARANHÃO: Era o nordeste do Tatuapé, entre a Radial, Marginal, Aricanduva,,,hj só sobrou o largo do Maranhão

as Vilas do Tatuapé: o atual Tatuapé era formado por centenas de vilas, glebas e chácaras...alguém se lembra delas?

Alguma sugestão de bairros que "despareceram"? Trata-se de um fenomeno paulistano ou também ocorre em outras cidades brasileiras?

·
Indústria da Multa S.A.
6,320 Posts
O único caso deste tipo que conheço por aqui é um bairro que se chamava 'ÁGUA PODRE'... hoje em dia o local é chamado de 'QUATRO ENCRUZILHADAS'.

·
Old is new
3,787 Posts
Vila Buarque, entre Santa Cecília, Consolação e República. Oficialmente ainda existe, mas quase ninguém conhece.

·
From Siará
2,738 Posts
Em Fortaleza lembro que até pouco tempo nos mapas da lista telefonica existia um bairro "Bom Futuro" onde é o Montese e a Itaoca, mas nunca ouvi ngm falando desse bairro. Minha mãe disse que realmente existia.

·
Registered
11,640 Posts
Em Vitória tinha o Moscoso, entre o centro e a Vila Rubim, hoje é tudo centro, só o parque continuou com o mesmo nome.

·
Registered
35 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Lembrei mais alguns de SP:

PONTE PEQUENA: Entre o Bom Retiro e o Pari (alías acho que o próprio Pari corre risco de virar uma continuação do Brás)

SUMAREZINHO: Uma parte do Sumaré...dificil de ouvir hj em dia...

·
on my way to the OR trail
7,015 Posts
Na minha cidade natal, Conceição da Barra tinha as antigas Cohab I e Cohab II...
Depois de um processo de reurbanização passaram a se chamar Bairro Floresta...

·
Registered
15,798 Posts
Em Curitiba, havia o "Capanema". Em 1992, com a construção do Jardim Botânico, toda o bairro passou a se chamar "Jardim Botânico".

No "Bairro Alto", também em Curitiba, haviam antigamente dois bairros: "Higienópolis", na planície que margeia a BR-116 e o "Sacre Coeur" na divisa com o Tarumã. Hoje só sobrou as linhas de ônibus, tudo passou a ser considerado "Bairro Alto".

·
Picture's Lover
8,201 Posts
Lembrei mais alguns de SP:

PONTE PEQUENA: Entre o Bom Retiro e o Pari (alías acho que o próprio Pari corre risco de virar uma continuação do Brás)

SUMAREZINHO: Uma parte do Sumaré...dificil de ouvir hj em dia...
Sumarezinho pega o entorno da Pereira Leite senão me engano... mas realmente, quase ninguém usa, só o pessoal mais antigo :lol:

Um OFF: há também grande confusão entre o que é Perdizes e Sumaré, ou se são a mesma coisa, enfim, sempre há impasse nas discussões envolvendo estes dois bairros...

·
Registered
35 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Para mim Perdizes fica entre a Av. Pacaembu e a Av. Sumaré e o Sumare entre a Av. Sumaré e a Av. Pompeia (alias está ai outro bairro que está sumindo - POMPEIA...cada vez mais é Sumaré)

Do jeito que vai logo logo teremos na Zona Oeste apenas Lapa - Perdizes - Higienópolis..rsss

·
22°52'S 47°03'W
20,687 Posts
Campinas está cheia desses bairros, que só ficaram na memória dos mais velhos ou dos mais caxias...

Vila Lídia (Centro),
Vila Elza (Ponte Preta),
Vila Satúrnia,
Vila Nova São José (Proença),
Jardim Campinas e Jardim Belo Horizonte (Taquaral),
Jardim Santa Inês (Boa Esperança),
Jardim Lícinia (Jardim Aurélia)
Vila Soares, Vila Siqueira, ... (Cambuí)

...ah, cansei! :lol:

Por mim, eu reduzia os 300 bairros de Campinas a menos de 100 e colocava limites, tirava os Jardim da maioria deles! :D

·
Registered
2,430 Posts
No Rio, o único caso que eu conheço é o da Aldeia Campista, que se localizava entre Vila Isabel e Tijuca, mas foi absorvido por estes dois bairros e hoje em dia pouca gente sabe que existiu.

·
Registered
2,771 Posts
^^ Vc esqueceu de Jacarepaguá que se dividiu nos bairros da Anil, Curicica, Cidade de Deus, Freguesia (Jacarepaguá), Gardênia Azul, Pechincha, Praça Seca, Tanque e Taquara.

·
Cidade Lendária
6,291 Posts
Em Recife surgem bairros... como Setúbal e Lagoa do Araçá (que não exitem ainda de fato)

de "sumir" eu não conheço não!

·
Registered
2,430 Posts
^^ Vc esqueceu de Jacarepaguá que se dividiu nos bairros da Anil, Curicica, Cidade de Deus, Freguesia (Jacarepaguá), Gardênia Azul, Pechincha, Praça Seca, Tanque e Taquara.
Ué, mas Jacarepaguá ainda existe. Pelo menos na boca do povo. Todos esses bairros seriam sub-bairros de Jacarepaguá. Ou Jacarepaguá se tornou uma região e não mais um bairro?

·
Amável, charmoso e mortal
9,704 Posts
Em Recife surgem bairros... como Setúbal e Lagoa do Araçá (que não exitem ainda de fato)

de "sumir" eu não conheço não!
Essa Lagoa seria na Imbiribeira? Estão querendo separa a parte melhor do bairro??

1 - 20 of 53 Posts