SkyscraperCity Forum banner

Baixa da Banheira - Moita

49034 Views 308 Replies 25 Participants Last post by  Barragon

Baixa da Banheira é uma freguesia portuguesa do concelho da Moita, com 2,40 km² de área e 23 711 habitantes (2001).
Densidade: 9 879,6 hab/km².
Foi elevada a vila a 28 de Junho de 1984.

(wikipedia)

A Baixa da Banheira situa-se entre as vilas de Alhos Vedros e Lavradio que lhes ficam a nascente e poente respectivamente.
A norte é banhada pelo estuário do Tejo, numa enorme reentrância que se estende do Bico da Passadeira (Barra-a-Barra) até à vila da Moita e a sul a extrema do concelho com o do Barreiro.

Origem do Nome

Sítio da Banheira, Lugar da Banheira, Terras Baixas da Banheira do Tejo são apenas algumas das designações que ao longo dos tempos é possível, através de registos diversos das épocas, referenciar a localização da actual Baixa da Banheira.
Na verdade, e reportando-se a primeira referência conhecida ao século XIV, o nome da nossa Freguesia não foi encontrado ou inventado a partir do nada ou por qualquer recente decisão.

História

Assim para nós, Baixa da Banheira é um nome com origens muito antigas e a nossa terra será conhecida através dele e cabe a todos nós banheirenses prestigiá-lo e fazer com que cada vez mais pessoas, quando se referem à Baixa da Banheira o liguem a uma terra agradável onde se vive bem e a sua melhor riqueza são as pessoas.

Em termos de história recente a Baixa da Banheira começou praticamente nos anos 30/40 com a chegada de muitas famílias oriundas do Algarve, Trás-os-Montes, Alentejo(entre outras), que procuraram trabalho nas grandes fábricas da região como por exemplo a CP, a CUF, a Siderurgia, a Indústria Naval e as cortiças. Embora hoje a sua população já comece a ter outras origens, designadamente de zonas de serviços da área de Lisboa, a base da nossa população é de gente trabalhadora, com grande espírito de fraternidade e solidariedade que se orienta frequentemente até aos nossos dias por uma postura democrática e progressista.
A Baixa da Banheira do futuro será necessariamente esta junção de várias origens caldeadas no espírito de participação que se mantém e dará a todos uma vida melhor.
A freguesia da Baixa da Banheira foi criada em 1967 pelo Decreto-Lei n.º 47.513, de 26 de Janeiro
Fonte

Ortofoto:

Fotos by Barra

O grande STOP

Igreja

Mercado

Baixa da Serra

Coreto

Linha do Sado

Zona do Parque Zeca Afonso

Fórum Cultural José Figueiredo

Parque Zeca Afonso

1 - 20 of 309 Posts
:applause::applause:

Cidade perfeita, soberba... tudo tão limpinho, sem marquizes, sem roupa nas janelas.

Adorei.
:lol: Ao nível das grandes capitais da Europa!
E andaram os franceses a fazer testes nucleares no atol de Muroroa, quando tinham aqui um lugarzinho mesmo a pedi-las...

Este thread devia ser precedido de um aviso a alertar as almas mais susceptiveis para o conteúdo violento das imagens que se seguem. :nuts:
Há threads piores :)

Obrigado Ennis e faialense
A culpa não é dos threads nem das fotos, Barra.

A culpa é de quem faz cidades assim...
Bem barra estás on fire. Visitas cada sitio :uh:

Anyway, são sitios onde nunca fui e não me imagino a viver lá. No entanto tenho de confessar que até me surpreendi com uma ou outra foto da baixa da banheira. Para a fama que tem, fotos como estas até são boas:

Agora é só mandar o restante abaixo e refazer assim :D :lol::lol:
Eu gostava que o Ennis tivesse coragem e fizesse pelo menos um thread com os podres suburbios parisienses como o Barra faz dos de Lisboa! Daqueles que eu vi, nao daqueles que tentaste passara imagem no Alem-Fonteiras. Acorda pra' real, todos nos sabemos como vai a França, que apesar de ainda melhor que Portugal ja' nao e' o que era!

Mais uma implosao nesta me*d*?
Até parece que não há zonas muito piores em todas as capitais europeias. É só inveja pelo facto das pessoas que vivem na AML terem um nível de vida superior à media Europeia.
Holy Crap:lol: :eek:hno:
Olha as duas freguesias com maior densidade populacional da Moita :D
Eu gostava que o Ennis tivesse coragem e fizesse pelo menos um thread com os podres suburbios parisienses como o Barra faz dos de Lisboa! Daqueles que eu vi, nao daqueles que tentaste passara imagem no Alem-Fonteiras. Acorda pra' real, todos nos sabemos como vai a França, que apesar de ainda melhor que Portugal ja' nao e' o que era!

Mais uma implosao nesta me*d*?
Não estou aqui para estragar o thread do Barra (o qual faz um grande trabalho tirando fotos, postando-as aqui e tudo mais), simplesmente comento as fotos que vejo, e que por sinal estão à vista de todos... lamento, mas vendo essas fotos não posso dizer que isso é bonito (mesmo se isso fere as vossas susceptibilidades).

Quanto aos suburbios de Paris, jà me diràs tu quais são esses tão podres de que tu tanto falas, e jà postarei aqui as fotos (desta vez feitas por mim)
ninguem pede pra dizeres que isso e' bonito, porque ninguem o acha, agora nao precisas de vir com a tua ironia pra tudo o que e' thread de suburbios podres de lisboa.
quanto aos bairros podres de paris, a TVI nao engana:rofl:
A culpa não é dos threads nem das fotos, Barra.

A culpa é de quem faz cidades assim...
Foi fortemente urbanizada nos 70 e 80. O planeamento não é mau.

Bem barra estás on fire. Visitas cada sitio :uh:

Anyway, são sitios onde nunca fui e não me imagino a viver lá. No entanto tenho de confessar que até me surpreendi com uma ou outra foto da baixa da banheira.
Agora é só mandar o restante abaixo e refazer assim :D :lol::lol:
Eu conheço muita gente daqui.. é a 5 min da minha casa :lol: Digo-te já que é um local bom para se viver. Tens uma excelente qualidade de vida. O Vale da Amoreira é que é um pouco menos atractivo.

A Baixa da Banheira e Vale da Amoreira são da Moita mas estão coladas à cidade do Barreiro... fazem parte da AUBarreiro :D

Até parece que não há zonas muito piores em todas as capitais europeias. É só inveja pelo facto das pessoas que vivem na AML terem um nível de vida superior à media Europeia.
O pessoal desta zona vive bastante bem :yes:

Holy Crap:lol: :eek:hno:
O que tem Luizinho? é um bom sítio.. as volumetrias não são exageradas como no Cacém :D

Olha as duas freguesias com maior densidade populacional da Moita :D
Pois é.. e pegadas ao Barreiro :D
Eu gosto de ser franco, se tu vês ironia nisso tenho pena...

E não confundas bairros com cidades... aqui hà muita podridão nos "bairros" mais desfavorisados, mas o resto da cidade onde esses bairros se situam estão muito correctas ;)
Ennis se não houvesse marquises e roupa a estender, qual era o problema destes suburbios?
^^ O mau estado em que se encontram os prédios, a arquitectura dos mesmos (parecem prédios de bairros, e no entanto estão espalhados por toda a cidade), o estado das ruas (passeios estragados, pouca arborização, iluminação desalinhada...)

Não hà um verdadeiro centro-cidade... quer dizer, està tudo disperso aqui e ali...
enfim, não sei... falta tanta coisa..
É só isso que referes.

Edifícios mal pintados há em todo o lado.

Passeios mal feitos em todo o lado

Falta de árvores em todo o lado.
Foi fortemente urbanizada nos 70 e 80. O planeamento não é mau.

Eu conheço muita gente daqui.. é a 5 min da minha casa :lol: Digo-te já que é um local bom para se viver. Tens uma excelente qualidade de vida. O Vale da Amoreira é que é um pouco menos atractivo.
Pois. Como eu disse nunca fui lá. Era a ideia que tinha (e sei de pessoas com a mesma). Por isso é que disse que me surpreendi nesse aspecto nalgumas imagens (outras nem por isso).

Em relação ao planeamento geral da zona (e não dos edificios em si) tens toda a razão. Aliás acho que até podias se calhar colocar uma imagem do GE no teu post inicial para as pessoas verem isso :yes:. É definitivamente um dos pontos fortes.
:applause::applause:

Cidade perfeita, soberba... tudo tão limpinho, sem marquizes, sem roupa nas janelas.

Adorei.
se isto nao e' ironia...
1 - 20 of 309 Posts