SkyscraperCity banner
1 - 19 of 19 Posts

·
Registered
21,561 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)

thiagoveras - Flickr

Nesse meu tempo de fórum, várias vezes já li indagações acerca dessa pequena cidade catarinense que causa tanta surpresa em alguns. Também muito já foi discutido, então criei esse thread para reunir algumas informações, e peço que fiquem à vontade para contribuírem.

Já adianto que o objetivo aqui não é discutir sobre o prediozinho que é feio, brega, tem a base grande, colorida e o topo enfeitado. Para esse tipo de discussão existe o Projetos. Aqui seria algo mais técnico, mais relativo à cidade em si e ao crescimento explosivo que apresentou e vem apresentando nessas décadas, bem como suas causas e conseqüências.

Um pouco da história de Balneário Camboriú: Balneário Camboriú existe como município apenas a partir de 1964. Foi desmembrado de Camboriú, recebendo apenas o adjetivo "Balneário" (o que, de fato, define a vocação da cidade).

"(...) Habitada por índios no litoral e interior, a região recebeu os primeiros colonizadores no século XVIII. Existem relatos referentes à colonização desde 1758, com algumas famílias que já moravam na margem esquerda do rio Camboriú, mas somente em 1826 o colono Baltazar Pinto Corrêa recebeu do Governo da Província de Santa Catarina, uma área de terra para cultivo e moradia por sesmaria. No final da década de 1920 tem início o processo de desenvolvimento turístico da área, começando a surgir as primeiras casas de veraneio, no centro da praia, pertencentes a teuto-brasileiros, que trouxeram infra-estrutura e melhoramentos, alguns estabelecimentos comerciais e, principalmente, a hotelaria. Provenientes do Vale de Itajaí, estes primeiros turistas introduziram na cidade o hábito de ir à praia como lazer, pois, até então, o mar só era utilizado para banhos medicinais ou para pesca. Durante a segunda guerra mundial (1939-1945) os alemães mantiveram-se afastados da praia para não serem hostilizados, já o que exército brasileiro usou os hotéis e as moradias ali existentes como observatórios da costa brasileira. Com o fim do conflito reiniciou-se o fluxo turístico e, em 1964, foi criado o município de Balneário Camboriú. (...)"

"(...) o início da ocupação da orla remonta a meados dos anos 20. A utilização turística da área iniciou-se efetivamente nos anos 50, tendo se intensificado nos anos 70, com a progressiva integração da região à rede urbana regional. A inauguração da BR-101, rodovia litorânea que interliga o norte e o sul do país, em maio de 1971, aumentou o fluxo de pessoas na região e facilitou a vinda de turistas para o litoral. Hoje, os empregos e a economia do município dependem basicamente do setor terciário relacionado às atividades turísticas. (...)"

Fonte

Evolução populacional de BC, segundo os Censos/IBGE:

1970: 10.839

1980: 21.854

1991: 40.308

2000: 73.455

2007: 94.344

Apesar desse crescimento exponencial, a cidade conservou muito de sua qualidade de vida, expurgando seus problemas para a periferia (leia-se: Camboriú). Há uma década, tinha um IDH de 0,867.

Aqui uma amostra do boom constante pelo qual a cidade passa há pelo menos 3 décadas. Todos são lançamentos, estão em construção ou foram concluídos recentemente. Mais informações aqui.

Como vocês podem ver, alguns são interessantes, mas tem muita porcaria. Essas bases monstruosas são frutos (principalmente) de uma lei municipal que proíbe garagens subterrâneas.

·
Registered
21,561 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Como dito no primeiro post, a partir da década de 20 a cidade passou a ser ocupada como balneário de férias dos habitantes do Vale do Itajaí (Blumenau e adjacências). Foi o ponta-pé inicial da exploração turística na região.

Aerofotografia - 1938

Fonte: Secretaria de Planejamento Estadual

Depois da Segunda Guerra Mundial, os alemães e seus descendentes voltaram a frequentar o balneário. O traçado da cidade foi feito sem planejamento algum, seguindo apenas o loteamento dos terrenos. Resultado: muitas vias perpendiculares à praia, e poucas vias transversais (paralelas à orla). Todas estreitas.

Aerofotografia – 1957

Com a conclusão da BR 101 em 1971, a cidade passou a atrair turistas de regiões mais distantes, e virou um foco para países do Mercosul. Foi também a partir da década de 70 que iniciou-se o processo de verticalização.

Aerofotografia - 1978

Com a vocação turística bem definida, de lá para cá a cidade vivenciou um adensamento cada vez maior, em especial nas proximidades da orla, e uma expansão horizontal em direção à BR 101. Também houve uma expressiva ampliação da rede hoteleira, comércio e demais atividades ligadas à prestação de serviços.

Aerofotografia - 2000

Vista da "cidade" - 1940

Acervo Histórico Municipal

Primeiros edifícios de BC - 1973

Acervo Histórico Municipal

Início do adensamento da orla - 1982

clicrbs

·
Registered
12,615 Posts
Pra quem quiser saber mais sobre obras concluídas, em andamento e futuras em Balneário Camboriú, visite http://www.balneariocamboriu.sc.gov.br/ e no canto esquerdo inferior, baixe a Revista de Prestação de Contas.

E aparecem lá coisas interessantes, como nova iluminação na Avenida Atlântica, Reurbanização do Calçadão Central, Passarela da Barra etc etc...

·
Registered
677 Posts
Sobre essa verticalização absurda que Balneário passou na década 70/80 em diante, o pai de um amigo meu comentou que durante esse período aprovaram uma lei municipal que dava um certo abatimento nos impostos de construtoras que construíssem acima de uma certa altura. O cara é engenheiro civil, mas até onde a história é verídica eu realmente não sei, se alguém souber algo comente :D

·
Registered
21,561 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Pra quem quiser saber mais sobre obras concluídas, em andamento e futuras em Balneário Camboriú, visite http://www.balneariocamboriu.sc.gov.br/ e no canto esquerdo inferior, baixe a Revista de Prestação de Contas.

E aparecem lá coisas interessantes, como nova iluminação na Avenida Atlântica, Reurbanização do Calçadão Central, Passarela da Barra etc etc...
Ah, tem muita coisa interessante aí. Acho que o básico para dar uma melhorada na cidade, seria aterrar a fiação na Atlântica/Brasil, que são obras previstas; alargamento da avenida Atlântica e da faixa de areia, também prevista. E certamente dar uma despoluída no rio Camboriú, que virou uma região nobre, mas ainda sofre com o mau cheiro.

·
Registered
11,032 Posts
Interessante as fotos antigas, d'a pra se ter uma ideia de como a cidade cresceu nas ultimas decadas. O mais incrivel 'e a altura dos empreendimentos, ai surge a duvida, por que t'ao altos? Falta de espaco?

:)

·
instagram: t.l.rekarte
59,575 Posts
Balenario Camboriu me surpreendeu muito quando entrei no SSC
e vendo por estes projetos,por mais que tenha uns ou outros ruins,em geral me parece estar de bom nivel,acho que deve ser a cidade balneario com o melhor skyline do mundo,tanto na quantidade quanto na qualidade

·
Registered
21,561 Posts
Discussion Starter · #10 ·
:cheers:
BC EH SHOW
NAO TEM NEM COMENTARIOS
PROJETOS LINDOS
:eek:kay:

Interessante as fotos antigas, d'a pra se ter uma ideia de como a cidade cresceu nas ultimas decadas. O mais incrivel 'e a altura dos empreendimentos, ai surge a duvida, por que t'ao altos? Falta de espaco?

:)
Sim, os terrenos são escassos, e pequenos (em geral). A orla em si é relativamente pequena, e a cidade fica espremida entre montanhas. Mas como foi dito, desde cedo, quando havia espaço sobrando, foram feitos edifícios altos... aí pode ter rolado mesmo um incentivo ($) por parte da prefeitura.

Balenario Camboriu me surpreendeu muito quando entrei no SSC
e vendo por estes projetos,por mais que tenha uns ou outros ruins,em geral me parece estar de bom nivel,acho que deve ser a cidade balneario com o melhor skyline do mundo,tanto na quantidade quanto na qualidade
Com certeza é uma das cidades com maior relação verticalização/população do mundo. Talvez seja a de maior relação!

·
Registered
21,561 Posts
Discussion Starter · #11 ·
A faixa de areia muito estreita (assim como a avenida Atlântica) é um problema para a cidade. Além do trânsito caótico, a partir das 16 hrs já não há mais sol na praia. Mas aparentemente isso está com os dias contados...

Ronei Brognoli

Jazidas de areia vão ser analisadas para alargamento da Praia Central
(08/09/10) quarta-feira

Nesta semana, o prefeito de Balneário Camboriú, Edson Piriquito assinou em seu gabinete, autorização para que a Secretaria de Administração da prefeitura, através do seu departamento de Compras e Licitação, faça a contratação de uma empresa especializada, que fará os estudos para descobrir as jazidas de areia que se encaixem na granulometria da areia da Praia Central.

Os estudos serão feitos para que o município faça o alargamento da faixa de areia da Praia Central. Segundo o diretor de compras, Rui Dobner, o serviço inclui o mapeamento submarino da jazida submarina através de levantamentos hidrográficos, geotécnicos e geofísicos bem como o desenho dos cortes de dragagem da jazida submarina e o desenvolvimento de recomendações para as obras de dragagem (tipo de draga, custos estimados e tempo de construção).

O trabalho de busca da jazida compreende os serviços de Análises de Reconhecimento de Área, Detalhamento da Jazida e o Projeto de Dragagem e a Modelagem numérica dos impactos da dragagem da Jazida.

Segundo Dobner, ainda nesta semana o edital será publicado nos jornais. Depois de assinado o contrato, a empresa terá 90 dias para levantar as informações solicitadas no edital.

Fonte

·
Registered
12,615 Posts
Minha idéia era que, com o alargamento da faixa de areia, a Avenida Atlântica pudesse ser transformada não uma via expressa, com carros passando a 80 por hora enquanto os velhinhos tentam atravessar, mas numa avenida de 2 ou 3 faixas por sentido, com faixas de conversão, um canteiro central que facilite travessias, ciclovia, etc...

E aí poderia "fechar" a Avenida Brasil, colocando um VLT ou um BRT, alargando suas calçadas em 1 metro, aproximadamente, mas permitindo que moradores acessem seus prédios. Uma idéia seria fazer um VLT/BRT com portas à esquerda, e as duas faixas separadas por um canteirinho, onde poderia ser plantadas árvores de grande porte. Acho que o resultado final ficaria muito bom.

Esse VLT/BRT poderia se integrar ao sistema atual, com linhas alimentadoras (transportaria tanto turistas como moradores), e ser estendido até Itajaí, que também está modernizando seu sistema de transporte coletivo. A idéia seria que mesmo os turistas deixassem seu carro na garagem e usasse o sistema para deslocamentos na orla, de forma rápida, limpa e eficiente.

·
terra da buRRocracia
3,553 Posts
Ah, tem muita coisa interessante aí. Acho que o básico para dar uma melhorada na cidade, seria aterrar a fiação na Atlântica/Brasil, que são obras previstas; alargamento da avenida Atlântica e da faixa de areia, também prevista. E certamente dar uma despoluída no rio Camboriú, que virou uma região nobre, mas ainda sofre com o mau cheiro.
Primeiramente, interessante a ideia do thread. Como frequentador dessa praia, realmente anseio pelas melhorias propostas pela administração municipal, mas confesso que ainda não vi/li o caderno de obras de BC....

Barriga, sofre e sofrerá com o mau cheiro...posso lhe assegurar que boa parte do cheiro se deve a região possuir manguezais, que invariavelmente exalam odores de gás sulfídrico (parece ovo podre) e metano, pela decomposição de matéria orgânica...

E o manguezal, pode apostar, ainda terá que continuar nas margens aonde ele ainda resiste, em ambas as margens...

·
Registered
12,615 Posts
...

Barriga, sofre e sofrerá com o mau cheiro...posso lhe assegurar que boa parte do cheiro se deve a região possuir manguezais, que invariavelmente exalam odores de gás sulfídrico (parece ovo podre) e metano, pela decomposição de matéria orgânica......
Será que não existe nenhum composto que reagisse com o H2S e CH4 e neutralizar a produção desses dois gases? Algo que obviamente não agredisse o meio ambiente. Poderia ser aspergido por um caninho com furos.

·
Registered
21,561 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Minha idéia era que, com o alargamento da faixa de areia, a Avenida Atlântica pudesse ser transformada não uma via expressa, com carros passando a 80 por hora enquanto os velhinhos tentam atravessar, mas numa avenida de 2 ou 3 faixas por sentido, com faixas de conversão, um canteiro central que facilite travessias, ciclovia, etc...

E aí poderia "fechar" a Avenida Brasil, colocando um VLT ou um BRT, alargando suas calçadas em 1 metro, aproximadamente, mas permitindo que moradores acessem seus prédios. Uma idéia seria fazer um VLT/BRT com portas à esquerda, e as duas faixas separadas por um canteirinho, onde poderia ser plantadas árvores de grande porte. Acho que o resultado final ficaria muito bom.

Esse VLT/BRT poderia se integrar ao sistema atual, com linhas alimentadoras (transportaria tanto turistas como moradores), e ser estendido até Itajaí, que também está modernizando seu sistema de transporte coletivo. A idéia seria que mesmo os turistas deixassem seu carro na garagem e usasse o sistema para deslocamentos na orla, de forma rápida, limpa e eficiente.
Essa é uma boa idéia. A avenida Brasil poderia se tornar bem mais atrativa para o pedestre (aquelas calçadas minúsculas, com postes de concreto... sem comentários); e ainda por cima concentrar a maior parte do comércio/griffes, enquanto a Atlântica poderia concentrar mais bares, cafés, boates e afins. Quem sabe daqui a uma ou duas décadas. :D

Primeiramente, interessante a ideia do thread. Como frequentador dessa praia, realmente anseio pelas melhorias propostas pela administração municipal, mas confesso que ainda não vi/li o caderno de obras de BC....

Barriga, sofre e sofrerá com o mau cheiro...posso lhe assegurar que boa parte do cheiro se deve a região possuir manguezais, que invariavelmente exalam odores de gás sulfídrico (parece ovo podre) e metano, pela decomposição de matéria orgânica...

E o manguezal, pode apostar, ainda terá que continuar nas margens aonde ele ainda resiste, em ambas as margens...
Sim, mas é notória a poluição do rio Camboriú. Certamente que isso influi também nos odores! Felizmente a prefeitura está fazendo uma nova estação de tratamento para atender àquela região, acredito que amenize e muito a atual situação. :yes:

·
ego sum ​​ATHEUS
7,700 Posts
Para melhorar Camboriu? bom, para começar mandaria demolir todos os edificios com mais de 8 andares da orla maritima...:cheers:...inviavel,ne? imagino que os amantes de espigões a beira mar estão agora querendo me estrangular...:lol:

·
Compro e vendo likes
7,152 Posts
Para melhorar Camboriu? bom, para começar mandaria demolir todos os edificios com mais de 8 andares da orla maritima...:cheers:...inviavel,ne? imagino que os amantes de espigões a beira mar estão agora querendo me estrangular...:lol:
O prédio mais alto de Camboriú não tem 4 andares, eu acho!

·
Registered
21,561 Posts
Discussion Starter · #19 ·
^^
Hahahaha

Com a gentileza do forista Brazil Guy, a altura oficial das atuais maiores torres de BC... 163.95 metros.

Bom...para quem duvida...
Printscreen da planta de arquitetura com corte vertical que recebi da Embraed

Base

O projeto em si é horrível. Mas é mais um marco nessa nova fase de BC, de construir gigantes, e que com certeza trará novas surpresas (esperamos que melhores). Outro ponto interessante é que os projetos estão se afastando da orla, mesmo os imponentes - como é o caso desse. Para a escassez de terrenos à beira-mar só tem uma solução... demolirem os prédios mais antigos.

1 - 19 of 19 Posts