Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 64 Posts

·
Registered
Joined
·
608 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
O município de Balneário Rincão foi criado em 2003, mas sua instalação só se dará em 2012, após as eleições proporcionais e majoritária. Até lá, o novo município será administrado pelo município mãe: Içara.

Somente depois da aprovação da lei complementar que define regras para criação, incorporação, fusão, desmembramento e instalação de municípios, é que se teve certeza de que a emancipação era realidade.

O Balneário Rincão não é uma praia turística, inexistindo infra-estrutura que possa atender essa espécie de demanda. A esmagadora maioria das pessoas que frequentam o balneário residem e têm seus afazeres nas cidades vizinhas, como Criciúma, Içara, Siderópolis, Nova Veneza, Cocal do Sul, Urussanga, etc., mas nos meses de temporada elas fecham suas casas na cidade de origem e passam a residir em casas ou apartamentos próprios ou alugados no balneário.

Não há ainda dados estatísticos oficiais sobre a população do Balneário Rincão, mas as estimativas extra-oficiais apontam para algo em torno de 15.000 habitantes (população fixa) e de aproximadamente 150.000 habitantes (população flutuante) na alta temporada.

A maior parte dos moradores fixos do Balneário Rincão reside nos bairro Pedreiras, Urussanga Velha, Barra velha, Lagoa dos Freitas e áreas periféricas ao centro, consideradas as regiões mais carentes do novo município. Há pouquíssimas indústrias e a agricultura é insipiente devido ao solo arenoso e pobre. A pesca também é insignificante, restando a arrecadação de IPTU e a esperança do FPM. O turismo, na verdadeira acepção da palavra, como vimos, inexiste.

Temo que o município do Balneário Rincão venha a ser um dos mais pobres do estado de Santa Catarina, mas ele continuará sendo a "Nossa Praia".

Mancha urbana do novo município de Balneário Rincão.


Municípios vizinhos.


Mesorregião: Sul Catarinense
Microrregião: Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC)
Região metropolitana: Criciúma
Município Mãe: Içara
Municípios limítrofes: Içara, Araranguá e Jaguaruna
Distância até a capital: 195 quilômetros
Criado em: 03 de outubro de 2003
Área:
População residente: 15.000 habitantes (estimativa)
População flutuante: 150.000 pessoas (aproximadamente)
Altitude: 3 metros
Clima: Subtropical
Fuso horário: UTC-3

Obs. As fotos com a assinatura "Capmel" são de minha autoria.

1 - Nascer do Sol.


2 - Região central.


3 - Outro ângulo da região central.


4 - Panorâmica com a Zona Sul em primeiro plano.


5 - Panorâmica. Ao fundo podemos observar o Morro dos Conventos, em Araranguá.


6 - A Lagoa dos Esteves com a Vila Suíça e mais acima a Lagoa do Faxinal. Ao fundo o Balneário Rincão e o Oceano Atlântico.


7 - Lagoa dos Esteves e Oceano Atlântico.


8 - Vista desde o morro da caixa d'água.


9 - Idem.


10 - Vista da janela do meu apartamento.:cheers:


11 - Idem.


12 - Plataforma de pesca (Sul)


13 - Skyline de baixinhos.


14 - Lagoa dos Freitas.


15 - Lagoa dos Esteves.


16 - Lagoa dos Esteves.


17 - Dunas e faixa de areia.


18 - Arroio.


19 - Plataforma de pesca Norte.


20 - Plataforma de pesca.


21 - Pesca da Anchova.


22 - Orla.


23 - Garota Verão.


24 - Sem comentário.


25 - Ginástica na praia.


26 - Praia e Lagoas.


27 - Parque Verde.


28 - Parque Verde.


29 - Parque Verde.


30 - Parque Verde.


31 - Parque Verde.


32 - Parque Verde.


33 - Parque Verde.


34 - Parque Verde.


35 - Antiga igreja transformada em museu.


36 - Lagoa dos Esteves.


37 - Campestre.


38 - Dunas.


39 - Rio Urussanga.


40 - Faixa de areia.


41 - Quiosque.


42 - S....


43 - Tempestade chegando, banhistas saindo, surfistas entrando.


44 - Lagoa do Jacaré.


45 - Lagoa do Jacaré.


46 - Lagoa dos Esteves.


47 - Lagoa dos Esteves.


48 - Igreja.


49 - Pôr do Sol.


50 - Para finalizar, uma da sede do município mãe (Içara).


Até ser intalado, o que ocorrerá no final de 2012, o Balneário Rincão permanecerá sob a administração do município de Içara.
Veja também o thread sobre Içara: Içara (SC) vizinha de Criciúma (Bônus: foto 3D)
 

·
Pro SP fiant eximia
Joined
·
6,608 Posts
Belas fotos, muito bonito o novo municipio :eek:kay:
 

·
Registered
Joined
·
12,696 Posts
Concordo com o santista, acho que para uma cidade balneária, Rincão tem uma boa infraestrutura. As casas são bonitas, dá um belo aspecto de cima, muitas ruas pavimentadas (ao contrário de outros balneários, como por exemplo, Barra do Sul). Não sei como é a capacidade do fornecimento de água encanada, se falta água no verão, e imagino que o acesso pelas SC-444 deve ser complicado, mas fora isso, a natureza deu uma bela força pra região.
 

·
Paranoid Android
Joined
·
7,403 Posts
Não sou muito favorável a desmembramentos e emancipações. Em geral, as novas estruturas administrativas criadas só servem pra gerar gastos e empregar burocratas em municípios que mal conseguem se sustentar por conta própria.

Por outro lado, o lugar é lindo. Se houver incentivo e investimentos em turismo, tem tudo pra se tornar uma BC do Sul (de preferência sem prédios altos fazendo sombra na praia :poke:)! Quem sabe assim possa se livrar da dependência do FPM...

As fotos estão ótimas! Parabéns pelo belíssimo thread! :cheers:
 

·
Registered
Joined
·
16,180 Posts
^^ Eu tinha algumas dúvidas sobre essas duas emancipações que ocorreram em Santa Catarina. Mas após conhecer a fundo a realidade de uma dessas novas cidades, Pescaria Brava, agora apoio totalmente. A situação de lá é de TOTAL abandono. Mesmo. A prefeitura de Laguna mal tinha capacidade de nomear nome de ruas ou passar asfalto nas vias de terra - bem verdade que hoje a rodovia estadual está pavimentada em apoio com o governo do Estado. A receita a ser aplicada com Pescaria Brava emancipada vai ser cerca de 10x maior que Laguna aplica hoje nas comunidades do município. Por mais que tenha interesse político por trás, há também vantagens para os moradores.



Quanto a Balneário Rincão, me parece ser um município já com situação melhor que outros vizinhos, como Balneário Gaivota e Balneário Arroio do Silva - e se bobear até mesmo Jaguaruna. Vejo que Içara perdeu um belo pedaço de terra.

Acho admirável essas lagoas. Ali na dos Esteves tem casas bem interessantes. A do Jacaré é muito bem cuidada.
Balneário Rincão tem também muitas casas grandes e de padrão classe média alta. Tem futuro.
 

·
Registered
Joined
·
30,781 Posts
Nossa, imaginei ser um lugar sem estrutura e quando vejo as fotos, me deparo com um lugar bonito, belas casas , lindas paisagens e um lugar aconchegante.:)


Gostei muito do lugar! Lindo!
 

·
Rio de Janeiro
Joined
·
31,449 Posts
Nossa, que município mais simpático e agradável. E a praia então hein? :drool:
Agora, ali só vivem 15.000 pessoas? Adorei o thread. Parabéns ao autor. :applause:
 

·
Banned
Joined
·
241 Posts
Gostei da seleção de fotos, o Rincão tem várias casas bonitas. E as lagoas são lindas e com uma boa estrutura. Aquela loirinha da foto 25 se parece muito com a minha colega de trabalho, vou ali perguntar se é ela mesmo hahahaha

Achei o Rincão um pedaço de Içara um pouco mal cuidado, talvez isso seja um dos motivos da emancipação, não? Me parece que Içara não conseguia investir muito em um espaço urbano tão grande. Mas como não entendo nada desse tipo de política, são só achismos meus. :)
 
1 - 20 of 64 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top