SkyscraperCity banner
1 - 20 of 32 Posts

·
Inconsciente Coletivo
6,114 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Itaú contesta venda da Nossa Caixa ao BB e pede leilão

Por AE

Agência Estado Um dia após ser anunciada, a negociação para a venda da Nossa Caixa para o Banco do Brasil (BB) foi contestada ontem pelo presidente do Banco Itaú, Roberto Setubal. Em declaração ao jornal O Estado de S. Paulo, o presidente do segundo maior banco privado do País cobra maior transparência no negócio e defende a realização de um leilão, o que garantiria melhor preço pelo patrimônio do banco estadual paulista. Ele antecipou o interesse do Itaú na disputa.

“Se o governo do Estado de São Paulo pretende vender a Nossa Caixa, entendo que a melhor forma seria um leilão, pois estaria garantido, de forma transparente, o melhor preço para o Estado. O Itaú teria interesse em participar desse eventual leilão”, declarou.

O presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, José Carlos Vaz de Lima (PSDB), afirmou ontem que a instituição tem condições de aprovar a incorporação da Nossa Caixa pelo Banco do Brasil 60 dias após o envio de um projeto do governo paulista para a aprovação da alienação da sua participação no capital do banco estadual, que é de 71,25% - os 28,75% restantes estão em poder de acionistas minoritários.

Lances do BB

O início das negociações para compra da Nossa Caixa é o lance mais ousado do Banco do Brasil no seu plano de manter a liderança no mercado. Essa reação iniciou-se em 2007 com o começo da incorporação do Banco do Estado de Santa Catarina (Besc), processo que deverá estar concluído até agosto, de acordo com informações do próprio banco. Paralelamente, o BB vai incorporar aos poucos as agências do Banco do Estado do Piauí, já federalizado.

O aproveitamento desses antigos bancos estaduais, no entanto, representa pouco diante da necessidade de crescimento num mercado que tende a ser cada vez mais concentrador. Com o anúncio feito na noite de quarta-feira, o BB acelera essa estratégia, de forma a responder aos concorrentes privados que adquiriram pelo menos 30 bancos nos últimos dez anos.

O Estado de S. Paulo.

Bradesco defende leilão para Nossa Caixa

Por Milton F. da Rocha Filho

Agência Estado

O presidente do Conselho de Administração do Bradesco, Lázaro Brandão, defende que o banco estadual paulista Nossa Caixa seja vendido por meio de leilão para que não seja eliminado o direito de concorrência. "O leilão traz as coisas às claras como o preço correto, que seria formado a partir da concorrência entre os interessados", disse Brandão hoje pela manhã, ao comentar a notícia de que o Banco do Brasil está negociando a incorporação da Nossa Caixa.

"As regras de mercado devem prevalecer com a realização de uma licitação pública, que seria mais legítimo. Sem dúvida interessa ao Bradesco participar do processo, isso é inegável", afirma Brandão. Para ele, "o Banco do Brasil é o candidato forte, mas não se pode eliminar o direito de concorrência".

·
Inconsciente Coletivo
6,114 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Nossa Caixa ON dispara 42,72% e BB ON sobe 1,03%

Por Cesar Bianconi
Agência Estado

As ações ordinárias da Nossa Caixa iniciaram o pregão de hoje na Bolsa de Valores de São Paulo em alta de 35,69%, valendo R$ 37,45. Os papéis reagem nesta sexta-feira ao anúncio, na noite de quarta-feira, véspera de feriado, de que o Banco do Brasil e o Governo do Estado de São Paulo iniciaram negociação para a incorporação da Nossa Caixa pela instituição federal, operação que depende de prévia autorização da Assembléia Legislativa estadual.

Os papéis do banco estatal paulista ficaram em leilão por cerca de 20 minutos na abertura do pregão da Bovespa esta manhã. Às 10h27, Nossa Caixa ON acelerava a alta para 42,72%, a R$ 39,39. Já as ações ON do Banco do Brasil começaram a sessão em baixa de pouco menos de 1%, mas mudaram de direção e subiam 1,03%, a R$ 29,45. O Ibovespa tinha baixa de 0,56% no mesmo horário.

·
Premium Member
0 Posts
Absolutamente escandaloso o que o Serra tentou fazer. Vender um patrimônio do Estado, sem sequer botar à leilão? E ainda mais tentar vender para o Governo Federal?

Seria um desastre se a Nossa Caixa caísse nas mãos do Governo Federal - se é para ser explorado por alguém, eu prefiro mil vezes ser explorado pelo Itaú ou Bradesco que ainda reinvestem um pouco do que ganham em São Paulo. O Governo Federal só existe em São Paulo para sugar e se apropriar.

O Serra não fez NADA pelo Estado e pela cidade nos seus dois últimos mandatos - esse sujeito só quer saber da sua candidatura presidencial e São Paulo que vá para as favas. Decepcionante e ultrajante.

Será o benedito que não há UM parlamentar que realmente lute pelos interesses do Estado?

·
Registered
5,072 Posts
Absolutamente escandaloso o que o Serra tentou fazer. Vender um patrimônio do Estado, sem sequer botar à leilão? E ainda mais tentar vender para o Governo Federal?

Seria um desastre se a Nossa Caixa caísse nas mãos do Governo Federal - se é para ser explorado por alguém, eu prefiro mil vezes ser explorado pelo Itaú ou Bradesco que ainda reinvestem um pouco do que ganham em São Paulo. O Governo Federal só existe em São Paulo para sugar e se apropriar.

O Serra não fez NADA pelo Estado e pela cidade nos seus dois últimos mandatos - esse sujeito só quer saber da sua candidatura presidencial e São Paulo que vá para as favas. Decepcionante e ultrajante.

Será o benedito que não há UM parlamentar que realmente lute pelos interesses do Estado?

Parece que o ativo maior da Nossa Caixa tem que ficar em banco público pela lei, por isso que estão tentando vender para o banco do brasil, para ser diferente teria que mudar a lei.

Eu também acho que devia ir a leilão,o estado conseguiria vender por um preço maior eu acho.

Quanto ao Serra eu concordo em parte, se vc reparar nas entrevistas dele, ele sempre fala se dirigindo ao Brasil e não a São Paulo, mas eu acho que ele esta fazendo um governo razoavel.

·
Fasten your seat belt
1,508 Posts
Essa história de leilão é uma panacéia inventada pelo Bradesco e pelo Itaú para levar vantagem em cima do GESP, porque elas sabem que se uma delas comprar a Nossa Caixa elas perdem o monopólio sobre os depósitos judiciais do estado de São Paulo, ao contrário do BB, que sendo um banco público pode manter estes depósitos. Sendo assim o BB está disposto a pagar muito mais pela Nossa Caixa do que os bancos privados, daí vem Bradesco e Itaú apelar para a opinião pública no jornal pra depois dar o tombo em um eventual leilão, em que o banco com certeza seria vendido a um preço inferior.

·
Premium Member
0 Posts
Essa história de leilão é uma panacéia inventada pelo Bradesco e pelo Itaú para levar vantagem em cima do GESP, porque elas sabem que se uma delas comprar a Nossa Caixa elas perdem o monopólio sobre os depósitos judiciais do estado de São Paulo, ao contrário do BB, que sendo um banco público pode manter estes depósitos. Sendo assim o BB está disposto a pagar muito mais pela Nossa Caixa do que os bancos privados, daí vem Bradesco e Itaú apelar para a opinião pública no jornal pra depois dar o tombo em um eventual leilão, em que o banco com certeza seria vendido a um preço inferior.
Não vejo como em um Leilão com os três o banco seria vendido por um preço inferior?

O que está em jogo aqui é muito mais que os depósitos judiciais. A rede da Nossa Caixa é enorme e qualquer banco pagaria os olhos da cara para aumentar a distribuição no filé mignon do mercado Brasileiro, sobretudo em uma época como essa e com players lutando desesperadamente por posições no ranking.

De qualquer forma é estranha a idéia de vender a Nossa Caixa. Não que eu ache que o estado deva se envolver com serviços bancários, mas qual seria o objetivo desta venda? A arrecadação de ICMS tem disparado nos últimos dois anos, não há motivo algum para o estado buscar mais caixa, a não ser se o propósito for exclusivamente eleitoreiro.

·
loading...
2,223 Posts
não há motivo algum para o estado buscar mais caixa, a não ser se o propósito for exclusivamente eleitoreiro.
Você não deve ver tv, a cidade tá caótica, o estado têm que vender e investir tudo em transporte...:bash:
Ontem no jornal da globo eles falaram que não fariam leilão porque isso seria privatização(o velho fantasma brasileiro) e o estado não estava interessado nisso.

·
Premium Member
0 Posts
A cidade sem dúvida precisa de obras, mas nunca o Estado de São Paulo arrecadou tanto dinheiro. O que está sendo feito com esse dinheiro?

Além disso, está mais que na hora que cobrar do Governo Federal a sua parcela de responsabilidade no desenvolvimento da cidade. Porque o Governo Federal não coloca UM CENTAVO no metrô de São Paulo?

·
Inconsciente Coletivo
6,114 Posts
Discussion Starter · #10 ·
^^

Antes fosse só no metrô, não colocam um centavo no estado inteiro.

·
Manaus, Amazonas, Brasil
10,881 Posts
Não sei o que vocês pensam acercam da venda da Nossa Caixa para o BB. Eu não vi com bons olhos, afinal de contas a Nossa Caixa era um banco paulista, que, pelos menos aparentemente, era lucrativo.
Não sou paulista, mas adotei este estado como a minha segunda casa e fico triste de ver que os tradicionais Banespa e Nossa Caixa já não existem mais.

·
Registered
5,072 Posts
Eu sou totalmente favorável a privatização, a Nossa Caixa dá lucro mas tem um desempenho muito aquém do que deveria ter, eu acho que empresas estatais só servem de cabide de emprego para políticos sem nenhuma capacidade para o cargo,além do que é muito difícil que as mesmas não sejam prejudicadas por políticos corruptos, ou que sua rentabilidade seja aplicada em interesses escusos.

O governo deve se empenhar para que o banco seja vendido por um preço justo, e que mostre onde o dinheiro será claramente aplicado.

1km de metro custa U$100 milhões, é muito caro, São Paulo precisa investir urgentemente no metrô para a cidade não parar,além do que precisa investir em outras áreas no resto do estado, por isso se faz necessário a vinda de verba extra, até porque não tem ajuda do governo federal.

Espero que o estado consiga vender a CESP também.

·
Banned
27,387 Posts
^^ Não deveria existir leilão, pois o BB não vai privatizar a Nossa Caixa e vai manter seus funcionários, agora, privatizando, pode ter certeza, que os 12 mil empregos vão acabar.

·
Registered
5,072 Posts
^^

O estado quer impor em uma eventual venda que os empregos sejam mantidos, eu acho que em um leilão a chance de pagar mais do que o bb é maior.

·
Paulista!
93 Posts
O Estado não quer impor nada, o BB que fez uma proposta de compra e então foram iniciadas as negociações, como ocorreria com quaisquer outras empresas. A única dúvida é se o Estado é obrigado ou não a fazer o leilão, mesmo no caso de incorporação.

Em todo o caso, sou radicalmente contrário à venda, por duas razões:
- O Estado não teria mais um banco para operacionalizar algumas políticas, como concessão de micro-crédito e projetos similares.
- O atendimento do BB é péssimo, enquanto que o da Nossa Caixa está cada dia melhor.

·
Banned
27,387 Posts
^^

O estado quer impor em uma eventual venda que os empregos sejam mantidos, eu acho que em um leilão a chance de pagar mais do que o bb é maior.
^^ De forma alguma, pois, se o banco é estatal, eu duvido que todos os funcionários vão querer ser CLT. E no caso do BB, eles vão ser incorporados aos quadros funcionais do BB.

É bem diferente, e até mesmo pq, o Serra já bateu o martelo, vai ser negociado apenas pelo BB e mais ninguem. E outra, se os bancos quiserem melar o processo.

O governo cancela a negociação, e isso sairia muito caro para todos os bancos postulantes.

·
Registered
5,072 Posts
O Estado não quer impor nada, o BB que fez uma proposta de compra e então foram iniciadas as negociações, como ocorreria com quaisquer outras empresas. A única dúvida é se o Estado é obrigado ou não a fazer o leilão, mesmo no caso de incorporação.

Em todo o caso, sou radicalmente contrário à venda, por duas razões:
- O Estado não teria mais um banco para operacionalizar algumas políticas, como concessão de micro-crédito e projetos similares.
- O atendimento do BB é péssimo, enquanto que o da Nossa Caixa está cada dia melhor.
Impor é modo de dizer porque eu acho que nem pode impor, mas o estado quer o compromisso que não ocorram demissões.

Quanto a concessão de crédito o estado vai criar uma agência de fomento.

·
Registered
5,072 Posts
^^ De forma alguma, pois, se o banco é estatal, eu duvido que todos os funcionários vão querer ser CLT. E no caso do BB, eles vão ser incorporados aos quadros funcionais do BB.

É bem diferente, e até mesmo pq, o Serra já bateu o martelo, vai ser negociado apenas pelo BB e mais ninguem. E outra, se os bancos quiserem melar o processo.

O governo cancela a negociação, e isso sairia muito caro para todos os bancos postulantes.
É melhor ser CLT do que perder o emprego né.

·
Registered
203 Posts
Tanto a Nossa Caixa quanto o Banco do Brasil são regidos por CLT. O que o Serra deseja é a rapidez na obtenção de recursos para o Estado, algo que seria conquistado com a venda direta da Nossa Caixa para o BB, já que o Banco do Brasil quer expandir a sua atuação no estado de São Paulo, além do Serra poder utilizar o fato de depósitos judiciais serem obrigatoriamente depositados em bancos públicos como barganha, de forma a vender a Nossa Caixa por um preço maior ao Banco do Brasil do que seria feito a outros bancos com uma privatização. O próprio Serra disse que ser o valor oferecido pelo BB não for interessante a Nossa Caixa não será vendida diretamente para o banco.

·
Banned
1,266 Posts
Aprovo a venda para o Banco do Brasil, nosso grande patrimônio, estatal! Privatizar é desfazer de um bem que conseguimos com custo, e entregar de mão beijada para qualquer banco, por pouco dinheiro, para eles lucrarem mais ainda, prefiro o Governo Federal lucrar com isso!

1 - 20 of 32 Posts