Skyscraper City Forum banner
1 - 18 of 18 Posts

·
Registered
Joined
·
2,057 Posts
Discussion Starter · #1 ·
As bandeiras da Catalunha, da Espanha e da UE no Aeroporto El Prat

Conheci Barcelona em janeiro passado e preciso dizer que foi a melhor que conheci, em toda a vida. Apesar de ter passado muito pouco tempo na cidade (meros 3 dias), ela para mim superou Madrid, Paris, Londres, enfim. É uma cidade jovem, mas repleta de edifícios antigos e de arquitetura curiosa (afinal, lá é que estão muitas das obras mais famosas do arquiteto Gaudí); globalizada, mas que conserva uma identidade local incrível, forte e orgulhosa. Seguem então algumas fotos que tirei na minha estada, a maioria do famoso distrito da Cidade Velha (Ciutat Vella) no coração da cidade:


Essa é a Carrer (Rua) del Sots-Tinent Navarro, perto de meu hotel. À direita, uma imenso muro que acredito estar aí desde a época dos romanos na cidade (e posteriormente alterado e complementado). Acho engraçado esse “convívio” de prédios mais contemporâneos e ruínas históricas, além do compartilhamento de vias. Nessa rua também veiculam normalmente automóveis.

Nesses centros históricos, o melhor a se fazer é, naturalmente, caminhar e se perder por aí. Eventualmente chega-se a praças como essa – a Plaça dels Traginers, cercada por predinhos e que, no momento, era o set de filmagem de um grupo de jovens.



O bem-humorado conselho escrito à caneta na placa: “Comprét una Playstation”



No dia seguinte, as mesmas pessoas continuavam a filmar no seu set ao ar livre:


Barcelona conta com um serviço público de aluguel de bicicletas, o Bicing, que possui diversos pontos espalhados pela cidade. Este aqui fica na Plaça del Rei, assim chamada por estar nas imediações do complexo onde habitavam os monarcas, no tempo que Barcelona era a capital do reino de Aragão:


Mais uma viela; desta vez, a Carrer de la Daguería:


Uma das praças mais importantes da região é a Plaça de Sant Jaume (onde comi sanduíches deliciosos na Can Conesa), que abriga prédios importantes como o Palau de la Generalitat, que imagino ser uma espécie de Palácio da Cidade de Barcelona (tive de inclinar a máquina para caber até a bandeira :D):


Também é local para realização de eventos como apresentações musicais, peças públicas e alguns protestos (perdoem-me a falta de um tripé, mas a câmera era muito ruinzinha):


Outra praça importante da região é a Plaça Reial, um quadrilátero cercado por prédios mais modernos:


Uma importante avenida da Cidade Velha é a Via Laietana, que flui em direção à orla barcelonina, a região do Porto Velho (Port Vell):




Um ponto interessante é a Catedral de Barcelona, que imagino ser a maior enquanto o templo da Sagrada Família não fica pronto. Assim como a famosa e monumental igreja, a Catedral também é um projeto de Antoni Gaudí. Eu tentei assistir à apresentação de sardana (a dança que é um dos símbolos do orgulho catalão), mas só encontrei imigrantes dançando hip-hop e famílias com suas proles caminhando pela pedonal Avinguda de la Catedral:




Mas mesmo inconcluída, o Templo Expiatório da Sagrada Família (fora da cidade velha) é, sem dúvida, um dos mais famosos, belos e diferentes edifícios eclesiásticos que existem:


A catedral é muito maior que parece!

O interior ainda é completamente tomado por andaimes, telas de proteção e sacos de cimento. Se eu não me engano, assim prosseguirá até 2025 (ou 2050, não me lembro).


Mas ela já possui alguns marcos interessantes, como os belos vitrais, que produzem um efeito interessante quando iluminados:




Para quem não tem medo de altura (ou dos ventos fortes), o elevador leva ao topo de uma das torres, descortinando belas vistas da cidade, além de uma visão privilegiada de alguns detalhes pitorescos, como o conjunto de frutas que decoram alguns pináculos desse enorme “castelo de areia”:




O Templo também já é uma das construções mais altas (senão a mais alta) da cidade:




A parte mais antiga de BCN conta com algumas igrejas menores bonitas também, como a Església (Igreja) de Santa Maria del Mar. A rua que lhe dá acesso:


Uma das torres da igreja. Acho interessante esse aspecto dessas cidades antigas, com as igrejas nos centros das praças e as construções em volta.


Montjuïc, vista do observatório da Sagrada Família:


Uma das maiores atrações da cidade, indo mais para o interior, é o Parc Güell, que também conta com obras de Gaudí (Gaudí deve ser para Barcelona o que Niemeyer é para Niterói ou Brasília). As ladeiras que lhe dão acesso ficam tão íngremes que é necessário que se suba por escadas rolantes:




A vista que se tem de lá, é, como esperado, incrível:


A imponência do templo da Sagrada Família no meio da cidade:


Suas torres parecem só encontrar competição na dupla de edifícios construídos no complexo olímpico de 1992 e nesta torre que lembra o prédio da Swiss Re em Londres:


Esse imenso campo é sustentado por um conjunto de pilares e uma espécie de pátio coberto, que é acessado por escadas, guarnecidas pela famosa estátua El Drac:


Dos pontos mais altos do Parc Güell, pode-se ter também uma bela vista do Montjuïc (Monte dos Judeus ou Monte de Júpiter, dependendo da versão):


Indo pela orla até o monte, passa-se pela estátua de Colombo, que marca o início das famosas Ramblas, que infelizmente não pude visitar:


O mirante, que conta com um hotel, o acesso ao teleférico e restaurantes que ocupam um deque oferece vistas dignas dessa cidade maravilhosa. Nessa foto, vê-se novamente a Sagrada Família, e, à sua frente, a Catedral.


E, por último, falando na Catedral, dando uma última caminhada antes de partir, chegando no hotel já, ouvi uma música vinda dela. Caminhei as duas ou três quadras que nos separavam e, para minha surpresa, era a sardana! É um acontecimento incrível, no qual dezenas de barcelonís que nunca se viram deixam as coisas no chão e arrumam-se em roda, apenas para celebrar o orgulho de ser catalão. Um belo espetáculo.


Espero que tenham gostado!
 

·
Registered
Joined
·
4,755 Posts
Barcelona é maravilhosa ! conheci em 2006, mas, não se pode dizer que é melhor que Paris ! Paris é imbatível !! mas, Barcelona tem muitas atrações, como você mesmo mostrou, e uma das que mais gostei foi mesmo subir as torres da Sagrada Família, e depois descer por aquelas escadinhas em caracol !!!! "sinistro " !!!! o Parque Guell parece que se está em um sonho , tudo " surreal "!!! pena que vc não andou pelas ramblas !! são bem animadas !! tb fiquei só 3 dias ! deixei de ver muita coisa ! não fui no Montjuiv , nem no santuário Tibidabo !

se quiser complementar suas fotos com as minhas, veja em:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=664316&highlight=
 

·
Registered
Joined
·
2,057 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Barcelona é maravilhosa ! conheci em 2006, mas, não se pode dizer que é melhor que Paris ! Paris é imbatível !! mas, Barcelona tem muitas atrações, como você mesmo mostrou, e uma das que mais gostei foi mesmo subir as torres da Sagrada Família, e depois descer por aquelas escadinhas em caracol !!!! "sinistro " !!!! o Parque Guell parece que se está em um sonho , tudo " surreal "!!! pena que vc não andou pelas ramblas !! são bem animadas !! tb fiquei só 3 dias ! deixei de ver muita coisa ! não fui no Montjuiv , nem no santuário Tibidabo !

se quiser complementar suas fotos com as minhas, veja em:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=664316&highlight=
Não posso negar que Paris é imbatível em termos de beleza, mas acho que não tive uma boa experiência com os parisienses. Faltou-me calor humano na cidade, incrivelmente. Os garçons são, comme d'habitude, arrogantes e pretensiosos. As pessoas são desconfiadas e olham para você com um horror que poucas vezes vi em outras cidades. Sem contar os ciganos, que infestam os pontos turísticos!!! Só conseguia despistá-los quando os encarava e não dizia palavra, como se não entendesse nem inglês, francês ou qualquer língua que eles viessem a conhecer.

Mas, pensando um pouco, realmente isso é da alma da cidade. "Os cães ladram e a caravana passa" ahahaha.

De qualquer maneira, Barcelona me conquistou por essas demonstrações de afeto coletivo. É tão bom ser bem recebido em uma padaria escondida em uma viela, ou dar de cara com esse espetáculo que é a sardana. São coisas que eu pessoalmente não vi em Paris (apesar de ter presenciado eventos interessantes, como o Ano-Novo Chinês e a bela passeata perto do Pompidou)!

Mas espero um dia lá voltar e "desfazer" essa impressão hahaha! Digamos que Paris seja a minha capital preferida.

Pena também que não pudeste caminhar pelo Montjuïc. É uma bela caminhada, além de ser uma vista incrível. Quase o troquei pelo teleférico que fica ali perto, mas não me arrependo nem um pouco.

E darei uma olhada nas fotos! Barcelona como cenário é garantia de boas fotos.
 

·
Registered
Joined
·
5,655 Posts
Barcelona é unica. Eu gosto de tudo, principalmente o fato de não ser perfeitinha, de suas ruelas escuras, a arquitetura diversificada, a cultura efervescente...
 

·
Registered
Joined
·
2,794 Posts
Barcelona é fantástica! Arquitetura sensacional...

:drool:
 

·
Perfil
Joined
·
5,549 Posts
Linda e com estilo, a densidade de prédios históricos é incrível.
 

·
:)
Joined
·
221 Posts
Barcelona é demais! estive lá no começo de Junho, apenas 4 dias, mas é uma das cidades que mais amei em conhecer. Visitei Las Ramblas, Camp Nou, as praias (Barceloneta, Nova Icaria, etc), Porto Olimpico, a Sagrada Familia que é magnifica, etc. sem contar na hospitalidade das pessoas...
valeu, thread muito bom!
 

·
Registered
Joined
·
2,724 Posts
Não posso negar que Paris é imbatível em termos de beleza, mas acho que não tive uma boa experiência com os parisienses. Faltou-me calor humano na cidade, incrivelmente. Os garçons são, comme d'habitude, arrogantes e pretensiosos. As pessoas são desconfiadas e olham para você com um horror que poucas vezes vi em outras cidades. Sem contar os ciganos, que infestam os pontos turísticos!!! Só conseguia despistá-los quando os encarava e não dizia palavra, como se não entendesse nem inglês, francês ou qualquer língua que eles viessem a conhecer.

Mas, pensando um pouco, realmente isso é da alma da cidade. "Os cães ladram e a caravana passa" ahahaha.

De qualquer maneira, Barcelona me conquistou por essas demonstrações de afeto coletivo. É tão bom ser bem recebido em uma padaria escondida em uma viela, ou dar de cara com esse espetáculo que é a sardana. São coisas que eu pessoalmente não vi em Paris (apesar de ter presenciado eventos interessantes, como o Ano-Novo Chinês e a bela passeata perto do Pompidou)!

Mas espero um dia lá voltar e "desfazer" essa impressão hahaha! Digamos que Paris seja a minha capital preferida.

Pena também que não pudeste caminhar pelo Montjuïc. É uma bela caminhada, além de ser uma vista incrível. Quase o troquei pelo teleférico que fica ali perto, mas não me arrependo nem um pouco.

E darei uma olhada nas fotos! Barcelona como cenário é garantia de boas fotos.
Que pena você não ter podido ir ao Monjuic. É uma delícia descer lá do castillo (que não tem nada demais) até a Praça de Espanha, passando pela Fundação Miró e pelo Museu de Arte da Catalunha, que tem a maior coleção românica do mundo (quem tem paixão pela idade enlouquece com esse museu) e, depois, as perspectivas, o clima, a alegria, a simpatia da gente local, enfim, tudo é maravilhoso. E, quando você voltar, isso porque ninguém vai a Barcelona uma única vez, não deixe de ir ao Tibidabo (que tem um parque de diversões daqueles antigos, do tempo da vovó, além de uma vista completa da cidade que é um deslumbramento) e ao Parque Guell. Ai Barcelona, um pedacinho do meu coração ficou aí, bem na Praça da Catalunha, ou será na Praça da Catedral, ou no Paseig de Gracia, ou, ou, ou...nem sei. Adoro essa cidade!

Super obrigado Eric!
 

·
Registered
Joined
·
2,057 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Obrigado pelos comentários!

Barcelona é unica. Eu gosto de tudo, principalmente o fato de não ser perfeitinha, de suas ruelas escuras, a arquitetura diversificada, a cultura efervescente...
Acho engraçado que mesmo os prédios antigos catalães tem algo único, que dá pra identificar de longe! Sempre parece que os prédios, tais quais a Sagrada Família, são feitos de areia.

Só o skyline que é meio feio. Meio Marrocos. algo do tipo..

Nesse ponto, Madrid é mais bonita.
É verdade. A cidade é mais bonita do chão.

Que pena você não ter podido ir ao Monjuic. É uma delícia descer lá do castillo (que não tem nada demais) até a Praça de Espanha, passando pela Fundação Miró e pelo Museu de Arte da Catalunha, que tem a maior coleção românica do mundo (quem tem paixão pela idade enlouquece com esse museu) e, depois, as perspectivas, o clima, a alegria, a simpatia da gente local, enfim, tudo é maravilhoso. E, quando você voltar, isso porque ninguém vai a Barcelona uma única vez, não deixe de ir ao Tibidabo (que tem um parque de diversões daqueles antigos, do tempo da vovó, além de uma vista completa da cidade que é um deslumbramento) e ao Parque Guell. Ai Barcelona, um pedacinho do meu coração ficou aí, bem na Praça da Catalunha, ou será na Praça da Catedral, ou no Paseig de Gracia, ou, ou, ou...nem sei. Adoro essa cidade!

Super obrigado Eric!
Hahaha mas eu fui! Lembro que estava batendo perna pelo Porto Velho e não sabia se pegava o teleférico ou subia Montjuïc. Parei em um ponto de ônibus e perguntei ao pessoal que lá estava o que eles achavam melhor. Depois de uma breve deliberação da comissão, disseram que era pra ir pra Montjuïc (não sei nem se eles me entenderam, afinal de contas o teleférico se pega no topo do monte, como vim a descobrir). Enfim, só mais uma demonstração de receptividade desse povo alegre e orgulhoso.

Uma pena ter passado tão pouco tempo na cidade. De museus, só vi mesmo o do Picasso. Fora isso, foram dois dias de muita caminhada e comida. A sua diga do Museu de Arte da Catalunha vem muito bem a calhar, pois adoro arte românica. Com certeza irei na minha próxima viagem, além da Fundação Miró, mesmo porque ele é de longe meu artista favorito. Também tenho de ir ver o Tidibabo e o Camp Noù. Enfim, já tenho uma semana preenchida. Porque mais que qualquer coisa, o que mais me prende a atenção lá é ficar andando pelas vielas e dando de cara com alguma coisa interessante.

Barcelona é uma cidade que me conquistou assim mesmo. É incrível! Parecia algo magnético. Minha mãe ama Paris, e sempre fala que em outra vida ela devia ser parisiense. Seguindo essa linha de raciocínio, com certeza eu era barceloní. Nossa, o que era aquela dança coletiva na Praça da Catedral... surreal, incrível.
 

·
Registered
Joined
·
2,057 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Lindissima Barcelona. Eh verdade que as pessoas que vivem em Barcelona nao gostam de ser chamadas de Espanhois?

LS.
Da minha experiência lá, eles parecem não se incomodar em falar espanhol. Mas percebe-se que são muito orgulhosos da origem catalã, que é uma língua linda, que um dia espero conhecer mais. O transporte público, por exemplo, anuncia tudo em catalão, se eu me lembro bem. Não tive problemas em falar castelhano por lá, mas sempre caía bem cumprimentar com um "bon día" e se despedir com um "moltes graciès". :)
 

·
Banned
Joined
·
2,300 Posts
Barcelona é surreal, fantástica, incrível... Ah coisa de outro mundo!!!
 
1 - 18 of 18 Posts
Top