SkyscraperCity banner

1 - 20 of 141 Posts

·
braaaap all day!
Lss911
Joined
·
4,712 Posts


A Apúlia é uma região da Itália meridional com 19 541 km² cuja capital é Bari. Em 2017 tinha 4 049 743 habitantes (densidade: 207,2 hab./km²). É formada pelas províncias de Foggia, Barletta-Andria-Trani, Tarento, Brindisi e Lecce e pela cidade metropolitana de Bari (antiga província de Bari, dissolvida em 2015).

É a região mais oriental de Itália. A sua parte mais a sul, a península de Salento, constitui o chamado "salto da bota italiana". É limitada pela regiões italianas de Molise a noroeste, Campânia a oeste-sudoeste e Basilicata a sul. A leste é banhada pelo mar Jónico e estreito de Otranto, a sul pelo golfo de Tarento (parte do mar Jónico) e a norte pelo mar Adriático. Do outro lado do Adriático e mar Jónico situam-se a Croácia, Bósnia e Herzegovina, Albânia (o cabo de Otranto, o ponto mais oriental da Itália, situa-se a 72 km da costa albanesa), Montenegro e Grécia.

O gentílico em português dos naturais da Apúlia é apuliense[1][2] ou apuliano;[3][4] em italiano é pugliesi.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Apúlia



Andria - Castel del Monti



Gravina di Puglia



Bari



Alberobello



Giovinazzo



Trani

Prosseguindo com o conjunto de threads sobre arquitectura romância/gótica menos conhecida mas muito iriginal e peculiar!

Apresento-vos a Catedral de Trani!
Situa-se na Itália numa belíssima paisagem enquadrada pelo mar Mediterrâneo e é mais um exemplo das especificídades muito próprias que o romÂnico assumiu aqui. Ergue-se na pequena na região de Apulia no Sul de Itália na pequena localidade de Trani e foi construíuda de 1150 a 1250.
O estilo é românico e tem, no exterior, como características mais peculiares a alta torre onde se destaca a sucessão de janelas em que por cada andar mais alto as janelas vão se tornando mais amplas (mais um lume por cada andar) e também o facto de esta estar assente sobre uma arcadia de arco quebrado.
Interessante é também a esntrada com escadaria dupla paralela à fahcada em vez de perpendicular.
Toda a igreja é dominada por uma expressão de verticalidade e influência da normandia.









 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
quem ve a primeira e a segunda foto pode ficar com uma ma impressão da igreja mas de facto é um belo monumento, diferente do desenho tradicional a k estamos habituados, em resumo, linda :drool: excelente achado Lss :eek:kay:
 

·
braaaap all day!
Lss911
Joined
·
4,712 Posts
Discussion Starter · #6 ·
como em quase todos as construções da época que duram decadas e decadas e decadas...é normal que se façam alterações no projecto inicial. A torre do projecto original deve ter sido complementada com elementos já de gosto gótico. Naturalíssimo.
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Ah, entao foi daqui que a EPAC tirou o molde...:laugh:
Gosto bastante da abside... Do resto, precisava de mais fotos para ter 1 opinião mais concreta...:eek:kay:
 

·
braaaap all day!
Lss911
Joined
·
4,712 Posts
Discussion Starter · #10 ·
JohnnyMass said:
não é assim tão desconhecida!:D sempre me fascinou a sua localização junto à água.

Sim, mas para pessoas com a tua cultura...
 

·
braaaap all day!
Lss911
Joined
·
4,712 Posts
Discussion Starter · #12 ·
aqui nota-se bema verticalidade desta igreja, as escadas e o altíssimo trnasepto não-saliente.
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Realmente...sao vulgares os transeptos não-salientes?
 

·
braaaap all day!
Lss911
Joined
·
4,712 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Reflex said:
Realmente...sao vulgares os transeptos não-salientes?
Até são...na Itália são muito. Em Portugal também há usn quantos. Já na Inglaterra os transeptos são sempre super-salientes e surgem muitos transeptos duplos!
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Mas por norma (e pelo menos em Portugal) os transeptos não-salientes encontram-se em ambientes urbanos, em que as igrejas nao têm espaço, estando muito delas com edificios colados....;)
 

·
braaaap all day!
Lss911
Joined
·
4,712 Posts
Discussion Starter · #17 ·
claro, são exmeplos disso a notre-dame de paris ou a de catedral de Chartes
 

·
Old is new
Joined
·
3,786 Posts
A fachada, principalmente na primeira foto, tem um certo quê veneziano (pelo menos pra mim hehe). Bem interessante a torre sobre o arco na lateral e os semi-circulos salientes nos fundos. ;)
 

·
Registered
Joined
·
8,336 Posts
Não há dúvida que é uma mescla estilística com um excelente resultado... com a tal influência normanda a pesar consideravelmente. A abside é um espectáculo, e em geral gosto imenso da brancura geral da igreja, apesar do material de que é feita :) A torre e a escadaria dão o toque singular a este edifício ;)

Estou a aperceber-me que a arquitectura do sul de Itália está inserida numa espécie de "microclima" com a passagem de várias civilizações e culturas (gregos, fenicios, romanos, muçulmanos, normandos...)
 
1 - 20 of 141 Posts
Top