SkyscraperCity Forum banner

Barra do Ribeiro/RS

29126 Views 17 Replies 14 Participants Last post by  carca
58
Eu tive que ir ao fórum da cidade ontem e apriveitei para tirar umas fotinhos. Barra do Ribeiro é uma cidade de 12.000 habitantes, próxima à RM de Porto Alegre, banhada pelo Lago Guaíba. Apesar de ter praias de água doce, por vezes tem um visual de praias litorâneas trôpicais por causa, entre outras coisas, da grande quantidade palmeiras que, aliás, estão espalhadas por toda a cidade nas vias públicas. No verão deve ser uma maravilha, pois ontem tava frio pra ca*****. mesmo com o sol que brilhava bastante num céu quase de brigadeiro a temperatura não passou dos 15ºC. Isso com sol, porque quando o sol baixou a temperatura foi tranquilamente para uns 11ºC ou 12ºC. A cidade tem potencial turístico enorme pois há diversas coisas lindas, e tem uma relativa boa qualidade de vida.

=======================================
Características geográficas
Área 730,816 km²
População 12.656 hab. est. 2006
Densidade 17,3 hab./km²
Altitude 5 metros

Indicadores
IDH 0,794 PNUD/2000
PIB R$ 99.313.606,00 IBGE/2003
PIB per capita R$ 8.084,79 IBGE/2003
=======================================

Primeiro o mapa pra gente se localizar:

01. Vista geral da cidade pelo Google Earth

02. Mesma vista com um pouco de zoom

03. Caminho que eu percorri (em amarelo) e o calçadão (em vermelho)

Agora começam as minhas fotos:

04. Casa em madeira, pequena mas com pátio amplo

05. Bonitinha

06. Salão de beleza :D

07. Bela casa, não?

08. Essa casa de esquina além de grande é bonita, mas contra o sol não rola =/

Lá atrás está a principal antena da cidade - da antiga CRT - que virou ponto de referência

09. Uma casa bem modernosa sendo construída, almost clean... tem uma forista que iria adorar

10. Aqui ela de novo em detalhe. A casa é gigante!

11. Casinha pequeninha com uma palmeira em frente

12. Esse deve ser o principal colégio (talvez o único :D) da cidade. o prédio parece ser bem antigo e tem uma arquitetura bonita. Ele é cercado por um monte

de plantas, até algumas palmeirinhas.

13. Nome da escola em detalhe

14. Fachada

15. Aspecto da rua em frete ao colégio

16. Na rua lateral já se pode avistar o "mar" :D

17. A casa em primeiro plano pode não ser bonita, mas é bem espaçosa. Em segundo plano, uma das duas caixas d'água da cidade, pertencente à CORSAN

18. Aí está! o fórum da cidade

19. Em frente ao fórum tem uma pracinha, onde está este busto

20. Detalhe da placa de identificação

21. Única construção com mais de dois pavimentos!! É podre de feio, mas eu tive que registrar :)

22. Esse é o simpático calçadão. Seria muuuito melhor se ele ficasse na orla, mas... tá valendo

23. Diretório municipal do (eca!) PT, ao lado de um barzinho no calçadão. Haviam outros diretórios municipais pela cidade, mas eu fiquei sem bateria

24. Banco do Brasil no calçadão. Haviam outros bancos, mas a bateria...

25. Predinho da prefeitura. é uma construção bem antiga mas tá em bom estado, precisa de uma pintura

26. Mais uma casa simples mas enorme, cabiam uns 4 carros nessa garagem

27. Eu não entendi bem o que era essa construção (fiquei com vergonha e perguntar =/), mas é uma especie de porto. Haviam alguns silos, muitos grãos e uns caras trabalhando

28.

29.

30. O "mar" visto a partir do 'porto'. Tinha duas pessoas pescando por ali

31. Zoom. Por incrível que pareça, lá do outro lado é Porto Alegre :) Aquela parte remota da zona sul de POA deve ser tão linda quanto as cidades do oeste do Guaíba

32. Mansão

33. Avenida central. Principal via do bairro, tem um bom comércio para uma cidade pequena. As lojas (todas de rua, óbvio) tem, em sua maioria, a fachada estilizada, muito simpático. É uma pena que o idiota aqui ficou sem bateria!!!

================
Bônus - retiradas da internet

Vista do trapiche e das praias do norte

Entrada do Arroio Ribeiro

Foz vista do largo do Arroio

Trapiche

Praia

Orla

Lago Guaíba

Esportes

Cabanas do Parque

Porto Alegre Vista do Recanto Borghetti

Recanto Borghetti de dia

Recanto Borghetti à noite

Sites consultados
Portal Costa Doce - http://www.portalcostadoce.com.br/site/cidades.asp?cidade=2
Popa - http://www.popa.com.br/cartas_mapas/barra_do_ribeiro/index.htm
Recanto Borghetti - http://www.pousadarecantoborghetti.com.br/
Prefeitura Municipal de Barra do Ribeiro - http://www.barradoribeiro.rs.gov.br/

Tô saindo pro jogo do Grêmio gurizada, aproveitem!
See less See more
1 - 18 of 18 Posts
Legal, gostei das casinhas e das prainhas!
Legal Hed! gostei deste thread!

A orla é bem bonita, e a vista para o Guaíba é linda! Quanto a cidade, achei bem parecida com as pacatas cidadezinhas de mesma população.:)

Valeu pelas fotos!
Bah, eu ja tive umas 3 ou 4 x em Barra do Ribeiro.....visitando uma colega de faculdade......isso ha mais de 10 anos atras!!

A cidade em si eh "podre" na minha opiniao!!
.....mas a praia no Guaiba eh super legal......ateh mergulhei e tomei sol la!!.....(melhor que muitas praias do nosso "querido" litoral!!)

Valeu HED pelo thread........:) :cheers:
Hed, parabéns pelo thread!! Muito legal! Barra do Ribeiro fica tão perto e mesmo assim eu ainda não a conheço!

Gostei muito de todas as fotos! As minhas preferidas foram as de nº 30 e 31!

E também curti a "casinha" da foto 9! A Mary T. vai querer uma igual!

Um grande abraço!
engraçado, essas ultimas fotos lembra uma cidade amazônica! adorei o Thread! valeu Hed! :applause:
Gostei do thread! As fotos ficaram muito boas apesar da cidade não ter muito o que "oferecer" além das belezas naturais a beira do Lago Guaíba!!! Mesmo assim, acredito ser um município com capacidade de desenvolver-se através do turismo desde que seja feito um trabalho sério e competente para atrair pessoas para desfrutarem a bela paisagem e as praias! A cidade parece ter um "astral legal", as ruas são organizadas e limpas, o que já é um ponto positivo! Em especial gostei da simplicidade das casas das fotos, 4, 7 e 11!!! Sendo que a casa de madeira da foto 4 lembrou e muito o "ar de praia" mesmo! Os prédios da Prefeitura e do Colégio são bonitos e poderiam ser revitalizados!!! Acredito que o prédio da foto 21 não ficaria feio se estivesse bem pintado com cores mais apropriadas, vivas!!! Conseguiste uma bela foto com os morros da zona sul de Porto Alegre mostrados na foto 31!!! Era isso! Valeu, um abraço!

OBS: São 00:14 hs. Já vi no site da UOL que o nosso Grêmio ganhou o São Paulo por 2 X 0 !!! Dá-lhe Grêmio!!! A tua festa deve ter sido grande aí em Porto Alegre!!! Um abraço!
See less See more
Bem legais as fotos! Sempre tive curiosidade de ver esta cidade, já foi tema até de "samba-enredo" no Carnaval de POA :D

As casas das fotos 7, 8 e 10 estão bem legais!

Só não gostei da conservação de algumas ruas e do prédio da prefeitura por exemplo.

A orla é incrivelmente bonita. Gostei bastante.

Valeu ;)
Surpreendente...

Vista no Google Earth, a cidade parece ser pobre, então esperava que fosse decadente, sem graça ou feia mesmo... Mas me surpreendi bastante! Casas bonitas, cidade relativamente bem cuidada... Não é próóóspera, mas nessas fotos tá bem até! Gostei do que vi!

Não conheço Barra do Ribeiro, da cidade só conheço o paradouro das Cucas, na BR 116, heheh! Sempre que vou pra Porto Alegre de carro, na volta, dou uma paradinha ali pra fazer um "pit stop", heheh (e comprar umas cucas também, claro, hahah)! =P

Acho essas casas de madeira (foto 4) muito simpáticas! Aqui em Pelotas tem muitas no Laranjal! Gostei também das casas das fotos 8 (bonita) e 9 (muito bonita, surpreendente até pro tamanho da cidade)! Bonito também esse prédio do colégio da foto 14! A orla é bem simpática e a paisagem é linda! Aliás, esse trapiche tá bem bonitinho, bem que o do Laranjal poderia seguir o exemplo...

Ah, arrumei a foto 15! O link tava errado! Tava falando um "/", heheh! Viu como, às vezes, eu posso ser bonzinho?! =P

A 22 eu não posso arrumar, heheh... Tá errada, cadê o tal "simpático calçadão", heheh?

Valeu pelas fotos! :eek:kay:
See less See more
@Farrapo: Valeu por consertar o link. Eu arrumei a foto 22, realmente estava errada. O calçadão é uma quadrinha só e não fica na orla. Isso é que se chama potencial disperdiçado.

Eu também arrumei duas fotos garimpadas ('Cabanas' e 'Recanto de dia'), pois elas estavam gigantes e eu só tinha deixado o link.

A cidade é bem cuidada mesmo. Pelo menos nas vias principais. Existem alguns bairros mais distantes que são pobres e não tem o mesmo cuidado da área central, mas no geral a cidade é muito ajeitada.

Aquelas duas casas são lindonas. Mesmo contra o sol dá para ter uma idéia da 8, que é ampla e tem um acabamento bom e simples. A casa 9/10 é fantástica. Devem haver muitas bonitas, mas a 9/10 certamente é a melhor da cidade.

Sobre a Casa das Cucas (esse mundo é pequeno) esta é de propriedade de uma parente da minha namorada. :)

Eu sei que, no fundo, tu é um cara bonzinho. :lol:
Valeu pelo cometário!

@Eduhaus: Essa do enredo eu não sabia (ou não lembrava). :) A casa 7 é bem legal! Ela está localizada quase no centro do terreno, então sobra espaço de pátio ao redor dela toda.

Algumas ruas estão precárias mesmo. Mas acho que o maior problema são as calçadas (de responsabilidade do proprietário do terreno), pois as ruas em si são boas, pavimentadas ora com paralelepípedo, ora com tijolo de cimento, quase sem peças soltas. E onde não há pavimentação (nas bairros distantes e área rural) as ruas são, em geral, de saibro.

Valeu!

@Thiago: A cidade, de fato, não tem quase nada para oferecer além das belezas naturais. Mas para algumas isso e tudo, certo? :) Além disso, esportes aquáticos parecem ser um grande diferencial. A cidade tem algumas estruturas boas para o turismo (olha a pousada Cabanas, parece ser muito boa!), deveria investir mais em propaganda mesmo, para que as pessoas descobrissem o lugar. No mais, concordo contigo, tu está certo.

O jogo foi incrível. Olha o tópico "GRÊMIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO" lá no boteco. É o Imortal sempre com vitórias épicas.

@Raoni: As últimas parecem cidades amazônicas sim, mas as praias parecem nordestinas :D Só falta o mar azul cristalino do nordeste.

@Visionário: Quando tu estiver viajando para o sul (Pelotas/Camaquã/Rio Grande) passa por ali, só para visitar. É seguro e tranquilo, vale a pena.

Obrigado!

@Gerson: A cidade em si é fraca mesmo. Tem o básico do básico para sobreviver :) Mas pra quem quer descansar e aproveitar uma prainha, tá bom.

Valeu!

@Rodrigo: E não é que o guaíba é bonitinho?! :lol: Valeu!

@Kelsen: Obrigado pelo comentário!
See less See more
4
Resolvi subir o meu tópico por dois motivos:

1º) Receber mais comentários! :D Uma viagem de 140 km (ida e volta) merece mais que 8 comentários. A não ser que o tópico esteja muito ruim. :)

2º) Para postar uma panorâmica tosca e outras 3 bônus tiradas do carro em movimento, todas da zona rural da Barra.

1. Panorâmica - era um final de tarde frio, muito lindo, mas fotos estavam em baixa qualidade, daí o resultado final não ficou muito bom

2. Campos e plantações de todos os gêneros

3.

4.
See less See more
Barra do Ribeiro é minúscula mas surpreendente. Vocês viram o nível das construções e o tamanho de algumas das casas?

Me simpatizei com ela, deve ser muuuuuito tranqüila.

Este Guaíba é mesmo um monstro.
Parabéns pelo thread Hed !!!!
Muito legal!
A cidadezinha é bonitinha até, e por ter o Guaiba no "pátio" ela já valoriza muito!
Pra quem tem grana pra construir uma casinha lá, é uma boa alterrnativa pra final de semana beeeem tranquilo.
Valeu as fotos ! Todas de ótima qualidade!!!!!!:)

.
q lugar traquilo, e bonito tbm! com essas casinhas legais nem parece q eh numa RM, gerlamente as cidades da Rm são grandes i cehias d problemas essa eh bem diferente
gostei dessa prainha aí... vlw hed!
Parabéns pelas belas fotos!
A cidade me transmitiu uma sensação de paz, de tranqüilidade, de relaxe. Me lembrou a bucólica ilha de Mosqueiro, a 30 km em linha reta do centro de Belém, é claro que, fora da alta estação que ocorre no mês de julho, quando a ilha recebe cerca de 500.000 veranistas.
Barra do Ribeira é bastante procurada por veranistas?
^^ Pior é que são poucas as pessoas que conhecem essa cidade. Ao menos foi essa a impressão que eu fiquei. É uma cidade equipada para receber veranistas, mas acho que recebe bem menos do que é capaz. =/
^^ Pior é que são poucas as pessoas que conhecem essa cidade. Ao menos foi essa a impressão que eu fiquei. É uma cidade equipada para receber veranistas, mas acho que recebe bem menos do que é capaz. =/
Obrigado Hed!
...faz tempo que quero conhecer. Descobri esse tópico numa busca pelo tio Google, mas quase nenhuma foto carrega. Seria possível relocar elas??!?!/
1 - 18 of 18 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.