SkyscraperCity banner

1 - 20 of 254 Posts

·
Geógrafo
3,072 Posts
A Barragem de Alqueva é a maior barragem portuguesa e da Europa Ocidental, situada no rio Guadiana, no Alentejo interior, perto da aldeia de Alqueva. A construção desta barragem permitiu a criação do maior reservatório artificial de água da Europa.

Possui uma altura de 96 m acima da fundação e um comprimento de coroamento de 458 m2 . A capacidade instalada de produção de energia eléctrica começou por ser de 260 MW, tendo sido alvo de um reforço de potência que permitiu ampliar a capacidade do empreendimento para 520 megawatts (MW) (desde 15/10/2012), com dois grupos geradores reversíveis, que deverão produzir anualmente 381 gigawatts hora (GWh). A albufeira atinge, à cota máxima, os 250 km², sendo o maior lago artificial da Europa Ocidental (há vários outros bem maiores na Rússia e Ucrânia).

Foi construída com o objectivo de regadio para toda a zona do Alentejo e produção de energia eléctrica, para além de outras actividades complementares. Diversas infraestruturas do sistema global encontram-se já construídas (barragem de Pedrógão, infraestrutura 12, Aldeia da Luz) e muitas outras em fase avançada de projecto.

Neste momento está em construção o reforço de potência da Barragem do Alqueva, sendo esta nova central constituída por dois grupos geradores reversíveis, com 130MW de potência cada um. Assim, a potência instalada da Barragem duplicará. A nova central estará funcional em Julho de 2012.3

http://pt.wikipedia.org/wiki/Barragem_de_Alqueva

http://www.roteirodoalqueva.com/barragem-do-alqueva

http://www.alqueva.eu/

·
Moderator
17,529 Posts
Viriatox said:
Boas fotos!! Ja agora o que e esta? A tal aldeia da luz?

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
a albufeira é 1 verdadeiro mar interior :uh: boa prespectiva da barragem na primeira foto!!

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
são cerca de 250 km quadrados de lago e mais de 1000 kilmetros de margens :eek2:

·
Geógrafo
3,072 Posts
Discussion Starter #14
E ainda falta o fim da construção da Barragem de Pedrógão a poucos Km do Alqueva e que aproveitará a agua que é lebertada por ésta para produzir electricidade e manter o caudal ecológico.

:cheers:

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
di< k vem ai uma nova e grandinha tambem, a do Sabor, é sabido que há pinturas rupestres na area mas desta vez n vão ligar :)

·
Moderator
17,529 Posts
Hmmm.. progresso a todo o custo e que nao, eles podiam pelo menos tentar preservar essas pinturas de qualquer maneira.

·
braaaap all day!
4,696 Posts
não conheço as pinturas, nomeadamente o seu estado de conservação e localizaão precisa, mas ao menos que se mude o local das mesmas transferindo-as para um novo polo museológico apoiado por uma equipa de investigadores! ra bem não era!? :p

·
Moderator
17,529 Posts
Eu nao sei quao viavel e isso mas era uma excelente ideia ate para proximos problemas do genero!

·
Whatever
45,867 Posts
Fern said:
Eu nao sei quao viavel e isso mas era uma excelente ideia ate para proximos problemas do genero!
Acho que era uma excelente ideia...aliás já foi feito no passado, no Egipto aquando da construção da barragem de Assuão, e acreditem que não eram apenas umas gravuras que estavam a salvar...era dois gigantescos templos escavados numa encosta que tiveram de ser serrados em "pequenos" blocos de algumas toneladas cada e depois postos de pé de novo a uma cota mais elevada...um verdadeiro mega puzzle.

Templo de Abu Simbel construído pelo Faraó Ramsés II no Séc.13 AC.

Abu Simbel e o templo menor, dedicado à esposa favorita de Ramsés - Nefertari

Reconstrução dos templos

Localização original, debaixo de água, e presente dos templos.

1 - 20 of 254 Posts